Dica fantástica para Firefox 3.6 – Activar Visual Tab Switcher

136 Comentários

Depois de um inicio de dia atribulado no site,  devido a problemas alheios ao pplware, é altura de brindarmos os nossos utilizadores com um pequeno truque para o firefox. Depois de ontem a Mozilla ter anunciado a versão 3.6 do Firefox, hoje é dia de vos apresentar um pequeno truque, sem a necessidade de instalar qualquer software adicional.

E que tal termos um Tab Swicther no nosso Firefox, como acontece no Windows?

ffox

O processo de activar o Visual Tab switcher é muito simples. Para tal, basta seguir os seguintes 3 passos:

Passo1 – Vamos a barra de endereços e escrevemos about:config e depois ENTER

ffox_2

ffox_3

Passo2 – Na barra de filtros escrevemos  browser.ctrlTab.previews

ffox_4
Passo 3 –
Botão do lado direito do rato e fazemos toggle, para mudar o value para true

ffox_5

E está feito. Depois de fechada a janela, dentro do firefox experimentem carregar nas teclas CTRL+TAB

ffox_6

Bom fim de semana.

Partilhar:
Tags:

Comentários

136

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis Leite
    Luis Leite

    Mais um excelente post 😀
    Já realizei isso aqui no meu firefox, simplesmente brutal.
    Obrigado pedro!
    Cumprimentos

  2. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Espetacular!

    É das coisas que mais procurava no Firefox e nunca encontrava um addon de jeito para o fazer..!

    Obrigado pela dica, veio mesmo a calhar!

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sim, realmente é uma grande ajuda para a navegação no Firefox.

      Grande dica…

  3. Avatar de joao

    Isso já funciona de origem no meu 3.5. Nem precisei de lhe fazer nada :S

  4. Avatar de sandrosfc
    sandrosfc

    mas só funciona no Windows Vista/7 não é? Aqui no XP não aconteceu nada 🙁

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Já estás com o Firefox 3.6?

      1. Avatar de AJ
        AJ

        Sim, no XP com a versão 3.6 não funciona.

        1. Avatar de sandrosfc
          sandrosfc

          vlw AJ,tenho que atualizar aqui mesmo hehe e desculpe-me o doble post..

      2. Avatar de sandrosfc
        sandrosfc

        sim,com o 3.6

    2. Avatar de ACosta
      ACosta

      Eu tenho o Windows XP – SP3 e funciona tudo direitinho!
      😉

    3. Avatar de Artur
      Artur

      No meu XP funciona!

      1. Avatar de sandrosfc
        sandrosfc

        Realmente funcionou,tive que reiniciar! agora sim,ta show! 🙂

      2. Avatar de sandrosfc
        sandrosfc

        Realmente funcionou,tive que reiniciar o Firefox! agora sim,ta show! 🙂

    4. Avatar de Gleisson
      Gleisson

      Você tem de abrir mais de 3 abas ao mesmo tempo, só assim funciona. Pelo menos no XP é assim! 🙂

  5. Avatar de lf
  6. Avatar de Pedro Pinto

    Tenho um desafio lançado no facebook, Twitter e IRC
    Quem nunca comentou no pplware? Esta é a hora !!!! Vamos oferecer uma t-shirt a quem comentar este artigo: Dica fantástica para Firefox 3.6 – Activar Visual Tab Switcher – https://pplware.sitedev.pt/2010/01/22/dica-fantastica-para-firefox-3-6-activar-visual-tab-switcher/

    Vai ser escolhido um numero aleatório (com base no euromilhões, depois de aplicada uma formula) e a quem pertencer o comentário com aquele numero ganha uma t-shirt PPLWARE…BORA LA PARTICIPAR !

    1. Avatar de rsl
      rsl

      Agora que falas no euromilhões, dei por ela que me esqueci de jogar! 🙁
      Lá terei que continuar a trabalhar!
      Abraço e bom fim-de-semana.

