Unboxing ao UMI Iron: será mais um poderoso smartphone chinês?

44 Comentários

Entre tantos smartphones disponíveis no mercado, vale a pena irmos explorando outras marcas além das mais conhecidas.

Assim, disponibilizado pela Geekvida, temos em análise o UMI Iron para perceber se estamos perante mais um poderoso smartphone chinês. Hoje abrimos-lhe a caixa.


O UMI Iron é um smartphone com 3 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno e o processador é um MTK 6753 octa-core a 1,5GHz. Estamos perante um smartphone Android na sua versão 5.1, Dual SIM, com suporte de rede 4G (LTE).

O UMI Iron é construído em metal, com 5,5 polegadas de ecrã com resolução de 1080 x 1920 píxeis. As dimensões são de 15,3 x 76,5 x 7,9 mm e pesa 148 g.

A câmara frontal dispõe de um sensor de 5 MP (e não 8 MP, como indicado pela marca) com flash LED, com o objectivo de melhorar os auto-retratos em ambientes com pouca luminosidade, e a câmara traseira tem 13 MP com flash LED de dois tons.

Na caixa vem o UMI Iron, o carregador eléctrico, o cabo USB/microUSB, um cabo OTG e o manual de instruções rápidas. Além do mais, a Geekvida disponibilizou ainda duas capas de protecção, em branco e preto e uma película de protecção de ecrã Magic Glass.

Especificações

  • Ecrã: IPS de 5.5″ com resolução FullHD (1080 x 1920 píxeis)
  • SoC: MTK 6753 octa-core a 1,5GHz
  • GPU: Mali-T720
  • RAM: 3 GB
  • Memória Interna: 16 GB
  • Câmaras
    • Frontal: 8 MP com flash LED
    • Traseira: 13 MP flash LED de dois tons
  • Bateria: 3180 mAh
  • Dual SIM
  • Conectividade:
    • WiFi 802.11 ac/a/b/g/n
    • Bluetooth 4.0
  • Dimensões: 15,3 x 76,5 x 7,9 mm
  • Peso: 148 g
UMI Iron

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno C
    Bruno C

    Parece-me uma proposta muito interessante.
    Já andava de olho nele há algumas semanas. Estou muito indeciso entre comprar este ou o Elephone P8000 que tb está em pré-venda na GeekVida.
    Sabem informar se conseguem publicar uma análise antes do dia 15?
    Este aparece como data prevista de lançamento dia 18 de Julho e o P8000 dia 29 de Julho.
    São praticamente iguais e o facto da bateria parecer ser melhor no P8000 está a fazer inclinar-me mais para o Elephone.
    Seria excelente se pudessem tb analisar este modelo.
    Aguardo então ansioso pela análise completa ao Umi Iron.
    A camara frontal deste Umi Iron parece ser excelente. Como é a primeira impressão com a UI do UMI?
    Obrigado
    Cumps

    1. Avatar de José Vilhena
      José Vilhena

      Bruno o que significa a pre-venda? Depois de dia 18 já não vendem mais esse modelo ou é so para reservar ?

      1. Avatar de Bruno C
        Bruno C

        José, pre-venda será a tradução manhosa do site para pré-reserva penso eu…
        O telefone só será lançado dia 18 de Julho mas já dá para comprar/reservar…
        Cumps

    2. Avatar de Maria Inês Coelho

      Bruno C, antes de dia 15 não deveremos ter a análise pronta. Devemos ter sim, algumas ideias das potencialidades do equipamento.

      Quanto a outros pormenores, ainda não tive oportunidade de testar muita coisa, mas já vi que o ecrã tem uma qualidade muito boa, boa resolução, bom contraste de cores e a interface não difere muito da de um Android original, o que pode ser uma vantagem.

