Está preparado para ter de pagar para usar o uTorrent?

88 Comentários

O cliente de torrent mais usado na Internet, o uTorrent, tem há bastante tempo políticas que muitos acham estranhas para se manter a funcionar.

Depois de terem incluído na sua aplicação publicidade e outros tipos de formas de obter rendimentos, ponderam agora mudar novamente e cobrar para a utilização do seu serviço.

utorrent_1

Com mais de 150 milhões de utilizadores, o uTorrent é o cliente de BitTorrent mais usado na Internet. A razão é óbvia e a sua interface de utilização consegue ser das mais simples de usar.

Mas a relação do uTorrent com os seus utilizadores não tem sido pacifica nos últimos tempos. Para garantir que se mantêm os desenvolvimentos que esta aplicação necessita, foi tomada a decisão de incluir publicidade, por vezes intrusiva, na sua interface.

Para além desta decisão, surgiu ainda a inclusão de software de terceiros, por vezes de qualidade duvidosa, o que tem minado a relação com os utilizadores e levado a que surjam criticas fortes.

A ideia da inclusão destes elementos é apenas uma. O uTorrent necessita de se financiar e este foi o método encontrado. Mas é um modelo que deve ser abandonado pelo BitTorrent, empresa que detém o uTorrent, e por isso surgem agora algumas ideias que podem vir a ser colocadas em prática num futuro próximo.

A mais falada é o pagamento de uma taxa para a utilização do uTorrent, algo que não agrada a muitos utilizadores. Esta seria no entanto a forma mais simples e aberta que poderia ser encontrada.

utorrent_2

Mas mesmo este modelo pago não é o mais desejado pelo BitTorrent, até porque choca com o seu serviço Premium, onde já é cobrado aos utilizadores, para acesso a funções exclusivas.

We’ve never been satisfied with this revenue model. It requires compromises that detract from a premium user experience. We want to find a model that adds value to our product and our users. We want to find a better way.

Este novo modelo será testado e definido nos próximos meses, sendo apresentadas aos utilizadores as diferentes opções e quais os novos modelos de pagamento.

As ideias ainda precisam ser definidas, mas é quase certo que vão haver vários níveis de serviços, cada um com um valor associado e garantindo assim a rentabilidade futura deste cliente de BitTorrent.

Algo que atraia os utilizadores para o uTorrent era em parte o facto de ser gratuito. A mudança, se for efectivada, poderá fazer com que muitos escolham outros opções.

Preparado para ter de pagar para usar o uTorrent?

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Watson
    Watson

    Existem tantas alternativas, por vezes mais rápidas e melhores, não vejo razão para ficar agarrado ao uTorrent.

  2. Avatar de Catarino
    Catarino

    Simples usamos um qualquer grátis 😀

  3. Avatar de Bimba
    Bimba

    Transmission

    1. Avatar de Baptista Batos
    2. Avatar de Nuno Nunes
      Nuno Nunes

      Esse só da no linux e macos

    1. Avatar de joao manuel moutinho.
      joao manuel moutinho.

      o aplicativo que também utilizo desde que a Utorrent decidiu atuar quem nem idiotas. E recomendo a todos vos.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Desde que foi vendida para BitTorrent… Saudade utorrent 2.0

    2. Avatar de Manel
      Manel

      Dos melhores, também já usei o Deluge, é relativamente popular, mas 1 bocado pesado em termos de consumo de memoria

      Em termos de leveza, simplicidade e estabilidade nada bate o uTorrent 2.2.1 build 25302, esta versão especifica era recomendada em alguns trackers privados, depois na versão 3 o uTorrent virou lixo, carregado de ads e aleatoriamente instavel a cada versão mais recente

  4. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    uso o bittorent á algum tempo, tanto no telemovel, tablet e pc, devido aos problemas que o utorrent apresentava a uns aninhos atrás 😛

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      É a mesma coisa 😛

    2. Avatar de Pedro Leal
      Pedro Leal

      uTorrent e BitTorrent são a mesmissima coisa. É a mesma empresa que está por detrás.

  5. Avatar de Hélder Pinho
    Hélder Pinho

    Pagar um software para o propósito que tem? Faz todo o sentido. Eis a morte anunciada.

  6. Avatar de Zé M. S.
    Zé M. S.

    Usar o uTorrent? Nem que me pagassem! Uso o Deluge e estou muito contente. Há tantas alternativas no mercado…

    1. Avatar de Marcos
      Marcos

      +1
      Sem dúvida muito intuitivo e leve. A minha escolha.

