Apple volta a bater recordes com resultados do 2º trimestre 2015

84 Comentários

A Apple escolheu o dia de hoje para apresentar os seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2015. Com os seus novos produtos em venda, há já algum tempo, esperava-se que esses resultados fossem na mesma linha de trimestres anteriores e que revelassem vendas elevadas.

Mas a verdade é que os números revelados superam todas as expectativas e mostram que, mais uma vez, a Apple conseguiu superar-se e apresentar valores que a colocam como uma das mais valiosas empresas do Mundo.

apple_1

Os números da Apple, referentes ao segundo trimestre de 2015, foram revelados hoje e mostram que a empresa está muito longe de abrandar e que os consumidores continuam a preferi-la na hora de comprar equipamentos.

Os números são reveladores do sucesso que está a ter no mercado, graças aos seus vários produtos, algo que todos já esperavam.

A Apple revelou que, neste segundo trimestre, conseguiu $49 mil milhões de dólares em vendas e que, desse valor, 10.7 mil milhões de dólares foram de lucro.

Para além dos produtos que já se conhecem da Apple, este trimestre conta já com a presença do Apple Watch, que teve as suas vendas começadas no dia 24 de Abril.

Número de vendas de equipamentos:

  • iPhone: 47 milhões de unidades
  • iPad: 10.9 milhões de unidades
  • Mac: 4.7 milhões de unidades

Para já, a Apple não revela os números de vendas do Apple Watch, do iPad ou da Beats. Os restantes produtos e serviços, categorizados como “other services” renderam à Apple 2.6 mil milhões de dólares em vendas.

We had an amazing quarter, with iPhone revenue up 59 percent over last year, strong sales of Mac, all-time record revenue from services, driven by the App Store, and a great start for Apple Watch.

The excitement for Apple Music has been incredible, and we’re looking forward to releasing iOS 9, OS X El Capitan and watchOS 2 to customers in the fall.

As palavras de Tim Cook, durante a apresentação dos resultados, mostram a satisfação da empresa e a forma como as vendas superaram as expectativas da Apple.

apple_2

Este é mais um trimestre em que a Apple bate os seus recordes anteriores e em que as vendas de dispositivos voltam a marcar uma posição clara no mercado.

Existem ainda alguns valores que mostrariam mais este domínio, mas a Apple decidiu não os revelar, como é o caso do Apple Watch e o iPad.

Está, mais uma vez, provada a grandeza da Apple e a adesão que os consumidores têm aos seus produtos. Se este trimestre foi revelador do sucesso, o próximo, com novos produtos e serviços, será com certeza ainda melhor.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Apple Inc. said its quarterly profit surged 38%, boosted again by strong demand for the company’s latest iPhones and robust growth in China where sales more than doubled.

    Still, shares of Apple — up 39% over the past year — slid 6.7% to $122 in after-hours trading as the company’s revenue outlook for the current quarter fell short of Wall Street expectations.

    in MarketWatch

  2. Avatar de 1berto
    1berto

    Superaram todas as expectativas? Tipo as vendas mais baixas de Ipad’s nos últimos 3 anos?

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      Já agora a expectativa era um crescimento de 16% nos Macs (YoY), e foi apenas 9%… O pplware precisa de saber melhor que é significa “superar as expectativas”.

      1. Avatar de Pedro Simões

        Esses números têm de ser vistos de forma global e não de forma tão particular como queres. Sim, os Mac ficaram abaixo do esperado, mas o restante passou o que estava a ser aguardado.

        1. Avatar de 1berto
          1berto

          De forma global é superar uma expectativa, e não todas. Como disse, o mercado do Ipad, e Mac não está a correr tão bem com se esperava.
          Que venha daí o Ipad Pro que segundo o Tim Cook em 2012 era algo “confuso”.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            continuas na mesma tecla! Não confundas o que alguns esperavam com o que o mercado no geral esperava.

          2. Avatar de 1berto
            1berto

            Sim, o problema é que esse alguns são os acionistas, que não lhes interessa apenas que o número seja positivo.

          3. Avatar de JBM
            JBM

            O problema é que não sabes que a cotação da Apple sofre quase sempre a seguir aos resultados, quase que nem importa se são bons ou não porque há muita gente a especular nas semanas antes. Não são os accionistas de longo prazo, são os especuladores.

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Por acaso o aumento das vendas de Macs de 16% não era uma expectativa, era a previsão da Gartner há poucos dias – e que dava todas as outras marcas a descer, o que valoriza o aumento das vendas dos Macs.

        http://www.businessinsider.com/pc-sales-plummet-in-q2-2015-gartner-idc-say-2015-7?op=1

        1. Avatar de 1berto
          1berto

          O decréscimo das outras marcas é justificado por muitos pela chegada do Windows 10, ou seja previsível e sem efeitos negativos.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Sabias que as vendas de PCs já estavam em queda antes? O Windows 10 não explica toda a quebra!
            Sabias que o Mac há muito tempo que cresce acima do mercado de PCs?