      1. Avatar de Bruno C
        Bruno C

        Obrigado pela resposta.
        Gostei do que vi, tem bom aspecto realmente e o preço é espetacular. Eu consegui um desconto no P8000 que me fez a 169€ e o facto da bateria ser de 4000mha pesou na minha decisão.
        Eles são em tudo indenticos, o Iron tem dual led e a camara frontal é melhor, gosto mais do design do Iron mas a bateria para mim foi factor decisivo. No resto são praticamente iguais. Dois equipamentos que me parecem interessantes tendo em conta as specs no papel e o preço anunciado… Vou correr o risco! Desejem-me sorte 😉
        Abraços

        1. Avatar de Mário César
          Mário César

          O p8000 tem um Octa Core a 1.3GHz, este tem um a 1.5GHz. Não estou muito por dentro desta “cena” dos telemóveis, mas se ainda for como antes, a frequência ainda tem mais preponderancia do que o número de cores (pelo menos a partir dos Quad). Claro que posso estar enganado. Espero pela opinião de alguém que perceba mais disto.

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    E preços?

    1. Avatar de Miguel Batista
      Miguel Batista

      175€

    2. Avatar de Guilherme
      Guilherme

      Na Geekvida está em pre venda a 174,99€

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    HTC One wannabe…

  4. Avatar de Krasy
    Krasy

    ronda os € 174.99

  5. Avatar de VCOUTINHO
    VCOUTINHO

    Boa Tarde, uma questão simples, se quisesse comprar esse telemóvel no site Geekvida, teria algum problema alfandegário, ou a mesma empresa envia os equipamentos da Europa?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Uma vez que, neste momento, o smartphone só está disponível no armazém na China, passa obrigatoriamente pela alfandega. Para evitar os transtornos associados, a Geekvida disponibiliza um serviço de transporte que custa cerca de 10 euros (não sei precisar o valor), para o activar só tem que escolher a opção “SF HYBRID-EU” no processo da encomenda. Apesar do produto passar na mesma pela alfandega é a empresa que se responsabiliza por tratar de todo o processo. Pela indicação que tenho da Geekvida, a entrega é feita em 5 a 10 dias úteis.

    2. Avatar de Sérgio Marques
      Sérgio Marques

      Boa tarde.

      No site informa:
      “€ 174.99
      Envio por SF-HYBRID-EU sem taxa de alfândega
      (Envio Grátis)
      Este Produto está em Pré-Venda. Data de Envio: 2015/07/20.”

      Pelo que é enviado do armazém de Espanha, sendo o tempo de entrega 48-72H

      1. Avatar de Maria Inês Coelho

        Sério Marques,

        O envio do UMI Iron pela Geekvida é feito do armazém na China e não na Espanha. Pelo método “SF HYBRID-EU”, refere a Geekvida, que “O Tempo de entrega: 6-10 dias úteis,Sem Taxa de Alfândega, 5-10 euros.”

        1. Avatar de NPT
          NPT

          Taxa de alfandega, 5-10€???
          Não deve ser a alfandega em portugal.
          Pode esclarecer o que é esses “5-10€”???

          1. Avatar de Maria Inês Coelho

            NPT, ninguém disse que esse era o valor das taxas alfandegárias. Basta ler e perceber. A Geekvida, como tantas outras empresas, dispõe de um serviço de transporte (que neste caso tem o custo variável que, normalmente, ronda entre os 5 e os 10 euros) que se encarrega de tratar de todo o processo alfandegário. Se depois a encomenda for sujeita às taxas alfandegárias, isso já não é problema do comprador, mas sim do vendedor. Desta forma, o vendedor tem a certeza que não se terá que preocupar com mais nada depois de efectuar a encomenda.

  6. Avatar de Modem
    Modem

    Não parece ter slot para cartões micro SD, confirmam?

    1. Avatar de Bruno C
      Bruno C

      Modem:
      Tem slot para cartoes SD
      podes comprovar por aqui:
      http://www.devicespecifications.com/en/comparison/dfb734fc5
      Abraços

    2. Avatar de Maria Inês Coelho

      Sim suporta, mas tem que se abdicar da utilização de um dos cartões SIM. Neste caso temos uma só ranhura para cartões que suporta micro SIM ou microSD + nano SIM.

