Metade dos funcionários da IBM vão usar computadores Apple

123 Comentários

A parceria entre a Apple e a IBM foi iniciada há cerca de dois anos e pretende que estas duas empresas disponibilizem serviços avançados para o mundo empresarial.

Já com algumas propostas concretas, querem agora alargar ainda mais esta abrangência, e o exemplo vai partir da própria IBM, que quer equipar os seus funcionários com novos computadores Mac. Em breve vão ser metade dos funcionários da IBM.

apple_ibm_1

Para além de todos serviços que se sabem que estas duas empresas estão a desenvolver e até já a disponibilizar, a ideia é que a Apple introduza os seus computadores Mac no universo das empresas, fazendo para isso uso da relação que a IBM tem já neste universo.

Desta forma ficam cobertos não apenas os mercados de aplicações e serviços, mas ao mesmo tempo estes são testados, avaliados e implementados em plataformas que ambas as empresas controlam.

Para dar inicio a esta nova vertente a IBM tem estado a introduzir na sua estrutura os computadores que a Apple quer que sejam a oferta para o mundo empresarial.

A informação que foi avançada dá conta de que muito em breve metade dos funcionários da IBM vão trabalhar já nestas novas máquinas. Ao todo vão ser 200 mil equipamentos que vão ser disponibilizados para os funcionários da IBM.

Este reforço de equipamento foi inclusive confirmado pela própria IBM, num vídeo interno da empresa, onde se pode ver Jeff Smith, o actual CIO da IBM a confirmar este valor.

Neste momento a força da Apple dentro da IBM ronda já os 100 mil dispositivos, com metade destes a serem computadores de trabalho (MacBook).

Na mesma altura em que surge esta informação as duas empresas anunciaram que está lançado o programa MobileFirst Managed Mobility Services, que permite que as empresas tenham acesso a computares da Apple sem que necessitem de realizar qualquer configuração para que estes se integrem nas suas redes de trabalho.

Para além da possibilidade de integrar de forma transparente os novos Mac nas redes e serviços das empresas, o MobileFirst Managed Mobility Services permite ainda que os Mac pessoais dos funcionários sejam também integrados de forma transparente, dando força à tendência bring-your-own-device.

Esta nova funcionalidade resulta da proximidade que existe entre as duas empresas e da própria parceria celebrada, estado já disponível para as empresas que assim o desejem.

apple_ibm_2

Começa agora a ser visível as primeiras propostas concretas do trabalho realizado entre a Apple e a IBM. Já no ano passado tinha surgido 8 novas aplicações, mas este alargamento vem preparar a chegada em força dos Mac ao mundo empresarial, rompendo as barreiras tecnológicas que até agora existiam.

Esta parceria está a resultar para ambas as empresas, Apple e IBM, que têm agora uma oferta integrada de serviços e de máquinas, que podem ser facilmente introduzidos nas empresas e nos ambientes empresariais. Garantem a segurança e a privacidade, ao mesmo tempo que agilizam processos e a análise de informação.

Comentários

123

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui C
    Rui C

    Para melhor muda-se sempre. A IBM é uma empresa com visão e preocupação pelo bom funcionamento dos seus serviços.

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Tenho colegas que instalaram o Windows nos Macs fornecidos pela IBM.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Sendo um computado da empresa imagino que tenham que ter pedido autorização.

        1. Avatar de Pois....
          Pois….

          Sendo a IBM uma empresa prestadora de serviços calculo que isto valha de pouco pois os clientes vão continuar em windows…

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não me estava a referir a clientes mas a funcionários da IBM!
            Mas se os clientes querem Windows dificilmente vão comprar Macs à IBM.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        No meu curso de mestrado o prof n admite outros pcs na aula que n sejam mac, e falo duma das melhores do pais, a catolica

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Ah ah ah ah!

        2. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          lololol isso é uma piada. “Exigir” Macs, só unica e somente se eles os fornecessem gratuitamente.

          Agora um mero professor “exigir” que as pessoas comprem X ou Y ainda por cima quando os aparelhos säo dos mais caros, só numa maratona de anedotas. No mínimo podia ser denunciado e expulso, e se bem denunciado, o ministério responsável (educacäo?) proibir que voltasse a dar aulas ou mestrados.

          Exigir um computador, como máximo Windows (tendo em conta que quase todos os PCs o trazem) para que corra uma App X ou Y, agora exigir um hardware caríssimo para um mestrado…lol

          1. Avatar de lmx
            lmx

            Concordo com o teu raciocínio…

            só descuras-te no final!
            Nenhum professor tem o direito de exigir nenhuma aplicação paga aos alunos, a não ser que o próprio financie do bolso dele(sim porque eu não quero pagar as extravagancias desse individuo).

