Está confirmado! Adeus Linux Mandriva

38 Comentários

O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e várias ferramentas que permitiam ao utilizador realizar uma configuração fácil do sistema.

Passados 20 anos, a empresa francesas, responsável por esta distribuição, anunciou que vai encerrar actividades o que significa o fim do fantástico Linux Mandriva.

mandriva_linux_by_djeric


A Mandriva, empresa responsável por uma das distribuições Linux mais populares, que resultou da união da Mandrake e Conectiva, vai fechar.  De acordo com o Societe, a empresa facturou em 2013 mais de 553,6 mil euros um valor que não parece ser suficiente para manter no activo em 2015 a empresa que tem cerca de 20 funcionários.

Em 2007 a Mandriva “ganhou “uma luta” contra a Microsoft ao conseguir distribuir o Linux Mandriva em mais de 17 mil computadores em escolas Nigerianas. Em 2010 o Ministério da Educação Brasileiro anunciou que o Linux Mandriva seria o sistema operativo preferencial para utilização nas escolhas públicas.

mandriva_00

Em 2011 foi lançado o Mandriva Desktop 2011, uma versão com várias novidades e com a filosofia “One goal – one application”.  Para quem gostava desta distribuição pode sempre seguir o projecto Mageia, fork criado por ex-funcionários da Mandriva ou a distro OpenMandriva que é mantida pela comunidade.

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ
    JJ

    Mas afinal, qual foi o motivo para a empresa fechar?

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Mais que visto Money, Money, Money… por outro lado mais cedo ou mais tarde já era de prever, ela já nasceu com sérios problemas de money, as dificuldades eram grandes mesmo apesar de ser uma boa distro nunca teve aquele impacto que precisava.

    2. Avatar de mmf
      mmf

      Se dividires os 553,6 mil euros pelos 20 empregados dá 27680€ anuais para cada um. Estás a falar de França, tem um custo de vida superior a Portugal… Já nem estamos a falar de custos da empresa, e afins…

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Fiz exactamente os mesmo cálculos.
        553.600 € /20 funcionários = 27.680 €
        27.680 € /14 meses = 1.977 €

        Este valor, para pagar ao funcionários, os respectivos encargos legais, e suportar todo o funcionamento da empresa, é mais do que óbvio que não é suficiente, ainda mais em França…

        1. Avatar de r
          r

          Em França não se ganha a 14 meses, isso é um luxo Portugues…
          é 27.680/12= 2300 € +/-

        2. Avatar de Edgar
          Edgar

          Sem contar que tem que pagar servidores de hospedagem entre outras coisas

  2. Avatar de Zefra
    Zefra

    De certa forma um grande obrigado a Mandriva porque atraves deles outros aventuraram-se e tornaram a experiencia com Linux possivel a muitos mais utilizadores e outros ate mais do users

  3. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    O Windows 10…. E ainda não saiu…

  4. Avatar de miguel
    miguel

    As empresas precisam de money… Essa atitude esquerdista as vezes da nisto.

  5. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Era de prever… Mas fico muito triste, pois embora eu utilize o “Ubuntu”, porque penso “ser melhor” por causa da assistência (no meu caso), o facto é que quanto menos opções livres existirem para todos nós… Pior! 🙁

  6. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Foi dos primeiros sistemas que usei, na altura gostava muito porque achava o KDE mais cool.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      mais cool e mais estável. Saudades do Mandrake.

      1. Avatar de chicosoft
        chicosoft

        exacto 🙂

  7. Avatar de RaCcOn
    RaCcOn

    Saudades do Mandrake…

    Uma das minhas primeiras Linux Distros.

  8. Avatar de João
    João

    Quando em 2012 a Mandriva SA já não conseguia desenvolver a distribuição linux e iniciou o processo de “oferecer” a mesma à comunidade, levando à criação da OpenMandriva Association já os problemas eram graves na empresa.
    Tentaram focar-se em algumas ferramentas específicas, e, apesar de terem dado lucro, não foi suficiente para os credores… problemas sérios de gestão imho. De qualquer forma a distro continua a existir agora sob o nome de OpenMandriva.

  9. Avatar de Brasileiro Inconformado
    Brasileiro Inconformado

    Empresa de sucesso no Brasil. Foi só a França colocar as mãos que desandou. O problema do Brasil foi justamente ser colonizado pelos portugueses, que representam o que há de pior na Europa.

    Agradecido e passar bem.

    1. Avatar de Zé M. S.
      Zé M. S.

      Comentário e generalização completamente desnecessários…

    2. Avatar de RPX
      RPX

      Pois, tivessem sido colonizados por espanhóis, que devem representar o melhor que há na Europa, seriam um paraíso na terra tipo Colômbia ou Venezuela.

