Moto G (2015) – Unboxing e primeiras impressões

28 Comentários

Era um modelo muito esperado, traz excelentes referências de berço, as gerações anteriores foram polindo o que de menos bom era apontado e deste espera-se uma máquina de puro combate na frente da popularidade, quer em desempenho quer em preço.

A Motorola já nos habituou a uma interface e limpa, equipada pela casa mãe, a Google, e passo-a-passo coloca os melhores componentes aliados a um design subtil mas elegante. Hoje retirámos da caixa o Moto G de 3ª geração que traz um traje preto.

pplware_unboxing_motog00


Depois da Motorola lançar a nova linha de smartphone, na semana passada, a curiosidade agudizou-se nalguns modelos, o Moto G foi, provavelmente, aquele que mais atenções despertou. O Novo Atalho fez-nos chegar às mãos um exemplar para percebermos se este será ou não o smartphone mais equilibrado do mercado no que toca ao aspecto, funcionalidades, preço e qualidade dos materiais.

http://videos.sapo.pt/y5zPEUhUvLdePq1z1amQ

 

Características

Estrutura:

Dimensões: 142.1 x 72.4 x 11.6 mm (5.59 x 2.85 x 0.46 in)

Peso: 155 g

Slots:
Sim: Micro-SIM
Micro SD: Sim até 32 GB

Certificados: IPX7 – resistente à água até um metro de profundidade durante 30 minutos

Ecrã:

Tamanho: 5 polegadas
Tipo: LCD IPS,capacitivo multi-toque, 16M cores,
Resolução: 720 x 1280 pixels (~294 ppi pixel de densidade
Protecção: Corning Gorilla Glass 3

Sistema operativo:

SO: Android OS, v5.1.1 (Lollipop)

Processador:

Chipset: Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410 CPU Quad-core 1.4 GHz Cortex-A53
GPU: Adreno 306

Memória

Ram: 1GB memória Ram

Armazenamento

Armazenamento interno: 8GB e 16 GB
Slot microSD: Até 32 GB

Câmara:

Principal: 13 MP, 4128 x 3096 pixels, autofocus, dual-LED (dual tone) flash Features Geo-tagging, touch focus, detecção de rostos, panorama, auto-HDR Video 1080p@30fps, HDR
Secundária: 5 MP, auto-HDR

Som:

Alertas por vibração: Sim
Formatos áudio: MP3, WAV

Sensores

Sensor de luz ambiente, acelerómetro, sensor de proximidade
GPS: Sim, A-GPS, GLONASS, Beidou
WLAN: Wi-Fi 802.11 b/g/n
Bluetooth: Sim, v4.0
Redes: GSM / CDMA / HSPA / LTE

Bateria

Removível: Não
Tipo: Li-Ion de 2470 mAh

Processador:

O processador escolhido foi o Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410. Equilibrado, longe de problemas relacionados com o exagerado aquecimento e que tem um desempenho muito fluído. A bateria também tem um benefício claro com este chip, segundo a Qualcomm. Digamos que é um processador que não compromete e oferece recursos modernos.

pplware_unboxing_motog01

 

Design e Ecrã

O design é muito elegante sem ser exuberante ou com aspectos berrantes. Não podemos dizer que se destaca dos anteriores, porque de facto não é verdade, a linha é exactamente como nos anteriores, embora a tampa traseira tenha um padrão novo, mas é discreto, bonito.

pplware_unboxing_motog03

O ecrã, como já foi apresentado nas características, é de 5 polegadas, vem com protecção Corning Gorilla Glass 3, tem ângulos de visão decentes e não detectámos nesta primeira abordagem, qualquer problema em termos de legibilidade ao ar livre sob luz solar intensa. O que para andar com ele nestas férias é excelente!

pplware_unboxing_motog02

 

Memória e SIM

A memória interna de 8 GB não é de pasmar, é verdade, mas o facto de ter suporte para cartões micro SD até 32 GB já ajuda. Dizemos isto porque apostamos que as fotografias vão facilmente “rebentar” com o espaço disponível, acredite, esta máquina para tirar fotos é muito interessante.

pplware_unboxing_motog04

Quanto ao SIM, é um Micro SIM e há uma versão, que não esta, que é Dual SIM. Esta, como podemos ver na imagem em cima, é apenas de um cartão da operadora e ao lado o Micro SD para aumentar o espaço de armazenamento.

