O Facebook Lite está a chegar à Europa

35 Comentários

Todos reconhecem, na aplicação Facebook, os seus problemas com o consumo exagerado de recursos. São vários os estudos que a colocam no topo das aplicações mais usadas, mas ao mesmo tempo também das que mais recursos gastam.

Tendo lançado, no início do ano, uma solução para parte deste problema, na forma de uma versão lite da sua app, o Facebook alargou-a agora a muitas mais regiões, sendo a Europa um dos locais onde vai estar acessível.

fb_lite_1

A ideia do Facebook, ao criar a versão Lite da sua aplicação, é dar a todos os utilizadores do Android a possibilidade de usar esta rede social, sempre que se encontrem em situações em que não conseguem ter acesso “normal” à Internet no seu próprio smartphone.

Basicamente o Facebook Lite é uma versão da aplicação para Android da maior rede social da Internet, mais leve, com menos de 1MB, mais rápida de instalar e que foi desenhada para equipamentos mais fracos mas também para locais onde a conectividade não seja a melhor.

Esta aplicação permite ao utilizador ter à sua disposição todas as funcionalidades mais populares da versão completa, tais como:

  • Trocar mensagens com amigos ou grupos
  • Notificações de likes e comentários às suas publicações
  • Ver o que os amigos partilham
  • Partilhar actualizações e fotografias
anterior próxima

Depois de ter estado vários meses em testes, o Facebook Lite foi agora alargado a outros locais, com o foco em África, América do Sul e Europa.

Foi o próprio Mark Zuckerberg que anunciou a chegada do Facebook Lite à Play Store e que esta estaria acessível para todos. A sua disponibilização será feita de forma gradual e progressiva nas próximas semanas.

Usem o Facebook Lite para aceder ao Facebook e façam tudo o que fazem na aplicação principal, mas sem todo o peso e a lentidão que muitas vezes acontece.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ghost
    Ghost

    Já uso há bastante tempo, recomendo, para telefones mais “fracos” é do melhor 😉

  2. Avatar de Bruno Correia
    Bruno Correia

    Não é compatível com os meus telemóveis. Não dá para telemóveis com boas características? 🙁

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Dá.

      O meu Moto G2 corre bem. Se tiveres esta app e a outra tbm oficial poupas algum espaço no tele.

  3. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    É “Game Changer” para os Nexus 7 de 2012.

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O melhor mesmo é nem instalar Facebook no smartphone. Eu não tenho, e passo bem sem isso.

    1. Avatar de Vitor M. (Migalhas)
      Vitor M. (Migalhas)

      +1

    2. Avatar de moi meme
      moi meme

      mais outro

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Lol e? Vieste só dizer que não tens? Opinião útil.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          E tu vieste aqui dizer o que? Dar um bocado do teu sarcasmo?
          Enfim 🙂

        2. Avatar de Vítor M.

          E deu bem a opinião dele. É uma forma de estar, qual é o problema? Ainda bem que partilha a sua forma de usar/não usar estas tecnologias.

    3. Avatar de iTuga
      iTuga

      Vivam os browsers para o tlm… O meu Opera Mini 5.0 não desilude!

    4. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
      Miguel Pestana Nóbrega

      Eu prefiro usar o browser também, porque não quero nenhum tipo de notificação do Facebook… Não tem pressa 😉

    5. Avatar de RJCA
      RJCA

      É a tua opinião pessoal e respeita-se…

  5. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Pelo que percebi é para telefones mais fracos, daí apenas foi desenvolvida a versão Andróide!!!

  6. Avatar de Joao
    Joao

    isto e exclusivo android, pois nem WP nem IOS precisam pois tem fluidez suficiente

    1. Avatar de larterpt
      larterpt

      É que a Facebook app quer no IOS como no Wp não consome recursos, deve ser magia digo eu quê! lol
      Desde memoria ram, memoria rom ou mesmo internet são recursos caso não saibas, e nisso seja qual for o OS vai sempre existir consumo dos mesmos 😉

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Consume recursos, mas em Android é por demais, muito lag, ocupa imensa memória ram e interna…

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Tem lag nos android de gama baixa, em qualquer android de gama alta corre just fine. No meu Xperia Z, já tem mais de dois anos de vida e app corre sem qualquer lag.

          Abstenham-se de dizer disparates só para destilar ódio.

      2. Avatar de Zaark
        Zaark

        A app do Facebook no Windows Phone é feita pela Microsoft, não ocupa 40 MB m memória interna, não enche a RAM e não tem lags, além de carregar numa questão segundos e não precisa de um minuto na primeira utilização para fazer “set up” ou lá o que faz no Android.

        Não é magia, é programação decente.

        1. Avatar de José Maluco
          José Maluco

          Tirando a parte de no WP a app do Facebook não ter disponíveis metade das funcionalidades da do Android… Lixo mais rápido não deixa de ser lixo…

        2. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
          Miguel Pestana Nóbrega

          yap

  7. Avatar de Romeu Araújo
    Romeu Araújo

    Eu não entendo porque teimam em não melhorar alguns aspectos das app’s. Tenho a app do FB instalada, mas com tudo desligado/sem sincronizações. (É raro utilizar, mas ás vezes dá jeito.) Mesmo assim, está em background a consumir 81MB com um “processo” e um “serviço”. A que propósito?
    O messenger então, nem pensar. As raras vezes que utilizei as mensagens, foi através do browser.

    Cumps

  8. Avatar de Nunes
    Nunes

    O
    iOS não precisa desse tipo de apps comprimidas.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tás a gozar certo? O meu iphone 4 fica todo cansado e lento com a app do facebook, até da dó… Tenho usado atraves do browser que é relactivamente mais rapido.
      Penso que o problema aqui nao é o SO mas sim a propria app que nao esta bem desenvolvida e consome recursos em excesso.

      1. Avatar de larterpt
        larterpt

        A ignorância é tramada, toda a gente sabe que a App Facebook é muito pesada em nada tem a ver com o OS mas sim com os recursos… Os próprios 512 mb de ram já são ultrapassados…

  9. Avatar de Carlitos
    Carlitos

    No android todos se queixam mas no wp e ios e tao fluido e nunca fica a ocupar 81mb na ram em background…poia

    1. Avatar de Romeu Araújo
      Romeu Araújo

      Algo tem de ficar em background nos outros OS, mas quem entender do assunto que esclareça, pf.
      A minha mulher tem um Nexus 5 e tudo instalado – FB e respectivo messenger. Funciona tudo bem e fluido. Como leigo, e pelo que já referi, se poderia haver uma maior esmero nas apps? Talvez…
      Cumps

      1. Avatar de moi meme
        moi meme

        Não tens Android, fixe para ti. Aqui trata de uma solução para quem tem.

  10. Avatar de João Guimarães
    João Guimarães

    Não consigo fazer download da app, diz que nao está disponivel para o nosso país :s

    1. Avatar de iTuga
      iTuga

      Para já só dá para sacar por .apk…

  11. Avatar de ZP
    ZP

    Wtf!? Porque não dou com ele na play store?!

  12. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Finally!!

  13. Avatar de RJCA
    RJCA

    Das raras vezes que vou ao FB nos meus terminais Android uso o CM Browser. É lento eu sei mas dá para os gastos.