Tem um iPhone 6 Plus? A Apple troca-lhe a câmara traseira

44 Comentários

O iPhone 6 Plus tem tido uma “vida difícil”. Depois do seu lançamento, foi descoberto que, devido ao seu tamanho, este poderia dobrar, levando a que vários utilizadores se queixassem de forma recorrente.

Mas, mesmo após quase um ano no mercado, ainda existem problemas com este smartphone. Agora surgiu um problema com a câmara fotográfica traseira, o que está a levar a Apple a proceder à sua troca.

iphone_6p_1

Este problema foi descoberto pela Apple, que está a proceder à substituição gratuita da câmara traseira do iPhone 6 Plus em todos os equipamentos de um determinado lote.

O problema descoberto leva a que as fotografias tiradas com o iPhone 6 Plus fiquem ofuscadas e difusas, não tendo a qualidade a que o iPhone nos habituou.

Não existem informações precisas sobre o lote de equipamentos que apresenta este comportamento, mas a Apple criou uma página no seu site onde os utilizadores podem verificar se os seus iPhones têm este problema. Em concreto o problema afecta os modelos vendidos entre Setembro de 2014 e Janeiro de 2015.

Caso se verifique que o problema está presente, a Apple irá proceder à substituição gratuita da câmara iSight, não fazendo a reposição do iPhone 6 Plus por novos.

Todo o processo é explicado na página de suporte da Apple, em que o utilizador pode introduzir o número de série do seu iPhone 6 Plus e verificar se está afectado pelo problema. Para além do suporte oferecido pelas loja Apple, podem também ser usados os representantes oficiais ou os reparadores autorizados.

iphone_6p_2

A duração deste programa de troca da câmara iSight do iPhone 6 Plus é de três anos desde a venda do primeiro equipamento, garantindo assim que os utilizadores tenham bastante tempo para fazerem a substituição da sua, caso estejam abrangidos.

Curiosamente o iPhone 6 não tem este problema, pelo que não está abrangido pelo programa de substituição da câmara iSight.

Se são donos de um iPhone 6 Plus, acedam à página da Apple e verifiquem se o vosso equipamento tem o problema descrito pela Apple e se está abrangido no programa de trocas da câmara iSight.

Caso estejam sigam os passos descritos pela Apple e vão ter a substituição da câmara iSight de forma gratuita.

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de dajosova
    dajosova

    se alguém quiser um 6 de 128GB usado, tenho um para despachar!

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Vendes por quanto?

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Boas… não é meu mas pediram por alto 500€

    2. Avatar de Aristides
      Aristides

      algum motivo para o querer despachar?
      de que valores estamos a falar para venda?

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        O tlm não é meu. apenas está comigo já há uns dias e um amigo pediu-mo para o vender. Era para ficar com ele mas como não sou fã de iPhones…
        Parece-me que o encontraram e usaram-no para pagar um biscate ao meu colega. Perguntei-lhe se era roubado e ele garantiu-me que não e que tinha confirmado se estava na lista negra!
        Por isso ainda nem me dei ao trabalho de anunciá-lo pois só estou a fazer um favor.
        Em privado posso mandar fotos do equipamento. Vejo que já tem marcas de utilização mas está em bom estado no geral. Tem uma capa transparente e uma película. É aquela versão meio dourada. Já o vi ligado e respondia bem mas entretanto ficou sem bateria e está aqui em cima a fazer de pisa-papéis… se quiserem mandem-me email para [meunick no Gmail].
        cumps

        1. Avatar de Zé M. S.
          Zé M. S.

          “Parece-me que o encontraram e usaram-no para pagar um biscate ao meu colega. Perguntei-lhe se era roubado e ele garantiu-me que não e que tinha confirmado se estava na lista negra!”

          Então se encontrares um telefone perdido e a pessoa não reportar a perda quer dizer que não é roubado? Digamos que é no mínimo eticamente reprovável. Não sei como é em Portugal, mas nos EUA isso é considerado roubo. Se fossem pessoas decentes tentavam devolver o telefone ao legitimo dono.
          E maluco quem for comprar esse telefone que se pode transformar num tijolo a qualquer momento, basta o verdadeiro dono se lembrar de o reportar como perdido/roubaddo.

          E tudo isto partindo do pressuposto que de facto não foi roubado, o que já é assumir muito.

