Vendas de dispositivos com iOS igualam as dos PCs com Windows

64 Comentários

Os números de vendas que a Apple apresentou esta semana mostram bem o interesse que os consumidores têm nos seus dispositivos. Sendo equipamentos únicos e criados para serem ferramentas de trabalho, é normal que os utilizadores vejam neles parte das suas máquinas do dia-a-dia.

Foram várias as coisas que as vendas da Apple ontem mostraram, mas uma delas passou despercebida. Os dispositivos com iOS igualaram as vendas dos computadores pessoais com Windows.

ios_windows_1

Apesar de serem ecossistemas diferentes e com uma dimensão que se esperava ser completamente oposta, estes dois mundos têm estado a aproximar-se e neste momento estão lado a lado no número de vendas.

Neste trimestre a Apple anunciou ter vendido 47 milhões de iPhones e 10.9 milhões de iPads, o que dá um total combinado de 57.9 milhões de dispositivos com iOS, e sem contar com as vendas do iPod Touch.

Com estes números a Apple aproximou-se do universo de vendas dos dispositivos com o Windows, estando estas categorias equiparadas em termos de volumes de vendas.

Este é um processo que tem vindo a tomar forma desde que a venda de PCs começou a decair desde que atingiu o seu máximo em Junho de 2011. Do lado oposto as vendas de dispositivos com iOS está num crescimento estável desde 2008.

As vendas, desde há um ano para cá, têm estado ligeiramente abaixo dos 300 milhões de unidades, um número que do lado da Apple é excelente, mas que do lado dos PCs, e comprado com o passado, é francamente baixo.

ios_windows_2

Se esta é uma vitória para o universo iOS e para a Apple, importa lembrar que o ecossistema também já passou este marco há algum tempo.

Desde Março de 2012 que o sistema operativo da Google deixou para trás a meta dos PCs com Windows e segue solitário o seu caminho.

Apesar de serem universos distintos e com propósitos muito próprios, é interessante ver como o mercado se tem adaptado às novas ofertas e alterado as suas preferências no que toca aos dispositivos que compram.

O declínio das venda dos PCs tem estado a acentuar-se e desde há já bastante tempo que se prevê que atinja valores muito baixos. A chegada do Windows 10 pode dar um novo fôlego a este sector, mas provavelmente não será suficiente para o manter activo.

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    PC -1 aparelho
    iOS – 3 aparelhos (sem contar com submodelos)

    Pois …
    Quando existem pessoas que dão 700€ por um telemóvel todos os anos (ou dois em dois), mas não trocam a sucata do portátil de à 7 anos porque acham “caro”…

    1. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Estás enganado, eles devem dar entre 1500€ e 2000€ pois compram através de contratos de 2 anos

      1. Avatar de Sérgio J
        Sérgio J

        Estás a contar com as comunicações. Estás a esquecer que tem planos de dados em condições e não planos ridiculos de 200MB

        Os planos profissionais podes optar por não comprar o equipamento. Poupas 10-15€ por mês. Mas mesmo assim compensa comprar o equipamento pela operadora.

    2. Avatar de FG
      FG

      Ai sim?

      pc = desktop, portatil, servidor, HTPC, etc…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Windows PC’s … não é servidores, etc.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não há servidores Windows?

          LOL!

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            PC = personal computer.

            LOL!

  2. Avatar de Pll
    Pll

    falta a parte que computadores comprados a peças,ou upgrades, não entram nesses numeros.

    1. Avatar de FG
      FG

      Deves pensar que muita gente faz isso…

      Quase toda a gente compra um portatil, e está feito…

      1. Avatar de 1berto
        1berto

        Muita gente no universo dos consumidores não, mas a nível de desktop, a comunidade Gamming deve representar uma boa parte das vendas de componentes que não contam como vendas de PC.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Para cada PC desses, há uns 100 portáteis ou torres HP, Dell, etc… que são populares na América, Asia, e em qualquer empresa…

        2. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Aliás, quase todos devem ser mesmo isso: gamers.

  3. Avatar de Dunno
    Dunno

    E quem compra um pc com Windows e compra um dispositivo iOS? Não serão poucas as pessoas certamente.
    Não me parecem duas relações relacionadas nesse gráfico, onde tentam demonstrar que são utilizadores unicos.

