Samsung obriga a instalação de apps da Microsoft no Galaxy S6

67 Comentários

O bloatware (aplicações pré-instaladas do fabricante ou operador) é uma praga… especialmente nos dispositivos Android. Este tipo de “iniciativa” não é propriamente algo muito apreciado pelos utilizadores que compram smartphones.  Curiosamente a Samsung tinha ideias para abandonar o bloatware nos novos Galaxy S6 e Edge S6…algo que não pode acontecer.

Para complicar ainda mais, a empresa coreana, através de um actualização, obriga  a que sejam instaladas apps da Microsoft sem que haja qualquer consentimento do utilizador.

Microsoft-Office-Apps-Samsung-Galaxy-S6-e1442507610215


Segundo revela o site myce, a Samsung parece ter “abusado” e através de uma actualização para o Galaxy S6 e S6 Galaxy Edge, obriga a que seja instalada toda a suite Office (PowerPoint, OneNote, Word e Excel).

No total são cerca de 200 MB (LMY47X.G925FXXU2COH2) que o utilizador não tem como ignorar durante o processo de instalação da actualização.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como sabemos, a Samsung costuma lançar actualizações de segurança até com alguma frequência, algo que não encaixa no agora sucedido. Segundo consta, a Samsung e a Microsoft estabeleceram uma parceria de cooperação e esta é uma das primeiras acções realizadas.

Concordam com este tipo de postura por parte da Samsung?

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Belo casamento!

  2. Avatar de Jorge Castro
    Jorge Castro

    Não não concordo, o utilizador deveria de ter a possibilidade de escolher as apps que quiser sem obrigação de espécie alguma, ou entao ter a possibilidade de desinstalar as que não necessita ou não quer.

    1. Avatar de Prim
      Prim

      Tens a possibilidade de não comprar, não te faltam possibilidades, o mercado é o melhor regulador destas medidas polémicas.

      1. Avatar de Jorge Castro
        Jorge Castro

        Claro que sim, por isso e que tenho um OPO. Só tenho as aplicações que quero e preciso com uma ROM limpa.

  3. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não concordo. É pena porque realmente o hardware é muito bom. A única coisa que eles tinham que fazer era não mecher no Android….

    1. Avatar de Fabio Campos
      Fabio Campos

      Ou mexer

      1. Avatar de david.pt
        david.pt

        Swiftkey……

    2. Avatar de Prim
      Prim

      Ficavas com um Nexus.

    3. Avatar de Rmcrys
      Rmcrys

      Sem dúvida. Tenho um Note 4 e a níveis de hardware e software é topo, mas só mesmo depois de desligar as Apps extra. O sistema é fluído.

      As personalizações do Android feitas pela Samsung são fantásticas mas a poluição das Apps Samsung + Google não desejadas é um exagero!!!

      Exemplo: desactivei 22 (!!!) Apps Samsung + Google e tenho cerca de mais 400 MB RAM depois dum reboot, e teria 600 MB em espaço flash… um exagero.

  4. Avatar de JN
    JN

    Talvez a Samsung tenha percebido que deve apostar no Windows 10 Mobile e este seja o primeiro passo…

    1. Avatar de JRibeiro
    2. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ai seria retrocesso , windowsphone é o pior sistema do mercado e eu não quero ser visto como pobretão só pobre em extrema pobreza compra

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Rodrigo essa afirmação só mostra que és uma pessoa reacionária que compra um telemóvel só para se mostrar, até pode nem ter onde cair morta, mas gasta 600€-700€ num telemóvel porque é “fixe e dá estilo”, poupa-me; e depois mostras também não saber do que falas, o Windows Phone é um SO fantástico, e provavelmente (de certo) que nunca mexeste num WP, ou estou errado? Já agora, sê diferente dos outros que falam e não sabem nada e elucida-nos do porquê do WP ser “o pior sistema do mercado”?