            O professor tem o direito de exigir aplicações e SO’s não proprietários e que sejam dedicados ao ensino, e não promover e forma alguma nenhuma empresa proprietaria, á custa dos contribuintes e das próprias pessoas que depois ficam reféns desse SO pago!

            Em casa, é diferente, cada um compra o que quer..como é óbvio 🙂

        3. Avatar de Felipe Teixeira
          Felipe Teixeira

          Que tristeza que isso é. Espero que seja mais uma inventada por ti.

        4. Avatar de FB
          FB

          Não sei o que é pior, um professor exigir mac (como se tivesse direito a exigir), ou achar que a católica é do melhor no país.

        5. Avatar de MarioM
          MarioM

          Tenho um IBM e considero tão como um Mac

          1. Avatar de JBM
            JBM

            tens um IBM? deve ser velhinho dado o tempo que já passou desde que a IBM deixou de fabricar PCs

          2. Avatar de Fernando
            Fernando

            Ou então tem uma coisa chamada Lenovo.

      3. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Sim, claro!

        Ainda nem sequer foram fornecidos, já instalaram Windows…

        Deves ter mesmo muitos colegas na IBM, deves…

        😀

        1. Avatar de João MS
          João MS

          “Neste momento a força da Apple dentro da IBM ronda já os 100 mil dispositivos, com metade destes a serem computadores de trabalho (MacBook).”

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Well, not for me. O que eu preciso mesmo é do OS X. E não, não é questões de fanatismo, preciso mesmo.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Devido a questões profissionais, tocar teclado em palco ou então quando estou no estúdio a gravar, tenho acesso a mais Software que me facilita a vida no OS X que no Windows.

    2. Avatar de Jose Antonio Pedro Maria Tavares Silva Cardoso
      Jose Antonio Pedro Maria Tavares Silva Cardoso

      Entao?

    3. Avatar de VISAO
      VISAO

      Sim, visao sobre as shares

  2. Avatar de Realista
    Realista

    Coitados 🙁
    Os defensores dos direitos humanos não vão intervir?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E pode-se saber porquê ou é apenas sarcasmo?

    2. Avatar de kekes
      kekes

      AHAHAH, muito boa xD

  3. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Ainda bem que faço parte da minoria que não tem que migrar para Mac.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Então porquê? É um bom computador com um excelente OS.

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      Só prova que as tuas funções na empresa não se adaptam à exigência exigida dos teus colegas.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        É estranho dizeres isso e teres um avatar da Microsoft…

        1. Avatar de Rui C
          Rui C

          E o meu logo é da NOKIA , não é da M$. Um pouco mais de atenção nos próximos comentários sff.

          1. Avatar de Felipe Teixeira
            Felipe Teixeira

            Engraçado que a nokia já não é nokia é Microsoft. Devias prestar mais atenção.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Engraçado que a Nokia ainda é Nokia!!
            http://company.nokia.com/en/about-us
            A Microsoft apenas teve o direito temporário para usar a marca da Nokia nos telemóveis.

          3. Avatar de John Costa
            John Costa

            Este Felipe Teixeira é demais! “A nokia agora é microsoft”..ahah, é so rir. Incrível como toda a gente fala sem o mínimo de conhecimento das coisas..
            A nokia é so a gigante das telecomunicaoes moveis, a par da Huawei e Ericsson.

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Se calhar estou um patamar a cima e o sistema do Mac não serve para mim.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Isso é tudo questões de dor de cotovelo, já entendemos isso muito bem piri_vm.

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      LOL.

      Pelos vistos os Macs não chegaram à secção da limpeza 🙁

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        You just made my day! LOL

  4. Avatar de loveApple
    loveApple

    Agr ja n dizem que ninguem usa mac? Mac e iphone sao essenciais a quem gosta de beleza e produtividade anos luz acima dos outros…androids e wibdows so dao lags e problemas

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      A beleza é o menos… Mas mesmo assim, apoiado!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        O macbook 12 e lindo demais, se fosse uma mulher casava me com ela

        1. Avatar de Mario Junior
          Mario Junior

          “Virgindade protegida com sucesso!”

    2. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Ainda bem que vozes de burros não chegam ao céu!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Fico descansado em saber que a tua voz nc chegara aqui, no meu templo mac

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Bastante irônico de tua parte.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      “perdoai-lhes Deus que não sabem o que dizem”.
      Mostra-me uma máquina com o windows 8/8.1 ou até com o 10 a engasgarem-se. E olha, podes até escolher máquinas com mais de 5 anos 🙂

      Não contam máquinas de 100 ou 200€ feitas sabe-se lá onde, até porque também creio que o OSX não corre em máquinas desse preço 🙂

      E melhor, não estás preso a nenhuma marca, podes meter no PC qualquer SO (excepto o OSX que se tivesse de correr nas milhões de máquinas esquisitas que existem no mundo, havia de ser bonito de se ver), podes ter Windows, podes ter Linux, podes comprar um HP, DELL, Asus, LG, Intel……. e até MAC a correr windows, vê lá tu!!!!!

