Sistema de autodiagnóstico permite controlar carros via Msg

13 Comentários

A tecnologia está presente em todas as áreas. Apesar de no segmento automóvel se começar agora a ouvir falar muito em sistemas informáticos inovadores, a verdade é que grande parte dos veículos já possuem alguns sistemas inteligentes, como é o caso do sistema de autodiagnóstico (On-board diagnostics).

Uma descoberta recente vem agora mostrar que os veículos que tenham um sistema informático de autodiagnóstico podem ser “atacados” remotamente usando uma simples mensagem.

corvette-text-message-attack


Recentemente um conjunto de investigadores da Universidade de São Diego, na Califórnia, descobriu que é possível controlar remotamente os veículos que possuam um sistema On Board Diagnosis-II, mais conhecido como OBD-2 (Já conhece o Torque para Android?). Através deste sistema, também designado como unidade ECU do automóvel, é possível, por exemplo, obter em tempo real dados como:

  • temperatura do motor
  • emissões de CO2
  • rotações do motor
  • consumos de combustível instantâneos
  • médias de consumo de combustível
  • temperatura do ar de admissão
  • …entre outros.
IMG_1180-1024x728
Dongle OBD2

Através dessa interface os investigadores mostraram que é possível controlar alguns componentes do carro, com por exemplo os pára-brisas e accionar o sistema de travagem usando uma simples mensagem.

Obviamente que o problema aqui é usarem-se Dongles OBD2 “maliciosas”, com suporte para tecnologia Wifi ou bluetooth que permitam aos atacantes o acesso aos veículos remotamente. Os investigadores revelaram também que há muitos carros que usam estas interfaces, especialmente em Espanha (conclusão tirada via ferramenta online Shodan), onde o acesso à informação das mesmas é fácil.

VIA: Wired

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alex
    Alex

    e agora os carros tem um sistema GSM inbutido…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Até poderia, se o OBD2 tivesse suporte para GMS. Mas neste caso nem é preciso, é apenas via wireless ou usando o tradicional bluetooth.

      1. Avatar de Arlindo
        Arlindo

        Pedro Pinto, para quando um Post sobre como mudar a Localização predefinida de armazenamento da APP Store do Windows 10, para não encher o disco onde está o SO?

        Cumps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Bom assunto. Vou investigar

      2. Avatar de Alex
        Alex

        Que saiba isto é “normal” para poder fazer o diagnóstico do carro… Simplesmente quando a pessoa sai do carro desliga o adaptador obd2 to Bluetooth…

  2. Avatar de Diogo Aleixo
    Diogo Aleixo

    Quem me dera que isso fosse verdade. Um sistema para controlar a centralina do meu carro e diagnosticar custa perto de 1000€ . O que eles fazem aí é enviar comandos para a can e a centralina responde.

    Acredito que consigam fazer isso, mas depende do fabricante do carro.

    De qualquer maneira. Grande vulnerabilidade.

    1. Avatar de Alex
      Alex

      EBay it…. Obd2 Bluetooth… Não precisa de milhares de euros.. Apenas uns 5

  3. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Vai haver por ai muito carro a “berrar” por causa nos próximos dias por causa deste tópico. lool

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      *nos próximos dias por causa deste tópico.

  4. Avatar de marco Chapita
    marco Chapita

    eu uso no meu e46 o torque para ler e apagar erros,pena que nao de para mexer mais um bocadinho no carro,como dizem aqui so serve mesmo para enviar um comando para apagar erros e a centralina apenas faz isso e transmite alguns dados de resto nao consigo fazer mais nada com o torque.

  5. Avatar de Realista
    Realista

    No windows Phone tem a app car dash que liga o odb ao windows Phone… Não é só para Android.

  6. Avatar de Frederico
    Frederico

    Lá diz o ditado que quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto!
    O artigo original refere-se apenas e só a um tipo de dongle que tem ligação por rede GSM e da marca Mobile Devices.
    Em lado algum é referido wi-fi ou bluetooth, que são na realidade os dongles que se usam com o torque e apps similares.

  7. Avatar de CBRTricolor
    CBRTricolor

    Já usei em vários carros um OBDII Reader a única coisa que está mal na noticia é que para tal funcionar o carro tem de ter a chaves lá e a ignição virada., caso contrário o OBD Reader não obtém corrente..

    E claro está que maior parte dos carros a ficha está no habitáculo ( ou junto do motor) e para tal alguém tem de lá ligar o leitor/transmissor…