  7. Avatar de Fabio Pisco
    Fabio Pisco

    E Gorilla Glass ou DragonTrail Glass, tem?

    1. Avatar de Bruno C
      Bruno C

      Francisco, não tenho a certeza mas axo que nem um nem outro… =\

  8. Avatar de Andre Serralheiro
    Andre Serralheiro

    Boas,

    Uma duvida que tenho em relação a estes smarphones, sendo que estão constantemente a sair modelos novos, a nivel de actualizações podemos contar com elas? Ou como estão sempre a sair novos modelos, simplesmente teremos que comprar outro modelo?

    A nivel de exemplo, comprei um Xperia Sola (marca sony pelo que tinha maior obrigação de fornecer actualizações), mas como o modelo não teve saida, actualizações foram 0…

    Obrigado.

  9. Avatar de Gilberto Carvalho
    Gilberto Carvalho

    Se o UMI IRON der os mesmos problemas que deu o UMI ZERO (sou proprietário de um) não sei se valerá a pena arriscar.

    1. Avatar de Bruno C
      Bruno C

      E que problemas foram esses Gilberto?
      Obrigado pela partilha
      Cumps

      1. Avatar de Gilberto Carvalho
        Gilberto Carvalho

        Olá Bruno C,
        os problemas são os seguintes:
        – A bateria drena muito rápido abaixo dos 30%…pensas que ainda tens bateria e quando dás por ela já tens o tlm desligado sem qualquer bateria. Já fiz tudo o que falam no forum da XDA, instalei “calibradores” de bateria, já mudei de ROM’s, etc… e até hoje é um problema sem resolução (no meu caso);
        – Aquece muito o tlm quando está a carregar;
        – Aquece muito quando estás a fazer uma utilização intensiva (jogar)
        – Não dá para instalar o KODI (só quando o tentei instalar é que li nos fóruns que este tlm não dá para instalar esse programa…penso que devido ao tipo de processador);
        – Reboots constantes… então quando estou com o WIFI ligado e atendo uma chamada, passado prai 2 minutos já estou a falar para o “tecto”….ele simplesmente desliga-se;
        – A capa traseira descola quando aquece (parece que é um problema de controlo de qualidade da fabrica);
        – Outros problemas vários… basta ir ao forum da UMI e do XDA e ler meia dúzia de páginas e tem-se uma ideia dos problemas (parece que fomos as “cobaias” para testes deste equipamento. Possivelmente acontecerá o mesmo a outros equipamentos da mesma marca);

        Se eu voltava a comprar um UMI, talvez não.
        Se eu voltava a comprar um tlm de marca “chinesa”? Só se tivesse um MUITO bom feedback dele nos fóruns.

        Há que pesar bem os prós e os contras na compra de um tlm. O preço dos tlm’s “chineses” são muito atractivos e com boas características, mas não nos podemos deixar “levar” apenas por isso, não deixando esquecer a fiabilidade, qualidade de construção, etc…

        1. Avatar de Joel
          Joel

          Já tive Umi, THL, Jiayu, Faea e todos tiveram o mesmo problema, a bateria. Por isso agora tenho um Sony usado. 5*

    2. Avatar de Pedro T.
      Pedro T.

      Confirmo… Tb tenho um Zero e é um bocado dum descalabro de qualidade de construção. O Ecrã é excelente e é o ponto forte, as no meu caso:
      – Camara e flash não funcionam
      – Tinta começou a sair (mesmo onde nunca teve contacto com o chão)
      – A camara fronta está toda cheia de pó e não se vê nada
      – O GPS desde a pnultima actualização oficial deixou de funcionar
      – Aquece loucamente
      (…)

  10. Avatar de Bruno Antunes
    Bruno Antunes

    aquela margem preta entre o ecra e a frame é que nao me convence… fica bem feio

  11. Avatar de Joaquim Pedro
    Joaquim Pedro

    Sem referir as especifiucações técnicas que são um pouco diferentes, a base desse modelo tem clone no Doogee Iron Boone…

  12. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Parecesse com o htc one ou serei so eu a achar isso?! Pelo preço fica bem interessante o produto

  13. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Na GeekVida nao tem o protetor de ecra temperado 🙁 queria esse protetor.

