Apple é novamente a marca mais valiosa do mundo

61 Comentários

A Apple tem passeado pelos primeiros lugares das marcas mais valiosas do mundo, perdendo apenas no ano passado para a sua rival Google. Este ano, com o tremendo sucesso do iPhone 6, volta a conquistar o primeiro lugar na lista das marcas com mais valor no mundo. Curioso é ver quem ocupa os lugares cimeiros na famosa lista BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands 2015.

Quem domina as primeiras 10 posições deste ranking, a tecnologia ou a alimentação?

pplware_apple_mais_valiosa02


O BrandZ Top 100 Most Valuable lista Global Brands é uma lista baseada numa combinação “dos pontos de vista dos actuais e potenciais compradores de uma marca, ao lado dos dados financeiros das marcas”, a fim de calcular o valor da marca. Assim, o mercado que cada uma representa e os valores conseguidos são importantes ano após ano, não há por isso, lugares cativos.

pplware_apple_mais_valiosa01

Não é de estranhar que a Apple volte ao primeiro lugar e não é também admiração nenhuma que nas primeiras 10 posições desta lista estejam 4 das mais poderosas empresas do mundo da tecnologia, mas fora do normal é o facto da poderosa Samsung esteja relegada para um 45º lugar, dando um trambolhão de 16 posições face ao ano anterior. Dito assim até pode não corresponder a um grande impacto mas, em números, a marca valia em 2014 algo como 25,892 milhões de dólares e este ano está a valer 21,602 milhões de dólares.

O certo é que no geral as empresas valorizaram-se substancialmente e a Apple passou de um valor de 147,880 milhões de dólares em 2014 para os actuais 246,992 milhões de dólares. Um salto de 67%… impressionante e que tem muito a ver com os resultados conseguidos à custa do sucesso do iPhone 6, principalmente na China.

pplware_apple_mais_valiosa00

A Microsoft tem um crescimento também muito significativo, cresce 28% e mostra que está de sólida neste top, onde os resultados podem oscilar conforme as novidades apresentadas ano após ano.

Outro salto considerável é da gigante chinesa do comércio online Alibaba. Esta ocupa agora a posição 13 com um valor de 66,375 milhões de dólares. É uma entrada nova mas mostra que este ranking está cada vez mais povoado por empresas orientais. Vemos essa tendência se analisarmos as 50 posições desta lista com atenção.

Em termos de redes sociais, o Facebook é a rede social mais bem posicionada, ocupa a 12ª posição com um valor de 71,121 milhões, duplicando o seu valor em relação ao ano passado, praticamente e logo seguida da rede social chinesa Baidu que ocupa a posição 21 com um valor de 40,041 milhões de dólares.

A Coca-Cola perde dois lugares, para as empresas de comunicação, o que reflecte um pouco a aposta dos investidores, embora que esta empresa tem um valor de 83,841 milhões de dólares, crescendo, contudo, face ao seu valor de há um ano atrás.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos
    Carlos

    Sinto me orgulhoso por pertencer aos melhores, cá em casa ipad e iPhone fazem me muito feliz…nada bate um iPad..melhor gadget do mundo que revolucionou o meu doutoramento

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Se o teu doutoramento tiver tido algo a ver com o software ou o hardware do ipad, ainda vá que não vá…

    2. Avatar de SrBla
      SrBla

      Mais valioso não é sinonimo de melhor.
      Faz me impressão este tipo de fanatismo venha de onde vier. Como é que te podes sentir orgulhoso por algo que não alcançaste? Como é que uma pessoa se pode sentir orgulhosa da valorização da marca de uma empresa a qual a sua única relação com ela se deve ao facto de ser seu cliente? Sentir-mo-nos contentes conosco por temos adquirido um produto X ou Y que está a ser premiado e a receber boas reviews faz sentido, pois ao fim ao cabo sentimos cada vez mais que a nossa escolha foi correcta e a mais acertada.
      Ou seja que te sintas feliz por possuir 1001 iDevices, porque correspondem as tuas expectativas e respondem às tuas necessidades… faz todo o sentido. Eu também estou muito contente e feliz com o meu Moto G, o meu Desktop que foi comprado às peças, etc, pois preenchem os requisitos. Mas ter orgulho da empresa/marca de qual se é cliente? Ou orgulho de pertencer a um grupo imaginário?
      Este tipo de atitudes tende a ocorrer com diversos produtos e marcas, mas com Apple é uma coisa por demais. Os clientes desta Empresa/Marca parecem sofrer uma lavagem cerebral que os faz pensar que pertencem a um grupo diferente dos outros, exclusivo, que pertencem a algo superior e que isso lhes dá poder, superioridade, conhecimento e “distanciação dos demais”, isto tudo quando no fim de contas não são mais do que meros clientes a quem se pede que gastem dinheiro a trocar os seus equipamentos com 6 meses de vida (ponto, este ultimo, que não deixa de ocorrer com a maioria das Empresas/Marcas).

      1. Avatar de FG
        FG

        Ainda há pessoas que ligam?