    2. Avatar de Arcanjo
      Arcanjo

      Verdade, uso o deluge há meses e estou contente, muito mais completo que o utorrent, além disso mais anónimo sem ter de pagar nada, nem levar com publicidades.

  7. Avatar de luis
    1. Avatar de raz0r
      raz0r

      +1

      rápido, fácil de usar e é open-source

  8. Avatar de Vítor Moreira
    Vítor Moreira

    Se o pagamento implicasse a imunidade em termos legais de partilha de conteúdo “ilegal”, poderia haver muita gente a pagar…

  9. Avatar de Mikes
    Mikes

    Pagar para sacar coisas ilegais?! Parece a feira da ladra antigamente que comprávamos jogos piratas…
    brilhante!!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      E desde quando é que os torrents são ilegais?
      Nem tudo o que lá está é ilegal… Além do mais o propósito foi mesmo como partilha de ficheiros open-source / freeware bem como videos gratuitos seja de promos ou não, e até trabalhos.

      Que raio de mania de associarem os torrents à ilegalidade.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Eu sei que não são só ilegalidades, mas não vale a pena tapar o sol com a peneira. 😉
        Aliás, o Pirate Bay e outros quantos fecharam porque o tráfego era legal, né?
        Já não sei onde li, mas tenho a ideia que cerca de 60% do tráfego de P2P é ilegal.

        1. Avatar de popy
          popy

          O Pirate Bay fechou?!? ainda agora acabei de aceder a ele…. agora se tás a falar de ele ter sido bloqueado pelos ISP’s portugueses é uma coisa completamente diferente..

          1. Avatar de Ramon
            Ramon

            Fechou, e voltou sendo administrado por outro grupo, oque julgam não sejam confiáveis, a quem diga que é o FBI a anotar o IP de quem acessa o serviço atrás de torrent ilegal. No mais…. Tens o isohunt ou o kickass e alguns outros privados

    2. Avatar de Johnny
      Johnny

      Que coisas ilegais? que eu saiba fazer download não é ilegal desde que seja para consumo privado

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        lol gargalhada em portugues .

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Se o que fizesres download não for protegido por Direitos de Autor então sim, tens razão. Caso contrário, é ilegal – a não ser em casos que esteja referido que para uso não comercial e extritamente privado pode ser usado (há software com estas regras).

  10. Avatar de Nandeco
    Nandeco

    Aos anos que deixei isso. Agora só deluge

  11. Avatar de Flávio Pinho
    Flávio Pinho

    Goodbye my love goodbye 😀

  12. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    Se passar a software pago, passo às alternativas e se não houver, acaba sempre por aparecer uma identica e melhor.

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já faz muito tempo desde que deixei o uTorrent. Depois de terem incluído publicidade e software de terceiros acabou para mim. Existem excelentes alternativas e que em nada ficam a dever ao uTorrent. Neste momento estou a utilizar o qbittorrent e estou muito satisfeito! 🙂

  14. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    qBitTorrent! Dos que experimentei até hoje, sem dúvida o melhor para mim!

  15. Avatar de RuiB
    RuiB

    Pagar por um software que é utilizado com o propósito de não pagar software… faz todo o sentido…

    1. Avatar de Tiago Santos
      Tiago Santos

      errado!

  16. Avatar de Concept
    Concept

    Estou com o vuze leap à já algum tempo e tem me sido bastante bom, alem de ter uma interface simples

  17. Avatar de Jorge Cardoso
    Jorge Cardoso

    Força
    A seguir mudo logo para outro
    Facil e eficaz

  18. Avatar de Ocricocrides
    Ocricocrides

    Existem tantos programas que podem muito bem substituir o uTorrent: Transmission, Deluge, qBittorrent, Vuze, BitTorrent, etc. Eu posso dizer que uso o uTorrent porque gosto mais da interface, mas se se tornasse a pagar, ou escolhia outro programa similar ou bastava usar um crack para usar a versão premium.

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Ainda existe quem use uTorrent, depois de saberem que aquilo só instala malware?

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    155 milhões de users …154 milhões…. 153 milhões…… zero users… missão cumprida

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Ahahah 🙂 Mesmo!!!

  21. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Larguei o uTorrent pelo tixati x64 há uns anitos e não voltava atrás. O tixati é bem melhor, e é free.

  22. Avatar de Guzz
    Guzz

    Como alguns disseram, também uso o Transmission há anos.

