Google activa IPv6 no YouTube e provoca pico na Internet

24 Comentários

Sem qualquer aviso prévio, a Google activou o suporte para IPv6 no serviço YouTube e provocou um pico de tráfego na Internet que foi sentido desde quinta-feira (29/1) até segunda-feira (1/2).

“Na quinta-feira, perto do meio-dia na Califórnia, notámos uma grande quantidade de tráfego de entrada IPv6, que sabíamos ser proveniente do Google”, disse Martin Levy, director de estratégias IPv6 do ISP Hurricane Electric (empresa que tem uma das maiores infra-estruturas IPv6 do mundo).

“O tráfego IPv6 veio de ISPs de todo o mundo quando o Google activou tráfego IPv6 no YouTube”, disse Levy. “O IPv6 está agora presente em diversos Datacenters da Google. O pico de tráfego foi na ordem de 30 para 1. Em outras palavras, 30 vezes mais tráfego IPv6 veio dos Datacenters do Google do que antes.”

Levy acrescenta ainda que o tráfego IPv6 do YouTube parece indicar o uso em produção, já que ele permaneceu estável desde quinta-feira e segue os padrões normais de uso.

Os analistas comemoraram a actualização do YouTube como um sinal da crescente aceitação do IPv6, uma substituição de protocolo que já era esperada. Muitos grandes sites, como YouTube e Netflix, têm actualmente suporte ao IPv6 porque os endereços disponíveis com o protocolo IPv4 estão perto do fim.

O Google suporta actualmente IPv6 em diversos produtos e serviços, como Search, Alerts, Docs, Finance, Gmail, Health, iGoogle, News, Reader, Picasa, Maps, Wave, Chrome e Android.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PM
    PM

    1º Tenho um Asus novo LOL

      1. Avatar de arkan
        arkan

        E dá vontade de falar: e o KIKO da asus nova ?

        kkkkk…

  2. Avatar de nfu
    nfu

    E quando se passar de vez para o IPv6 e os aparelhos que tenhamos em casa não possam ser actualizados, vão para o lixo?

    1. Avatar de Allware

      O ipv6 é apenas um protocolo, não haverá problema com os “aparelhos”, os sistemas operativos é que farão essa mudança. O próprio Windows 7 já tráz essa actualização e julgo que o vista também…

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Desde que os equipamentos tenham suporte para IPv6 tudo bem. Já agora de que aparelhos falas?

        1. Avatar de nfu
          nfu

          O que falo é de leitores BluRay de sala, PS3, etc., aparelhos que já agora se usa para ligar à internet. O problema é que alguns já têem uns 2 ou 3 anos e se não houver actualizações de firmware (o que é o mais comum) estamos lixados.

      2. Avatar de Glink
        Glink

        também existe maneira de instalar no XP,
        já não sei foi onde vi, mas chaguei a ver o tutorial…

        1. Avatar de Allware

          Após a instalação do sp1 do xp já se fica com o suporte para ipv6, depois é só necessário activar, nas propriedades das ligações.

      3. Avatar de Almeno Rocha

        Haverá problemas sim, pois os modems/routers na sua grande maioria apenas trabalham com ipv4. Até podes ter o pc ipv6 mas esta ligado a um gateway ipv4 e este é que te fornece os ip’s.
        Corrijam-me se estiver enganado.(mas só me corrijam se souberem mesmo e não porque apenas acham) 🙂

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Almeno, como referi se os equipamentos/so tiverem suporte para a pilha protocolar IPv6 tudo bem. No caso de teres um equipamento com IPv6 only então das duas uma, ou o teu gateway suporta IPv6 ou Dual-Stack (IPv6+IPv4).
          A ideia é: para algo se comunicar tem de falar a mesma “lingua” se o PC fala IPv6 ou gateway tb deve “falar”

    2. Avatar de André Costa
      André Costa

      Bem, como sabemos os routers adquirem endereços dos ISP, tal como os PCs do nossos routers.
      Se o nosso router apenas obtem IP (v4) do ISP então pode ser um problema 🙂 se bem que o ipv4 ainda se manterá por muito tempo.
      No entanto, isso não implica que o teu pc n possa ter suporte para este protocolo. Actualmente os SO já o trazem por defeito.