  7. Avatar de Miguel Ferreira

    ouvi falar de uma t-shit pra quem comentasse? lol

  8. Avatar de tnrs
    tnrs

    Grande dica!
    5estrelas…
    “Simplesmente brutal.” XD

    Cumprimentos

  9. Avatar de nuno-mc
    nuno-mc

    Essa T-shirt pode ser minha não é? 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Claro, se fores um homem com sorte so tens de escolher a cor e tamanho 🙂

  10. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Olá Pessoal
    Mais uma dica muito boa.

    parabéns Pedro

  11. Avatar de Daniel Ramos
    Daniel Ramos

    Ora vamos la.. pode ser que saia..

    Pessoalmente nao gosto mto de FF.. Mas este plugin sempre e melhor q o funcionamento nativo dele! =)

  12. Avatar de André Oliveira
    André Oliveira

    Muito fixe, já está a funcionar!

  13. Avatar de ClaudiuH
    ClaudiuH

    No meu caso só funciona se tiver três ou mais separadores abertos.

    1. Avatar de R3volution
      R3volution

      confirmo, só a partir de 3 separadores funciona cmg tb

  14. Avatar de Bruno lages
    Bruno lages

    Eu bem queria falar do post,porque é interessante…

    mas gostava que me saísse a t-shirt!!lol

    Agora sem brincadeiras…continua!

    1. Avatar de David Soares
      David Soares

      És muito fino…

    2. Avatar de Noémio Dória
      Noémio Dória

      Pois pois

    3. Avatar de mokoto

      Nepia só pensas no materialismo es sempre o mesmo…

      No que toca ao tema, acho interessante esta dica pois pode facilitar muito a vida de muita boa gente.

      ps: XL 🙂

  15. Avatar de Coises e t-shirt
    Coises e t-shirt

    uma ti-sherte… fosga-se…

  16. Avatar de Zé X Chico
    Zé X Chico

    Mas quem é que não conhecia isto no Firefox? Já o utilizo aos anos e sempre tive isso disponível. Se queria mudar de separador era só ctrl+tab, em que a única diferença para o windows é usar-se o control em vez do alt! Mas sempre sempre fica a nota para quem não sabe. Mas isso já é bem antigo…

    1. Avatar de Nuno Jorge
      Nuno Jorge

      Ainda bem que “aos anos” já tens o preview…

    2. Avatar de r0cki
      r0cki

      Ó Zé… E leres com atenção? 🙂

  17. Avatar de Maybrick
    Maybrick

    Muito bom!!

    Mais uma grande dica.

    Obrigado

  18. Avatar de la_marca
    la_marca

    Isto de poder mover os tabs é fixe, mas é um stress quando puxas o tab pra fora da janela sem querer e plim abre mais uma janela do firefox.. bahhh

  19. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Muito bom!! Da sempre jeito àqueles que como eu que abrem 15000 separadores para surfar.

    Muito obrigado

    P.S.: Até eu gostava de rebecer a t-shirt 😉

  20. Avatar de Hugo Gomes

    Bom post, vai dar bastante jeito continua o bom trabalho.

  21. Avatar de neox
    neox

    já cá canta. obrigado e continuem sempre.

  22. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Só funciona no Windows 7? Não consegui ver a diferença, uso o XP… 😐

  23. Avatar de Filipe Matos
    Filipe Matos

    É uma boa ideia porque assim conseguimos ver as tabs que estamos a passar em vez de irmos navegando por elas uma a uma com o ctrl+tab normal. ora vamos lá experimentar…

  24. Avatar de LMSS
    LMSS

    Boa dica 🙂

    Uma t-shirt e que tal se for uma de manga comprida e tal xD

    Assim fazia publicidade ao Pplware todas as sextas-feiras 😀

  25. Avatar de zylor
    zylor

    Simplesmente lindoooo!
    Já experimentei e digo-vos!
    Firefox 4 ever ehehehe

  26. Avatar de LMSS
    LMSS

    E já que não fosse pedir muito podias escolher a cor 😛

  27. Avatar de Daniel
    Daniel

    Uma dica fantástica para o Firefox. Já uso, e estou satisfeito desconhecia por completo. Mais uma vez o PPLWARE a dar ar fresco a tudo isto! Continuem.

