Análise: Sony Ericsson Xperia X2

37 Comentários

Nesta segunda parte da análise vou-me focar mais nas aplicações e no funcionamento da Internet que a meu ver é uma das partes mais importantes num SmartPhone.

Internet

Internet

Surpreendeu-me e muito. Para mim é sem dúvida um dos pontos mais fortes deste dispositivo. Capta bastante bem o sinal Wi-Fi e é bastante rápido. É claro que a partir daqui fui testar todas as aplicações que utilizam a Internet. O o X2 respondeu com prontidão a tudo. Como era de esperar, o browser não está (na minha opinião) muito bem conseguido, deu um grande salto em relação ao que tínhamos nas antigas versões do Windows Mobile mas falta ainda mais para satisfazer.

Google Mobile App, Youtube e Google Maps

Quando se fala em tecnologia, fala-se em Google, hoje é inevitável! Também no X2 a gigante das pesquisas está presença. Com um Widget para o Home screen que mostra uma barra para pesquisa e três ícones:  Gmail, Google News e Google Maps. Depois temos ainda mais três ícones para o Picassa, Google Calendar e Google Docs. Todos à excepção do Google Maps são atalhos para a Internet.

Temos as aplicações no telefone do Youtube e Google Maps. O Youtube possui uma fluidez e uma simplicidade que até dá vontade navegar pelos vídeos. Além de que é bastante rápido a carregar os vídeos.

O Google Maps pareceu-me um pouco lento e impreciso no que toca a ver a posição do GPS. Ainda assim possui todas as funcionalidades da versão “normal” e é bastante “engraçado” navegar pelo StreetView.

Jogos

Xtrakt

Aqui assistimos a provavelmente à primeira grande evolução do antigo Windows Mobile para esta versão. Temos os jogos carismáticos Bubble Breaker e Solitário, mas depois contamos com duas novidades, pelo menos para mim. Experiment 13, um jogo Puzzle/plataformas que faz um bom uso do touchscreen e depois o Xtrakt, um jogo de motos alucinante onde eu pude ver finalmente o acelerómetro a ser bem utilizado. Estes são os jogos que vêm de origem, certamente que devem existir mais.

Messenger, Meteorologia e Office Mobile

Vou só dar destaque a mais estas aplicações. O Messenger é bastante agradável de utilizar e bastante simples até. Da Meteorologia já me queixo porque só tem as principais cidades (mas existe certamente no mercado Windows Mobile um substituto decente). No Office Mobile, temos o Word, Excel e Powerpoint que só funciona como visualizador. No Excel  ficamos com um espaço minúsculo se quisermos teclado virtual, mas funciona lindamente. O Word funciona bem, tem o básico de um editor de texto, aliás, até fiz uma parte deste artigo lá para ver como se comportava.

Multimédia

WMP

Aqui vamos do bom ao mau e do mau ao bom num abrir e fechar de olhos. Para começar temos dois players. Um, o Windows media player, que está horrível e muito pouco funcional. O outro, penso que foi feito pela Sony Ericsson, é bastante bom e agradável à vista.

Até aqui tudo bem, não fosse o facto de o Windows media player não me reconhecer automaticamente as músicas que tenho no cartão de memória, nem depois de actualizar.

O mesmo acontece com fotos. Só aparecem as que são colocadas na memória interna no telefone. Então se o telefone não tem praticamente nenhuma memória interna como pode ter esta limitação?

No que toca a som, o X2 tem duas colunas atrás que proporcionam um som com bastante qualidade.

Chamadas e mensagens

Quase que me esquecia, depois de todas estas funcionalidade, de referir que também serve para telefonar! E nessa função, pela qualidade de som, maneabilidade e qualidade dos materiais, tem um desempenho excelente.

Começando pelas chamadas, ouve-se bastante bem e o altifalante é igualmente bom.
Temos atalhos para tirar notas enquanto estamos ao telefone, podemos por a chama em espera ou no altifalante apenas com um toque no ecrã.

Quanto às mensagens, outra interessante experiência. À semelhança do iPhone, armazena as mensagens como se fossem conversas (e são conversas) e gostei muito desse pormenor. Podemos escrever com teclado virtual na horizontal ou vertical, se bem que na vertical torna-se absurdo visto que temos o teclado físico.