      A grande vantagem do IPv6 será o facto de passarmos a ter um endº unico para cada PC. No IPv4 era dado 1 IP Publico apenas ao router (os pc a ele ligados ficavam com ip dado por DHCP -> Privado)

      1. Avatar de Kekes
        Kekes

        Desconhecia essa vantagem, não ando muito em cima da coisa, mas isso é fantastico… Vai evitar muitos problemas que se tem agora…

      2. Avatar de Pedro Pinto

        Sim, o numero de endereços que o IPv6 possibilita é a grande característica: 6.67 * 10^27 endereços IPv6 por metro quadrado é muita coisa.
        Depois características com a auto-Configuração, segurança, routing…

  3. Avatar de Allware

    E velocidade? Será que terá influencia esta mudança?

  4. Avatar de Carlos

    Um detalhe muito importante:
    Só os participantes de «Access Google services over IPv6» (http://www.google.com/intl/en/ipv6) é que estão realmente a ver alguma diferença

    Um exemplo onde dá claramente para ver esta diferença entre dois DNS resolvers, em que 1 faz parte do programa e o outro não:

    # host http://www.youtube.com 193.136.1yy.zzz
    Using domain server:
    Name: 193.136.1yy.zzz
    Address: 193.136.1yy.zzz#53
    Aliases:

    http://www.youtube.com is an alias for youtube-ui.l.google.com.
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.39.138
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.39.139
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.39.100
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.39.101
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.39.102
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.39.113
    youtube-ui.l.google.com has IPv6 address 2a00:1450:8007::65
    youtube-ui.l.google.com has IPv6 address 2a00:1450:8007::66
    youtube-ui.l.google.com has IPv6 address 2a00:1450:8007::71
    youtube-ui.l.google.com has IPv6 address 2a00:1450:8007::8a
    youtube-ui.l.google.com has IPv6 address 2a00:1450:8007::8b
    youtube-ui.l.google.com has IPv6 address 2a00:1450:8007::64

    # host http://www.youtube.com 193.137.1xx.www
    Using domain server:
    Name: 193.137.1xx.www
    Address: 193.137.1xx.www#53
    Aliases:

    http://www.youtube.com is an alias for youtube-ui.l.google.com.
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.43.139
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.43.100
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.43.101
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.43.102
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.43.113
    youtube-ui.l.google.com has address 74.125.43.138

  5. Avatar de EuMesmo
    EuMesmo

    Há algum motivo para que a avaliação dos comentários tenha sido retirada?

    1. Avatar de M.Manuelito
      M.Manuelito

      Não sei se haverá alguma razão mas, para mim, a questão da avaliação só faz sentido se os comentários mais relevantes fossem colocados por ordem pois, nesse caso, quando eu chegava a um artigo com 40 ou 50 comentários, via nos primeiros lugares os que os outros visitantes consideravam mais relevantes.
      áh… e os comentários de “fui o 1º.” esses eram logo banidos.

      1. Avatar de EuMesmo
        EuMesmo

        A questão é exactamente essa: dessa forma esse tipo de comentários acabava de uma vez por todas. Aliás, desses comentários e dos que respondem a eles. Apenas se dá mais improtância aos primeiros

        1. Avatar de softclean

          E infelizmente também podes por o meu comenttário “para baixo” porque achas que não tenho razão (motivo válido, claro!), ou simplesmente porque não gostas do meu nome, ou ainda porque escrevi o comentário com mais de 2 linhas.

          Se esse sistema só desse para subir, aí acho que era de valor. Mas curiosamente, o site esteve em baixo no dia em que a funcionalidade desapareceu, pode ter tido algo a ver com isso.

  6. Avatar de gmf1000i

    Penso que não há necessidade de nos preocuparmos com a evolução para IPv6, pois á velocidade que a susbtituição dos equipamentos se está a realizar, dificilmente vamos ter problemas com equipamentos antigos.

    Quando chegar á altura de ser obrigatório o IPv6, já ninguém se vai lembrar do anterior.

  7. Avatar de DL
    DL

    Penso que haverá apenas necessidade de ter um equipamento com suporte ipv6 de ligação à internet se este depois conseguir comunicar com equipamentos ipv4 ligados à rede doméstica as traduções de endereços, eventualmente, serão feitas pelo próprio aparelho que o suporte ipv4-ipv6-ipv4 ou ipv6-ipv6-ipv4( ex: internet -» modem -»rede interna) Corrijam-me se estiver enganado(pois isto é em jeito de pergunta).

    1. Avatar de JDias
      JDias

      O IPv4 e IPv6 coexistem na rede e a comunicação entre devices IPv4 e IPv6 é possivel. A norma IPv6 prevê não só a implementação, a transição como também a interacção entre uma e outra.