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Um dia o Windows vai saber o que é uma interface acelerada pela placa gráfica (OpenGL). Como o OS X 10.0.0 (lançado há 15 anos +/-)

        Especialmente agora com o ElCapitan e com aceleração Metal…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Diz-me lá um modelo de gráfica sem drivers para windows……..

          1. Avatar de FM
            FM

            Drivers existem, agora optimização é que “está quieto” xD

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Um dia? O Windows já tem interface acelerada pela placa gráfica desde que foi disponibilizada a interface Aero em 2006…
          Até o Office 2013 já tem interface acelerada pela placa gráfica.
          Estás mesmo desatualizado relativamente ao Windows…

        3. Avatar de piri_vm
          piri_vm

          Deves jogar todos os jogos no Mac… Porque lá tens a placa bem optimizada.

    4. Avatar de eleck
      eleck

      se vocês soubessem o porquê de haver mais/melhores produtos de produtividade (as apenas em algumas areas especificas) para mac do que windows/linux, já nao diziam isso.
      Mas como as coisas estao a evoluir para software como serviço isso vai acabar e nesse momento é dizer adeus.

      A quem fala de boas maquinas esta completamente enganado tanto que a apple mudou para intel á uns anos atras porque simplesmente nao conseguia ser melhor, a nivel de estética é o que lhes vale, porque a nivel de funcionalidade e ergonomia aquele rato só da dores no pulso, o teclado passadas umas horas de se estar a trabalhar nele nem se sabe mais a onde se esta a teclar, por isso produtividade neste aspecto já foi. Só quem passa realmente muitas horas em frente ao computador é que sabe o que custa

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        LOL…

        Dizer mal do rato do Mac?

        É preciso não saber do que se fala…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Estranho, tenho um mini estúdio de gravação de música onde tenho o teclado e o rato da Apple (já nem estou a falar aqueles embutidos nos MacBooks + Pro/Air) e nunca tive problemas no pulso nem a “teclar”. E olha que sou capaz de estar muitas horas de volta do Mac.

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Nem todas as pessoas são iguais. “Ao comer um Magnum doem-me os dentes da frente”, “Estranho, eu como vários Magnums por semana e nunca tive dores de dentes”. Enfim…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        O que é cego é a inveja dos droidanos…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Está boa essa LOL

        Só isso mostra a ignorância de muitos utilizadores da maçã. Não de todos, é verdade.

    5. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      Isto de comprar um equipamento pela beleza mostra muito do que serás….

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Algo bom e mau para a Apple, ao mesmo tempo.
    Bom: Aumenta a possibilidade de ter mais clientes no segmento empresarial.
    Mau: Aumenta o interesse por cybercrimisos para encontrarem e explorarem potenciais bugs nos MACs.

    Qualquer das formas o principal problema mantém-se, que é o software que essas empresas utilizam, obrigando a utilizares emuladores ou maquinas virtuais de Windows. Isto para não falar do custo dos equipamentos MAC, bem superiores aos equipamentos com outros SOs.

    Alem disso a IBM vai utilizar computadores Apple, porque a Apple certamente os oferece, com base na parceria que tem.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      não os oferece, e isso está dito no video, a Apple baixa o preço.

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Por acaso não vi o video… mas deve abaixar bastante o preço, então.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não precisa de baixar assim tanto o preço. As empresas não têm só custos com a compra do hardware, têm também custos de manutenção e com ferramentas empresariais, com a Microsoft cobrar bastante pelas suas ferramentas e actualizações. No final nem será no hardware em que as empresas gastam mais

          1. Avatar de JJ
            JJ

            É verdade, mas temos de olhar sempre para o custo dos equipamentos, porque no fundo o custo de manutenção acaba por ser quase igual para as grandes empresas, visto que tem contratos com os fabricantes especiais e equipas de TI internas.

            Será que compensa comprar o computador Apple para 1000 empregados, se o trabalho deles é fazer relatórios em Excel? Não compensa! Compensa antes comprar 1000 computadores a empresas como a DELL/COMPACT/HP, e por Windows ou Linux para essa situação. Alem de ser PCs com boa assistência, ficam 100x mais baratos que os Apple.

            Por isso é que no mundo empresarial, as grandes empresas com milhares de empregados não apostam muito em MACs, pelo menos para a maioria do seu parque informático.