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Claro que existe, mas não me parece a norma, pelo menos por opção.

  4. Avatar de Lulz
    Lulz

    Missão cumprida, Steve Jobs…

  5. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Hoje em dia, tirando gamers, quase ninguém troca de PC exceptuando quando se estraga. Qualquer Atom Quad core, i3, i5 chegam para office, web, kodi, jogos standard, daí que para o povo isso chega.

    Quem troca com mais frequência são os adolescentes, gamers e profissionais. Até de telemóvel agora com um Note 4 não vejo muito interesse na troca, até sair algo revolucionário. Troco mais depressa de capa/bumper, ou gasto dinheiro numa action câmara.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Comparar vendas de Windows PCs com todos os equipamentos iOS… lol

    1. Avatar de João MS
      João MS

      Ao início também fiquei com essa sensação mas depois percebi que o estudo não compara apenas iOS com PC mas sim dispositivos móveis com PC, o que até me parece ter o seu interesse.

      1. Avatar de FG
        FG

        Não, é mesmo só iOS.

    2. Avatar de FG
      FG

      Sim, uma marca, vs centenas delas…

      Incrível!

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Pensei que se estivesse a comprar SOs… Windows e iOS, afinal?

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Dado que só a Apple vende iOS…

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Então os MacPro vêm com o quê ? Windows ? “só” vende iOS…

  7. Avatar de Vlad
    Vlad

    == Conteúdo removido ==

    1. Avatar de Arlindo Pereira
      Arlindo Pereira

      Mesmo assim ninguém ganha à Natureza. Produz mais formigas por hora no mundo do que o ser humano computadores por ano independentemente do SO.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Os aparelhos iOS não são o mesmo que PCs mas competem pelo tempo das pessoas para realizar muitas das coisas que antes se faria em PCs. Competem também pelo investimento e desenvolvimento de software e serviços, por isso este número torna-se de certa maneira num marco histórico na “guerra” entre plataformas

    3. Avatar de JJ
      JJ

      E maias também!!!

    4. Avatar de Vlad
      Vlad

      Caramba, não sabia que a palavra cuecas era assim tão ofensiva para me removerem o post. Para a próxima utilizo ceroulas ou truces.

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Isso é muito fácil de explicar…
    O mercado dos PCs esta a ficar cada vez mais direccionado para empresas, gamers, profissionais de TI e clientes similares.
    Por sua vez o mercado dos smartphones e tablets (principalmente), esta mais direccionado para particulares (não unicamente).

    Alem disso, outro ponto de foco é que os PCs comprados a 4/5 anos, a nível de hardware estão tão capazes como estavam a na altura. Isto porque o hardware esta avançar mais depressa que o software, o que faz com que a longevidade do hardware aumenta. Antes, o hardware andava atrás do software, agora é ao contrario…

  9. Avatar de Edgar Ferreira
    Edgar Ferreira

    “O declínio das venda dos PCs tem estado a acentuar-se e desde há já bastante tempo que se prevê que atinja valores muito baixos.”
    A sério? No gráfico vemos volumes se venda idênticos a 2008, quase sempre constantes.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Na verdade os PCs estão a decair. Se estás hoje com valores de 2008 isso deverá ser preocupante.

      E, de acordo com a maioria das previsões, esse declínio vai ainda mais ser acentuado no futuro imediato. Pode até ganhar fôlego com o Windows 10, mas depressa vai arrefecer e continuar a cair.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Esta analise esquece-se de muitos pormenores.

    Se eu comprar 1.000 PC de linha branca e sem SO (porque tenho licenças de volume), ou ainda comprar esses 1.000 PC já usados (muito comum nos dias de hoje no ensino, e empresas de menores posses), eles não entram nessas estatísticas.

    Mais correcto seria cruzar os dados de quantos PC existem a funcionar neste momento com SO da Microsoft a correr e quantos há com IOS. Mas secalhar esse número não interessa mostrar aqui……

    1. Avatar de Zukunft
      Zukunft

      Que teoria da conspiração.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Chama-lhe teoria da conspiração…
        Faz muito sentido a comparação das estatísticas mostradas nesta noticia.
        Como o Vlad lá para cima disse, “O número de cuecas vendidas no mundo ultrapassa a venda do Android, iOS, Windows Phone, Windows, Mac,…”.

