Conhecer o Android M: Sabia que o Android passou a ter temas?

46 Comentários

Anunciado na passada semana, durante a conferência I/O, a mais recente versão do Android está já disponível para ser testada. Ainda é uma versão muito inicial, mas deixa ver já muito do que a Google preparou.

Sendo o M uma versão que quer continuar o caminho iniciado pelo Lollipop, muito do sistema é igual. Mas é claro que a Google colocou algumas novidades.

Vamos então conhecê-las. Hoje vamos abordar uma novidade que está escondida, o M permite ao Android ter dois temas diferentes!

conhecer_android_m_0

Esta é uma das várias novidades que a Google tem já presente no Android M e que durante os próximos meses vai desenvolver e melhorar. Está para já escondida numa zona onde nem todos conhecem, mas que pode ser facilmente acedida e alterada.

Para já são apenas 2 temas, mas que ajustam o Android M às várias condições de luz que podem encontrar. Fica assim preparado para dar ao utilizador uma melhor utilização.

Para testarem esta novidade precisam “apenas” de ter o Android M instalado num Nexus 5, 6 ou 9. Isso foi explicado pelo Pplware e pode ser seguido por qualquer um que tenha acesso a um destes equipamentos.

Depois de terem o M instalado precisam de activar as Opções de programador. Caso não o saiba fazer apenas precisam de seguir esse passo neste nosso artigo.

Com estes dois requisitos compridos é hora de acederem ao menu Opções de programador, que vão encontrar dentro das Definições do Android M.

conhecer_android_m_1

Uma vez aí dentro só precisam de procurar a opção Tema, e carregar-lhe para acederem ao menu de escolha.

As opções disponíveis são três e dão acesso ao tema Claro ou Escuro. Se quiserem deixar o Android ajustar-se às condições de luz escolham a opção Automático.

conhecer_android_m_2

Assim que alterarem a opção para outro tema este fica de imediato aplicado. Para reverterem esta mudança só precisam de aceder novamente aos temas e mudar para o Claro.

Para já as diferenças são ainda muito simples e resumem-se à mudança da cor de fundo do ecrã. Mesmo assim estas diferenças são óbvias e podem ser extremamente úteis para o utilizador.

conhecer_android_m_3

Por estar ainda associada às opções de programador fica claro que está ainda a ser testado pela Google e pode até ser removido de versões futuras. Mas pode ser também certo que evolua e passe a ser disponibilizada a ao utilizador a hipótese de usar outros temas, criados por programadores externos à Google.

O Android M está ainda a dar os primeiros passos e a mostrar tudo o que tem para dar aos utilizadores. Lentamente vão surgindo estas pequenas novidades e o Pplware cá estará para lhes dar uma atenção especial e mostrá-las ao leitores.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    Até o WP já tinha isso desde a versão 8 (pelo menos).
    Que até dá para tornar em 3 temas se juntarmos o alto-contraste da acessibilidade.

    1. Avatar de Alexandre Carvalho
      Alexandre Carvalho

      Ya mas o Android M é que é inovação. Vi o mundo rendido ao android M e não trás nada de especial.
      Melhor gestão de memoria, Windows Phone já o faz, mapas offline, Wp têm os mapas do mundo inteiro gratuito offline. Carregamento de videos do youtube para se ver offline, até a app não oficial do youtube do wp o tubecast já faz isso a um tempinho.

      No entanto os fanáticos dizem que windows phone têm falta inovação e devia morrer que é lixo. Mas Windows phone está melhor do que a fama que têm, e bem vivo do que se pensa.

      1. Avatar de Marco Chapita
        Marco Chapita

        entao vai la abrir duas janelas ao mesmo tempo no WP e depois vem ca falar, e ja agora compra um smartwatch e usacom o WP, ou como as ultimas noticias controla o carro com WP,se tas a comparar a app nao oficial do youtube a dizer que ja dava para guardar videos offline,entao tambem podes dizer que o android tambem tem apps de navegacao que tambem usam os mapas inteiros do mundo em modo offline 😉 se gostas de WP e estas satisfeito muito bem,ha quem nao goste liberdade de escolha ja ouviste falar? eu tambem nao sei porque tanto alarido quando sai uma versao nova do IOS que é praticamente igual a ultima,no entanto olha aceito porque eu nao gosto mas ha quem goste 😉

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Sim, há relógios que funcionam com o wp, a própria MS band está cada vez mais smartwatch.
          Não existe app do YouTube oficial porque a Google está a fazer birra, portanto, temos de usar obrigatoriamente de terceiros (que conseguem ser melhores ou iguais à oficial).
          Apps em screen dividido acho que vem no w10m.
          Apps lado a lado é uma coisa que nasceu no W8, que a google foi buscar a ideia – portanto, essa funcionalidade já existe no Windows e talvez saia para o publico antes do novo Android.