            Claro que empresas de arquitectura ou design, podem preferir MAC, mas essas empresas geralmente não tem um grande numero de empregados, se calhar as maiores terão uma centena de funcionários, e boa parte deles nem usam ferramentas de arquitectura/design e nem tenham MACs.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Estás a atirar coisas para o ar!
            Os custos das empresas com Windows e as ferramentas da Microsoft são bastante elevados, sem paralelo com o que a Apple pratica, deixando muita margem para que as empresas poupem se tiverem uma alternativa que permita fazer o mesmo trabalho.
            O custo de manutenção poderá ser igual ou não… não sei como está actualmente mas há alguns anos atrás houve estudos que demonstravam que os custos de manutenção com o Macs eram inferiores pois requeriam menos tempo dos administradores para resolver problemas com o software, já que os utilizadores muitas vezes conseguiam resolver por si o que pudesse ocorrer! Há muitas variáveis nestes custos.
            Quanto às empresas de arquitectura… o que dizes leva-me a pensar se achas que a IBM é uma empresa pequena de arquitectura e design, ou então nem prestaste bem atenção à notícia.

          3. Avatar de MarioM
            MarioM

            Nas Grandes empresas o Hardware é comprado ao preço da chuva, por exemplo custa 250 euros, e os Portateis pouco mais não estou a ver a Apple fazer isso,

          4. Avatar de JBM
            JBM

            MArioM, as grandes empresas compram hardware que dê garantias e se querem usar Windows são obrigados a comprar licenças caras para tudo e mais alguma coisa! Por isso não venhas com a teoria que compram ao preço da chuva…

          5. Avatar de João MS
            João MS

            MarioM, nem sempre é bem assim. Nas grandes empresas, muitas vezes, acabam por comprar o hardware a preços superiores porque “compram” também contratos de manutenção. Por exemplo, na empresa onde trabalho, se um componente de um laptop avaria (disco, teclado, ram, etc.) mandamos um mail para o fabricante com o s/n e no dia seguinte, ou até mesmo no próprio dia, vem um estafeta recolher a peça avariada e entregar a peça de substituição. Isto é possível e viável porque são máquinas desenhadas para tal. São máquinas em que quase tudo se desmonta e é substituível de forma fácil e rápida. Nos mac’s esta pratica é impossível e não me venham dizer “ah e tal, mac não avaria..”…são máquinas meus amigos!!!!

          6. Avatar de JJ
            JJ

            @JBM… eu não disse que a IBM é uma empresa pequena, e vai ter computadores Apple, porque tem uma parceria especial e os vai ter a um preço muito baixo.

            Mas, ja vi que não percebes-te o meu cometario…

          7. Avatar de JBM
            JBM

            JJ, onde é que foste buscar que vai ter preços muito baixos!? Não atires coisas para o ar só porque necessitas de arranjar um argumento, e volto a frisar não é só no equipamento que as empresas podem poupar nos custos! A parceria com a Apple não é exclusiva, a IBM continua a trabalhar com outras marcas e plataformas, e não faria sentido a IBM pôr em causa a sua própria actividade produtiva trocando 50% a 75% dos seus computadores só porque tem uma parceria a outro nível com a Apple, bastaria algo mais pequeno. Aliás dizem no video que a iniciativa partiu da própria IBM.
            E não é só a IBM com Macs; a Google também tem uma enorme quantidade de Macs, e os estudos de mercado mostram que os Macs têm ganho bastante quota no mercado empresarial dos Estados Unidos.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Nem todos os trabalhos em empresas necessitam de programas que correm exclusivamente no Windows.

  6. Avatar de André
    André

    Vejo alguns problemas sérios para a Apple “resolver” no segmento empresarial.

    Os clientes empresariais a “sério” (organizações com mais de 500 computadores pessoais) – principal mercado da IBM – estão habituados a situações de trabalho bastante móveis e que preveligiam ambientes com dock stations onde é literalmente, encaixar e trabalhar.

    Actualmente um Macbook pro obriga o utilizador que chega à sua secretária a ligar o(s) monitor(es) externo(s), carregador e HUB USB (teclado + rato).

    Finalmente há a necessidade de baterias extra ( funções de gestão / direcção / administração ou vendas) têm nos seus kits uma bateria extra (muitas vezes de alto rendimento). Eu sei que a Apple tem uma excelente gestão de bateria, mas quantas empresas vão mudar de Windows para OS X ? Há demasiadas ferramentas em falta para gestão de “parque informático” em OS X.

    Parece-me uma jogada normal para um fornecedor como a IBM, que diga-se neste momento vende TUDO (até produtos / suites de concorrentes) vamos lá ver se não é um aumento de catálogo por parte da IBM. Pessoalmente estou curioso para ver uma grande organização a migrar tudo para OS X, como já alguém disse os “Macs” correm windows…

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Na verdade, que vai sair mais beneficiada é mesmo a IBM, que tem mais um tipo de produto para oferecer eu seu grande universo de clientes.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      ” estão habituados a situações de trabalho bastante móveis e que preveligiam ambientes com dock stations onde é literalmente, encaixar e trabalhar.”

      Ai Sim?