  28. Avatar de Machadix
    Machadix

    não havia o add-on qq que fazia isto?

  29. Avatar de PedroT
    PedroT

    No xp isto funciona, acabei agora mesmo de testar 😀 e por acaso dá um jeitão enorme! Obrigado, mais uma vez, pela dica 😉

  30. Avatar de Leitão
    Leitão

    ora ouvi falar de uma promoção para t-shirt’s…
    o k é preciso fazer??? 😛
    lol…

    Abraço pessoal.

  31. Avatar de sombra
    sombra

    Aqui não funcionou!
    (Win7 32bit + ff3.6)

  32. Avatar de Marisa Pinto

    E se se clicar em “Mostrar os “x” Separadores”, ele fica fixo 🙂

    Excelente artigo Pedro, uma vez mais, como já nos habituaste 😛

  33. Avatar de claudiomcsilva
    claudiomcsilva

    Boa dica, Pinto, por acaso não conhecia.
    Mas só funciona quando tiver 3 tabs abertos. Fiz e estava a tentar com 2 e nada, abriu mais um e já dá.

  34. Avatar de JJ
    JJ

    Olha, fui desafiado no FB e aqui estou… sou sincero, não uso o firefox, mas no Google Chrome o CTRL+Tab faz isso (tenho o XP) 🙂

    Venha de lá o numero do euromilhões e a t-shirt!

  35. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    isto é windows only?

    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boa pergunta, ainda não experimentei no Linux. Experimenta aí Guilherme e diz alguma coisa. Até já

  36. Avatar de Helder

    Vitor, n percebi a relação do comentario, a T-shirt e o Twitter, mas cá estou eu para a ganhar! 🙂
    Ah, e já agora! Muito boa dica 😀

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso é com o Pinto 😀 ele promete eu tenho que enviar 😀 ele está a fazer uma acção que ainda não sei ao certo. Estou agora a inteirar-me da coisa 😉

  37. Avatar de Kaian
    Kaian

    Valeu !!
    Funcionou perfeitamente 😀

  38. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Não sei porquê mas no meu firefox a dica não funciona. Tenho a versão 3.6, até já reinstalei o FF mas, infelizmente não posso ver o resultado da dica.
    Não me preocupo em demasia porque o meu browser de eleição é o Google Chrome.
    Abraço a todos e venha lá a t-shirt cá para os lados do Alentejo

  39. Avatar de Giga-Byte
    Giga-Byte

    Tenho o Win 7 e o 3.6 e num funcionou aqui 🙁

  40. Avatar de CFERNADES
    CFERNADES

    eu tb quero uma t-shirt

  41. Avatar de Akira
    Akira

    Ah, eu quero a camisa…

  42. Avatar de Timi
    Timi

    Windows 7 aqui e só funcionou à segunda xD

  43. Avatar de foxval
    foxval

    XL para mim, ssf. Obrigado

  44. Avatar de Jorge Reis
    Jorge Reis

    Venha de lá a camisola! eheh
    Acompanho há algum tempo o vosso trabalho, mt bom mesmo! 😉
    parabéns e sobretudo obrigado!

    1. Avatar de Anderson
      Anderson

      Aqui no Windows XP SP3 funcionou diretinho…
      e como já foi dito ae encima, só funciona com 3 ou mais separadores/abas abertas!

  45. Avatar de Hugo Cura

    Fantástico! Mas que funcionalidade fenomenal!
    As vezes que eu pensei nisto!! 😀
    Obrigado Pinto!