      2. Avatar de JN
        JN

        Definitivamente isto é uma verdadeira demonstração de pobreza de espírito…

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Dá sempre para ocultar este tipo de software… continua no equipamento, pelo menos não incomoda.
    Depois, há sempre a possibilidade de um root e limpeza radical. Mas nessa não me quero meter.
    Não concordo, e não gosto de ver tantos aplicativos não solicitados.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, meter numa pasta a dizer “LIXO” 😀 Neste caso não é propriamente lixo

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Boa ideia! Já não gosto muito do Android por causa da bacia de aplicativos que a Google impõe às fabricantes. Esta notícia é mais um motivo para rejeitar os androids da Samsung.

        E você, Pedro, está trabalhando muito! Ponha nossa querida doutora Marisa para aparecer mais aqui. 😀 😉

        1. Avatar de JMMS
          JMMS

          Ou então numa pasta chamada Stock. É o que eu faço com os apps inúteis que vêm com os meus iDevices.
          Felizmente o Tim Cook afirmou que no futuro vai dar para apagar essas apps.

          1. Avatar de Rmcrys
            Rmcrys

            No iOS 8/9 já dá para escolher um Browser default que não seja o da Apple? (Tipo Chrome, etc)

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            A Apple apresentar uma lista de browsers – “escolha aqui o que quer usar por default”, não faz por razões óbvias – quer porque o Safari é o browser do sistema, quer por razões de segurança.

            Certas apps podem definir outro browser como o preferido – por exemplo o Gmail preferir o Chrome para abrir links de “gmails” – mas para o conjunto do sistema não. O pré-definido é o Sfari.

          3. Avatar de Rmcrys
            Rmcrys

            Bench: “A Apple apresentar uma lista de browsers – “escolha aqui o que quer usar por default”, não faz por razões óbvias – quer porque o Safari é o browser do sistema, quer por razões de segurança.”

            É o browser do sistema mas não quer dizer que gostes dele. A parte de segurança não se confirma já que cada Browser é tão perigoso como uma App ou jogo.

            Não quer porque quer o domínio.

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Ora nem mais! Assim limpa-se a “tralha” que não interessa, e está feito!

    2. Avatar de Marcio
      Marcio

      Não é possivel fazer root se tiver instalado a versao 5.1.1.

      1. Avatar de Malamen
        Malamen

        Ai não?

        LOL

  6. Avatar de Fábio Pereira
    Fábio Pereira

    Para que reclamar quando das 3 aplicações 2 são quase imprescindíveis tanto o Skype como o onedrive são utilizados por milhentas pessoas. E se as meteram não foi ao acaso. Normalmente estes telemóveis são utilizados como um computador onde é sempre preciso ferramentas como estás.

    1. Avatar de Jorge Castro
      Jorge Castro

      Eu o skype muito raramente o uso e em questão ao onedrive prefiro um Dropbox ou o google drive

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        Dropbox ok mas preferir google drive ao onedrive é como dizer que queres fiat e nao bmw! Todo mundo que experimentou o onedrive e gdrive sabe a diferença entre eles! Mas claro é so dizer que prefere-se tal coisa so por ser o contrario… Onedrive e skype sao aplicações “must” no telemovel

      2. Avatar de Mike
        Mike

        Google Drive = 16Gb
        DropBox=16Gb
        OneDrive=32Gb…

        Tenho o mesmo espaço de armazenamento grátis no OneDrive que o GDrive e Dropbox combinados. E ainda dá para aumentar mais gratuitamente.

    2. Avatar de Rmcrys
      Rmcrys

      La porque milhões usam a App Facebook eu detesto, e só uso via web. Daí haber uma App store: instalas o que queres! Se fosse um Feature phone aí é que tinham que incluir o que a maioria gosta.

      Como o Facebook e Play Store quase todos usam ok, agora as dezenas do resto …

  7. Avatar de NewJ
    NewJ

    Que lhe metam logo o Windows 10

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Ai seria retrocesso , windowsphone é o pior sistema do mercado e eu não quero ser visto como pobretão só pobre em extrema pobreza compra

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Windows Phone é realmente o pior sistema por estes motivos:

        Por ser fluido e por ter updates constantes OTA = Facto
        Por estar otimizado para usar o mínimo de recursos de hardware = Facto
        Por ser mais seguro de utilizar = Facto
        Por ser mais fácil de utilizar = Facto

        Um Windows Phone com 512Mb de Ram é tão ou mais fluido que um Android com 1Gb ou até mesmo 2Gb de RAM = Facto

        Volta para a tua bugland.