      Aonde?

      “Actualmente um Macbook pro obriga o utilizador que chega à sua secretária a ligar o(s) monitor(es) externo(s), carregador e HUB USB (teclado + rato).”

      MacBook Retina de 12″

      O único portátil do mercado que com 1 cabo, pões a carregar, ligas o monitor, ligas o teclado, e ligas o rato, e se for preciso, rede, e disco externo.

      Sabes tanto de informatica empresarial como eu sei da apanha da azeitona.

      “Há demasiadas ferramentas em falta para gestão de “parque informático” em OS X.”

      Falas de jogos?

      Só se for.

      99% das Apps empresarias correm num browser, ou as mais velhas, são Java…

      1. Avatar de João MS
        João MS

        Quem “te ouve falar” até pensa que o mercado empresarial está inundado de máquinas da Apple e técnicos especializados em macOS e empresas que dão suporte a máquinas da Apple e empresas dispostas a pagar largas centenas de euros por monitores com thunderbolt e que os fabricantes de laptops que mais vendem para o mercado empresarial não são precisamente os que oferecem as soluções de mobilidade que refere o André.
        Parece-me a mim que quem tem umas coisinhas a aprender sobre informatica empresarial és tu….

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Podes ligar qualquer monitor a um Mac e não faltam soluções de mobilidade que André refere.
          Quanto a técnicos pode haver menos para Mac mas não é por aí que se torna impossível cobrir o crescimento gradual na procura desses técnicos. As pessoas podem ser formadas e têm capacidade para aprender.
          Não foi por não haver inicialmente técnicos especializados que impediu milhares de empresas adoptarem aparelhos com iOS nas suas redes!

          1. Avatar de João MS
            João MS

            Indo por partes:
            “Podes ligar qualquer monitor a um Mac e não faltam soluções de mobilidade que André refere.”
            Certo, mas se não tiver thunderbolt não se aplica na situação que refere o Baptista Bastos

            “Quanto a técnicos pode haver menos para Mac mas não é por aí que se torna impossível cobrir o crescimento gradual na procura desses técnicos.”
            Eu não disse que era impossível. O que queria dizer é que é, com certeza, um factor que influencia bastante na hora de decidir que máquinas comprar. E mesmo tendo em conta o que dizes, vai ser sempre muito mais rápida a aquisição de máquinas que a formação de novos técnicos.

            “As pessoas podem ser formadas e têm capacidade para aprender.”
            Isso custa muito dinheiro e o retorno é muito difícil de calcular e ,de certa forma, um investimento arriscado.”

            “Não foi por não haver inicialmente técnicos especializados que impediu milhares de empresas adoptarem aparelhos com iOS nas suas redes!”

            Estávamos a falar de postos de trabalho e não de telemóveis e tablets. Estes dispositivos raramente têm suporte técnico, não podem ser, por exemplo, introduzidos num domínio, etc. Quando dizes “adoptarem aparelhos com iOS nas suas redes” na realidade referes-te apenas a ligar o telemóvel ao WIFI. Mal seria se isto fosse um problema, que às vezes até é por questões de certificados, etc.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            O que o Batista Bastos refere é o novo MacBook Retina que por acaso nem tem Thunderbolt, tem USB-C que para além de poder ligar a todos os periféricos e monitor, também fornece energia. Mas tal como com os MacBooks com Thunderbolt permitirá que ligue qualquer tipo de monitor através de Docking Station – em breve deverão sair docks com HDMI e porta Thunderbolt que na verdade funciona como porta miniDisplayPort que cada vez mais monitores têm. Nas Docks Thunderbolt há até modelos com porta DVI. Por isso basicamente as pessoas podem usar qualquer monitor com os Macs.

            Os técnicos acabarão sempre por ser uma questão secundária. Não estamos a falar duma transição gigante das empresas para Mac, nem estamos a falar dum sistema alienígena, sem qualquer semelhança com nada, incompreensível aos técnicos que as empresas já têm e difícil de manter, nem a compra e instalação de equipamentos se faz dum dia para o outro, tal como as grandes empresas não instalam novas versões do Windows dum dia para o outro.
            As empresas já têm técnicos, não precisam de formar técnicos de raiz, sendo que os Macs até conseguem integrar-se nas redes Windows. Muitas até já têm técnicos familiarizados com as tecnologias da Apple por causa da gestão feita aos iPhones e iPads.

            Onde é que foste buscar a ideia que os dispositivos iOS raramente têm suporte técnico? As grandes empresas necessitam de manter as suas redes e dados seguros e para isso necessitam que os seus aparelhos móveis (tablets e smartphones) sejam geridos por ferramentas empresariais. Não é só ligar o telemóvel ao WiFi, é integrar o telemóvel na gestão informática da empresa. O iOS tem neste momento uma forte presença empresarial em grande medida porque também tem tecnologias que facilitam a gestão empresarial dos aparelhos e da segurança da informação. Não foi por falta de técnicos especializados no iOS que impediu que as empresas adoptassem esses aparelhos… as empresas já tinham técnicos que aprenderam a integrar o iOS.

