Se perder o seu iPhone não use o Android para o achar no iCloud

74 Comentários

Uma das funcionalidades que os sistemas operativos mais recentes têm é a capacidade de encontrar, a qualquer hora, a sua localização. Com uma simples app ou acesso a um site web os utilizadores encontram na hora os seus dispositivos.

A Apple, que tem o seu Find My Phone a funcionar há já bastante tempo, resolveu agora bloquear o acesso a browsers móveis que não sejam do próprio iOS. E isso complica a utilização deste serviço.

find_phone_1

Uma das maiores simplicidades que estes sistemas de localização têm é permitir que, a qualquer momento e em qualquer dispositivo, se consiga determinar a localização do terminal que foi perdido.

Depois de dar pela falta do equipamento o utilizador pode simplesmente pedir um outro smartphone, tablet ou computador e assim determinar a sua localização.

Mas a Apple resolveu criar agora algumas limitações no acesso ao Find My Phone e removeu bloquear todos os browsers Android, independentemente de serem da Google ou não.

Como a Apple não tem uma versão da aplicação Find My Phone para outros sistemas operativos que não o iOS, os utilizadores que querem aceder de outros dispositivo móvel optariam por abrir um browser e aceder ao serviço iClou.com, onde depois teriam acesso a essa localização.

Infelizmente ao fazerem isso são brindados com uma mensagem da Apple, que indica que o browser usado não é suportado. Este bloqueio está aplicado a todos os browsers dos dispositivos móveis que não os que correm no iOS.

find_phone_2

Existe a possibilidade de no browser alterar a versão pedida, passando a ser puxada a versão para computador, em que o comportamento acaba por ser diferente, permitindo o acesso.

O problema é que usar esta versão num browser móvel acaba por ser impossível, uma vez que não se tem acesso pleno aos elementos que estão disponíveis e o site fica limitado.

Foram vários os browsers testados, bem como vários sistemas operativos móveis e o comportamento é sempre o mesmo. É impossível usar o iCloud.com num browser móvel que não o do iOS.

A decisão da Apple em aplicar este bloqueio acaba por não ser compreendido, uma vez que a ideia é permitir uma localização rápida dos dispositivos, impedindo que se percam  de forma permanente.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de david.pt
    david.pt

    Lá está a arrogância da Apple. E depois inventa que é por causa da segurança….

    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      E desta vez até têm razão, depois é por essas e por outras que se descobrem as pass da icloud, e são depois partilhadas fotos de famosas 😉

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Claro a culpa dos leaks do icloud foi do android, estranho era se neste site le-se o contrario.

        1. Avatar de Mota
          Mota

          +1

          ^^^^^ THIS ^^^^^

          Tirei as palas. Isto não é benéfico a ninguém que tenha produtos ios. Então se o vosso colega usar android ou wp e de repente preciso ver onde perderam o telemóvel!?

          Again… tirem as palas.

      2. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Meu caro se só tiveres um android ao lado o que é que fazes vais a correr comprar outro iphone para encontrar o perdido ?
        Já consegui encontrar um iphone com a aplicação em android que não era encontrado no computador pelo icloud! e esta em !!!

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        ahahahahah que ainda me estou a rir Fábio…

        Santinha ignorância! A tua casa é assaltada, e a culpa não é das janelas frágeis que tens mas sim do pé-de-cabra do ladrão kkkkkkkkkk

        Mas o que tem a ver os browsers do android, com a segurança dos tesourinhos da apple?

      4. Avatar de OOO
        OOO

        Sim, mas a culpa também é dos famosos porque utilizam password’s que são facil de descobrir.

      5. Avatar de Rui
        Rui

        É por essas e por outras que centenas de milhões de pessoas confiam as suas fotos com a iCloud…

        Ao que parece, é só com famosas que os problemas acontecem…

        Já no Android, não é raro ver problemas de apps que tiram as fotos das pessoas e pedem dinheiro, roubam fotos do sdcard para dinheiro, usam bitcoin míning, botnets…

        E aquela segurança suprema, em que basta introduzir uma password grande, e o telemovel desbloqueia?

        E quando compras um telemovel de mais de 900€ (Galaxy S6 edge), e nunca mais vais ver updates de segurança a não ser passados 6 meses, enquanto é o último, depois, nem isso!

        É esse tal de note 4 que não funciona ainda 100% bem a 64 bits, como foi anunciado!?