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Mesmo…

        Quem é que compra PC’s usados?

        Já iPad, iPhone, e até Mac, há muita gente a comprar e a vender nos usados…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Se tu fores bater a porta a uma Escola, a probabilidade de encontrares dezenas ou centenas de PC usados (DELL, HP, principalmente), é muito grande!
          Porque uma máquina dessas custa 200€, em vez de 700€ a 1000€ que custa um PC decente!

          E se eu refiro isso é porque tenho conhecimento e porque só nos últimos 3 anos adquirimos mais de 120 máquinas nessas condições!!!! (normalmente são máquinas recolhidas de bancos ou grandes instituições e são vendidas com garantia de 6 meses. Em termos de características são excelentes, só aceito HP ou DELL, e podes comprar 50 ou 100 máquinas todas exactamente iguais (muito útil para substituír peças que novas custam várias centenas de euros (placa-mãe, fonte de alimentação, etc….).

    2. Avatar de FG
      FG

      loL, PCs usados…

      E iPads e iPhones usados… São poucos?

    3. Avatar de JBM
      JBM

      PCs de marca branca entram nestas estatísticas. A estatística usa valores da Gartner que inclui esse ramo do mercado.
      Também o sistema operativo não deve ser um problema nestes números. Os valores de vendas da Gartner não olham para sistemas operativos, e o que é aqui apresentado deve simplesmente assumir que todas as vendas que não sejam Macs, têm Windows.

  11. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    … e se contarmos com as pessoas que optam por apagar o ruim e usar linux… são poucas mas boas.

    1. Avatar de FG
      FG

      O que interessa são as vendas…

      É o Windows está cada vez melhor, já o Linux, continua na mesma e cada vez pior…

      1. Avatar de Xplouder
        Xplouder

        Pior? Porquê?

  12. Avatar de pedro
    pedro

    Esta comparação está errada, são produtos diferentes, segmentos diferentes, com objectivos de utilização diferentes!!! logo as conclusões estão enviesadas ….

  13. Avatar de pedro
    pedro

    estou mesmo a ver uma empresa a comprar um iphone para processar a contabilidade, ou a fazer relatórios de vendas, etc!!! o mercado dos PC vai continuar a existir, porque existem tarefas nas empresas (e nos particulares) que necessitam deste tipo de maquinas!!! o que faz sentido é comparar o mercado dos computadores portáteis com o mercado dos desktop!!! isso é que é serio e honesto ….

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Obvio que numa casa cada pessoa tem 1 telemóvel (ou 2 …), talvez uma consola e daí que 1 ou 2 pc/portátil chegam e por uns bons anos.

      Mais: muuuuuitos pc com um Upgrade de hdd a SSD e de Windows ficam muito melhor, daí que a necessidade de trocar é baixa.

      Algo que também já vê um declínio são os Tablet, muita gente prefere substituir um smartphone de 4″ + tablet por um smartphone de 5.x” e acabou.

      Eu substituí um Tablet iOS por um híbrido Windows e já é raro usar o PC de casa…

    2. Avatar de FG
      FG

      Cada vez mais conranilidades e essas coisas, são feitas em web apps…

      Sabes o que falas?

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        FG: web apps ou näo web apps, trabalho a sério faz-se com teclado e rato/pad (igual Linux, Windows, OSX) e o processamento é local. Estás mesmo a ver empresas de contabilidade a usar aparelhos iOS com a (pouca) versatilidade que têm e querer digitalizar, imprimir, comparar, converter, gravar ficheiros, etc em que minutos é dinheiro perdido, e andar a ter problemas de compatibilidade, lentidäo, etc dos fraquinhos SoC ARM (sejam quais forem) vs. CPU x86 a sério com um SO “desktop”.

        Trabalho a sério é em sistemas Desktop tradicionais com arquitectura x86 ou equivalente, com SO a sério, quanto muito na fronteira em Android visto que é um SO portátil com vertente “semi-desktop”, e mesmo assim coisinhas leves.