          2. Avatar de 1berto
            1berto

            Ai sim? É que segundo a Gartner por exemplo o mercado de PC’s cresceu no último trimestre de 2014…

          3. Avatar de JBM
            JBM

            Segundo a tua gartner nos últimos 3 anos o mercado só cresceu em 2 trimestres e muito pouco 0,1% há 1 ano e 1% há 6 meses atrás, e muitas das vendas que houve pelo meio e esse crescimento podem ser explicados pelo mercado empresarial ter andado a renovar a sua base, muito por causa do fim do suporte do XP. Por isso sim, o mercado já estava em queda e agora não tem tanto o efeito das compras no mercado empresarial para compensar.

          4. Avatar de FG
            FG

            Tretas!

            Eles oferecem o Windows 10 a quem comprar um PC por esta altura!

            Pela mesma ordem de ideias, ninguém comprava um Mac, porque pela mesma altura, sai o El Capitan!

            Ninguém liga a updates no Windows… Nem para o 8.1, que é de borla, eles atualizam…

      3. Avatar de JBM
        JBM

        é sem dúvida um exagero dizer que superou todas as expectativas quando havia analistas a prever mais vendas nuns segmentos enquanto outros previam noutros segmentos.
        O valor de 16% de crescimento nos Macs era a previsão de alguns analistas e não de todos, por exemplo! Outros, como a Gartner, até davam a entender menor crescimento do que o dado pela Apple. O mesmo com o iPad alguns previam mais vendas enquanto outros previam menos vendas, embora duvide que houvesse quem previsse mais vendas.
        No global o crescimento apresentado pela Apple é bastante alto.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Superou as expectativas traçadas pela Apple para o trimestre. Isto acontece todos os trimestres. A Apple dá previsões realistas… os chamados analistas apresentam resultados quase impossíveis. A Apple supera as previsões que criou, mas não consegue atingir os resultados dos que tanto analisam.

          1. Avatar de TR
            TR

            Previsões realistas ou previsões expectáveis só para depois se puderem congratular que passaram todas as expectativas?

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            A apple publicou uma guidance de 47 mil milhões de dólares para este trimestre. Duvido que uma guidance destes seja “jogar por baixo” só para ter a certeza que se bate estes números.

          3. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Que argumentos…

            47 para 49 vai uma diferença louca!

        2. Avatar de 1berto
          1berto

          Não interessam de quem são as previsões, até os resultados finais, o interesse dos acionistas é focado nas previsões, pelo que se não são atingidas, há um efeito negativo.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Não interessa de quem são? Interessa duma forma geral o consenso nas previsões, não o que 1 analista isoladamente prevê, por isso não interessa vires para aqui dizer que este ou aquele disse isto ou aquilo ignorando a imagem geral das previsões, ignorando que há outros que previam menos. Se não, é fácil ser sempre um desastre, basta olhar para quem prevê mais, já que há sempre alguém que prevê mais alguma coisa nalguma coisa.
            E o facto é que os resultados globais da Apple superaram o consenso dessas previsões, com um crescimento alto!
            Já a questão da cotação bolsista, é um conjugar de factores, especialmente pela previsão dada pela Apple para os próximos meses. É uma situação muito habitual quando a Apple anuncia resultados.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Sim?

      Se o iPad está mau, e esse é o mais vendido do mercado, como é que estão as outras todas?

      iPhone = recorde, aumento de unidades 35%, 59% de receita
      Mac = recorde, aumento de unidades 9%, 9% de receita
      Serviços = recorde, aumento de 12% de receita
      Outros produtos = recorde, aumento de 59% de receita

      Só o iPad é que decresceu 18% de unidades, 23% de receita, que é o tablet mais vendido do mundo.

      Mas no total? 33% de aumento de receita…

      Mas que empresa é que tem um aumento de 33%?

      Google? teve menos de 20%, e foi um enorme sucesso para eles!

      Samsung? Crescer? Nada! Até tem recuado na receita…

      1. Avatar de 1berto
        1berto

        Sim o Ipad é o tablet mais vendido no mundo, não disse o contrário, assim como tu não disseste nada que justificasse o facto de ter sido o pior trimestre desde 2012 em relação a vendas do Ipad.
        Agora, porque é que o Iphone sobe e o Ipad desce? Hum… Se calhar à artigos no mercado que estão a fazer os consumidores olharem para o Ipad como um pisa papeis.

        1. Avatar de Hugo Soares
          Hugo Soares

          “Sim o Ipad é o tablet mais vendido no mundo”
          “iPad = Pisa papéis”

          Pelo menos os pisa papéis tiveram um crescimento brutal este ano, segundo a tua analogia.

