Dica: Repositórios PPA no Ubuntu Karmic

9 Comentários

Depois de vários tutoriais de instalação de aplicações no Ubuntu recorrendo ao PPA (Personal Package Archives) eis que me surgiu uma questão: E quem não sabe o que é ou como funciona este sistema de repositórios? Fiz algumas pesquisas na blogosfera e descobri que o artigo mais interessante pertencia ao pplware:  Screencast Ubuntu: Adicionar repositórios Lauchpad ao Karmic.

ppa

Basicamente antes de aparecerem os repositórios PPA existia a necessidade de abrir o ficheiro /etc/apt/sources.list e adicionar as informação necessário. Depois obtinha-se as chaves de autenticação e iniciava-se o processo de instalação.

Através do comando add-apt-repository tudo foi facilitado. Digamos que é um 2 em 1 (repositório + chave GPG).

Exemplo: Instalar Firefox 3.6

Considerando que queremos instalar por exemplo o Firefox 3.6:

Adicionamos o repositório

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa

Procedemos a actualização do cache

sudo apt-get update

Instalação do firefox-3.6

sudo apt-get install firefox-3.6

Remover Repositórios

Existe uma aplicação designada de ppa-purge que permite limpar/remover os repositórios que já se encontram obsoletos ou desnecessários.

Para tal, teremos de instalar o ppa-purge a partir do ficheiro .deb

Em seguida basta usar o ppa-purge com a seguinte sintaxe para remover um repositório:

sudo ppa-purge ppa:ppa/nome

Exemplo para o Firefox

sudo ppa-purge  ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa

Outra forma de fazer este processo é ir a System->Administration->Software Sources->Other Software

remove_PPA

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Só para meter nojo desta vez fui eu o PRIMEIRO

    Agora a falar a sério, é um post muito interessante, principalmente para quem se está a iniciar no mundo linux.

  2. Avatar de Santos
    Santos

    Embora goste do Ubuntu, especialmente com KDE, é uma chatice nunca termos os programas actualizados. Foi então que decidi usar o Opensuse, este também possui repositórios com bastante software e normalmente tem a ultima versão dos programas. Além disso o Gnome do Suse tem melhor design do que o do Ubuntu. It’s just my opinion…

  3. Avatar de Toze
    Toze

    Outra maneira (mais fácil) de adicionar um PPA (sem linha de comandos) é ir a “System->Administration->Software Sources->Other Software” carregar em Add e na janela que se abre na caixa onde diz APT line adicionar o PPA. exp: ppa:ubuntu-mozilla-daily/ppa e carregar no botão Add Source. Quando fechar a janela ele pede automaticamente para recarregar.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Alguém tem um problema parecido com “” com o comando apt-add-repository? No meu trabalho a minha ligação à net faz-se por proxy e acho que deve estar relacionado com isso, mas não consigo pôr o comando a funcionar, mesmo com a proxy definida… Será que é por ser ppa: em vez de http: ?

    1. Avatar de Zé

      certamente vês que a string é bem explicita tens de colocar ppa:(ubuntu-mozilla-daily/ppa), entre () o que queres. Se tens Internet não é por estares em proxy.

      1. Avatar de Zé

        Penso que foi explicito, da mesma para não causar duvidas, só usei o ‘(”)’ para definir no texto o que alteras, a string não fica com ‘(‘ ‘)’

  5. Avatar de DoContra
    DoContra

    Não percebo a razão de tanta polémica quando se pode obter tudo o que se quer (desde que exista, claro) para Ubuntu (e outros Debian based) a partir dos sites dos autores!

    A empresa “X” disponibiliza o programa “Y”? Então é fazer o download do pacote *.deb! Qual é o problema? Bem… é óbvio que a empresa “X” deve ser fiável para depois não termos chatisses com as dependências (ou falta delas).

    Já lá vai o tempo em que programas fixes eram só para utilizadores do MS Windows.

    E há tanto por onde começar…

    http://lifehacker.com/256182/the-best-free-ubuntu-apps-for-newbs
    http://www.butterscotch.com/tutorial/Free-Software-In-Ubuntu
    http://www.mygooglest.com/fni/freeware.html
    http://www.filebuzz.com/findsoftware/Freeware_Ubuntu/1.html

    Etc…

    1. Avatar de Zé

      Assim o sistema não actualiza automaticamente, é mais fiável ligar o sistema de repositórios ao fornecedor dos pacotes que temos instalados. Depois tudo decorre de forma natural, instalações, desinstalações, actualizações.
      É esse o motivo

  6. Avatar de Zé

    São estas ferramentas simples e eficazes que torna o linux tão poderoso, só com o teclado temos o poder de fazer o que quisermos com o sistema operativo, sem falar que existe formas gráficas e simples de fazer as mesmas operações, mas nada é e será tão rápido e eficaz como os comandos que sabemos e digitamos de forma directa.
    Mesmo se o sistema nem arrancar o X, formatar não é e nunca foi a solução, conhecer o sistema é o primeiro passo para o possuir.
    Coisas que os utilizadores do Windows nunca iram perceber.

    Acredito que as novas gerações serão mais exigentes e se esforçaram para conhecer cada vez mais as ferramentas que trabalham e perceberam que o closesource é ultrapassado.

    Digo isto em offtopic porque de certa maneira uma grande parte da população que visita este site apraz em ter conhecimentos sobre computadores.