        1. Avatar de TKOmnia
          TKOmnia

          Como android user, tenho de concordar com isto. Um familiar meu tem um lumia 625, e aquilo voa. WP é muito bom, pena ter entrado muito tarde no mercado… pode ser que com o W10 as coisas mudem.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            TKOmnia, o Windows foi o primeiro S.O. mesmo antes do Android e iOS e até mesmo do Symbian.

            Quem não se lembra do Windows CE do Nokia 9000 (1996)?
            Os Windows Mobiles andam por aí à muitos anos, mas tinham em foco o mercado empresarial.

        2. Avatar de Concept
          Concept

          Exato. Tenho 1 Lumia 625 (512mb de ram) e é bem mais fluido que o meu tablet Android, além de que o tablet ficou parado na v4.2, o meu Lumia veio com o W8 e tem atualização garantida para w10. ( E o tablet foi mais caro )

        3. Avatar de TKOmnia
          TKOmnia

          “TKOmnia, o Windows foi o primeiro S.O. mesmo antes do Android e iOS e até mesmo do Symbian.”

          Eu sei, mas eu estou me a referir ao mercado atual de smartphones. WP por muito bom que seja, ainda faltam algumas apps que podem fazer falta a outros utilizadores, sejam jogos ou outro tipo de ferramentas. Oxalá que o W10 mude isso. O WP merece bem mais respeito que o que tem atualmente

  8. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    por acaso as apps são bastante boas e uso frequentemente. Mas forçar a instalação é, no mínimo, desagradável… Bloatware deveria ser banido… ou, pelo menos, ser dada a hipótese de não o instalar

  9. Avatar de Joao Matos
    Joao Matos

    E desde quando é que se deixa de comprar um smartphone por causa do software que vem instalado? Não percebo. Custom Rom em cima dele. Tenho um em que o fabricante ainda não evoluiu da versão 5.0.2, no entanto eu tenho instalada a versão 5.1.1 no aparelho.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Considera o comum consumidor. O que sabe ele sobre ROMs? Pois, bem antes desse assunto, há ainda muita matéria que não é do seu conhecimento e a esmagadora maioria não quer saber. O comum consumidor quer um aparelho que se liga e se usa, não um aparelho que se liga, mas depois tem de se andar para ali a “tweakar” em “tudo quanto é canto”.

      Para nós é um processo relativamente simples, mas somos a esmagadora *minoria*.

      Portanto, eu percebo a escolha do equipamento em função do software que vem instalado sob o ponto de vista de mais de 90% (maybe?) dos consumidores.

    2. Avatar de Joaquim Xavier Lopes
      Joaquim Xavier Lopes

      Quantas são as pessoas capazes de “rootear” ou aplicar uma custom rom a um smartphone?

      Muitos de vocês devem achar que todos, ou uma grande parte deles, os possuidores de smartphones conseguem fazer essas coisas…

    3. Avatar de Joaquim Xavier Lopes
      Joaquim Xavier Lopes

      Quantas são as pessoas capazes de “rootear” ou aplicar uma custom rom a um smartphone?

      Muitos de vocês devem achar que todos, ou uma grande parte deles, os possuidores de smartphones conseguem fazer essas coisas…

    4. Avatar de Joaquim Xavier Lopes
      Joaquim Xavier Lopes

      Quantas são as pessoas capazes de “rootear” ou aplicar uma custom rom a um smartphone?

      Muitos de vocês devem achar que todos, ou uma grande parte deles, os possuidores de smartphones conseguem fazer essas coisas…

    5. Avatar de Realista
      Realista

      Força nisso, Custom Rom não tem problemas nenhuns… se te sentes seguro em visitar sites de bancos a usar Custom Roms força nisso.