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            sim. é pertinente o teu comentário mas já me esclareceram melhor acerca do que sucedeu.

        2. Avatar de Benchmark do iPhone. 6
          Benchmark do iPhone. 6

          Vê se tem bloqueio de activação.
          Presumo que não tem factura de compra e garantia.
          Bastante estranha a história. Pensei que estavas a vender um iPhone 6+ teu.

          https://www.icloud.com/activationlock/

          1. Avatar de dajosova
            dajosova

            O Bloqueio de Ativação está ATIVADO!
            Por isso, vou contactar o meu colega, que pelos vistos pode contactar o real dono. Vou esclarecer primeiro e se não houver nenhum problema aviso aqui!

          2. Avatar de dajosova
            dajosova

            real = antigo dono, salvo erro…

        3. Avatar de Carlos Duarte
          Carlos Duarte

          “está aqui em cima a fazer de pisa-papéis” foi a frase mais coerente que já aqui vi acerca de um iPhone 🙂 hahah

    3. Avatar de ruimgp
      ruimgp

      Não quero tijolos.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        eu tb n ligo nenhuma a iPhones apesar de lhes reconhecer todo o mérito que têm.. simplesmente não me seduzem!

    4. Avatar de migas
      migas

      Não ,obrigado.

  2. Avatar de marco belini
    marco belini

    realmente quando estao prestes a anunciar o outro modelo, conseguiram apresentar tanta coisa boa como má,bom pelo aumento de ecran e por ter OIS,mas depois surgiram tambem varios problemas a nivel do chasis e agora da camera ….

  3. Avatar de rgj
    rgj

    Eu até cheguei a pensar que fosse um “extra”! Sim porque tudo o que a Apple faz é perfeito!…
    Talvez devessem começar a chamar de ifosco em vez de iphone!…

    1. Avatar de silva
      silva

      Queres falar dos telemoveis da samsung???
      Acho que gastava as 5 milhoes de batidas por tecla do teclado e como nao quero ter despesas.

  4. Avatar de rgj
    rgj

    Apple a garantir a satisfação do cliente…

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      loooooooooool, essa é para rir, deve ser uma satisfação dar 900€ por um telemóvel e a câmara não estar boa.

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        haaahahahah 🙂

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É o costume, vendem as coisas a preço do ouro, mas o controlo de qualidade é péssimo. Quando se paga 1000€ por um smartphone, o mesmo não deveria ter componentes defeituosos de fábrica. A Apple tem bastante dinheiro para implementar controlos de qualidade rigorosos, mas assim poupa esse e mete ao bolso. É preciso pagar os luxos do Tim Cook e de outros tantos em Cupertino.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Mas pelo menos REPARAM ou TROCAM sem custos para o cliente. Isso vale MUITO.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Se tivessem cuidado, nem era preciso trocar… As desculpas não se pedem, evitam-se.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          e quem é que te diz que não tiveram cuidado!? A falha do componente, fabricado por outrem, podia muito bem nem ser possível detectar na série afectada por controlo de qualidade dentro do exigido.
          Podemos recordar que a Apple recusou uma fornada de componentes para o Apple Watch por ter detectado defeitos, e já houve outros casos com o iPhone em que recusou aparelhos por não terem sido construídos dentro da sua exigência de acabamento.
          Problemas podem sempre surgir pois nada é perfeito. Exigir perfeição em todo e qualquer aparelho numa linha de produção é que não é razoável.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Não comprem componentes dos 300… querem poupar em tudo, pela ganância do lucro, bem podiam gastar mais em componentes de melhor qualidade.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            componentes dos 300? Não inventes. A câmera do iPhone é uma das melhores no mercado

      2. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Não vale nada, pura obrigação legal, comum a todas as marcas.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          em lado nenhum existe a obrigação legal de garantir a substituição gratuita do componente durante 3 anos.

    2. Avatar de Wistfultale
      Wistfultale

      É pá… Eu até tinha dúvidas até hoje… Mas depois de ler o comentário tiro mesmo a conclusão que tu tens é inveja.

    3. Avatar de Zaark
      Zaark

      Que os iPhones são dispositivos caros (quase) todos concordamos. O resto já é típica conversa de café e treinadores de bancada.