        2. Avatar de FG
          FG

          Ora diz lá o que é que substitui o iPad?

          Portáteis, cada vez vendem menos, e a Apple vende mais.

          Phablets, a Apple está a dominar na Ásia, onde se vendem mais phablets, e já ultrapassou a Samsung na Coreia do Sul e China!

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Comparando com o trimestre homólogo de 2014:

    Valores em milhares de milhões de dólares:
    Receitas no 2° trimestre de 2015: 49,6 contra 37,4 no 2° trimestre de 2014, um crescimento de 32,6%
    Lucros: 10,7 contra 7,7, crescimento de 39,0%

    iPhones: 47,5 milhões contra, 35,2 milhões, crescimento de 34,9%
    Macs: 4,8 milhões, contra 4,4 milhões, crescimento de 9,0%
    IPad: 10,9 milhões contra 13,3 milhões, quebra de 18,0%
    Número de Apple Watch vendidos: não disseram, as receitas estão englobadas em “outros”, que inclui os iPod.

    Um forte crecimento das vendas e dos lucros devido sobretudo às vendas do iPhone. Por regiões geográficas a China é mais importante que a Europa.

    1. Avatar de 1berto
      1berto

      O Iphones não surpreende ninguém. O mercado estava a desesperar por um Iphone maior, e a Apple demorou anos a dar, mas já se previam estas vendas. Os analistas estão é a perguntar-se é em que é que o próximo Iphone se vai destacar para que as pessoas voltem a trocar de telemóvel…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Vai ter coisas nunca antes imaginadas…

        Como clientes satisfeitos a voltar a comprar Apple.

        Como pessoas que estavam à espera que o telemóvel avariasse, ou o contrato acabasse, para trocarem por iPhone…

        Vai ter outros territórios para converter… como aconteceu na China…

        Vai ter uma concorrência cada vez mais enfraquecida.

        E vai ter gente a querer usar um Apple Watch e a trocar para iPhone para poder ter…

    2. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      A tua fonte deve ser esta: https://www.apple.com/pr/pdf/q3fy15datasum_2.pdf , certo?
      É que os valores são muito próximos.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Não, era uma derivada. Este quadro não conhecia 🙂

        Comparando o valor dos “outros”, diria que o Apple Watch valeu 1.000 milhões de dólares de receita no 2º trimestre de 2015.

        “Eh pá, mas o iPhone rendeu muito mais!”. Pois rendeu, mas são 1.000 milhões (o que não é nada pouco) a somar e não a subtrair. Pessoal a lançar produtos – a começar nos smartphones – e a perder dinheiro com eles é o que há mais.

  4. Avatar de DumDum
    DumDum

    Se realmente estivermos perante uma bolha tecnologica que vai rebentar em breve, como muitos defendem, a Apple vai dar um tombo muito grande e muita gente vai perder muito dinheiro.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Já dizes isso há uns anos não?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      O problema das bolhas é quando tem ar em vez de conteúdo. No caso da Apple o conteúdo são USD e muitos.

      1. Avatar de DumDum
        DumDum

        Estas bolhas não têm ar, tem USD, muito, demasiado, por isso sobem tanto e por ser demasiado rebentam.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Não parece que saibas o que é uma bolha no mercado! Fala-se em bolhas quando as cotações são demasiado especulativas, sem grande sustentação nos resultados operacionais actuais. A cotação da Apple está bem sustentada nos resultados operacionais.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Se calhar não percebeste, ou então não queres perceber… A Apple tem estrutura, produtos, serviços, dinheiro (e muito) que sustenta a sua cotação. Mas entendo que muitos queiram a Apple em baixo… junta-te à fila mas não te esqueças de tirar senha 😉

    3. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Sabes o que é uma bolha?

      Uma bolha é quando “toda a gente” investe numa coisa, que depois, vai-se a ver, e não dá retorno nenhum, não faz dinheiro…

      A Apple faz dinheiro, tem um P/E de ±16

      Bolha é uma empresa chamada “Google”, com um P/E de ± 33…

      Está sempre a prometer que “no futuro é que vai ser…”

      Só faz é flops:

      – Android é um flop para todos, inclusive Google, menos para alguns chineses que vendem a preço de custo (vá lá, não perdem milhões com ele, como a Sony), com um mercado tão grande (80%), não faz metade do dinheiro que a Apple faz na store…

      – Google Music, grande flop! Tanto tempo de mercado, nem sequer ao Spotify conseguem roubar clientes!