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          “empresas dispostas a pagar largas centenas de euros por monitores com thunderbolt”

          Tá calado, não digas asneiras.

          O que mais há por aí, são monitores miniDP, que é o que os mac’s usam, que é a mesma porta que o thunderbolt.

          Assim como adaptadores para portas mais antigas como VGA e DVI.

          E o meu Mac tem HDMI, vais dizer que é raro?

          Não sabes do que falas, calas-te.

          “Parece-me a mim que quem tem umas coisinhas a aprender sobre informatica empresarial és tu….”

          Nunca entraste num escritório, de certeza absoluta, como está comprovado.

          Nem conheces o Mac.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Macbook retina 12” para ambiente empresarial? ta bem abelha, no minimo macbook air 13”, se não sabes porquê…

    3. Avatar de JBM
      JBM

      Não sei se reparaste mas a notícia fala na migração de dezenas de milhar de funcionários da própria IBM, não é só a IBM ser um fornecedor de Macs a outros. Se uma organização como a IBM o faz certamente é porque as vantagens compensam e tem ferramentas para gerir milhares de máquinas. Até a Google já o fez com milhares de computadores.
      Dock Stations existem para Macs. Podem não ser as Dock Stations a que estás habituado, mas basta ligar a porta Thunderbolt que todos os Macs têm, para ficar ligado a todos os periféricos: Monitor, teclado, rato, impressora, discos, etc. Apenas precisa dum cabo adicional para a corrente, mas o novo MacBook já mostra que até isso vai deixar de ser preciso no futuro.
      Bateria não parece que seja um problema dado o tempo que dura em muitos MacBooks.
      Existem ferramentas de gestão de computadores para o OS X. A Apple tem evoluído muito no suporte para esse género de ferramentas, adoptando muitas das medidas que implementou do lado do iOS e que tiveram sucesso na adopção do sistema nas empresas.

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        @JBM há Dock station iguais “normais”

        http://hengedocks.com/
        Até monitor da Apple faz praticamente de Dock, basta conectar o cabo dele que tem o thunderbolt e o power. O monitor serve de hub para tudo o resto.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Como se alguma vez coisas dessas existissem para PC’s…

          Tá quieto… há para Mac, porque é para Mac…

          Enfim…

          Como se usassem docking stations, e como se os fabricantes de PC’s, que compram à Compal ou qualquer marca de Taiwan e tá a andar…

          1. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            Ninguém está a falar do design das Dock! Que para PC Não há como o exemplo,que dei. Mas das Dock station em si! Foi só um exemplo a mostrar que existem para Mac.

          2. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Percebeste-me mal.

      2. Avatar de Goncalo
        Goncalo

        A IBM usa laptops para todos os funcionários, portanto a possibilidade de ligar periféricos não conta até porque usam impressoras de rede. Aliás os Lenovo tem vantagens empresariais que muitos não oferecem como poder trocar a drive de cd, por 2o. disco, bateria extra, etc…
        Parece-me que esta notícia é mais uma permuta pela estratégia mobility conjunta com a Apple em que “obrigam” a comprar MACs

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não vou entrar na discussão do que é que a IBM quer ligar aos seus portáteis, mas se vêm para aqui com o argumento de uso de docking stations para ligar a periféricos, certamente que serve como contra-argumento dizer que existem docks para Macbooks se ligarem a periféricos, sendo que teclados, ratos, monitores, discos, impressoras, etc, são periféricos, quer sejam locais ou em rede.
          A Lenovo ter certas vantagens com certos aparelhos não significa que seja o que todos necessitam e requerem, nem que a Apple não tenha vantagens com os seus produtos. São escolhas. Quanto a obrigar a comprar Macs, pensa bem no que é a IBM faz, não é um escritório de advogados, é uma empresa de tecnologia, que não iria usar ferramentas essenciais de trabalho que não servissem só porque tem um acordo noutra área com determinada empresa! É que a parceria com a Apple nem sequer é exclusiva.