  6. Avatar de Prim
    Prim

    É por isso que a Apple é fantástica, repara os equipamentos com defeito, as outras não fazem isso (vide garantia) 😀

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É por isso é que a Apple vende como vende, tem tanta gente parva a comprar. Só alguém parvo é que bate palmas a equipamentos com defeitos. O Iphone 6 no dia em que saiu em Portugal já tinha 4 programas de trocas diferentes, para avarias admitidas pela Apple. Se houvesse mais preocupação na conceção e controlo de qualidade, evitavam-se esses problemas. Os clientes pagam o suficiente para poderem ter mais cuidados. Queria ver se a Lamborghini vendia muito, se alguém comprasse um automóvel deles e tivesse que passar a vida no concessinário para trocar peças.

    2. Avatar de marco belini
      marco belini

      as outras nao fazem??deves andar com muito azar,de todas as vezes que precisei de utilizar a garantia de marcas smp me trocaram tudo e repararam,ate te posso dizer que uma vez deixei cair um telemovel da nokia partiu o visor e a nokia reparou me o telemovel completamente a borla,mesmo a culpa sendo minha.por isso nao vas por ai.

      1. Avatar de tiago
        tiago

        certo mas eles avisam que tem defeito e quem tiver a camara com defeito(mesmo que n notes, pelo menos o meu terá defeito e nao noto) eles trocam

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Eles apenas trocam se/quando notares o problema.
          Como é que sabes que o teu tem defeito? Verificaste o número de série?

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          A Apple troca (apenas a máquina fotográfica) – se o iPhone for dessa série – e se as fotos tiverem defeito.

          P.S. Porque é que iria trocar se não há qualquer defeito? O defeito traduz-se em fotos como a da imagem, desfocadas, faça-se o que se fizer (não é sair uma foto desfocada de vez em quando que isso calha a todos)

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            .. “como a da imagem” – faltou o link 🙂

            Dá perfeitamente para perceber que quem só tirava fotografias destas há muito tempo que já contactou a Apple e já fez a troca. O “programa” a que se refere o post é mais para tranquailizar – “se lhe acontecer trocamos” … mas dado o tempo decorrido, a quem não aconteceu, já não acontece.

            https://macmagazine.com.br/wp-content/uploads/2015/08/22-foto-borrada.jpg

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Isso era quando as pessoas davam 500€+ por um Nokia…

        Agora? Vendem telemóveis de 100€, vais ver se te trocam o visor do “Micronokia”…

    3. Avatar de Kruskal
      Kruskal

      Para os mais “lentos”, estava a ser irónico, perante os comentários existentes.

  7. Avatar de Nicetry
    Nicetry

    porque é que estão a fazer um artigo a tentar favorecer a apple quando: 1ro todos os iphones 6 ainda estao dentro da garantia e uma vez que isto e um problema de fabrico eles sao obrigados a reparar o telemovel de qualquer maneira, ou seja ninguem está a fazer favor nenhum a ninguem. 2ndo se isto so agora se detectou quer dizer que deve ser um problema dos batches novos ou seja ainda devem ter garantia ate ao proximo ano.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Se fosse só para as pessoas usarem a garantia então a Apple não precisava de dizer nada, nem aumentar o período de garantia sobre o componente para 3 anos, sendo que as garantias legais não ultrapassam 2 anos e em muitos países não vão além de 1 ano.
      E não é um problema em lotes novos de produção, é em lotes que foram vendidos entre Setembro 2014 e Janeiro de 2015 – não significa que sejam todos os aparelhos vendidos nessa altura.

  8. Avatar de David.pt
    David.pt

    Com o preço que eles cobram acho bem que troquem. Como o hardware não vale nem 50% do custo de venda, só lhes fica bem.

  9. Avatar de Francisco
    Francisco

    Supostamente o meu está dentro dos números de série elegíveis para a troca da câmera, porém nunca verifiquei esse problema no meu iPhone 6+, claro que as vezes as fotos saem desfocadas. Mas penso ser das circunstâncias.
    Tal só me acontece em ambientes com pouca luz, nomeadamente a noite. E não é sempre. Portanto, penso que a minha unidade não tem defeito.

  10. Avatar de Jorge Freitas
    Jorge Freitas

    Boas.

    Tenho um Iphone 6 plus 128Gg branco para venda. Comprado em 30OUT2014. Apresento fatura.