        Belos aquecedores de mãos, diga-se…

        1. Avatar de david.pt
          david.pt

          A google reforçou a segurança a cerca de 2 meses no que toca a logins

    2. Avatar de LG
      LG

      +1 Arrogância total. Faz me lembrar os keynotes da Apple, é necessário utilizar um sistema OS X ou iOS porque senão o “Browser não suporta” embora é tão fácil dar a volta nisso… enfim… Sinceramente não fico afetado por nada por esta notícia… São simplesmente mais limitações para utilizadores Apple…

    3. Avatar de David.pt
      David.pt

      Oh amigo isso de depende de como seja feito o código do site. Não diga disparates

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        Correto!

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Facilitar a descoberta rápida do telele para quê? Há mais à venda
    ainda por cima ao preço da uva mijona.

  3. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Provavelmente porque vão fazer Apps próprias…

    1. Avatar de João MS
      João MS

      Acho que isso não faz muito sentido. Porquê proceder com este bloqueio antes das apps existirem?

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Perdes o telemóvel e obrigas a um terceiro a instalar uma app para procurar um telemovel?

      Já agora, estão a restringir o acesso ao find my phone ou ao icloud totalmente? É que se for totalmente ainda consigo compreender, apesar de discordar.

  4. Avatar de Pigo's
    Pigo’s

    De facto nao faz muito sentido! é se no momento ou nas horas seguintes ao ter perdido nao se tem acesso a um equipamento compativel?

  5. Avatar de Alberto
    Alberto

    android e conhecido pelos varios problemas de seguranca, acho bem. ja agr apple arrogante? qual foi a empresa que nao disponibiliza apps para windows phone so por birra? a google é arrogante..nc chegara aos pes da apple e microsoft

    1. Avatar de Said
      Said

      Concordo. A política da google em relação ao windows phone me fez ver o quanto essa empresa não tem boas intenções.

      1. Avatar de Ralk2
        Ralk2

        a microsoft sempre ignorou o linux. Já viram o office, visual studio, internet explorer,…. para Linux?
        Curioso alguem defender a microsoft quanto a isso.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Está-se a falar especificamente de plataformas móveis, neste caso Windows Phone e Android. A MS tem imensas apps para Android (e iOS). O que tem a Google para WP? E o que tem o Linux a ver?

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            A MS tem apps para Android (e iOS) muito recentemente (tendo em conta aos anos que Android e iOS andam aí, e tendo em conta ao tempo que o WP saiu) e só tem porque afinal as coisas não correram muito bem e não ganharam quota de mercado relevante quanto mais uma posição decente, e com isso decidiram mudar de estratégia (pois o mercado desses dois SO’s é enorme e é uma potência de vendas de serviços, i.e. Office 360).

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          P.S.: Leia-se distribuições Linux para PC.

        3. Avatar de Zaark
          Zaark

          Btw, a MS já tem projectos para Linux no campo da programação (nomeadamente IDE) e vai portar a .Net – onde tens estado?

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Andas a dormir, a MS só tem feito isso porque lhe dá jeito, exactamente pelo mesmo motivo pelo qual começou a apostar em apps para diferentes SO moveis quando viu que afinal não estava a ter grande sucesso com o WP.

            A MS quando “abriu” o código do VT para colocar no kernel assim o fez porque era obrigada e porque o mercado de virtualização era bom demais para deixar escapar e o Linux estava a ganhar demasiado terreno à MS.

            Agora com a abertura do código do .net, repara que nem tudo é realmente aberto… é o core e já vais com sorte. o VS é muito bom, mas para .net, de resto cada qual escolhe os melhores IDE’s para o que lhes convem e se o Eclipse era O IDE para quase tudo, a jetbrains juntou-se e está agora a dar cartas também… VS? Desconheço quando fora do contexto do .net ou WP, basicamente todo o mundo fora do universo MS, e esse mundo é enorme!

      2. Avatar de Xinuo
        Xinuo

        A Microsoft fez das suas e agora está a sofrer, merecidamente pela arrogância com que tratava os outros.

        A Google fez bem em não lançar nada para Windows Pônei, pois é uma plataforma com mercado pequeno e pertencente a um concorrente desleal.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Bem dito!

      Provavelmente também pode estar a bloquear porque no Android não há segurança nenhuma, e eles não querem que as pessoas ponham as passwords em dispositivos destes para depois ouvirem com as pessoas a se queixarem que lhes foi hackada a conta!

      1. Avatar de Ralk2
        Ralk2

        é provavel q não seja possível acessar de qualquer dispositivo mobile, inlcuindo o windows phone. Acredito q nenhuma vez q o ios teve fotos ou dados roubados tenha havido alguma coisa com o android ou wp.
        Ja pensou se vc perde o seu iphone em um parque e tudo o q tiver a sua volta for android ou wp?

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          E depois?