Índice:
  1. Especificações e primeiras impressões
  2. Aplicações, Internet e multimédia
  3. Problemas e Conclusões finais

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de darkxp
    darkxp

    well… na devia ser titulo com x2?

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois claro que sim… o João estava com sono 😀

      Alterado o titulo!

  2. Avatar de Bushy
    Bushy

    E para quando uma analise ao samsung h1, com SO em linux (limo)

  3. Avatar de darkxp
    darkxp

    para mim, tem o problema de ser pouco fluido, pesado e bloquear…

    tenho um amigo com o x1 e outro o x2, a nivel de aparencia tambem nao gosto… o que invejo e noto q faz falta no 3Gs é a bateria destes bichos… de resto…

    espero bem que o 4G (ou 3Gs+ lol) tenha uma boa autonomia, pelo menos 5MP AF e flash de leds (tipo SE K750i).

    1. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      Tira o flash de ideia, a apple nunca o irá implementar..

      A bateria, se nao prejudicar a largura do tlmvl , sim és capaz de obter uma bateria melhor..

      1. Avatar de codemaster
        codemaster

        A Apple não implementa o flash, mas existem empresas que já desenvolveram alternativas.

        Já existem “capas” que permitem adicionar funcionalidades extras aos iPhones, tipo isto:
        http://www.quirky.com/products/18-Beamer?r=ff335a02f2bca2fee542f2f87155d29c

  4. Avatar de Primax
    Primax

    Ainda assim o X1 está tão caro… Para mim era este ou o Magic

  5. Avatar de The Duke
    The Duke

    Parece-me porreiro. Se for tão bom como foi o anterior, vai ter algum sucesso.

  6. Avatar de Tiago Sá

    Isto é tudo uma treta de telemóveis para pessoas que andam de ferrari e aston martin. Comprei um LG KP501 Cookie e é um espetáculo. O touchschreen pode não ter a sofisticação dos proschemóveis mas funciona às mil maravilhas para escrever, viajar na net, chamar e mexer no telemóvel. Jogos é para o tecto, mas ninguém quer jogos, para isso compra-se uma DS ou uma PSP. A qualidade de som com phones é fraca também, mas ninguém quer isso. Para isso compra um leitor de MP3 dedicado.

    Custou-me 75€ com pontos, e é o melhor telemóvel que tive até hoje, em termos relativos. E absolutos. É que dá 5 estrelas para tudo o que preciso: gmail, chamadas e gestão de contactos, mensagens e internet comum.

    Estes lamborghmóveis são tão complicados e desenvolvidos que uma pessoa tem que dedicar toda a nossa atenção a eles para fazer o que quer que seja que não seja chamar ou escrever uma sms. Para isso compro um netbook, olha que isto! E um nokia 1000 ou coisa parecida.

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que concordo com grande parte do que disseste sim senhor… telemóveis com muita passa para o que o dia a dia exige :D… bem visto!

      1. Avatar de L.Mata
        L.Mata

        EU tenho dois telemoveis. Um que uso para as férias e outro que uso no dia a dia.

        No dia a dia uso um windows mobile porque quer se queira quer não para trabalho continua a ser uma plataforma acima das outras. No que respeita a mariquices e jogos e afins, ha melhores opções e o iPhone o Android no meu entender são dois sistemas que em termos facilidade de utilização deixam o WM a um canto.

        Espero bem que a microsoft pense em lançar o W7 mais cedo e com alguma coisa que faça a diferença porque à velocidade que a Apple e a Google andam a investir nos seus dispositivos, a microsoft pode perder o comboio definitivamente.

        Depois tenho um Nokia com uns 5 anos que comprei por tuta e meia, pequeno, leve, e que uso nas férias. Quando um gaijo vai de ferias a ultima coisa que quer é andar preocupado que lhe roubem o telemovel ou andar com um calhamaço no bolso.

        O telemovel aguenta a bateria ainda mais de 2 dias o que é mais que suficiente.

        Como uso os dois confesso que o WM é muito mais pratico, mas o Nokia ganha pela liberdade que nos dá. Liberdade de nos preocuparmos se cai ao chao ou nao, se avaria ou nao, se tem memoria ou nao, etc.