      – YouTube é flop, ninguém vê publicidade, se pedirem dinheiro por filmes e séries, nunca as pessoas darão, prefere tudo pagar a empresas que não dão nada de borla, como Netflix. Facebook aponta armas para o vídeo…

      – Google Glass, só tem é gerado histórias de pessoas a levarem porrada e um idiota com ele no banho…

      – Android Wear, em um ano, nem 1 milhão, de todas as marcas, vendeu, um sistema que foi mesmo feito para fazer lock-in dos utilizadores ao Google Now, e falham nisso!

      – Android TV, outro flop, nem nos USA pegou…

      – Google ADs, 75% das receitas vêm do iOS, e a Apple vai dar acesso a Ad-Blockers e Tracker-blockers no iOS 9

      – Android Auto, parece que só tem um KIA, e só nos USA… flop

      – Produtos para casa, o Android chega tarde, Apple já tem alguns produtos no mercado compatíveis com HomeKit

      – Pagamentos? Google Wallet, autêntico flop, a Apple come-lhes o mercado numa semana, e Android Pay ainda não saiu nos USA, a Apple já está a expandir para outros mercados

      – Google +? Mais outro falhanço, nem ao Facebook, que tem uma imagem péssima, conseguem roubar clientes…

      – Projeto Loon? Flopada! A Facebook vê, copia, e já estão mais à frente!

      – Android One? (Nexus baratos para o mercado Indiano?) Mais um flop, os Indianos preferem os telemóveis chineses, com mais specs pelo mesmo dinheiro, e desligam o Google Now, porque pensam que gasta bateria…

      Google é muita parra, pouca uva…

      Só ganham dinheiro com a publicidade, porque têm um monopólio, é simples…

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        O engraçado é que a Google passa o tempo a atacar a MS e a Apple, mas se pensarmos, a Google sem estas não existia.

    4. Avatar de Vanessa
      Vanessa

      Não sei o que consideras uma bolha porque a cada 9 anos o mercado passa por um ciclo completo e neste momento estamos no pico, aliás, é esperado que este ano as cotacões comecem a descer gradualmente.
      Se o tombo a que te referes é o valor das accoes que esteve a 700 descer até aos 400 isso já aconteceu há bem pouco tempo, mas a Apple mostrou ser a melhor aposta porque neste momento já se bateu a barreira dos 700 há muito tempo (claro que o stock split a cotacao foi dividida por 7 logo os 700 são actualmente 100)…

      É obvio que ainda não percebeste como o mercado bolsista funciona, porque a cotacão baixar nâo significa que hajam pessoas a perder dinheiro, apenas que as accoes desvalorizam.
      Se eu comprei a 5 e agora está a 500, mesmo que desca para 100 eu nao perco nada porque os 500 eram um valor potencial mas nunca foi real. A Bolsa é um mercado de soma positiva, não é um jogo de poker onde para um ganhar alguem tem de perder…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Discordo em parte do que dizes!
        Se é verdade que uma pessoa pode ganhar sem outros perderem, também não deixa de ser verdade que há muita gente a ganhar por outros perderem. O mercado não tem crescimento infinito e é muito dominado pela especulação e por reacções não racionais. Em muitos momentos é quase um jogo de casino, com o “Short Selling” a ser um grande exemplo desse espírito.

        1. Avatar de Vanessa
          Vanessa

          Claro que existem pessoas que perdem dinheiro, mas isso nada tem a ver com outros ganharem.
          É possivel uma pessoa comprar e vender com lucro sem que ninguem perca porque as accões reflectem o valor das empresas, logo valorizam no longo prazo. Existem excepcões mas no longo prazo os mercados geram receitas positivas.

          Os exemplos que dás são de especuladores, esses servem apenas para dar liquidez ao mercado, mas estão longe reflectirem o mercado como um todo. Quem investe a serio usa o longo prazo. Vender no mesmo dia que se compra é claramente atirar ao acaso e apenas existe á custa de outros perderem. No entanto isso é apenas uma parte infima do mercado.

          Se achas que investir na bolsa é como jogar num casino experimenta colocar o dinheiro em depositos a prazo e depois diz-me quanto perdeste ao fim de 10 anos apenas com a inflacão… E se sabes jogar num casino não vais perder dinheiro. Existem pessoas que vivem do blackjack, poker, etc.. porque sabem o que andam a fazer. Saber jogar é diferente de atirar ao calhas e esperar pelo melhor.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Os especuladores têm cada vez mais peso nos mercados! Não é por acaso que há cada vez mais casos em que os reguladores suspendem short selling de empresas, sendo um dos grandes exemplos onde muitos ganham por outros perderem. Isto sem falar nas manipulações de mercados que se fazem algo escondidas, quer por compras e vendas bem programadas por enormes fundos, quer pelo lançamento de rumores e falsas informações que levam muita gente a reagir duma maneira pré-planeada que será bem aproveitada pelos autores para ganhar dinheiro num momento preciso, muitas vezes com perdas para quem acabou enganado e preferiu reduzir as perdas em vez de perder mais.
            Quanto à tua teoria de que se sabes jogar no casino não perdes dinheiro, não te iludas. Ninguém consegue estar sempre a ganhar dinheiro com algo que não controla e que sofre de fenómenos aleatórios. Num casino só o casino é que tem assegurado que no final do dia ganhou dinheiro!

