Microsoft Edge ainda não tem expressão nos números da Internet

40 Comentários

O Windows 10, lançado no final do mês de Julho, trouxe algumas novidades de peso para o universo Microsoft. Entre elas estava o novo e muito prometedor browser, o Edge.

Mas passado um mês, o Microsoft Edge começa apenas agora a surgir nas estatísticas da Internet e a ter alguma presença, apesar de muito diminuta!

edge_1


Os números do Windows 10 têm, desde o seu lançamento, uma expressão elevada, mostrando que a sua aceitação foi total por parte dos utilizadores.

Ultrapassando já alguns concorrentes de peso, tem uma presença que a Microsoft considera um verdadeiro sucesso. São mais de 75 milhões de instalações em ambiente domésticos em 192 países.

Mas se o Windows 10 é um sucesso, o mesmo não se pode dizer do Microsoft Edge, que ainda tem uma presença muito reduzida, o que não seria de esperar, olhando para os números do Windows 10.

Desde que foi lançado, o Edge conseguiu ter apenas uma quota de mercado de 2,3%, o que é manifestamente pouco considerando as aspirações da Microsoft.

Neste momento, e segundo os números da Net Applications, o browser mais usado é o Internet Explorer, sendo usado em 52% das máquinas Windows. O Google Chrome ocupa a segunda posição com 29%. Com um detalhe maior podemos ver que é o IE 11 a dominar, com quase 27% de share.

edge_2

Não existe uma razão clara para estes números ainda escassos do Edge, mas muitos apontam o upgrade como a principal causa. A maioria dos Windows 7 e 8.1 tinham já o IE, o Chrome e outros instalados e os utilizadores continuaram a usá-los.

A chegada de novas máquinas, com o Windows 10 instalados de raiz e com o Edge como único browser pode mudar este cenário, fazendo-o crescer.

Outro factor que poderá fazer crescer o número de utilizadores será o lançamento de novas funcionalidades no Edge, tornando-o um browser mais rico e funcional, dando aos utilizadores o que eles realmente querem. Espera-se para Novembro o lançamento de algumas melhorias.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    “Não existe uma razão clara para estes números ainda escassos do Edge, ”
    Existe pois!! O Edge ainda não está finalizado e o facto de ainda não suportar plugins, está a reduzir a sua adesão.
    Eu uso só o Edge, mas sei de muita gente que ainda não usa o Edge a tempo inteiro porque prefere, p.ex., o Firefox porque estar mais completo.
    As razões da ainda pouca adesão são bem claras e a MS deve estar bem ciente disso.

    1. Avatar de FG
      FG

      Eu sei de um browser que é leve, tem montes de features, bem compatível com os standards html5, e tem plugins.

      Safari.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        E então onde queres chegar?
        Também uso o safari no mac.

      2. Avatar de JS
        JS

        :Facepalm: o que é que o Safari tem a ver com este post? Que fanatismo doentio! E eu a achar-me Apple fanboy.

    2. Avatar de César
      César

      Eu uso o steam inventory helper, o steam vac ban checker, uma extensao para sacar is videos do YouTube ou outros sites e o adblock por vezes, principalmente se me aparece a frente um site que nem sabes o que e conteudo ou o que e publicidade. Enquanto o edge não der suporte a plugins do Chrome, não mudo. Eles deviam ter acelerado o processo o mais possível, porque como eu há muitos. E eu que até quero acabar com o chrome

  2. Avatar de Vasco Silva
    Vasco Silva

    A meu ver ainda lhe falta uma bela pitada de sal na UI.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Pois, faltam mais quadrados… São poucos

      1. Avatar de JS
        JS

        LOL, algum problema com as tiles? Isso é mesmo de quem quer criticar sem saber como, visto que o Edge nem tiles tem dentro do browser.
        Vá lavar a loucinha, que sempre se torna mais útil. LOL

      2. Avatar de JS
        JS

        LOL, algum problema com as tiles? Isso é mesmo de quem quer criticar sem saber como, visto que o Edge nem tiles tem dentro do browser.
        Vá lavar a loucinha, que sempre se torna mais útil. LOL

  3. Avatar de rdgprime
    rdgprime

    Já foi o meu browser de eleição, mais leve que o Chrome e muito moderno. Uso-o desde o w10 insiders até ser chocado com as notícias de espionagem do w10. Voltei então para o windows 8.1 e como é evidente deixei de poder usar o Edge. Agora é o firefox quem trata da NET hehe

    1. Avatar de censo
      censo

      É evidente porquê? O que sabes dessa suposta espionagem?

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Apanhou o Bill Gates pendurado numa árvore a tirar-lhe fotos pela janela.

        Eu até acho pouco ter voltado para o Windows 8.1, se fosse eu tinha, depois de ter dado um sopapo no Bill Gates, ido a correr comprar um Mac.

      2. Avatar de JS
        JS

        é evidente porque no Windows 8.1 não há o Microsoft Edge e o rdgprime fez o rollback para essa versão do Windows.

  4. Avatar de irlm
    irlm

    Talvez quando o Windows 10 Mobile existir no mercado em Outubro e quando tiver mais extensões e funcionalidades que a concorrencia, até lá, vou continuar a utilizar o Firefox, porque está sempre sicronizado em todos os dispositivos Windows desktop e Linux. Só tenho pena que não existe para Windows Phone 8.1.

  5. Avatar de leoni
    leoni

    O navegador é bom, mas existe pontos para rever:
    1- Falta de extensões;
    2- O gerenciador de download é precário. Colocaram o andamento do processo na posição inferior assim fica poluída a tela.