        Que muitas empresas (restaurantes, cafés, salöes de beleza, tec) por questäo de design oferecem o uso de tablet “iOS/Android”, isso é brincadeira de crianca. Coisas a sério väo logo os PCs (Linux/Win/OSX).

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Comparar o mercado dos portáteis com os desktops? Qual era a unidade disso?

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        … utilidade
        Desta vez foi o corrector automático a asneirar, de certeza 🙂

  14. Avatar de David.pt
    David.pt

    Não percebo porque fazem este tipo de comparações…. É lógico que assim seja

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      porque alguém interessado paga, e os sites necessitam de “views” para a publicidade 🙂

      Óbvio que assim seja: há mais carros utilitários que topos-de-gama, há mais gente näo especializada que especializada, há mais gente com pouco dinheiro que com muito dinheiro, há mais (infelizmente) mulheres feias que bonitas, etc etc. É comentar o óbvio…

  15. Avatar de Fernando
    Fernando

    Ainda dizem que a vida está dificil.

  16. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Normal, as vendas de iPhones continuam a crescer em força: 35% no trimestre passado.

    O iPhone 6 saiu em final de Setembro e é o mais vendido – há 10 meses. Em Junho a Apple tinha 3 dos 5 modelos mais vendidos de smartphones.

    http://www.counterpointresearch.com/apple-iphone-6-continues-to-be-the-bestselling-smartphone-for-10-months

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      A venda de smartphones em geral continua a crescer, não é só Iphone. Tanto a venda de Android’s e Windows Phone cresce nas estatísticas YoY.
      Esta estatística é o mesmo que comparar a compra de micro-ondas com sapatilhas nike, visto que normalmente 1 mirco-ondas por casa é o suficiente enquanto que todos as pessoas por casa tem sapatilhas, logo podem muito bem ser Nike.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Por acaso tens ideia de qual é a taxa de crescimento esperada das vendas de smartphones em 2015, comparada com o ano anterior? Não chega a 3% . Por isso é que a taxa de 33% do iPhones impressiona (evolução das vendas entre o segundo trimestre de cada ano).

        E um modelo estar 10 meses como o mais vendido também.

        1. Avatar de 1berto
          1berto

          E? Disse alguma mentira? Ou estás aqui só a exibir-te?

  17. Avatar de Silver
    Silver

    Mas digam o que disserem, trocad um laptop windows por um mac, nao obrigado! Só mesmo vale pela estética, agora em software meu rico win7

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Hey, não digas isso… Um amigo meu comprou um Macbook e meteu Windows, como todos deviam fazer.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Pergunta-lhe se usa muito ou se até se esquece de o actualizar. Ter Windows num Mac funciona como uma precaução – para o caso de ter que se correr uma aplicação que só existe para Windows.

        1. Avatar de 1berto
          1berto

          Sim, ele usa muito, e não se esquece de o atualizar. Ele comprou o Macbook (Air) porque foi em segunda mão e estava a um bom preço pelo hardware, de resto prefere Windows.
          E para responder à tua próxima questão, sim ele já usou OSX, alias, ele usa OSX no trabalho porque foi o computador que a empresa lhe forneceu (um iMac), se calhar até Windows instalava nesse se a empresa permitisse.

  18. Avatar de Sujeito
    Sujeito

    Porque é que está tudo a roer-se com o gráfico ? O objectivo é simples. A Apple era uma empresa minorca não há muito tempo e era constante a menção ao quão pequenos eles eram e que tinham apenas 1 ou 2% de mercado. Este gráfico dá uma ideia geral do quão eles cresceram. Neste momento, a divisão de dispositivos móveis deles está perto das vendas totais dum mercado onde há pouco tempo só tinham esses tais 2%. Portanto têm um mercado paralelo onde vendem o equivalente a 100% do mercado de computadores pessoais tradicionais onde mal entravam e onde também estão a crescer.

    Isto mostra o tamanho da empresa atualmente, com divisões que são várias vezes maiores individualmente do que alguma vez foram no passado. Não é para se gostar ou não gostar, é só para ficar um pouco impressionado e seguir o dia.