      1. Avatar de Joao Matos
        Joao Matos

        Mas eu não escrevi que utilizava o smartphone para aceder a sites de bancos…apenas escrevi que não deixo de comprar um smartphone por causa de hardware, só e apenas isso. Claro que exitem outros factores a pesar quando se compra um aparelho, tais como assistência, experiências de outros users com o equipamento, comunidade, etc.

  10. Avatar de Anderson
    Anderson

    A segunda imagem é de um Note Edge, correto?

  11. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    Palhaçada por parte da Samsung. Não deveriam de obrigar a instalar. Falta de respeito pelos consumidores. Há alguma rom onde se mantenham todas as carateristicas do S6 exceto o bloatware?

  12. Avatar de Vince Nigel (@VinceNigel15)
    Vince Nigel (@VinceNigel15)

    here is a video about transferring contacts from galaxy s5 to new galaxy s6 edge +, also works with iPhone, Sony, LG and more other phone
    http://www.youtube.com/watch?v=ughV1niFVkM

  13. Avatar de Firmino
    Firmino

    este é um procedimento util porque tambem nos ajudará na documentaxao dos trabalhos escolares, de trabalho etc. e tambem facilitará para todos

  14. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
    Benchmark do iPhone. 6

    O Samsung Galaxy S6 de 32GB vem com 23GB livres, menos 9GB, em parte por causa do bloatware . Mais 200 MB não é assim tanto 😉

    Mas tem graça que há dias, num post sobre a possibilidade de a Apple vir a permitir desinstalar algumas app do sistema, o que não faltou foram vozes indignadas, dos do costume, sobre a prisão do iOS e a liberdade do Android. Isto quando as app do sistema que vêm no iPhone andam à volta de 700 MB.

    1. Avatar de ricardo M.
      ricardo M.

      Não percebes que eles mandam assim, chega a casa das pessoas. Root, mudança de rom para Android puro ou outra, reset. Telemóvel novo sem nada. Não estou a dizer que toda a gente sabe fazer isso. Mas também, nem toda a gente sabe fazer um clean install no iphone através do itunes .

    2. Avatar de Rmcrys
      Rmcrys

      Quanto custa o S6 com 23 gb livres? E pelo mesmo preço quantos gb tem livres o iphone que compras?

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Acho que para a quantidade ridícula de bloatware que os Samsung trazem, a suite Office é um mal menor.

  16. Avatar de João Alves
    João Alves

    Não houve uma empresa a instalar em cada dispositivo um album dos U2?

  17. Avatar de André
    André

    “Como sabemos, a Samsung costuma lançar actualizações de segurança até com alguma frequência” – Por acaso até nem sabemos. Não é uma prática muito comum da Samsung, verdade seja dita…

    1. Avatar de João Alves
      João Alves

      Por acaso nesse aspeto nao tenho queixa…

  18. Avatar de Realista
    Realista

    Chamar Bloatware ao Skype, OneDrive, OneNote é no mínimo estúpido… para que querem um smartphone se não usam estas ferramentas?

    1. Avatar de SSaraiva
      SSaraiva

      sim porque não existem alternativas.

      cada um usa o que quer e como quer.

  19. Avatar de Marcio
    Marcio

    Eu diria para fazer root e retirar o que não agrada ou instalar apps tipo tasker, greenify etc.. mas quem tem a versão 5.1.1, parece não haver forma de fazer root sem “tripar” o knox

  20. Avatar de MD
    MD

    Isso é que era… ver os télémoveis espertos da Samsung com Windows 10

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    Qual o problema do Office? Foi de graça e estão a reclamar se fosse a pagar e num Iphone todos achavam bem!!!

    Todos os equipamentos disponibilizam software que pode ou não ser adequado ao utilizador…

    obrigado

  22. Avatar de samson paulino
    samson paulino

    eu gosto tando passoal…

  23. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    A samsung e so rir
    Preferem dar razao a microsoft do que os clientes em todo o mundo
    E bem samsung

  24. Avatar de WANDERLEY
    WANDERLEY

    Claro que não. Mas o lance é que preciso de um Excel no celular e esse aqui não abri meus arquivos porque diz que não pode abrir arquivos com CONTROLES ACTIVEX, alguém pode me ajudar?