    2. Avatar de limat
      limat

      o android também já dava a muito tempo. Com as dezenas de apps de temas que existem -.-

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        APPS!!! Isto é nativo no sistema WP.
        Esse é o aspecto que não gosto no Android, é preciso apps para tudo.

        1. Avatar de SSilva
          SSilva

          Quando falamos em android aqui estamos a falar do android puro, ou seja, dispositivos Nexus da Google, Outras marcas já têm temas há muito quase desde o inicio que o android existe. É preciso apps para tudo? LOL, isso é uma das vantagens do android podes personalizar tudo e teres as apps que quiseres e não vir com um sistema q já vem com 1500 apps nas quais só vais utilizar umas 15.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Precisar de apps até para mudar de aspecto é bom?!
            Eu personalizo o meu WP sem precisar de apps, nem gadgets, nem esse lixo todo e tenho tiles dinâmicos!!
            O WP não traz 1500 apps de lixo, além do mais posso apagar as apps que quiser sem precisar de roots ou apps para fazer isso!

        2. Avatar de limat
          limat

          mas depois há o lado bom. No wp ou tens nativo ou nao tens.

          no ios para grande parte das coisas ou tens jailbrake ou nao tens tambem.

        3. Avatar de Manuel
          Manuel

          Sim é nativo do sistema wp e por outro lado não é necessário dar tantas voltas para chegar a essa opção. Definições/luminosidade e até da para criar atalho.

        4. Avatar de Mota
          Mota

          Oh mikes.. estás no teu direito.

          Eu pessoalmente prefiro ter temas por onde escolher.. seja la uma app ou não. O que me interessa é ter o telemovel à minha imagem.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Nesse campo o WP é muito mais personalizável. É praticamente impossível encontrares dois WP iguais em termos de aspecto.

          2. Avatar de Marco B.
            Marco B.

            @Mikes estas me a dizer que windows phone e mais personalizavel que android!? wtf? eu vi bem?

          3. Avatar de Mikes
            Mikes

            @Marco B.
            Estou a dizer que o ambiente wp é bastante personalizavel sem precisar de apps ou roots – e que vai alem de mudar a cor ambiente ou o wallpaper – que até no wallpaper pode ser uma maneira muito pessoal de personalizar quando conjugado com tiles transparentes (haja criatividade e consegues um ambiente único).

        5. Avatar de Carlos
          Carlos

          Para este personalizar é mudar o wallpaper e o tom de toque.

      2. Avatar de Joao A
        Joao A

        o android e um “baby software” comparado com o WP ou ios, android mto atras

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Se a estupidez pagasse imposto Portugal não estava em crise.

          E nem vou defender o Android, apenas que é uma questão de gosto, cada software tem as suas características. Eu até gosto do WP, apenas não é a minha eleição porque tem poucas aplicações, ainda não satisfaz as necessidades.

          Agora a serio, essas guerrinhas de crianças, esqueçam. Só falta iram para o marquez com camisolas do iOs, Android ou WP.

          Cumprimentos.

          1. Avatar de Mota
            Mota

            +1

            Marcelo.

          2. Avatar de SSilva
        2. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          Epah ta la calado e vai abrir uma multi window no IOS e WP ,assim ao menos ficas entretido por uns anos ainda.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Epá, ja faço isso no win8 e está previsto no w10m também estar disponível.
            A google foi buscar essa ideia ao Windows 😉

          2. Avatar de Filipe
            Filipe

            A Samsung implementou isso antes de sair o Win8. (deve ter sido das poucas coisas que fez de jeito na área dos smartphones). Mas não venhas dizer que a Google foi buscar a ideia ao Windows.
            Já agora, se tratas umas marcas com letra maiúscula, deves tratar todas, porque essas desvalorizações só te ficam mal.

    3. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Parabéns, e o Android tomou o bom exemplo.
      Burro é aquele que não sabe reconhecer e não muda.

  2. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Mais um titulo enganador!!!
    Dá para mudar o tema do menu de definições, não é um tema é apenas o background das definições…

  3. Avatar de Não pesco nada disto
    Não pesco nada disto

    É por estas e por outras que a ROM CyanogenMod é imbatível.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Cala-te, não digas isso, o wp é que trás inovação.

  4. Avatar de Cartolas
    Cartolas

    Hololight e Holodark anyone???