          1. Avatar de Goncalo
            Goncalo

            Ha muitas permutas no mercado empresarial. Umas vezes publicidade (anuncios em tv e jornais), outras financeiras (por exemplo ter os ordenados domiciliados em determinado banco) e neste caso tecnologia (http://www.businessinsider.com/apple-ibm-enterprise-partnership-2014-7). E justamente por serem uma empresa de tecnologia, faz todo o sentido em integrarem a parte mobility (iphones/ipads) com os PCs. Os acordos que tinhas com a Lenovo ja terminaram, portanto parece-me uma jogada de mestre!
            E sim, tem exclusividade…

          2. Avatar de JBM
            JBM

            O acordo com a IBM cobria o iPhone/iPad e a exclusividade era no desenvolvimento das aplicações empresariais, não exclusividade na relação entre empresas e na venda de aparelhos. A IBM continua dar soluções aos seus clientes com produtos que não são da Apple, e a Apple tem acordos com outras empresas fornecedoras de soluções de hardware.
            50% a 75% dos computadores instalados na IBM não faz qualquer sentido fazer parte duma contrapartida dum acordo por causa do iPhone/iPad, pois é algo que com um grande impacto no próprio funcionamento da empresa, não uma coisa corriqueira como fazer publicidade ou vender preferencialmente um produto aos clientes.

    4. Avatar de ACS
      ACS

      O Bill já disse uma vez: “o melhor portátil windows é o macbook”

  7. Avatar de Alucard
    Alucard

    A IBM em princípio conseguiu um preço em conta pelos Macs neste negócio. A Apple consegue um grande cliente e boa publicidade.
    Depois, penso que a parceria entre as duas empresas também tem em vista o desenvolvimento do software que vier a ser necessário para o parque informático Mac.

  8. Avatar de Diogo Almeida
    Diogo Almeida

    Os SO continuarão a ser Windows, porque há históricos a acomodar a.k.a problemas de incompatibilidades. Relativamente à utilização massiva pela maça, o utilizador médio em trabalho está habituado ao Word, Excel, Java que só corre em IE (eu sei… mas é a realidade… nada a fazer). A troca por Linux não funcionou e a troca pela maça também não vai ser algo simples… mesmo que o Hardware seja da maça… sorry, ppl are stuck to windows… e por muito que custe a muita gente, a Windows ainda dá cartas e quando quer ainda faz coisas de jeito, por isso a mudança ainda é dificil 🙂

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Pelas alminhas … 😉
        Então Tim Cook visita uma linha de montagem do MacBook Pro, obviamente de um fornecedor, porque a Apple não tem fábricas. Uma das máquinas-ferramenta opera com um aplicação para Windows. Conclui-se que – há aplicações que só correm em Windows – e daí a razão do seu sucesso. E conclui-se mais o quê?

        1. Avatar de Kruskal
          Kruskal

          Não me parece que algum dia a Apple apanhe a MS no mercado empresarial.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não precisa de apanhar a MS para ter sucesso.

  9. Avatar de Jorge M Santos
    Jorge M Santos

    Só há uma coisa que faz confusão. Não era o Steve Jobs que não gostava da IBM?
    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades… Acho que com ele vivo isto não aconteceria, mas …

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Está morto, ainda…

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Não? Durante 8-9 anos em que Steve Jobs esteve à frente da Apple, trabalhou com a IBM como fornecedor/parceiro dos processadores usados nos Macs. Até na NEXT, antes de voltar para a Apple, tinha escolhido os processadores da IBM para uma nova máquina.

  10. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Porque o termo MAC ainda é utilizado hoje em dia quando os computadores da Apple vêem equipados com processadores iguais a outros pcs no mercado ?

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Porque a distinção nunca teve a ver com os processadores mas com a plataforma!

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Isto não é – junta-se o hardware (o processador é só uma componente) e põe-se o sistema operativo em cima.
      Há uma camada de software entre o hardware e o sistema operativo (firmware/ UEFI/BIOS).

      O firmware é desenvolvido pelos fabricantes de hardware. É reconhecido que a Apple tem muito mais cuidado com o firmware que os fabricantes de PCs. E com a ligação do firmware ao sistema operativo – e tem a vida facilitada porque sabe exactamente qual é o hardware de cada modelo de Mac (e mesmo assim pode sair asneira como foi, em muitos casos, o problema do Wi-Fi no Yosemite).

      A qualidade, equilibrada, das componentes é reconhecida. E certas componentes de hardware só há no Mac, como um Trackpad em condições (o do novo, só Mac, com “force touch” é excepcional).

      A Apple ter criado um processo (Boot Camp) e existirem máquinas virtuais para correr o Wndows nào altera nada.

      Um Mac pode-se comprar à confiança, dura anos sem problemas e é dinheiro em caixa. Num PC, geralmente mais barato, a confiança não é tanta. Por isso cada vez se compram mais Macs.

      P.S. Os computadores que a IBM está a substituir são Lenovo. Não ponho de parte que na compra dos 200.000 Macs tenha pesado a forte parceria com a Apple

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        E no entanto os Macs não têm nem nunca vão ter o sucesso do iphone, é a força do hype, da moda, não basta ser bom.
        Não abusar é na história da “confiança” porque de vez em quando surgem alguns problemas, normalmente pontuais mas as vezes gerais.