 

Câmara

Aqui foi onde de facto esta nova geração deu um grande salto. Agora com 13MP e com as lentes melhoradas, vai poder tirar partido das ferramentas que o próprio sistema operativo integra. Este vai ser um teste interessante que vamos fazer agora nas férias. Muita luz, muito exterior para ver a potencialidade do novo sensor.

Reparamos que a aplicação da câmara, que acompanha o Moto G de terceira geração, está no modo de foco automático, por predefinição, o que significa que permite tirar fotos tocando no ecrã. O utilizador pode ir às configurações da aplicação e ligar o foco e a exposição. No canto esquerdo estão as várias opções de captação de imagem e do lado direito a pasta onde são depositadas.

pplware_unboxing_motog05

 

Bateria

A bateria não compromete. Pelo menos foi com essa ideia que ficámos nesta primeira abordagem. É de 2470 mAh, não é removível e para uma utilização diária onde o utilizador vai ver o seu e-mail, vai navegar e fazer algumas chamadas, mesmo com uns minutos de jogos, está perfeitamente capaz.

 

E dentro da caixa?

Dentro da caixa… bem à moda Motorola, vem o equipamento, o manual de instruções rápidas e um cabo de alimentação e dados USB/microUSB. Mais nada!

pplware_unboxing_motog06

 

Em resumo…

Este equipamento certamente não é para quem quer comprar um smartphone para impressionar os outros. Apresenta um estilo discreto, é para usar e não ter problemas de latência ou bloqueios e traz o que precisa para um dia-a-dia de afazeres.

Pelo preço de 199,90€, preço actual no Novo Atalho, dificilmente encontramos um conjunto tão estável, eficiente e que traz um carimbo de qualidade como o que a Motorola nos habituou. Agora, em breve, iremos testar com mais pormenor, ver em vários cenários como se comporta e depois dizer, com justiça, o que vale ou não este equipamento. As primeiras impressões foram muito positivas.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    A “casa-mãe” chama-se Lenovo e não Google.

    1. Avatar de Vítor M.

      Casa mãe do Android 😉 não dá Motorola.

  2. Avatar de Tiago Dias
    Tiago Dias

    qual a versão que trás os 2gb de RAM?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Um google tirava as dúvidas. A versäo de 8GB (pplware) TRAZ (!!!) 1 GB RAM; a versäo maior traz 2 GB RAM (o que me parece fazer *muito* sentido.

      1. Avatar de Vítor M.

        Certo. Traz 1 GB sim senhor.

    2. Avatar de Josemar Bezerra
      Josemar Bezerra

      A 3ª geração, na hora da compra vc pode optar pelo modelo com 2 gb de ram, assim como cm tv digital ou não. Procure saber mais no ato da compra com o vendedor ou na especificação do modelo o qual lhe está sendo vendido

      1. Avatar de Vítor M.

        Este modelo está muito equilibrado, no modelo com TV Digital os recursos são outros, provavelmente para quem precisa disso, o que não é o genérico das pessoas.

        1. Avatar de rick j.
          rick j.

          Como dono de um 1st gen, digo sem duvida que 2gb fazem falta, assim como 16 gb de espaço.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A Lenovo/Motorola está a precisar de tirar um coelho da cartola.

    As suas vendas de smatphones caíram mais do que as da Samsung.

    https://www.strategyanalytics.com/strategy-analytics/blogs/devices/smartphones/smart-phones/2015/07/30/global-smartphone-shipments-growth-slows-to-15-percent-annually-in-q2-2015#.VcPD53gfWT8

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Se a Motorola se despachasse com updates de firmware também, talvez tivesse mais sorte.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E a cobrar preços destes por um smartphone com aquelas características, não vai longe. Já para não falar dos preços do Moto X Play e Style, esses então são chocantes. Tudo bem, experiência Motorola é muito parecida aos Nexus, mas alto e para o baile. 200€ por um smartphone com 1GB RAM e Snapdragon 410? Compro um Elephone Trunk com 2GB RAM por metade do preço…
      Para os preços serem aceitáveis teria de ser Moto G 1GB 179€, 2GB 199€. Assim sim.

