Cada vez se fala mais na morte dos chamados DumbPhones e no constante aparecimento de mais e mais SmartPhones. Todos os fabricantes estão a apostar nestes dispositivos que fazem a ponte entre os telemóveis e os computadores.
Para a minha primeira análise foi-me disponibilizado pela Sony Ericsson o Xperia X2.
Foram duas semanas de utilização onde este equipamento foi testado até à exaustão. Vejamos como se portou.
Antes de começar, gostaria apenas de deixar algumas considerações importantes: esta análise reflecte a minha opinião sobre o aparelho e a utilização deste. Durante duas semanas de utilização do X2 foram elaborados testes com todas as aplicações disponíveis ao mercado dentro deste smartphone e os resultados serão apresentados baseados nessa utilização na primeira pessoa.
Assim foi obtida uma análise completamente isenta onde serão apontados tanto os pontos fortes como os menos conseguidos.
Sem mais demoras vamos ao que interessa, começando por algumas especificações:
Especificações técnicas
- Dimensões: altura: 110mm; largura: 54mm; profundidade:16mm;
- Peso: 155 gramas;
- Cores: Preto e Prateado;
- Ecrã: 3,2 polegadas com resolução de 800×480 pixeis;
- Conectividade: Bluetooth e Wi-Fi;
- Bateria: Carregável por USB ou pela corrente;
- Autonomia:
- GSM:
- Em espera: 500 horas;
- Em conversação: 10 horas;
- UMTS:
- Em espera: 640 horas;
- Em conversação: 6 horas;
- GSM:
- Armazenamento: 110MB de memória interna expansível até 16GB com cartões de memória microSD;
- Processador: Qualcomm MSM 7200 528 MHz;
- Câmara fotográfica e de vídeo:
- 8.1 megapixeis;
- Focagem automática e Touch focus, tocar para focar;
- Zoom digital até 16x;
- Painéis exclusivos Xperia;
- Windows Mobile 6.5;
- Acelerómetro e stylus (a caneta para escrever melhor no ecrã).
Todas as especificações técnicas
A partir das especificações podemos já tirar algumas conclusões;
É mais pequeno que o iPhone, mas é mais “cheio” devido ao teclado. Também por esse motivo é bastante pesado. Tem uma câmara potente no entanto também este equipamento peca pela pouca memória interna, é um problema comum em muitos SmartPhones. O processador também poderia ter sido uma aposta na passagem do Xperia X1 para o Xperia X2, há já melhores apostas no mercado concorrencial.
Seja como for no conjunto técnico parece-me um telemóvel muito bem conseguido.
Conteúdo da caixa
Dentro da caixa podemos encontrar os acessórios normais para um telemóvel deste tipo:
- Telemóvel Xperia X2
- Phones com um adaptador para o microfone;
- Cabo para TV;
- Cabo USB para o computador;
- Adaptador USB para a electricidade;
- cartão de memória de 4GB.
Primeiras impressões
Como referi anteriormente, é pesado. Foi a primeira sensação que retive logo que agarrei no X2. Depois disso, salta à vista a qualidade dos materiais, estão com muito boa qualidade, nota-se que não está ali um gadget de “plástico”, como se vê no mercado dos SmartPhones.
Possui um teclado qwerty muito bem elaborado e um ecrã generoso.
Relativamente a botões, tem o On/Off na parte superior do telemóvel, assim como a entrada para os auscultadores.
Em baixo do ecrã tem um botão central e dois botões de cada lado do botão central. Do lado esquerdo um botão para os registos das chamadas e contactos e em baixo para os Painéis Xperia. Do lado direito um para desligar as chamadas e bloquear o telemóvel. Por baixo um botão de OK, com funções semelhantes ao do botão central.
Na lateral direita do telemóvel temos ainda dois botões de volume e um para aceder directamente à câmara.
A saída para o carregamento do telemóvel encontra-se na lateral esquerda.
Windows Mobile 6.5
Eu não me vou estender muito em relação ao Windows Mobile porque são águas pantanosas e já foram referidos os seus pontos fortes e fracos. Alguns podem considerar o melhor Sistema para trabalhar, o que não questiono, mas ao utilizar este sistema atrevo-me a dizer que esta é uma tecnologia que não dá mais. Para smartphones este sistema está obsoleto e desajustado, é urgentemente um sistema dedicado a estes equipamentos por parte do Windows. Vi alguns problemas nesta versão do Windows Mobile e tenho a dizer que este SmartPhone tinha mais a ganhar se utilizasse Android, que apesar de não ser ainda uma plataforma perfeita, ajusta-se ao tipo de utilização que podemos retirar deste equipamento.
Acelerómetro
Está mal aproveitado, algo que pode facilmente ser corrigido com um update. Apenas nos menus SlideView e nos jogos é que funciona às mil maravilhas, porque de resto não o vi funcionar. Não posso navegar com o telemóvel na horizontal sem o abrir. Não posso escrever mensagens na horizontal e sem o teclado físico. Uma série de funcionalidades que podiam (e deviam) dar uso ao acelerómetro.
SlideView e Painéis
A Sony Ericsson quis deixar a sua marca no Windows Mobile (provavelmente para combater carências) e trouxe-nos o SlideView e os Painéis personalizáveis. Em relação aos Painéis, são vários home-screens que supostamente nos servem a determinada hora do dia. Pelo menos acho que foi assim que a Sony pensou. Apesar de ter experimentado todos voltei ao básico do Windows Mobile porque me pareceu o mais bem conseguido. O SlideView é uma forma diferente de navegar pelos menus mas… não fiquei muito confiante quando à funcionalidade dos mesmos!
Provavelmente com mais tempo de utilização estes painéis poderiam até ser úteis, mas com este tempo de teste não consegui, de facto, ver utilidade até porque o SlideView já me ia facilitando a navegação pelo Xperia nos últimos dias… por isso acho que é mesmo uma questão de hábito.