  23. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Sou mais um que vai deixar o uTorrent se for mesmo a pagar daqui para a frente.
    Já conhecia outros, mas preferi sempre o uTorrent. Não acredito que eles optem por ser pago…Sinceramente.

  24. Avatar de Bob
    Bob

    Desde 6 de Agosto que não existe nenhum anúncio oficial, tirando que iam analisar alternativas.
    Onde foram buscar a ideia, que se vai ter de pagar? Não encontro um anúncio oficial de que foi essa a opção escolhida 🙂

    Uso o uTorrent desde que apareceu, sendo muito leve e eficiente na sua tarefa.
    Mas depois do escândalo do adware instalado sem aviso, e a maneira como lidaram com o problema, simplesmente mudei para o qbittorrent. Que existe, exactamente como um projecto livre e alternativo ao utorrent 🙂
    É de admirar quem o usa, e nem conhece o propósito principal da sua existência.
    É muito similar ao utorrent, mas falta algumas opções, mas está a funcionar muito bem, e ainda não voltei ao utorrent. Nem vou pagar para isso. Mantenham a versão simples inicial, sem software.
    (quando apareceu a publicidade, simplesmente foi às definições avançadas, de desliguei! 🙂

  25. Avatar de é engraçado...
    é engraçado…

    150 mil pessoal usam uma ferramenta que serve para supostamente não termos de pagar o que quer que seja, e querem por essa ferramenta a pagar? está giro… depois arranja- se um crack para não pagar o programa 🙂

  26. Avatar de poisé
    poisé

    Windows 10 uso o Torrex. Mais seguro e sem esses problemas de publicidades e addware que foi aqui falado

  27. Avatar de Realista
    Realista

    Existem montes de alternativas para Windows 10 Mobile/PC

  28. Avatar de Marco
    Marco

    Ou quem quiser continuar a usar mantém-se nas versões anteriores. Eu estou na 2.2.1 e funciona perfeitamente e não traz brindes.

  29. Avatar de Ricardo Pereira
    Ricardo Pereira

    deixa-se de usar e escolhe se outro, t

  30. Avatar de Balmer
    Balmer

    Pronto para pagar? Não. Continuarei a usar uTorrent como sempre.
    As versões fiaveis sem spyware e sem bloatware que ainda são vastamente aceites na maioria dos trackers.

  31. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    Há um ano e tal que deixei de o usar. o qBittorrent superou-o e de que forma. Sei que existem ainda outras alternativas e de óptima qualidade também. Há já algum tempo que o uTorrent vinha a dar tiros no pé, sei que manter um programa/aplicação que não é pago activo não é fácil, mas assim é que não vão lá seguramente. É o fim do programa!!

  32. Avatar de serafim
  33. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    o que os tugas querem é borlas , mais nada, pode ser que os outros sejam ainda piores, enfim…

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Podemos ver as coisas por outra perspectiva.
      Alguém quer ganhar a vida à conta dos outros quando existem alternativas iguais ou melhores que os que querem lucrar com isto. enfim…

  34. Avatar de David.pt
    David.pt

    Transmission

  35. Avatar de Boox
    Boox

    Já á muito que não uso, Deluge 😉

  36. Avatar de Silva
    Silva

    Sempre usei o Vuze
    Há uns anos instalei o utorrent e reparei que iniciava juntamento com o windows, mais um programa que para quem nao sabe desligar vai ficar a consumir recusrsos…desinstalei e nunca mais.

  37. Avatar de fornost
    fornost

    usei o utorrent desde sempre… há 2 meses ele começou a comer memória de modo que o computador inteiro parava… não dava pra utilizar…. depois comecei a ler o porquê disso e desinstalei. Nunca mas ponho isso no meu PC de novo, até me sinto meio “traído”.
    Estou usando, após uma dica que vi aqui, o qbittorrent. Até é muito bom, leve. Cumpre o que promete.

  38. Avatar de Paulo
    Paulo

    Transmission anda perfeito, simplicidade!

  39. Avatar de Tiago Conceição
    Tiago Conceição

    Podem sempre usar o uTorrent em modo trial para sacar o uTorrent Pro xD
    Eu uso o qbittorrent à um tempo e é bem melhor sem aquelas publicidades da treta!

  40. Avatar de arkan
    arkan

    eu ja nao pago nem a versao plus, imagina se cobrarem. e tem outras alternativas, eu so o uso porque acostumei, mas mudo se nao me agradar.

    desde o Fbrtorrent ao tinytorrent. 🙂

  41. Avatar de Alucard
    Alucard

    Nunca entendi a fidelidade de alguns utilizadores ao utorrent. Existem tantas alternativas, tantos programas que fazem exactamente o mesmo se não melhor.