    😐 😐 😐

  5. Avatar de O Tenro
    O Tenro

    Quanto mais vejo estas “novidades” do Android M, mais gosto do meu Android CyanogenMod…

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Tenro, já estiveste com um Nexus 5 com o Android nativo na mão? Desde Dezembro que o tenho e digo-te, não o troco por nada nem sinto a necessidade de estragar o meu telemóvel com ROMS só para ser mais bonito ou ter umas funcionalidades extras, que no fim só dão force closes e crashs em mensagens, chamadas e afins… 😉 estou mortinho para que o M saia… o meu Nexus 5 recebeu na semana passada via OTA o 5.1.1 e nunca gostei tanto do Lollipop como agora, ficou muito mais rápido, fluido e sem problemas nenhuns!

      1. Avatar de O Tenro
        O Tenro

        Luis, já tive (tenho) um Galaxy Nexus. Tinha o Android nativo (4.3). Achava bom. Assim que tive a certeza que o aparelho não ia ter mais actualizações da Google, mudei para o CM. Agora tenho um Galaxy Nexus, com KitKat que, pasma-te, não faz force closes nem crashes. Eu também estou mortinho para que o CM13 saia 🙂

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Pois, estas com um aparelho descontinuado :S eu ainda me vou aguentar uns tempinhos com o 5, e é por isso que digo que prefiro o Android nativo, mas assim que tiver de ser, irei para ROMS costumizadas, infelizmente! Eu falei em force closes e crashes porque foi a experiência que tive da única vez que instalei a CM, e foi no meu velhinho Boston 😀 Mas lá está, neste momento tenho um Nexus 5 e Nexus 7 (2013) nos quais não penso em mexer tão cedo (apesar do Lollipop no Nexus 7 não estar grande coisa…). Boa sorte com o CM13 😉

          1. Avatar de Julio
            Julio

            Uso a CM 12.1 no Nexus 7 e é excelente. Não sinto a minima necessidade de retornar a ROM Stock. A CM prima muito pela estabilidade, tanto que nem tem tantas novidades como outras ROMs baseadas nela.

      2. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Boa noite Luís,
        Eu tenho um Nexus 5 e o meu maior problema é a bateria…
        Os serviços do google play consomem-me imensa bateria. Acontece o mesmo contigo?
        Já formatei, já pedi um equipamento de substituição acontece sempre o mesmo.

        1. Avatar de David Ferreira
          David Ferreira

          provavelmente tens um problema com os serviços da google. Verifica se nenhum deles está constantemente a reiniciar.
          Se sim pára o serviço, limpa o cache e reinicia o telemovel, se continuar a acontecer, tenta apagar o gaps e volta a instalar.

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Se não tiver os dados moveis ligados isto nao acontece…
            Outra coisa que acho estranho é que mesmo com tudo desligado(3G, WIFI e GPS) sem mexer no telemovel ele consumir 5% em 1h30 …

  6. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Va la malta, podiam ter falado no Multi window, os temas que eu saiba já da para mudar a algum tempo.. tipo desde o 2.3

  7. Avatar de malaquias
    malaquias

    Ou seja, o único que nao pode ainda passado tantos anos adivinhem qual é?

  8. Avatar de Valter
    Valter

    E quanto de RAM vai consumir ainda mais por causa dessa opção?.
    Em meu Galaxy Tab 8.4 ainda não atualizei para a 5.0.2 por causa que adotaram o fundo branco em tudo quanto é parte do sistema, em tela AMOLED não fica nada agradável, talvez eu irei fazer atualização pela questão de escrita no SD externo, fiquei impressionado ao saber que na versão 4.4.2 não é possível apps escreverem no SD externo, então para que colocaram entrada microSD?, sorte que com algumas gambiarras é possível (sem root), mas passa longe de ser prático e ‘normal’, fiquei sabendo que na 5.0.2 já permite esse feature inovadora que é escrever em SD externo.

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Android M? Ainda nem tenho a versão anterior no meu Note 3 quanto mais a M. Que saudades do IOS.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      A minha opinião é que:
      Android=Google;
      Google=Nexus;
      O resto= roubar dinheiro!

    2. Avatar de Valter
      Valter

      Enquanto isso meu Lumia 920 sem vínculos com operadoras lançado em 2012 ainda continua recebendo atualizações, pode não receber todas as novidades, mas pelo menos está sendo atualizado, diferente dos droids.

      1. Avatar de Marco Chapita
        Marco Chapita

        Good For you mate!!!

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Mas ja saiu para o note 3.

  10. Avatar de David
    David

    A questão dos temas já é abordada á algum tempo como Layers. Disponível nas ROMs customizadas e no menu do utilizador. =)

  11. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    O Android M só pode ser uma estratégia de marketing que em nada beneficia os programadores nem os utilizadores do Android.

    A Google devia se concentrar mais no Android 5 e começar a prepara o 6

    Para mim a Google está a ir pelo caminho errado.