  6. Avatar de Realista
    Realista

    Eu já uso o Edge e não tenho problemas nenhuns 🙂

  7. Avatar de JCCP
    JCCP

    Acredito mais que seja pela falta de extensões.

  8. Avatar de Zaark
    Zaark

    Uma das coisas que leva muita gente a não usar o Edge – pelo menos por agora – é a ausência de extensões.
    Quando o Edge tiver extensões com um ad blocker “à mão”, acredito que muita gente o adopte.

  9. Avatar de Zeca
    Zeca

    Quando tiver extensões mudo-me

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Enquanto não existir AdBlock para o Edge, nem vale a pena.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      + 1 meu homónimo

  11. Avatar de André Alves

    IE o browser mais usado, começo a duvidar desta estatística.

    1. Avatar de Daniel
      Daniel

      Somos dois. Tendo em conta que tenho acesso a stats devido a necessidades profissionais para decisões informadas na altura de definir requisitos ou definir prioridades e criticidade em issues ou features, vejo aí a share do IE no dobro do que tenho nas estatísticas (há quase 2 anos).

  12. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    2.3% para o Edge. ..e qual é a cota do Windows 10? 5.21?
    Isso não significa que cerca de metade dos utilizadores utiliza o Edge?

  13. Avatar de N.Silva
    N.Silva

    Para mim tem uma grande falha, não dar para pesquisar directamente a partir de algum texto seleccionado numa pagina. É também algo lento a iniciar, quando comparado com o Firefox(pelo menos no meu pc).

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Mas no meu pesquiso as palavras diretamente e com recurso à Cortana.

  14. Avatar de Sérgio S.
    Sérgio S.

    O Edge funciona muito bem e é bastante rápido, mas o Firefox é o que uso regularmente por causa do “Self Destructing Cookies, HTTPS everywhere, etc”.

  15. Avatar de Alisson Seraggioto
    Alisson Seraggioto

    Ele é muito leve e bonito, mas ainda tem bugs e muita limitação.
    Ainda prefiro o Firefox, mas o Edge tem futuro.

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Chrome sem duvida o melhor, basta ter de configurar a memoria ram e é o melhor em tudo.

    1. Avatar de Johnny
      Johnny

      “Chrome sem duvida o melhor” correcção “Para mim, o Chrome é sem duvida o melhor”
      Não digas pelo geral, diz por ti.. eu não acho 🙂

  17. Avatar de macid
    macid

    não tem favoritos não tem como ir abrir nos meus favoritos assim uso o internete 11

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Tem sim favoritos que eu importei os meus do chrome e estão a funcionar bem no Edge.

    2. Avatar de Censo
      Censo

      Pois..isso é porque nunca usaste o Edge . Vê lá que até dá para importar os favoritos de outros browsers que tenhas instalado…

    3. Avatar de JS
      JS

      O que dizer a quem escreve “Internete”…

  18. Avatar de macid
    macid

    não tem tradutor bing como o tenho no 11

  19. Avatar de Ângelo
    Ângelo

    Pessoalmente, a primeira coisa que fiz depois de instalar o WIndows 10, foi instalar o Chrome, porque:

    – Sincroniza com a minha conta: fez download automático do tema, das extensões, dos favoritos todos, etc. Ficou como estava antes de ter formatado o disco e instalado o Win10 de raiz.
    – Tem extensões: dos quais 3 não prescindo, como o ad bloquer, um do youtube e o get pocket. Também uso o do gmail, para esse não é deal braker na escolha do browser.

  20. Avatar de J.C.Lopes
    J.C.Lopes

    Não vejo vantagem nenhuma em usar o edge. Para além da falta de estensões, é demasiado minimalista e não vi vantagem nenhuma em relação a outros brousers, antes pelo contrário.

  21. Avatar de A.
    A.

    Se querem privacidade deviam pensar num “opera” ou “Sr ware iron” ambos baseados no chrome mas feitos na europa, utlizar os browser americanos é concordar que seja provavelmente espiados pela nsa, não sei digam melhor outros utilizadores, aliás o projector “Tor” utiliza o firefox mas não têm nada a ver com a versão firefox, disponível sem o tor…

  22. Avatar de AeOnFluX
    AeOnFluX

    Sinceramente eu não gostei do Edge, prefiro antes o firefox ou chrome que ele. O w10 esta a deixar um pouco a desejar devido aos sucessivos bugs e não só. Já pensei seriamente retornar para o w7 que nunca me deu qualquer problema como o w10 está a dar.

    1. Avatar de Jo
      Jo

      Eu também não gosto do Edge, pelo menos por agora, acho que lhe falta muita coisa, e sobretudo, também o acho mais lento que o IE11, falta-lhe barras de menus, para facilitar. Alias também, não sou assim tão fã do Win 10, alguns problemas mesmo chatinhos, que nunca tive com o Win 7, por isso desinstalei o 10 e voltei para o 7, até que saiba que o 10 esteja 100% funcional, também não gosto nem ou pouquinho do Windows Update do Win 10, sou obrigado a receber e instalar o que a Microsoft quer, quer goste ou não. Gostaria de ter algo a dizer sobre o que pretendo ou não instalar. Quem gosta de informática, também, por vezes gosta de poder optar, e a Microsoft, corta muito ou quase tudo. Também quem não gosta de ver a sua privacidade vasculhada, é preciso cuidado, porque a Microsoft, está dando no Update para o 7 atualizações opcionais, e algumas são para a Microsoft ter acesso a tudo no 7, sem que o utilizador saiba, ou lhe tenham avisado que essas 3 ou 4 atualizações têm mesmo a finalidade de infiltração na privacidade. Foi isto que li na Internet, já não me lembro, mas pareço-me que foi aqui neste site.