          Se essa pessoa for honesta, não há problema, quando chegas a casa, já está… tem TouchID…

          Senão, nunca mais o vês…

          1. Avatar de ricardo M.
            ricardo M.

            E por causa de gajos como tu, que se eu encontrar um iphone perdido, é atirado ao chão as vezes que for preciso ate saltar as peças. Vai la utilizar depois o Touch id. Basicamente os dados estão protegidos mas o telefone não. Não sei para que tanto filme oh Apple.

      2. Avatar de Jorge So
        Jorge So

        Acreditas mesmo nas asneiras que estás a dizer?

      3. Avatar de Mota
        Mota

        As cenas que um gajo aprende neste site hahah

        “Provavelmente também pode estar a bloquear porque no Android não há segurança nenhuma”

        Nenhuma! nem sei como é que as pessoas usam, é virus de 2 em 2 minutos

      4. Avatar de David.pt
        David.pt

        Ignorância……… Depende do código do site…… Há muitos sites que não permitem gravação de pass entre outras coisas. Aliás gravação de pass é escolha do utilizador

    3. Avatar de LG
      LG

      Acho piada dizeres isso pois a Apple so lançou a “Move to iOS” app para Android… e para WP? A questão é que a Google aceita essas Apps pois dá liberdade total aos utilizadores enquanto na Apple vive-se uma ditadura… nem os empregados podem utilizar marcas concorrentes em público…

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Qual foi a empresa que entrou em guerra de patentes por proxy contra a google? Qual foi a empresa que iniciou a campanha Scroogle (e no entanto como é hipócrita agora trinca a própria língua)?

      Além de que a Google disponibilizou apoio à MS, algo mais do que faz para qualquer outro developer que use as suas API’s, para ajudar a MS nos problemas que estava a ter, o único senão (e estamos a falar agora da app para youtube que a MS nunca conseguiu fazer) era o browser ser uma valente bodega e não suportar os standards como deve de ser (mais concretamente html5). Além de que a Google sempre foi coerente, nunca lançou apps para SO’s que não tivessem mercado q.b., não havia uma única app feita pela google para o BB, ou havia? E olha que a MS ainda não conseguiu alcançar a quota de mercado que a BB tinha quando a Google entrou no mercado com playstore.

  6. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Mas que tiro no pé. Uma política muito má.

  7. Avatar de Mikes
    Mikes

    O próximo passo é apenas permitir o uso dessa função no OSx

    1. Avatar de Mark
      Mark

      E a seguir somente com iPhone

      1. Avatar de JD
        JD

        Somente no proprio iPhone, ie só podes usar o iPhone perdido para encontrar o mesmo!

        1. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
          Miguel Pestana Nóbrega

          Exacto, e é 100% eficaz…
          Pegas no telefone, abres o site e quando dás por ti já o encontraste 😀

  8. Avatar de maneu
    maneu

    É chato mas aposto que dá para contornar isso de forma fácil 😀

  9. Avatar de Realista
    Realista

    Boa Apple, muito bem é mesmo assim!

  10. Avatar de Alex
    Alex

    O próximo passo é apenas permitir que a ferramenta seja acedida no iPhone “perdido”….

  11. Avatar de Alex
    Alex

    Já agora pplware, como se mete um link no nome aqui no pplware?

  12. Avatar de ricardo M.
    ricardo M.

    Enfim. Mais uma limitação ao utilizador. Cada vez mais fechada. Não beneficia em nada o utilizador. Nem é preciso dar exemplos de como isto pode ser negativo em certas situações.

  13. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Concordo com a apple
    Tudo apple
    Agora se houver falha na segurança ja se sabe que a culpa e da propria apple e mais ninguem

  14. Avatar de Eu
    Eu

    Da próxima vez a Apple vai exigir que o Find My Phone apenas funciona a partir do aparelho que se perdeu!

  15. Avatar de Eu
    Eu

    Sendo desta forma o único com a característica de ser 100% garantido encontrar o dispositivo perdido!

  16. Avatar de Renato
    Renato

    Mudar o useragent.

  17. Avatar de Nuno
    Nuno

    #OffTopic preciso da vossa ajuda, há pouco tempo, acho que um ou dois anos houve uma ferramenta de segurança informática lançada por alguma organização tuga. Nada mais era que uma pen que corria uma especie de Tails e usava o Tor… estou a fazer um papper mas não consigo encontrar info em lado algum nem me lembro do nome da iniciativa. Alguém se recorda?
    abraço

  18. Avatar de José
    José

    se perder o seu iPhone não desespere, compra um Android e fica melhor servido.

  19. Avatar de Prim
    Prim

    Mais uns tijolos para aumentar os muros da prisão…

  20. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    “Mas a Apple resolveu criar agora algumas limitações no acesso ao Find My Phone e removeu bloquear todos os browsers Android, independentemente de serem da Google ou não.”