    5. Avatar de JBM
      JBM

      Como é que a Apple está numa bolha tecnológica?

    6. Avatar de Sérgio J
      Sérgio J

      Vou-te explicar o que é uma bolha.

      Quando alguém investe numa empresa, o investimento normalmente tem em conta o histórico de facturação. Nas startups recorre-se a empresas similares, olha-se para o produto interno e faz-se uma análise de risco e então investe-se.

      Ao longo dos últimos 100-200 anos em que o capitalismos e a evolução industrial tem crescido a ritmo galopante, tem aparecido empresas com produtos/serviços completamente inovadores. Aquilo não tem qualquer valor, mas olha-se para o mercado e acredita-se que aquilo no futuro vai valer muito dinheiro. É muita especulação, é procurar o el dorado. Espera-se que de um momento para o outro seja-se muito muito rico. Enquanto nos primeiros casos há algo que sustente o investimento, no caso das bolhas simplesmente está-se a acreditar que no futuro será assim. Pode ser, pode não ser. Por exemplo, o Facebook passou por isso. Toda a gente via muito potencial, mas ninguém sabia como realmente fazer dinheiro com aquilo. Nos últimos anos descobriu-se a publicidade dirigida. É isso que tem sustentado o Facebook, Android, etc…

      O caso da Apple é um caso difrente, é um caso super tradicional. A sua cotação e valorização tem em conta o histórico e produtos da empresa. Isso traduz-se em expectativas de venda. Claro que há volta também há o mercado especulativo. Mas não é a especulação pura e dura como nas bolhas que sustentam a valorização da empresa. Podemos falar sobre a especulação da continuação de crescimento. Mas isso é como em toda a alta finança.

      Tudo é ciclico e um dia haverá um empresa que substituirá a Apple, mas ainda não estamos próximos disso. Claro que nestas coisas nunca saberemos. E o próximo pode significar já amanhã, mas também pode significar daqui a 100 anos.

      Se fores um investidor não especulativo, vais investir em empresas como a Apple, que mais do que a sobrevalorização bolsista, significa que terás retorno ao fim de cada ano. Isso é o que um investidor tradicional quer.

  5. Avatar de J. Manuel
    J. Manuel

    Parece que no terceiro trimestre as vendas não andam tão bem.

      1. Avatar de J. Manuel
        J. Manuel

        De acordo com site do Jornal de Negócios.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          tens a certeza? relê a notícia. O terceiro trimestre falado é o que já passou, e as vendas cresceram imenso. O problema é que os analistas queriam ainda maior crescimento no iPhone. Também não gostaram que a Apple desse uma estimativa de crescimento para o próximo trimestre abaixo do que andavam a prever, mesmo que isso seja o que a Apple normalmente faz e mesmo que essa estimativa represente um bom crescimento de +19%.

  6. Avatar de ilima
    ilima

    Não percebo nada , ainda hoje de manhã deu na euronews , que as acções da Apple baixaram porque os resultados ficaram aquém das previsões dos analistas ??????

    1. Avatar de JBM
      JBM

      As acções não baixaram por causa dos resultados deste trimestre. Baixaram porque a Apple indicou para o novo trimestre que iniciou, uma estimativa inferior ao que muitos estavam à espera, algo que é até bastante comum a Apple fazer.
      Os resultados deste trimestre ultrapassaram a média/consenso das previsões dos analistas.

      1. Avatar de 1berto
        1berto

        Errado, os analistas esperavam mais, e são estes que ditam o valor das ações. Mais de metade do negócio da Apple neste momento só se foca num produto, o Iphone, sendo que em Mac, Ipad, etc. os resultados não estão a ser satisfatórios, e como tal se a Apple não conseguir manter as vendas do Iphone elevadas, esta pode começar a ter fortes quedas no lucro.

        1. Avatar de FG
          FG

          Não estão a ser satisfatórios?

          Entoa que vão investir em outro lugar.

          Onde todas estão a perder vendas e dinheiro para a Apple…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        se leres atentamente a notícia verás que os resultados superaram as previsões. O problema está com a estimativa dada para o novo trimestre e com o que foi o número de vendas do iPhone, que apesar disso continua com um crescimento forte.

