Chegou o Debian 8.2 – Para quem gosta de um Linux a sério

35 Comentários

O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) é sem duvida uma das distribuições que tem marcado o mundo Linux.

Em Abril os responsáveis pelo projecto anunciaram o Debian 8.0 ‘Jessie’, versão LTS, que trouxe algumas novidades. No passado fim de semana foi lançada a versão 8.2. Vamos conhecer todas as novidades.

debian_000


O Debian 8.2 vem com um conjunto de acrtualizações ao nível de segurança e correcções de erros.

Tal como o a versão 8.0, o Debian 8.2 tem suporte até a 2020 e destaca-se ainda pela introdução do systemd e de vir com o Kernel Linux 3.16 e estando disponível com os seguintes ambientes gráficos: GNOME 3.14, KDE 4.14, Xfce 4.10 e LXDE.

debian_021

Para quem pretender instalar esta distribuição, deixamos aqui um link com todo o processo.

Mais informações aqui.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    Muito bom 😉

    Aproveito o post para vos fazer uma questão, tenho uma mquina (UEFI) com windows 10 instalado, mas queria tentar fazer dualboot com Debian…mas quando coloco a pen para tentar arrancar com o linux e instalar o sistema bloqueia…

    ja testei com o ubuntu e com fedora e acontece o mesmo, a meio do processo inicial da pen aquilo bloqueia, mas a pen está com bastante actividade.

    que poderá ser??

    o iso foi montado com a ultima versao do rufus.

    1. Avatar de xploituga
      xploituga

      Boas, em vez de dual boot ja pensaste em utilizar uma VM. É mais fácil para trocares de S.O.
      É o método que estou a pensar colocar na minha maquina.
      Com SO origem Linux ganhas a segurança e possível encriptação e o Windows em VM para o uso que sentires necessidade 🙂
      Só um conselho claro

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Boas o meu objectivo era mesmo esse a questão é que nao estou a conseguir colocar o meu pc a fazer boot por usb desde que fez o upgrade para o Windows 10.

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          Boas. Se tiveres com o mesmo problema que eu tive, deves estar a arrancar a tua pen em modo BIOS. O que tens que fazer é entrar no menu de configuração EFI e procurar uma opção que te abre um menu em que escolhes qual o dispositivo que vai arrancar. Poderá aparecer a tua pen em varias linhas, a que tens que escolher é a que diz EFI explicitamente.

    2. Avatar de Rui Castro
      Rui Castro

      Tens de ter a certeza que ao arrancar a pen USB seja mesmo em UEFI e não em legacy. Sei que muitos sistemas se arrancar em modo legacy e queres instalar num disco com UEFI não vais conseguir porque pensa que afinal o arranque é legacy e não UEFI. Mas há mais coisas a ter em conta:
      To make things easier, disable “Secure Boot”. (See near bottom of page for more info.)
      Disable Windows “Fast Startup” feature. (See near bottom of page for more info.)
      You NEED to boot your installation DVD/USB in UEFI/EFI-mode

      Aqui vai a dicas todas
      http://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?f=42&t=163126

    3. Avatar de ney
      ney

      Caro amigo, estive com o mesmo problema para instalar diversas distribuições em conjunto com o windows 8, por incrivel que pareça, por erro e tentativa, descobri que o pen drive que eu estava utilizando(acredito que por algum modo) nao tinha velocidade suficiente para inicializar o sistema operacional e tb em conjunto, descobri que o UEFI so funciona mais facilmente em distribuições 64 bits – em 32 bits até funciona, contudo, é preciso alguns procedimentos para permitir a inicialização e posterior instalação!
      Obs.: todas as informações acima descritas, foram por mim vividas. Teste com outro pen drive e baixe uma versão 64bits. Sem mais e boa sorte. Por favor desconsidere os erros de português, pois apesar de lusofono, sou brasileiro. Boa sorte

      1. Avatar de IssoAgoraNumDa
        IssoAgoraNumDa

        Deixar apenas os parabéns pelo comentário.
        É louvável ver um brasileiro tentar escrever dessa forma.

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        Não sou xenófobo nem nada que se pareça, mas aqui vai: Escrevessem todos os brasileiros assim! 😉

      3. Avatar de Tiago
        Tiago

        desde já obrigado pelo comentário.
        pois acho que o problema reside mesmo nos 32.bits que estava a usar…
        vou testar usar 64 a ver como corre.