    Ainda não tenho a 3.6 e funcionou na mesma (sem aparecer o preview das tabs).
    O shift+tab funciona igualmente bem

  46. Avatar de pedro miguel
    pedro miguel

    lool…

    tantos comentários so pra ganhar a t-shirt….

    hehehehehe

  47. Avatar de António Fortunato

    Sem duvida uma grande dica e com muita utilidade.
    Com este artigo acabei por googlar e um bocado e encontrei duas aplicações muito interessantes, uma delas é o FoxTab esta é uma forma mais avançado deste artigo e Yoono que engloba a maior parte das redes sociais no teu Browser Incluindo Facebook, Messenger, Linkedin, entre outro.
    Ficam os referentes link’s dos addons para firefox:
    http://www.foxtab.com/gettingstarted/
    https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/1833

    Obrigado, pelo Artigo

  48. Avatar de Frigo
    Frigo

    Eu queria era ver-me livre da porcaria dos ícones na barra dos bookmarks. e não estou a dar com isto.

    o meu querido iFox Theme não é compatível com o 3.6

    estou aqui estou no chrome que é por causa das tosses.

  49. Avatar de Nuno A.
    Nuno A.

    Eu quero a T-Shirt! 😀

  50. Avatar de Pedro Pinto

    E o euro milhões acabou de sair !!! Vamos ter de estudar a formula para atribuição da t-shirt. Vamos ver se chegamos aos 100 comentários !!!

  51. Avatar de Ricardo Tavares
    Ricardo Tavares

    Muito boa !!!

  52. Avatar de Artur
    Artur

    Excelente dica! Venham mais destas!

  53. Avatar de José Teixeira
    José Teixeira

    Boa ideia essa de ganhar uma t-shirt…

    Firefox é tipo o slogan de uma marca de detergente de roupas!

    “Eu uso e nunca me preocupo” 🙂

    Só tenho uma coisa a dizer sobre esta nova versão, não faz o mesmo que os outros browsers aplicando cada tab a uma miniatura na barra do windows 7, acompanhei os betas e havia alguns que faziam mas depois deixou de existir essa funcionalidade, é pena!

  54. Avatar de FatGiant

    Eu já sou diferente, se me sair a T-Shirt peço ao PPLWare que a doem a uma Associação que a mande para o Haiti. A mim ia ser mais uma, a eles pode ser a única. E se a única for do PPLware, fica mesmo a calhar…

    Abraços.

  55. Avatar de CruzeS
    CruzeS

    bom post! excelente dica… esta era uma das coisas que procurava… afinal até era simples…
    obrigado…

    continuação de bom trabalho… 😉

  56. Avatar de softclean

    Ainda não percebi porque é que a uns funciona, e a outros não… Tenho o Vista, com FF 3.5, e não funciona…

    Porque será? Tenho o Aero activado no meu sistema, não vejo porque não tenho direito ao efeito do tabswitcher :'(

    1. Avatar de softclean

      Afinal já funciona, era para o 3.6 😀 Mas acho que ainda prefiro o método tradicional.

  57. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Em linux funciona agora fixe era fazer o “ring” do compiz

  58. Avatar de XPLOSiON
    XPLOSiON

    Boa dica, a funcionar 5*****!
    Também quero uma T-Shirt! =P

    Cumps

  59. Avatar de angelo matos
    angelo matos

    muito boa dica:) já agora, não sei se me conseguem ajudar, eu tenho o windows 7 e o firefox 3.6, instalei um plugin chamado smartbookmarks bar, que faz com que os ícones da barra de marcadores fiquem mais pequenos de forma a podermos ver mais ícones, o que acontece é que nem sempre o plugin funciona, umas vezes os ícones estão normais outras estão pequenos. alguém com o mesmo problema?

  60. Avatar de Ricardo Antunes
    Ricardo Antunes

    Tiii shirt
    lol

  61. Avatar de Miguel Ferreira

    Bom, só agora é que me deu para testar… e, não funciona, o CTRL + TAB alterna entre tabs mas prever nada….