  14. Avatar de Targa
    Targa

    Vamos aguardar mais informação…..com calma.

  15. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    Mas os smartphone não são todos chineses?

  16. Avatar de as13
    as13

    Lenovo K3 note. Praticamente igual em preço e espec. . Tem suporte para outras Roms.

  17. Avatar de Nuno Oliveira
    Nuno Oliveira

    Nao tenho de me preocupar com a alfandega com aquele metodo?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      A Geekvida referiu que nunca existiram problemas na alfândega com esse método. Basicamente, o comprador está a pagar por um serviço que trata de todo esse processo, por um preço abaixo do valor que teria que pagar de taxas alfandegárias.

      1. Avatar de Nuno Oliveira
        Nuno Oliveira

        e essa pelicula de vidro temperado como a posso obter?

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Recebi hoje a minha encomenda do UMI IRON da geekvida! Não aconselho a ninguém! A caixa vinha toda suja e esmurrada, as peliculas a sair, não enviaram a capa que encomendei e paguei nem a pelicula de proteção para o vidro , não trazia livro de instruções, enfim… um desastre… quando fizerem reviews tentem conhecer bem as lojas porque só estão a induzir em erro os vossos leitores… Geekvida nunca mais!

  19. Avatar de Gr0ove
    Gr0ove

    Boa tarde, uma questão que acho bastante pertinente e penso que ainda ninguém colocou: já traz Google Play pré-instalado?
    Outra questão é, as slots para os cartões SIM são independentes da slot do cartão micro SD ou caso pretenda usar um cartão micro SD serei obrigado a sacrificar uma slot de cartão SIM como tenho lido em outros modelos?

    Cumprimentos

    1. Avatar de Gr0ove
      Gr0ove

      Nevermind…já fiquei elucidado com uma video review que encontrei no youtube…traz Google Play (store) pré-instalado e só é possível utilizar 2 cartões SIM em simultâneo sem cartão micro SD ou 1 cartão SIM + cartão micro SD. No Antutu Benchmark dá uma pontuação pouco acima dos 31000 e no Quadrant pelo que vi no video fica pouco acima dos 17000, fica bastante abaixo da pontuação de por exemplo do OnePlus One mas pelo preço e sendo um CPU MediaTek não se pode pedir muito mais pelo preço e pela qualidade razoável que me “parece” ter, e dificilmente poder-se-ia pedir um benchmark como um Snapdragon 801…no geral não me parece mau, estou tentado em arriscar e encostar o meu Galaxy S2 com 4 anos por este UMI Iron.

      1. Avatar de Gr0ove
        Gr0ove

        Interessante uma outra particularidade à qual, pessoalmente, nunca tinha visto em qualquer outro smartphone, este UMI Iron tem flash dual LED para a câmera principal de 13Mpx e flash single LED para a câmera secundária (frontal)…

  20. Avatar de Susana Valente
    Susana Valente

    Ola a todos.
    Alguém que já tenha comprado e utilizado me consegue dar uma opinião sobre o UMI IRon. Pelas especificações não me parece mau, e pelo preço também não se podem querer milagres.

  21. Avatar de Susana Valente
    Susana Valente

    Andei a pesquisar na NET mas não vejo comentarios para além daqueles dados por pessoal que tinha acabo de adquirir e ainda estava deslumbrado. Mas uma coisa é o primeiro impacto outra é o uso regular durantes uns meses. Se alguém me puder responder. Obrigada desde já