Nesta segunda parte da análise vou-me focar mais nas aplicações e no funcionamento da Internet que a meu ver é uma das partes mais importantes num SmartPhone.
Internet
Surpreendeu-me e muito. Para mim é sem dúvida um dos pontos mais fortes deste dispositivo. Capta bastante bem o sinal Wi-Fi e é bastante rápido. É claro que a partir daqui fui testar todas as aplicações que utilizam a Internet. O o X2 respondeu com prontidão a tudo. Como era de esperar, o browser não está (na minha opinião) muito bem conseguido, deu um grande salto em relação ao que tínhamos nas antigas versões do Windows Mobile mas falta ainda mais para satisfazer.
Google Mobile App, Youtube e Google Maps
Quando se fala em tecnologia, fala-se em Google, hoje é inevitável! Também no X2 a gigante das pesquisas está presença. Com um Widget para o Home screen que mostra uma barra para pesquisa e três ícones: Gmail, Google News e Google Maps. Depois temos ainda mais três ícones para o Picassa, Google Calendar e Google Docs. Todos à excepção do Google Maps são atalhos para a Internet.
Temos as aplicações no telefone do Youtube e Google Maps. O Youtube possui uma fluidez e uma simplicidade que até dá vontade navegar pelos vídeos. Além de que é bastante rápido a carregar os vídeos.
O Google Maps pareceu-me um pouco lento e impreciso no que toca a ver a posição do GPS. Ainda assim possui todas as funcionalidades da versão “normal” e é bastante “engraçado” navegar pelo StreetView.
Jogos
Aqui assistimos a provavelmente à primeira grande evolução do antigo Windows Mobile para esta versão. Temos os jogos carismáticos Bubble Breaker e Solitário, mas depois contamos com duas novidades, pelo menos para mim. Experiment 13, um jogo Puzzle/plataformas que faz um bom uso do touchscreen e depois o Xtrakt, um jogo de motos alucinante onde eu pude ver finalmente o acelerómetro a ser bem utilizado. Estes são os jogos que vêm de origem, certamente que devem existir mais.
Messenger, Meteorologia e Office Mobile
Vou só dar destaque a mais estas aplicações. O Messenger é bastante agradável de utilizar e bastante simples até. Da Meteorologia já me queixo porque só tem as principais cidades (mas existe certamente no mercado Windows Mobile um substituto decente). No Office Mobile, temos o Word, Excel e Powerpoint que só funciona como visualizador. No Excel ficamos com um espaço minúsculo se quisermos teclado virtual, mas funciona lindamente. O Word funciona bem, tem o básico de um editor de texto, aliás, até fiz uma parte deste artigo lá para ver como se comportava.
Multimédia
Aqui vamos do bom ao mau e do mau ao bom num abrir e fechar de olhos. Para começar temos dois players. Um, o Windows media player, que está horrível e muito pouco funcional. O outro, penso que foi feito pela Sony Ericsson, é bastante bom e agradável à vista.
Até aqui tudo bem, não fosse o facto de o Windows media player não me reconhecer automaticamente as músicas que tenho no cartão de memória, nem depois de actualizar.
O mesmo acontece com fotos. Só aparecem as que são colocadas na memória interna no telefone. Então se o telefone não tem praticamente nenhuma memória interna como pode ter esta limitação?
No que toca a som, o X2 tem duas colunas atrás que proporcionam um som com bastante qualidade.
Chamadas e mensagens
Quase que me esquecia, depois de todas estas funcionalidade, de referir que também serve para telefonar! E nessa função, pela qualidade de som, maneabilidade e qualidade dos materiais, tem um desempenho excelente.
Começando pelas chamadas, ouve-se bastante bem e o altifalante é igualmente bom.
Temos atalhos para tirar notas enquanto estamos ao telefone, podemos por a chama em espera ou no altifalante apenas com um toque no ecrã.
Quanto às mensagens, outra interessante experiência. À semelhança do iPhone, armazena as mensagens como se fossem conversas (e são conversas) e gostei muito desse pormenor. Podemos escrever com teclado virtual na horizontal ou vertical, se bem que na vertical torna-se absurdo visto que temos o teclado físico.



