        Para quem está farto de ter de andar a gastar CENTENAS de euros em smartphones, andem uma semana com um telemovel basico, dos que custam uns 100 euros max novos, e depois digam-me se vale a pena gastar o valor de uma viagem para um destino exótico num telemovel.

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Há telemóveis para todos os gostos e feitios. Por isso é que inventaram o KP501: para te satisfazer.

      Agora por favor não compares nem o teu LG nem as tuas necessidades a quem faz uso de uma máquina de gama superior 😉

    3. Avatar de FILIPE CUNHA
      FILIPE CUNHA

      Pois eu acho que um telemovel deve ter tudo o que se possa imaginar, é uma maravilha ter tudo á mão so com um objecto em vez de trazer um molho, é tipo um canivete suiço, quando mais precisas esta la para ti.. não preciso de andar com notebook, mp3, camara, gps… ja tenho tudo e a qualidade é quase ela por ela…

  7. Avatar de Frigo
    Frigo

    Eu devo ser mesmo muito anormal, porque não vejo utilidade nenhuma em 8MP numa câmara que nem lentes tem, e meter só 110MB de memória interna!
    Isto para mim não tem nexo nenhum mas ok.
    Quem quer tirar boas fotos compra uma máquina. Para fotos do dia a dia só para registar não são precisos 8MP.
    Há quem critique a Apple pelas câmaras que foram saindo nos iPhones, e o não ter na frente, mas os novos têm 16 ou 32GB!!!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim mas a ideia é não ser tanto à terra nem tanto ao mar. o iPhone tem uma fraquíssima qualidade de imagem, para o preço que se paga pelo conjunto…. acho que é bom ressalvar isso.

      1. Avatar de Frigo
        Frigo

        não digo que não, até porque não sei 😛

        mas 3/5 MP com boa qualidade acho que é mais do que suficiente para o objectivo. Enquanto que 110MB não é de longe suficiente, e o ter de usar cartões de memória…
        e aposto que a apple mais depressa corrige a autonomia que a qualidade de imagem.

        eu nem acredito que estou para aqui a defender a apple 😛
        lol

      2. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        É o que digo, as pessoas não olham para todo o mercado como deve de ser olhado. O HTC HD2 custa 600 euros, o ultimo preço que tive acesso (sem importações) para o Iphone 3Gs foi de 730 euros (desbloqueado) e o HTC HD2 ganha em tudo ao Iphone, desde câmara com flash, uma resolução em condições do ecrã sendo que ambos são multi-toque, processador de 1Ghz em vez dos 600 Mhz do Iphone, etc…

        E mais vale comprar algo pronto a usar do que o Iphone que esta mais bloqueado (…) e que posso mudar como bem me apetece a ROM. Já agora fiquei a saber que o HTC HD2 esta preparado para o Windows Mobile 7 por isso ainda melhor compra é.

  8. Avatar de Sérgio Martins
    Sérgio Martins

    Por mais que digam isto e aquilo, tenho 3 pda’s e desde o momento que tenho o iphone…nada é como antes…só mesmo usando…eu também era detractor do iphone…ate usar….

    1. Avatar de darkxp
      darkxp

      estas como eu! 🙂

      so me queixo de bateria (mas para mim dá bem 1 dia e meio… mesmo a mexer muito, pois substitui o tal “netbook”) e a camara podia ser algo melhor para aquelas fotos ocasionais… mas no 3gs isto ta bem melhor…

      de resto… faço tudo rapidamente, de forma simplas e sem complicaçoes, faltas de memorias, lentidoes, etc… funciona … e funciona mesmo…

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Agora pega no HTC HD2 (sim é mais barato que o Iphone 3GS livre) e vê se tens esses problemas que só no Iphone é que são resolvidos… Vejam o mercado a vossa volta. E já agora, o HTC HD2 esta preparado para o Windows Mobile 7, boa compra não?

  9. Avatar de artur
    artur

    ou seja, um redesign ao x1 com novo teclado (porque, convenhamos, o teclado do xperia x1 é mauzinho), melhor câmara e WinMo 6.5… e assim percebi porque é que não há updates para os X1s… é para ver se se vende o X2?

    Confesso que estou mesmo curioso é com o X10, a correr android.