        1. Avatar de ilima
          ilima

          Pois , o problema é ser previsões, na minha terra isso é ” contar com o ovo no dito da galinha ” , depois pode acontecer como a Toshiba , e como outras que nós bem conhecemos.
          Atenção que não estou a criticar a Apple, sou user wp porque para já é o sistema que melhor me serve, mas se as notícias do fim do wp se confirmarem não tenho problemas em ir para android outra vez ou experimentar o ios , quem melhor servir ao mais baixo preço e amigo

        2. Avatar de 1berto
          1berto

          Superou a previsão a nível de lucros, mas este trimestre mostrou a dependência da Apple em relação a um único produto.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            Essa é para rir ou sorrir? A dependência é a mesma que se via nos outros trimestres anteriores, e não foi por isso que se criou algum problema. O engraçado é que o que mais se fala é em não ter vendido ainda mais iPhones, e não nas vendas dos outros.

  7. Avatar de Nuno Marques
    Nuno Marques

    Lêem-se aqui alguns comentários bem ridículos…

    De qualquer forma, penso que a notícia é um pouco enganadora, uma vez que se é um facto que os lucros da empresa aumentaram, também é de referir que as ações em bolsa estão em forte queda.

    Não me parece que os resultados do trimestre, bem como as previsões futuras são assim tão positivas como pinta esta notícia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Interessante esta análise, mas então explica sff, à luz de alguma informação que não esteja no artigo, porque é enganadora. É que há argumentos que podem não ter chegado à comunicação social e ter chegado só a alguns cibernautas. Já agora podias explicar sff?

  8. Avatar de lima
    lima

    Estranha esta “notícia”, quando ainda hoje o Financial Times mostra que a Apple desceu a todos os níveis e com percas a rondar os 66bln de dólares……
    Já o jornal de negócios mostra que não está a ser um bom ano par a Apple.
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/apple_afunda_9_apos_vendas_decepcionantes_de_iphones_no_terceiro_trimestre.html

    1. Avatar de JBM
      JBM

      confundir cotação bolsista com resultados operacionais é interessante!

      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto

        Mas deves saber que a cotação bolsista é o reflexo dos resultados operacionais ou não !?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          São primeiro que tudo reflexo do jogo de expectativas de alguns e também da especulação de muitos, já que há muitos investidores de curto prazo a aproveitar estes momentos para ganhar dinheiro. Podes ter uma empresa a anunciar prejuízos e que vê a cotação a subir, como também o contrário. A reacção de um dia pode não reflectir os resultados operacionais, e neste caso há um grande efeito da estimativa dada pela Apple para o próximo trimestre, uma reacção muito comum com a Apple.
          É a evolução da cotação ao longo do tempo que tenderá a reflectir os resultados da empresa, e tanto é assim que se fores a ler muitos dos analistas não alteraram a sua cotação alvo.

  9. Avatar de lima
    lima

    Estranha esta “notícia”, quando ainda hoje o Financial Times mostra que a Apple desceu a todos os níveis e com percas a rondar os 66bln de dólares……
    Já o jornal de negócios mostra que não está a ser um bom ano par a Apple.
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/detalhe/apple_afunda_9_apos_vendas_decepcionantes_de_iphones_no_terceiro_trimestre.html

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Calma, já vem o Benchmark do iPhone 6 explicar que isso não é bem assim.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      O Jornal de Negócios deu a notícia quando o pré-market estava em -9,6%, agora está em -5,6%. A quebra efetiva há-de ser menos de 3%.

      Mas a variação % nas cotações não se traduz em perdas ou ganhos – são perdas e ganhos potenciais, só são efetivas para quem vende. As ações da Apple tiveram uma subida superior a 30%, se agora tiverem uma ligeira descida, quem as comprou continua a ganhar bastante dinheiro (quem as comprou imediatamente antes da descida perde).

      Agora – quando as ações baixam de cotação é porque os resultados foram fracos? Não, a Apple teve grandes resultados, melhores do que os previu e anunciou, mas menores do que (alguns) analistas de mercado previam.

      Agora – é preciso escolher a bitola para medir:

      – Habitualmente compara-se com o trimestre homólogo do ano anterior – e a Apple obteve grandes resultados (a única das tecnológicas até agora, não considerando o aumento das vendas de anúncios da Google)

      – “Ah, mas isso não serve, tem é que se comparar é com a evolução da cotação, com os resultados esperados pelos analistas” .

      Treta, sobretudo quando se compara com cotações fora-de-horas que têm flutuações exageradas. Por exemplo, a Microsoft para o mesmo trimestre apresentou quebras nas vendas de -5,1% e prejuízos – e no entanto a cotação fora-de-horas está a cair menos que a Apple, apenas 3,4%.

  10. Avatar de J. Manuel
    J. Manuel

    Quota de mercadohttp://www.noticiasaominuto.com/tech/425142/samsung-esmaga-apple-e-huawei

    1. Avatar de Helena
      Helena

      Sabes que quota de mercado e receitas são coisas completamente diferentes?