    “A decisão da Apple em aplicar este bloqueio acaba por não ser compreendida”.

    Não é preciso ser nenhum Sherlock – se bloqueia os browsers do Android e não os do Windows Phone é porque considera o Android inseguro.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Eu até podia explicar como funciona essas cenas de segurança na web mas não vale a pena.

      Entretanto vou ali cortar o acesso aos dispositivos Android para ter um server mais seguro.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      -_- … claro que os browsers de android não são seguros… só por acaso usam o mesmo protocolo de segurança que o teu querido e adorado iphone…. o https!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A serio que https é o mesmo protocolo???
        É pah… Tanta suposicao sem se ler os rfc ate faz impressao…
        Estas entao a dizer q sslv2, sslv3, tls1.0, tls1.1 e tls1.2 é tudo igual?
        Estas entao a dizer que rc4, 3des e aes é a mesma coisa?
        Estas a dizer entao q sha1 e sha256 é a mesma coisa?
        Estas entao a dizer que usar ou nao perfect forward secrecy é a mesma coisa?

        RTFM:
        https://wiki.mozilla.org/Security/Server_Side_TLS

    3. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      @ Bench!
      Yap! Nos navegadores dentro do ecossistema Windows funciona tudo perfeitamente. Poderá ser mesmo isso! Mas mais se saberá acerca disso!

      1. Avatar de Mark
        Mark

        Ele tem razão. Na Bíblia da Apple um dos 10 mandamentos é : não usarás Android.

        E no livro de segurança da Apple diz que para se aumentar o nível de segurança dos servidores da Apple e proteger toda a humanidade do caos não se pode utilizar Android.

        1. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Gostei particularmente da tua 2ª sentença! Vê-se mesmo que percebes do assunto!
          No 1º até concordo! 😉

    4. Avatar de LG
      LG

      “é porque considera o Android inseguro”

      Sinceramente na segurança Web, o que tem que estar seguro é o servidor Web, não o client. Conheces algum site/empresa em que seja necessário utilizar um browser específico para fazer um login ou coisa do género? Isto é uma maneira de dizer “Ah somos seguros… Android é que não”… Mas vocês é que perdem com isso 😉

    5. Avatar de david.pt
      david.pt

      Tretas…Isto é tudo estratégias de Marketing. E tu cais que nem um patinho….

  21. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Eu acho que a Apple facilita muito em termos de segurança. As empresas cada vez desprezam mais a privacidade das pessoas. Eu acho que esta função devia ser ainda mais limitada, devia ser apenas possível no próprio iPhone, não em qualquer um, mas apenas no do proprietário. Não queremos que qualquer pessoa possa localizar o aparelho. Mas vão argumentar que precisam dos dados de acesso. E digo eu: Nunca fiando, podem ter roubado os dados quando roubaram o iPhone…

    1. Avatar de Sera
      Sera

      Sim, tens razão. Devia ser só possível encontrar o teu iphone com o teu próprio iphone. Faz sentido………………

  22. Avatar de Miguel
    Miguel

    Concordo plenamente com a atitude da Apple.
    Browsers da treta q n suportam cifras PFS do tipo eliptic curve ou diffie hellman com chaves superiores a 1024bit e em tls 1.2 nem sequer deviam existir.
    Poodle, FREAK, Beast, Logjam, etc… Aqui esta a verdadeira razao desta atitude. Quem n sabe o que estou a falar o google é amigo

  23. Avatar de Joao
    Joao

    O próximo passo será desactivar totalmente esta função, e dar um desconto de 20% para a aquisição de um novo iPhone. Isto a favor da segurança claro, não vá alguém usar Windows ou Android e ficar sem as fotografias do Verão passado.

    1. Avatar de Mark
      Mark

      Próxima versão do iPhone vai trazer chips que queima o dispositivo. Assim fica tudo a salvo.

  24. Avatar de A.
    A.

    Resposta off the topic, para o comentador Nuno…
    Por acaso está a falar da ferramenta C3priv, que a CNPD, (organização estatal portuguesa), lançou ?

  25. Avatar de Complex
    Complex

    antes da magia: http://i.imgur.com/zdmZoam.png
    depois da magia: http://i.imgur.com/OtFxLtY.png

    e demorou menos de 5min a ser feito

  26. Avatar de Jokka
    Jokka

    A ver se este comentário passa a moderação: só compra iphone quem quer. E eu nem dado o queria.

  27. Avatar de Victor F.
    Victor F.

    Já li aqui comentários a dizer que bloquearam acesso apenas aos androids mas não o fizeram com os windows phone, o que é falso.
    Tentei aceder e obtenho a mesma mensagem a dizer que o browser não é suportado.

    “Perdi o meu telemóvel, se o encontrarem mandem-me sms!”