  62. Avatar de Bruno Carrulo
    Bruno Carrulo

    Firefox sem dúvida a anos luz do IE. Pelo menos a alemanha e a frança não desaconselham o seu uso 😀

  63. Avatar de JGomes

    lindo, desconhecia dessa funcionalidade nativa no firefox

  64. Avatar de RCS
    RCS

    Para quem não consegue ver as previews:

    Só aparece quando se tem mais do que 2 tabs abertas.

    1. Avatar de Miguel Ferreira

      tb quero a tshirt….

      mas eu testei com 2,3,4 tabs e nada.. faz switch e nada de preview

  65. Avatar de mutsa
    mutsa

    Também funciona no Ubuntu?
    Não consigo testar, uma vez que ainda estou à luta com a actualização para o 3.6

  66. Avatar de Tipsy
    Tipsy

    grande dica.

    5* mesmo

  67. Avatar de downv
    downv

    quero a t-shirt
    xD

  68. Avatar de zp
    zp

    …gostava era que já funcionasse a mudança de tabs na taskbar do W7, à imagem do que acontece no IE e Firefox 3.7

  69. Avatar de jrdm
    jrdm

    Não uso FF, mas gostava de ganhar a T-Shirt.

  70. Avatar de JPereke
    JPereke

    para aqui o tamanho L é bem-vindo, para fazer publicidade na Madeira. LOL

  71. Avatar de PCustodio
    PCustodio

    Excelente ideia! Dá sempre jeito 🙂

  72. Avatar de Dalmo
    Dalmo

    para não terem o trabalho de despachar para o Brasil, podem me mandar a passagem que vou aí buscar a camiseta…

    1. Avatar de foxval
      foxval

      Ida e volta de preferência…

  73. Avatar de Wilson Silva
    Wilson Silva

    É suposto aparecer a pré visualização das tabs? No meu PC não aparece. Tou a utilizar o Windows 7 e o Firefox 3.6

  74. Avatar de João Campos
    João Campos

    Preciso mesmo dessa t-shirt, ando de tronco nu 🙁

  75. Avatar de Ivo Mota
    Ivo Mota

    Uma boa dica sem dúvida!

    Ps: ia ser fixe andar com a t-shirt na faculdade!!

  76. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    Mais uma vez, é só no Windows 7?

  77. Avatar de sandrosfc
    sandrosfc

    Galera,estou no XP,e pelo que vi,só funciona a partir de 3 abas! testem ae,flw.

  78. Avatar de djStormy
    djStormy

    Tamanho L pra mim sff.
    Fã de Firefox, uso e abuso, dos extras. 😉

  79. Avatar de Miguel Jeri

    Boa dica! Experimentei mas já devo estar habituado ao esquema habitual, mantive como antes.

    Outra dica: se forem ao

    browser.allTab.previews

    E fizerem Toggle têm as previews acessíveis através de um botãozinho no extremo direito da barra das tabs.

    Abraços

  80. Avatar de HachiRoku

    boas

    que eu me lembre sempre usei este atalho, ja no FF 2

  81. Avatar de Lynx
    Lynx

    Alguém falou em T-shirts!?
    Venha isso, hehehe 😀

  82. Avatar de Reflect

    Firefox rox.
    Se me derem a t-shirt, prometo usá-la num concerto! 😀

  83. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Brutal, esta dica! Dá um look espectacular ao meu firefox!

  84. Avatar de joao
    joao

    Só falta msm um firefox mais rápido e a consumir menos.

  85. Avatar de Carlão
    Carlão

    Pois, parece boa ideia, mas aqui não consigo que funcione…paciência!
    Saúde para todos

  86. Avatar de Eu
    Eu

    isto é mel minha abelhinha 😀

    vai dar um jeitasso,

    obrigado

  87. Avatar de Anti-PC
    Anti-PC

    O ctrl + tab já funcionava mas assim é mais bonito… 🙂

  88. Avatar de Riitz
    Riitz

    Querem um Tab para o firefox?