      1. Avatar de Luiz
        Luiz

        Kkkk eu ri com o comentário sobre a Espanha.
        Acho que essa rincha contra portugueses e vice-versa é pensamento pequeno, não faz mais sentido atualmente.
        Obs: sou brasileiro.
        Abraço aos irmãos portugueses, sempre acompanho o Pplware.

        1. Avatar de Vítor M.

          Abraço a toda a fantástica comunidade brasileira que nos acompanha.

        2. Avatar de Paulo Saldanha
          Paulo Saldanha

          Olá, também sou brasileiro e todos os dias acompanho o PPLWARE, é triste vir aqui e ver um comentário destes, como você mesmo disse, com um pensamento tão pequeno. Abraços aos irmãos portugueses.

    3. Avatar de Portugues Encavado
      Portugues Encavado

      Temos várias provas que o inverso também é verdade: empresas portuguesas compradas por brasileiras que se estão a afundar rapidamente.
      Essa desculpa já tem mais de 200 anos, já tiveram muitas gerações para se livrarem dos “genes” portugueses, por isso passe bem e tome Gaviscon, que azia é muito íncomoda.

      1. Avatar de Anderson
        Anderson

        São quase 200 anos de independência de Portugal; nós brasileiros já tivemos tempo mais que suficiente pra termos superado as patifarias que Portugal fez conosco e as nossas próprias patifarias; ainda assim não as superamos! A incompetência nesse caso é “Made in Brazil”! =/

    4. Avatar de Nuno Santos
      Nuno Santos

      Pois é e passo a citar “que representam o que há de pior na Europa.”, hum mas vos vindes para ca trabalhar não é? e somos o que de pior ha na europa?

      Lamento e espero que nao levem a mal vos precisais é que vos tirem as liberdades que ca foram ganhando

    5. Avatar de chicosoft
      chicosoft

      Estao a 200 anos independentes.. a culpa é dos Portugueses? lol

      Acho que já deviam ter aprendido a andar e a comer sozinhos nao?

    6. Avatar de Denys M. Barbosa
      Denys M. Barbosa

      Gente, ignore este cara. Pelo próprio nome (Brasileiro Inconformado) já dá pra saber que dele só virá bobagens. Eu e a grande maioria dos brasileiros gostamos bastante de Portugal e não vemos necessidade alguma neste tipo de “briga”. Pleno século XXI, e o cara nos vem falar de colonização? kkkkk
      Fazer o que, é impossível evitar esse tipo de gente.

    7. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      Não se esqueça que isto é um site sobre informática onde apesar da disparidade de conhecimentos sobre o assunto todos os seres humanos que por aqui vagueiam são seres humanos, todos são iguais e merecem o respeito igual independentemente dos conhecimentos que possuam sobre o assunto.

    8. Avatar de Brasileiro
      Brasileiro

      O problema do Brasil é o PT, os eleitores do PT e os usuários das Bolsa Familia, Bolsa Escola dentre outros programas assistencialistas. Falta vontade de trabalhar e estudar no Brasil.

  10. Avatar de irlm
    irlm

    Afinal ainda existe Mageia, OpenMandriva, Rosa derivados de Mandriva.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    Estejam descansados,o Windows 10 está a chegar.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Venha ele,Paulo !! Por acaso estou morto que venha sem bugs nem nada de preocupante,tipo actualizações de drivers,etc,etc.Venha ele. 🙂

  12. Avatar de Osvander
    Osvander

    Não tem problema, usem o PCLINUX OS RPM, excelente distro uso a mais de 3 anos como meu sistema operacional principal no NOT. Recomendo LXDE KDE GENOME ETC…

    1. Avatar de naoliveira
      naoliveira

      Faço a mesma recomendação, utilizo PCLOS desde 2009 e só tenho bem a dizer, e é também um fork do Mandrake, que também utilizei e só mudei para PCLOS porque é rolling distro.

  13. Avatar de Ramazotti
    Ramazotti

    A Conectiva foi uma das pioneiras no Brasil. Usei-a, assim como a Mandriva. É uma pena, pois, apesar de usar outra distro, tenho extremo carinho pelo sistema, que ajudou a dismestificar, a expandir e ” tirar” o medo do Linux.

  14. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Ainda existe algum sítio que dê para fazer download?

  15. Avatar de Alucard
    Alucard

    É triste, mas agora com o Mageia de boa saúde, a herança do Mandrake Linux fica assegurada.

  16. Avatar de Anderson
    Anderson

    A liberdade do Linux é o que salva! Open Mandriva e Mageia estão aí pra salvar a galera que usava Mandriva! 😉

  17. Avatar de Joao
    Joao

    Windows 10…. suck!!! Para mim devia ter mais este nome Ruimdows!!! Linux é melhor mais seguro livre gratuito facil de actualizar pois quando surge alguma falha em questão de horas já tens actualizações para a resolver enquanto no Ruindows leva semanas ou meses e ate anos …. É preciso dizer mais???
    ok fan boys da microsoft são livres de partir a loiça!!!