    Um deles é o Deluge, que não só é grátis como é software livre de código aberto. Adeus utorrent, o que não falta são alternativas.

  42. Avatar de henriques
    henriques

    mas se esses milhoes de users que usam o utorrent mudassem para outro gratis, esse não iriam ter o mesmo problema de financiamento que o utorrent?

    1. Avatar de Alucard
      Alucard

      O problema de financiamento do utorrent chama-se ganância.

      Programas como o Deluge ou o Transmission são projectos open source, feitos por uma comunidade que não espera ganhar nada com isso monetariamente. Quantos mais usarem, melhor, mais gratificante é para quem os desenvolve.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        E está tudo dito.

  43. Avatar de Eric
    Eric

    Deluge, tive problemas com o transmission. E ficarei com este, muito simples e rápido

  44. Avatar de Carlos Taconi
    Carlos Taconi

    Aqui só uso o Qbittorrent, para windows, Linux ou OSX, Licença GNU, o utorrent pode ser dispensado.

  45. Avatar de paulo teles
    paulo teles

    lol pagar pelo utorrent, deve haver por ai algum torrent com a serial… lol

  46. Avatar de RamaLho_88
    RamaLho_88

    Já a um ano que não uso utorrent..pois já há muito deixou de ser o grande programa que era.
    Ando já algum tempo a usar o Deluge e não mexo mais! 🙂

  47. Avatar de Mr. HiTec
    Mr. HiTec

    Ainda bem que existe o BitTorrent… 😉

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      O Bittorent e o utorrent pertencem há mesma empresa.

  48. Avatar de lo
    lo

    Mas porque é que é preciso tanto dinheiro e receitas num cliente de torrents e uma empresa tão preocupada à volta dele? Estes clientes apenas têm de receber e enviar os dados, mais nada certo? Então para quê tantas preocupações com receitas e afins…?

  49. Avatar de joao
    joao

    alguem sabe como desinstalar completamente o utorrent do PC?

    1. Avatar de Raul
      Raul

      Usa o Revo Uninstaller. Eu uso o Revo Uninstaller Pro já há vários anos, para desinstalar qualquer software é o melhor que há, pois também elimina as chaves de registo e resíduos que sempre ficam no disco aquando da normal desinstalação através do Windows.

      Quanto ao μTorrent® uso há muitos anos e nunca tive problemas com malware e publicidade. Tenho o Malwarebytes Pro e um IP FILTER associado ao torrent, quando estou a baixar qualquer coisa, o IP FILTER já filtrou o que vem dos servidores e dos “seeds” e o Malwarebytes bloqueia alguns IP’S maliciosos.
      Quanto à publicidade do Utorrent, a mesma pode ser removida da interface através da definições. Continuarei a usar o Utorrent porque é bastante rápido nos downloads, pois consigo baixar a 10mb/s.

      Para quem quiser remover a publicidade da interface, aqui fica o link.

      http://pt.wikihow.com/Remover-An%C3%BAncios-do-uTorrent

      Quanto à questão do uso de muita memória ou recursos por parte do Utorrent, também não me queixo. Para quem tem esse problema , se for às propriedades do Utorrent, na guia compatibilidade assinalar ” executar este programa como administrador”.

  50. Avatar de Whoknows
    Whoknows

    Só paga quem quer … por exemplo o utorrent para mim ficou parado na versão 2.0.1 e não actualizo

  51. Avatar de JPDayz
    JPDayz

    Não sei como ninguém fala no Tixati, pode não ser tão apelativo, mas é muito configurável na zona dos peers e acho até ser um dos mais rápidos.

  52. Avatar de Fabio
    Fabio

    Nem o uso gratuitamente, quanto mais a pagar. Esse programa já só tem Nome, porque já á alguns anos que há alternativas bastante melhores no mercado.

  53. Avatar de Edexote
    Edexote

    Querem de borla, sem publicidade e a funcionar perfeitamente? Qbittorrent ou Transmission.

  54. Avatar de quim
    quim

    Estou! E já não uso à muito tempo devido ao abuso de publicidade… usem o Transmission, Deluge, Qbittorrent…

  55. Avatar de David Silva
    David Silva

    uTorrent: “A mina de bitcoins não rende ? Vamos por os nossos users a pagar diretamente.”

    Obs: Debater estes temas é tão melhor do que andar à pedrada sobre smartphones…