    Não vão arranjar melhor que o FoxTab

    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/8879

    GL n’ HF

  89. Avatar de Flávio
    Flávio

    O Foxtab pode ser bom, mas este visual tab switcher não lhe fica atrás 🙂

    Útil e bem giro o método de mudar de tab

  90. Avatar de nimas
    nimas

    Boa dica!
    Aqui ao principio tb nao funcionava mas dps de andar a experimentar acho que o problema ta em ter de se fazer ctrl-tab com mais do que 3 abas ja carregadas.
    Testado no vista e windows 7 (32bits).
    Abraços

  91. Avatar de Solrac
    Solrac

    Hello,

    Para quem tem Mac utilizem as teclas Ctrl+Shift+TAB.

  92. Avatar de tcharles
    tcharles

    Boa dica!

    Pplware sempre na linha da frente…

    Cumps,

  93. Avatar de Ric_FM
    Ric_FM

    Excelente post. Venha daí a t-shirt… lol

    cumps

  94. Avatar de oubelhanegra

    Como já alguém disse anteriormente, era isto mesmo que faltava para poder navegar entre os muitos tabs que tenho sempre abertos. Parabéns pela dica.

    Já agora venha de lá essa t-shirt 🙂

  95. Avatar de Bruno Amaro

    Boa dica 🙂
    Vai ser este o post recordista de comentarios eheh

  96. Avatar de Bruno

    Realmente é bacana, mas eu não vejo grande utilidade nisso.
    Prefiro plugins como o Google Redesigned, Download StatusBar…

  97. Avatar de gmf1000i

    Excelente dica, mas aqui vai mais uma para quem utiliza o Windows 7.

    Windows 7 taskbar previews of all tabs.

    If you are using Windows 7, you can go to about:config and set browser.taskbar.previews.enable to true. Now, the Windows 7 taskbar will have a preview for each tab, rather than just one for each Firefox window.

    http://www.noticiasdas8.blogspot.com
    http://www.gustavofernandes.net

    1. Avatar de José Teixeira
      José Teixeira

      Excelente dica 🙂

  98. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    As versões anteriores do Firefox, como é o caso da minha, vêm com esta opção no about: mas nao faz anda. Ainda tenho de actualizar o FF ^^

  99. Avatar de Paranoiasnfm
  100. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    A minha t-shirt??!?!? 😀

  101. Avatar de delaorden

    Ok Pinto, nice tip. Send me the t-shirt preferencially by the US Mail…. thks !

  102. Avatar de Penteado23
    Penteado23

    A dica é excelente, funciona por estes lados

    Já estou de tronco nu, é minha 😀

  103. Avatar de Pedro Pinto

    Caros,

    Quanto a oferta da camisola PPLWARE, os comentários a contarem para a ‘eleição’ serão os realizados até amanha as 23h59.
    O comentário vencedor corresponderá ao número fornecido pelo seguinte serviço: http://www.random.org/

    Pedro Pinto

  104. Avatar de kcir
    kcir

    Existe um addon que se chama FoxTab, faz isso e muito mais.

    Experimentem muito bom.

    kcir

    1. Avatar de XPLOSiON
      XPLOSiON

      Vou testar esse addon, obrigado pela sugestão!

      Cumps [[]]

  105. Avatar de Alexandre Silva
    Alexandre Silva

    Venha daí essa t-shirt 🙂

  106. Avatar de Geonauta
    Geonauta

    Isto é o que se chama um post útil!

    Ainda há pouco tempo andei a instalar extras no firefox por causa disto, e de repente consulto o pplware e pimba… dica fantástica pra quem como eu usa dezenas de separadores abertos ao mesmo tempo!

  107. Avatar de Miguel Cabral
    Miguel Cabral

    Só é pena é não fazer preview como no windows 7. Podia passar para a frente o separador que está a ser apontado pelo rato.
    É só uma apreciação…

  108. Avatar de Versuri

    Ativar as Miniaturas das Abas Abertas no Firefox (Ctrl+Tab)

    http://goo.gl/sxlt

    Versuri

  109. Avatar de André D3S
    André D3S

    Muito Bom, mas o addon FoxTab é bem melhor…