      4. Avatar de Pepe Pedro
        Pepe Pedro

        Apenas para rectificar … É bom ver escrever português assim …

    4. Avatar de José Silva
      José Silva

      Desative a opção “Secure Boot” na BIOS.

      Espero ter ajudado.

    5. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Eu tenhoo debian instalado em uefi e sem problema e corre bem 🙂

  2. Avatar de irlm
    irlm

    Um pouco desatualizado, gnome, kde, kernel, xfce….
    Prefiro rolling release distro.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      O Debian é precisamente conhecido por ter o software estável, não o mais recente de todos.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      é a versao stable do debian…

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Então pronto, escolhe outras versões do debian, a testing ou unstable… mais valia estares calado…

  3. Avatar de Kitamura
    Kitamura

    Esta notícia soube a pouco, a mesma diz no início “Vamos conhecer todas as novidades.” E depois apenas diz o kernel que tráz e os ambientes gráficos… Pelo menos o título não enganha, mas aquele parágrafo descritivo prometia mais. Se fosse um smartphone xpto tinha uma review a sério. Não levem a mal, mas seria bom manter o equilíbrio, nem só de smartphones é feita a tecnologia hoje em dia. =)

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Kitamura

      Tens razão em parte, mas a verdade é que como sendo esta a versão 8.2 (derivada da 8) as novidades não são propriamente muitas. Quando sair o Debian 9 🙂

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    Boas, essa versão que está presente, é o kde’?

    Cumps

    1. Avatar de ze.ccjs
      ze.ccjs

      O print é xfce, mas poderes escolheres todos durante a instalação. No menu do login escolhes o que pretendes.

  5. Avatar de david.pt
    david.pt

    Eu já experimentei mas o problema é que tem menos aplicações compatíveis. Para usar como servidor e media center acho melhor o ubuntu. Agora para uma empresa claramente o Debian é mais estavel

    1. Avatar de Marco
      Marco

      nada como ativar repositórios exteriores, uma vez que esse tipo de coisas que queres vão contra a filosofia da Debian, mas nada te impede de ativar outros repositórios compatíveis.

      1. Avatar de David.pt
        David.pt

        Sim já tinha visto que alguns repositórios que funcionam no Ubuntu tb funcionam no debian. O problema é que uso o plex que não funciona no debian (pelo menos na altura não funcionava agora não sei) uso também outros repositórios de multimédia que tb não funcionava no debian

        1. Avatar de david.pt
          david.pt

          Bem instalei o debian no vitrualpc e parece que já ha repositório para instalar o PLEX entre outras coisas que uso no Ubuntu. Vou experimentar

  6. Avatar de redefoca
    redefoca

    Ainda não entendo sinceramente as grandes diferenças a nível técnico entre as várias distribuições e quais são as melhores para servidores etc… ou pelo menos as mais usadas…

    Ando a ler um livro e espero quando chegar ás 600 páginas saberei a resposta. Ainda vou na 100… Já aprendi muito e cada vez mais só penso em Linux. Quando vejo cursos de hardware, etc a insistir em usar o windows como ambiente dá-me a volta ao estomago.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      olha que vais ter uma surpresa, pq no final é tudo igual no linux. O que varia são os serviços e as optimizações do kernel.

    2. Avatar de Jonas
      Jonas

      Não fiques com o estomago já às voltas….ao longo da tua vida profissional vais perceber que não há S.O. perfeito. E onde falha o Linux, safa-se o Windows e vice-versa.
      Terás muitas oportunidades para teres o estomago às voltas com Linux também.

  7. Avatar de Cris
    Cris

    Systemd… que cancro. Estou bem com o meu gentoo. Super estável, com LibreSSL, nftables, e livre do cancro anti-unix do systemd.

  8. Avatar de Anderson
    Anderson

    Debian 8 com XFCE; a melhor distro que já usei até agora!

  9. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Ainda não há iso disponivel da 8.2?

  10. Avatar de Jose cross
    Jose cross

    Boas
    Da última vez que instalei o debian 8.0 não consegui configurar o wireless se alguém poder dar uma ajudinha agradeço