    3. Avatar de JJ
      JJ

      O termo MAC, vem do nome dos computadores da Apple – Macintosh… acredito que já tenhas ouvido falar.
      Alem disso, MAC é o nome do sistema operativo dos computadores Apple. O nome não é simplesmente “OS X”… o nome é “MAC OS (versão)X”.

      Tens de olhar para o termo MAC, como se olha para o termo Windows. A unica diferença é que o Windows corre em qualquer computador e pode ser adquirido a parte, já o MAC só corre em computadores Apple.

      Por isso é que quando se fala dos computadores Windows ou de outro SO, usa-se o termo PC, e os computadores vendidos pela Apple são chamados de MAC. Alias, o termo MAC é o termo usado para dar nome aos diversos computadores da Apple.

  11. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    Ele bem luta, mas a Microsoft nisto mete a Apple num bolso, e o que é mais interessante é que os Macs chegam a ser superiores ao iphone que tanto sucesso faz, por isso é que acho piada à teoria de que o sucesso do iphone está no design, na qualidade dos materiais ou na eficiência do SO, sendo que tudo isto está presente nos Macs que ainda por cima são “mais baratos”.

  12. Avatar de MarioM
    MarioM

    A Ideia é boa,pode é bater num ponto muito importante, um Mac é muito mais caro do que quaquer Pc ou Portatil porque muitas vezes as empresas compram apenas o Hardware e não estou a ver a Apple vender portateis a 500€ ou menos como compram muitas empresas.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      As empresas que compram portáteis de 500€ não são a IBM e os clientes da IBM.

      A IBM não é para empresas de pé rapado.

      1. Avatar de MarioM
        MarioM

        Se Empresas com 30 mil pessoas para ti são pé rapado,então o que serão todas as outras

    2. Avatar de Marco
      Marco

      vai ver os preços dos lenovo para o segmento empresarial.

  13. Avatar de Confusao
    Confusao

    A IBM foi adquirida há algum maioritariamente pela LENOVO… portanto, cheira a esturro o negócio 🙂

    1. Avatar de JBM
      JBM

      ou cheira a que fizeste confusão! A Lenovo apenas comprou 2 segmentos de negócio da IBM, não comprou uma posição na IBM.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      A Lenovo comprou à IBM o negócio dos computadores pessoais. Por causa disso, a IBM tinha computadores pessoais da Lenovo – que agora está a trocar pelos da Apple. Não deixa de ser curtido o anúncio ditirâmbico, de então, da sua parceria com a Lenovo.

      Diz muito da alteração de posicionamento estratégico da IBM e da importância da actual parceria com a Apple.

      P.S: Quem pensar que a IBM já não conta, porque não produz smartphones nem PCs está redondamente enganado.

      http://www.ibm.com/ibm/pt/pt/pcannouncement/

    3. Avatar de Marco
      Marco

      a ibm linha de pc/portateis e mais tarde a linha de servidores, pq as outras divisões continuam a ser ibm.

  14. Avatar de norberto
    norberto

    DEBIAN 8.1 é o meu sistema operacional.

  15. Avatar de Uno
    Uno

    Parabéns pela parceria… que corra bem porque o W10 vai mesmo de precisar de muitos pequenos juntos para o tentar fazer cocegas nos calcanhares 😀
    Calma é só uma brincadeira, cada um que siga a estratégia que acha mais acertada e também sigam os seus gostos.

    Abraços.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Mas qual é o problema? A Apple ganha dinheiro é no Mac. O OS X oferece à borla.

      Podem comprar à vontade os Mac e instalar o Windows. Como não desinstalam o OS X têm a oportunidade de o experimentar de vez em quando até se habituarem ao que é bom.

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        O conceito de brincadeira não faz parte do teu vocabulário, suponho?

      2. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Acho que estás enganado, não tenho a certeza, mas quando compras um Mac pagas o SO.
        Ora verifica lá está informação.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          quando compras um Mac não há qualquer referência a pagamento do SO nem de pagamento de updates, e a Apple deixou há já algum tempo de ter um modelo de negócios assente na venda de licenças ou updates do SO. Na prática isso significa que SO é gratuito para o utilizador. A Apple limita-se a cobrir os custos de desenvolvimento do SO por outras vias, que não passam só pela venda de hardware.

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Estás a perguntar se a factura de um Mac discrimina o preço do hardware e o preço do software (OS X)? Não discrimina.

          Nem faz sentido porque não há Macs sem OS X. Mesmo a criação do Boot Camp, para instalar o Windows (em dual boot), é uma funcionalidade do OS X.

  16. Avatar de Pll
    Pll

    um artigo que apenas serve para aumentar o autismo dos fanboys da apple. Porque de utilidade, 0.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Um artigo que serve para informar, convenhamos. Isso é o mesmo que dizer que os hipermercados andam a aumentar a sede dos assassinos por venderem facas e outros utensílios de cozinha.