    O sério problema desta série é o preço. São excelentes máquinas, mas parece que a SonyEricsson faz um esforço para nos convencer a não as comprar…

    1. Avatar de Chronic
      Chronic

      E acelerómetro;
      E 3.2 ao invés de 3.0”;
      E colunas stéreo;
      E filmagem WVGA;
      E TV-OUT;
      E aplicação para YouTube.

      Fora o que não me lembro.
      É pouco não é? Gostava de ver um “update” como diz do X1 para passar a ser stereo. Nascia uma coluna no lado oposto?

      Criticam, mas não sabem do que falam.
      Voltem para os vossos iPhones que so funcionam com Synch, 3MP, sem videochamada e resolução nem 1/3 do que se vê hoje em dia. E eu falo, mas já tive um, sei os inconvenientes.

  10. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    A analise é muito boa mas denotasse total desconhecimento na plataforma (windows Mobile) que “estragou” em boa parte a analise.

    Ate hoje ainda não encontrei neste segmento um PDA/smartphone melhor que o HTC Touch Pro 2. Gostava de ver uma analise do pplware ao Pro 2.

    O mau: -Processador um pouco desactualizado em relação ao mercado. Também é pesado.

    O Bom: O ecrã esta perfeito em termos de resolução para o uso pretendido. Boa Bateria. Teclado de luxo. Chamadas em conferencia do melhor que existe. Internet rápida (habitual neste segmento) e já vem com o Opera Mobile incluindo.

    1. Avatar de João Campinhos

      Lá por gostares e utilizares (e permite-me que te trate por tu), não quer dizer que seja boa. Androids e Apples e RIMs podem não conseguir competir em termos de produtividade. É um facto. Mas também é um facto que para quem não precise de tanta coisa e queira um telemóvel para ir à Internet e jogar uns jogos à maneira com o acelerómetro e fazer essas coisas mais banais, Windows Mobile simplesmente não presta. Está batido, gasto, é preciso inovar, algo novo, e eu sei que é possível uma plataforma melhor para profissionais. Adorava ver este Xperia X2 com Android, dava-lhe mais gás e de certeza que toda a experiência iria ser muito mais agradável e fluída.
      Não digas que desconheço Windows Mobile, diz antes que não quero bater mais no ceguinho… prefiro esperar até WM7 para dar a minha opinião.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Era uma critica, nao era para ficares assim. Acho que quando se faz uma analise se deve ter algum conhecimento da plataforma senão riscasse de dizer algumas coisas que não seriam necessárias. Outra coisa que vejo é a falta de imparcialidade da analise, “se fosse com o Android”, etc… Acho que por exemplo me dessem um Iphone para fazer uma analise para o pplware iria por as minhas “divergências” com esse aparelho e antes disso iria tentar conhecer algumas coisas do sistema (por exemplo ler o manual tudo) para não dizer que “se tivesse Symbian/Windows Mobile”.

        Cumprimentos,
        viperbruno

        1. Avatar de João Campinhos

          Eu aceito todas as criticas obviamente. Apenas não percebo o teu ponto de vista. Não existe aqui parcialidade nenhuma em relação ao Android, o que existe é um conhecimento de todas as plataformas, e falo das alternativas que a Sony teve para este telemóvel.

          A minha opinião é simples:
          Gosto da AppStore e é isso que faz o iPhone ser o que é.
          Gosto do facto do Android ser Open-source e a evolução dele.
          Gostava do Windows Mobile mas já deu o que tinha a dar. Em relação ao resto, é péssimo.

          1. Avatar de techdani
            techdani

            E eu gosto do symbian porque se adapta às minhas necessidades e é para multimédia não há quem no bata.

        2. Avatar de racoq

          A impressão que tenho, com todo o respeito por ti que sempre que apareces para comentar algo com windows mobile é para dizer sempre bem e defender. O argumento de vitimização “não fiques assim” também não te fica bem porque o joão campinhos foi correcto a te responder.

          O João campinhos tem toda a razão em relação ao windows mobile. Gasto, ultrapassado, não optimizado para toque, ineficiente a nivel de memória. Queres mais? Testa um Android ou um iPhone e vais ver o que é facilidade de utilização.