      Se uma empresa vende apenas 20 por 1000 tem mais lucro que uma que vende 40 por 400. Mesmo tendo metade da quota de mercado.

  11. Avatar de lima
    lima

    Benchmark…. Explica lá como é que uma empresa que perde 66 Biliões de dólares tem um bom resultado.
    É que segundo aquilo que aprendi na escola, menos 66 Biliões na conta é um facto negativo e grave. Mas já percebi que deves ser daqueles que tirou o curso com o Sócrates ao domingo…..

    1. Avatar de JBM
      JBM

      o que é que uma quebra na cotação bolsista tem a ver com resultados operacionais? Para empresa não há qualquer perda por a cotação baixar. O único problema poderá ser para alguns accionistas, mas estas oscilações são muitos habituais quando a Apple anuncia resultados, sendo que a cotação até está neste momento ao nível de há 2 semanas atrás.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Essa é que não me custa mesmo nada 🙂

      Os resultados da Google – dos anúncios, não confundir com tecnologia – ficaram muito acima das espectativas dos analistas. Com isto, a cotação das –
      ações da Google subiu 16% – é verdade, mais décima menos décima.

      Com isto alguém escreveu que os fundadores da Google e principais acionistas tinham “ganho” o equivalente ao resgate intercalar da Grécia, que anda á volta de 7 mil milhões de euros.

      Não ganharam nada – só ganhavam se tivessem vendido as ações. Tiveram um ganho potencial de 16%, mas nas tecnológicas às subidas rápidas de cotação também se sucedem as descidas rápidas. Esse ganho potencial pode ir por água abaixo.

      Os 66 mil milhões de perdas da Apple ainda é mais anedótico – é o mesmo que dizer: se toda a gente tivesse comprado as ações da Apple na véspera, se as vendessem à cotação do after-hours, iam perder 66 mil milhões. Obviamente não foi isso que aconteceu – quem tem as ações, por exemplo, deste o início do ano está a ganhar bom dinheiro (potencialmente, porque só ganha ou perde quando vende).

      “Eh, pá, mas o valor de mercado é valor das ações”. É, mas toda a gente sabe que é apenas o indicador, porque o número de ações que mudam de mão é limitado. Já agora, usa-se a cotação de fecho. Se os 66 milhões eram à cotação de after-hours de -9,0,% agora está em -4,71% – já é só á volta de metade da “perda” 🙂

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Dadas as preocupações manifestadas por vários intervenientes com a queda das cotações da Apple, fica aqui o link para saberem qual é a cotação de fecho 🙂

        Já agora, carregando em 5Y (anos) percebem como a cotação tem evoluído em 2014 e 2015 – e que aguenta bem uma ligeira quebra por causa das expectactivas-dos-analistas-que-ficaram-abaixo 🙂

        https://www.google.com/finance?q=NASDAQ%3AAAPL&ei=xYVRVLjnD8KowAOAlYHIDg

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Agora … as empresas que apresentam um crescimento dos lucros, como a Apple, de 39,0% ao ano são às penhocas. Não encontraste nenhuma nesse artigo?

      É estranho 😉

  12. Avatar de Rui Carriço

    É a questão de ver o copo meio cheio ou meio vazio, os resultados foram tão bons que as acções caíram quase 10%…

    1. Avatar de JBM
      JBM

      Não é por os resultados serem bons ou maus que a cotação cai, tem a ver com expectativas que alguns criaram, e com muita especulação que sucede com a Apple na altura dos seus anúncios.
      Neste momento a cotação é semelhante há de 2 semanas atrás. Daqui a algumas semanas é muito provável que esteja mais alta.

  13. Avatar de Necroman
    Necroman

    Resultados históricos mas com um trambolhão de 5% na bolsa…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Normal, não há nenhuma contradição.

      Por exemplo, no segundo semestre de 2015:

      – A Microsoft teve prejuízos de -3,2 mil milhões de dólares (uma queda de 169,3%) – e a cotação está a cair 2,9%
      – A Apple teve lucros -f-a-n-t-a-b-u-l-á-s-t-i-c-o-s de 10,7 milhões (um crescimento de 39,0%) e a cotação está a cair 4,5%

      Motivo – já se conhecia as perdas da Microsoft e os analistas tinham melhores perspectivas para o próximo trimestre (3º trimestre) do que as perspectivas que a Apple apresentou para o mesmo trimestre. O que passou já é história.

      Mas sempre se diga que, para o trimestre que terminou, as perspectivas que a Apple tinha apresentado aos investidores foram excedidas, não enganou ninguém, antes pelo contrário.