  4. Avatar de TrainHype
    TrainHype

    Já agora quando pensam em vender em portugal o moto g 3rd gen de 16gb sff…

  5. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    onde encontraram a versão 2GB?

    1. Avatar de Vítor M.

      1GB é o que tem esta versão.

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        pois. a 2GB é dificílima de encontrar.. pena

  6. Avatar de joao
    joao

    O de 2GB não se encontra por aqui. Se mandares vir da Motorola UK, pelo moto maker podes comprar o de 2GB, mas fica caríssimo.

  7. Avatar de Marcio
    Marcio

    Suponho que haja muita gente a crer saber e eu sou um deles, é onde se pode comprar a versão de 2gb RAM 16 GB memória interna em Portugal? Ou com envio para Portugal?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Amazon francesa. Pela módica quantia de 230€+portes… Achas que esse smartphone vale esse valor? Qualquer dia vejo pessoal a pagar 500€ por algo com hardware de um Nokia 3310…
      Eu tenho um Moto G 2013 e é porreiro, mas falha na RAM e nos 8GB internos, já são apertados. Pensei em comprar o Moto G 2015, mas assim que soube dos preços e specs, risquei logo da lista.
      Vou ver entre o Meizu M2, Elephone Trunk ou UMI Iron.

      1. Avatar de Marcio
        Marcio

        Realmente não mas quer dizer os 200 € pelo de 2gb como inicialmente se idicou este preço não me parece assim tão ruim mas posso ser só eu…

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Por 200-220€ a versão de 2 GB RAM (16 GB internos) é uma boa compra, e a ver pelo meu Moto G 2014 a qualidade geral, do software e da câmara estão muito acima da média.

          Se pensares de maneira “simples “, preço / hardware do 2 gb RAM já entras perto de modelos 1080p. Mas se vires que tens case impermeável (fotos estilo gopro), duplo loudspeaker, mais garantia de updates e a Android M (com outras marcas chinas ou derivadas de chinas não sei não …).

      2. Avatar de RC
        RC

        Longa vida aos Moto G 2013!

        Este Moto G 2015 está fraquinho. Pago um bocado mais e vou buscar o OnePlus 2 🙂

      3. Avatar de José Fonseca
        José Fonseca

        Mais um utilizador do moto g 2013 aqui eheh mas só o tenho ha um ano

  8. Avatar de gonçalves faustino
    gonçalves faustino

    Eu quero G-tell de dual sim,8G de memoria interna,onde posso encotrar?

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Essa versão não deveria ter 2gb RAM?

  10. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Tenho o Moto G 2014 (dual-sim), acho que foi melhor o salto que deram do 2013 para o 2014 do que do 2014 para 2015. Sinceramente de melhorias tem muito pouco. Tendo em conta que o 2014 se encontra abaixo dos 170€, pagar +30€ pela câmara e outras pequenas “paneleirices” não compensa, até porque a câmara já era aceitável (ao contrário do 1º Moto G) e esta nova câmara continuará a ser uma câmara de patamar aceitável/bom.

    Era altura de abandonar o 1gb de ram, ter um SO mais limpo que os smartphones da Samsung não pode servir de desculpa para sempre

  11. Avatar de Filipe Gonçalves
    Filipe Gonçalves

    A versão de 2GB tem o valor acima da média e como virou moda por parte de algumas marcas não incluir o carregador na embalagem, por mim não obrigado…

  12. Avatar de Bruno Évora
    Bruno Évora

    Eu acho que esta versão de 200€ já deveria trazer 16GB e 2GB de Ram, se não que raio de evolução andamos a ter? 16GB/2GB Ram já é o limite dos limites hoje em dia, se não que evolução teve desde o G1? O design e a camara? Má jogada da motorola pra mim.

  13. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    nao se percebe estes specs, aliás tive o moto g2014 e agora tenho um LG G2 mini ligado à vodafone por 119€, e prefiro o LG mil vezes,(mais pequeno fisicamente e com um ecrã quase igual), apesar de algum bloatware nunca crasha e tem algumas features bem excelentes, então em termos de bateria e camêra é 10 a zero.