          A mim e ao utilizador normal não me interessa estar a editar folhas excel ou escrever documentos words num smartphone. Interessa-me sim ter o melhor tipo de experiência online, e nisso o Windows mobile actualmente é a pior plataforma. Digas o que disseres.

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            É por isso que o Windows Mobile é a plataforma mais personalisavel que existe, a HTC faz um trabalho fabuloso. Mas podias dizer, recente-se no desempenho, o HTC HD2 tem hardware que chega e sobra para isso e esta preparado para aquilo que vai calar muita gente, o Windows Mobile 7, em breve no Livebetas em exclusivo 😛

          2. Avatar de racoq

            @viperbruno
            O HTC HD2 pode ser um bom exemplo de windows mobile, mas se vires reviews independentes como o engadget vês que apesar do processador de 1ghz, o HD2 tem ocasionalmente soluços inaceitaveis. Ou seja, torna-se claro que o WM nem sequer esta preparado para correr num cpu tão potente.
            Segundo, nem a htc conseguiu fazer um skinning completo do HD2, experimenta abrir o word e excel, e vais ter acesso aos controlos de formularios do WM que n devem ser actualizados desde a versão 5. Ou seja uma cara bonita numa plataforma arcaica. Acho que o processo de modificação intensiva do windows mobile é uma chapada que a HTC dá à microsoft por andar a dormir em serviço, e simplesmente sem nada por cima o WM é impróprio para uma navegação moderna (além de ser feio).

            Quanto à possibilidade de update, só um “parvo” é que compra um telemovel de modo a ficar à espera de um sistema operativo movel que é “vaporware” ou seja não se sabe o que vem aí. É logico que ninguem, mas mesmo ninguem compra um HD2 que custa 600 euros, com base num futuro sistema operativo que nem se sabe se será minimamente competitivo com as restantes plataformas.

  11. Avatar de cdq74cn
    cdq74cn

    E eu tão feliz com meu symbian nokia e63, comprado por tuta e meia (quando comparado com a gama alta – 140€) e faz tudo o que esse SE faz! Fazer faz, agora melhor, isso já é outra conversa !

  12. Avatar de Beto
    Beto

    É por essas e outras que eu amo o meu Nokia E72, sem enrolação e esse WM horrivel

  13. Avatar de Alexandre

    Adorei o telemovel, mas concordo totalmente com a “review” nas falhas deste telemovel, acho que para comprar um telemovel pelo preço deste, mais vale um Aino, tem “mais ou menos” as mesmas funcionalidades, e ainda permite ligar a PS3. Apenas uma revisão no comentario sobre o uso do Windows Mobile nestes telemoveis, o futuro Xperia X10 já vai usar o sistema Android, a Sony já anunciou que vai deixar de trabalhar com o Windows Mobile.

  14. Avatar de NoFait
    NoFait

    Bem, tenho um Sony Ericsson X1 e devo-vos dizer que a diferença entre os dois é apenas um re-design e a camera(que já vários mencionaram), mas o maior defeito dos X series (se me é permitido usar o termo series) é o teclado. Senhoras e senhores, o meu X1 já foi para reparação, foi reparado o teclado e posteriormente voltou a ter o mesmo problema, foi para reparação acabou… SUBSTITUÍDO por defeitos no circuito do teclado, tudo isto seria normal se ele não tivesse novamente com problemas no teclado. Após uma voltinha pela web, descobri mais pessoas com o mesmo “defeito” no X1 e aparentemente é um problema “de série” nos X’s. Ponderem bem a vossa compra.. Outro defeito é o facto de o touchscreen ter um belissimo frame de metal à volta.
    Verdade é que é uma frame que permite ter uma maior segurança no sentido que o ecrã não está tão exposto a embates ou choques indesejados.. O problema é que esse mesmo frame dificulta imenso toques mais próximos das bermas do ecrã, sem ser com a caneta.
    De resto, X2 = X1. Sony Ericsson no seu pior.

  15. Avatar de lucas
    lucas

    e quando vai chegar no Brasil ?

  16. Avatar de JJ
    JJ

    Existe algum ROM para por em Português o Xperia X2.

  17. Avatar de acompanhantes sp

    Eu gostei muito desse aparelho, principalmente o teclado!