      “Ah, mas havia analistas que previam mais …” Com a Apple, ou prevêem de mais ou prevêem de menos 🙂

  14. Avatar de Kruskal
    Kruskal

    Estes artigos de dinheiros geram sempre comentários que me deixam a pensar se o pessoal que por aqui anda é da área das TI ou da economia.
    Sempre ouvi dizer que “quando maior a subida, maior a queda”, o que será o caso da Apple, apesar de uns quantos economistas de algibeira por aqui quererem impingir que (como sempre) a Apple é diferente de tudo o resto, que uma empresa sustentada (praticamente) por um único produto é estável e forte e que não será afetada em cadeia quando as outras da área à sua volta começarem a cair, mas eu não sou das economias e não gosto de mandar bitaites baseado no que li em meia dúzia de artigos em sites mais ou menos fidedignos, por isso só posso aconselhar a quem por aqui passa cautela com os pseudo-o-que-quer-que-sejam.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      As profecias da desgraça.
      Primeiro, todos os produtos da Apple são sustentados. Não será uma quebra nas vendas do iPhone que trará desgraças.
      Segundo, os riscos associados a ter um ramo de negócios que representa mais de metade das receitas, não é uma certeza de que uma desgraça irá acontecer. São riscos comuns a imensas empresas, que podem ser geridos e contrariados. Não ponhas assim tão facilmente em causa a força duma empresa porque isto ou aquilo pode acontecer no futuro, ignorando que há tantos outros caminhos que a empresa pode seguir.

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        Toda a gente precisa de uma casa e todas as casas têm valor real, sustentado, no entanto a bolha/crise imobiliária foi uma “desgraça” concretizada recentemente. Mais de 2/3 dos lucros da Apple provêm de um único produto, se uma eventual quebra de 2/3 não traz desgraças…
        Basta que o feitiço se volte contra o feiticeiro e alguém lance algo tão inovador como o próprio iphone foi na sua altura para este passar à história e depois, com iPads já não se salva, com macs nunca se salvou e com a música também não vai longe, é a morte certa do artista, mas podemos não acreditar nisso, a nokia, no alto do pedestal também não acreditava.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          continuas no mundo dos “ses” a ignorar os outros “ses” que também podem ocorrer e até a ignorar a própria realidade. A Apple não está parada no tempo sem inovar e não é uma Nokia. Ao contrário da Nokia a Apple controla totalmente o desenvolvimento das suas plataformas, criou um verdadeiro ecossistema à sua volta que fortalece as plataformas, e não opera com margens reduzidas de lucro que dariam muito pouca liberdade de reacção e manobra. Para além disso um produto desta dimensão não desaparece dum momento para o outro, nem os outros produtos que tem desaparecem dum momento para o outro, nem o dinheiro que tem desaparece dum momento para o outro. Tem muitas formas de poder reagir e continuar a operar com lucro, mesmo com o iPhone a perder peso no mundo tecnológico. O outro 1/3 dos lucros ainda é muito lucro e faz inveja a muitas empresas. O outro 1/3 da empresa representa mais rendimentos do que o que a própria Google gera, Google que depende 90% da publicidade.

        2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Não percebeste a “bolha” do imobiliário.

          Houve “bolha” porque os bancos (e congéneres) concediam empréstimos para a compra de casa a quem não tinha rendimentos para os reembolsar, sobretudo no período de crise que viveu os EUA. Quando esses reembolsos começaram a falhar os bancos deixaram de conceder crédito. Como todo o sistema assentava no crédito, havia casas e não havia compradores e quem quisesse vender a sua para reembolsar o banco também não encontrava comprador – e houve uma crise em cadeia

          O que é que isso tem a ver para o caso? Os bancos estão a conceder créditos para a compra de produtos da Apple e estão em risco de grandes perdas por incumprimento?

          Mas que raciocínio da treta esse da bolha.

          Passando à Nokia, que caiu, como a Blackberry e outros, porque não foi capaz de reagir ao novo tipo de smartphone – o iPhone, seguido pelos Android.

          Estamos a falar de tecnologia – se aparecer um tipo de smartphone que deixe o iPhone para trás, como o iPhone deixou os Nokia, e a Apple fosse incapaz de reagir – então levava o mesmo caminho da Nokia. Só que isso não está a acontecer – é a Apple que está na vanguarda, como prova já dominar o mercado dos smartwatchs com 75%. “Ah, mas o iPad caiu” – nos tablets acima dos 200 dólares, que é onde compete, domina com 65%, nos smartphone acima dos 500 dólares, com mais de 80%.

          Já agora, os resultados do último trimestre da Apple, nas várias vertentes.

          http://arstechnica.com/apple/2015/07/apples-q3-2015-iphones-and-macs-up-ipads-down-apple-watch-unknown/

          Acho que a tua bolha desnivela quando o assunto é Apple 😉

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    lucros record e continuam a pagar 530 euros de ordenado a quem ajuda os clientes deles. empresa ridícula.