        É um duplo-troll…

      2. Avatar de Duarte Santos
        Duarte Santos

        +1

        1. Avatar de Pinheiro
          Pinheiro

          Sr.Bla não diria mais!
          mas já agora, fizeste o teu doutoramento graças ao ipad? ahah então antes de haver tablet ninguém conseguia fazer doutoramento.
          não te tornes tão dependente de um gadget. “pensar diferente” não é ter todos os produtos da apple, alias, pensar diferente, é não usar gadgets

          1. Avatar de Pinheiro
            Pinheiro

            agora todos precisam de tablet para a faculdade, não entendo. Só de pensar que o meu pai fez o doutoramento na altura em que não havia computadores…. lol

      3. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        +1
        fanatismo é sem duvida um dos problemas mais grave do ser humano, porque um fanático é uma pessoa que simplesmente já se esqueceu do porquê de ser ou gostar de algo, é quase como fosse uma nova religião..

        neste caso eles ainda não perceberam que a ideologia que lhes foi imposta pela Apple está de pernas para o ar.. no sentido de serem únicos por terem um iphone ou ipad etc.. quando cada vez mais pessoas iluminadas tem um deste produtos e assim passam novamente a ser todos iguais ..

    3. Avatar de Filipe
      Filipe

      Só depois de experimentares o Surface Pro é que sabes o que é um tablet.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        um surface pro custa o dobro e nem apps de jeito tem…o ipad e bem melhor…PS: n uso o ipad para produtividade pois para isso tenho um desktop a serio..para o resto o ipad e o melhor do mundo

        1. Avatar de dr
          dr

          Lol, primeiro convinha pesquisares o que é um surface pro antes de dizer barbaridades. Santa paciência que se tem para pessoas limitadas. O ipad nao e mais que ym tablet para consumo para ires ao facebook, jogar alguns jogos casuais e ver videos. Um surface é um tablet para produtividade que faz mais coisas que um ipad.

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Um tablet é um iPad…

        O resto é imitação…

      3. Avatar de Jmmso
        Jmmso

        Is that suppose to be a joke?

    4. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      qual será o doutoramento.. :S

    5. Avatar de Tiago Sousa
      Tiago Sousa

      Desculpa a sinceridade mas… Espero que não arranjes emprego. Um doutoramento que sofre uma revolução as custas não do conhecimento ou do trabalho, mas as custas de um gadget não augura um bom profissional.

  2. Avatar de Nunes
    Nunes

    A proporção da subida do valor da Apple só vem mostrar como a metodologia desta empresa está muito enviesada por factores que não estão relacionados com o que se assume ser marca/imagem para o público. As vendas melhoraram, a percepção das pessoas provavelmente tb, mas 67% parece completamente descabido.
    Já nos resultados de 2014, em que não tinha acontecido nada de anormal à Apple dum ano para o outro, a variação tb foi incompreensível para quem está de fora., com uma queda significativa na avaliação.
    O facto de a Samsung estar tão longe só reforça mais esta ideia!

    1. Avatar de Vítor M.

      Aqui tem muito a ver os resultados na China. O facto da marca ter conquistado este mercado, que como sabemos é de difícil penetração, faz o valor subir consideravelmente.

      Sabemos também que é um mercado onde a Google está limitada e isso é também um factor que permite à Apple esta grande vantagem.

      Por outro lado e concordando um pouco com alguns analistas, o facto da Apple ter perdido alguma hegemonia no Japão, mostra que a marca tem de refrescar a sua própria imagem em mercados tradicionalmente fieis, sob a pena da saturação.

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Principalmente tendo em conta que o mercado chinês já atingiu o seu ponto de saturação.

        1. Avatar de Vítor M.

          Já atingiu? Nem de longe nem de perto. O mercado chinês está ainda com um potencial imenso, ao ponto das marcas mais fortes nem se interessarem pelo resto do mundo. Para teres uma ideia, a população chinesa ronda os 1.4 mil milhões de habitantes e tem apenas activos cerca de 570 milhões de dispositivos móveis. Logo, vê bem o que ainda falta crescer 😉

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            P.ex.,
            http://www.zdnet.com/article/china-smartphone-market-hitting-saturation-point/
            Mas podes ir ver ao FT, Forbes, sites de analistas, etc.

          2. Avatar de Vítor M.

            Repara bem, esse artigo é de janeiro de 2014 e desde lá até cá, já outras marcas bateram recordes de vendas e o mercado em nada dá mostras de estar saturado, com grandes marcas a propor novas metas de vendas. Saturado? Não me parece!

          3. Avatar de Vítor M.

            Aí já falam noutro factor: desacelaração. Ok, mas isso será por haver saturação? Mas então a saturação que falavam há um ano e permitiu a Apple penetrar nesse mercado com milhões de equipamentos? Onde andava nesse ponto a saturação? E onde anda a saturação quando a própria Xiaomi volta a aumentar a fasquia?

            Vamos ver, eu acho que por não saberem a verdadeira razão, ou por saberem e não a querem dizer (a concorrência do mercado indiano) falam em saturação, mas…

          4. Avatar de Mikes
            Mikes

            Vitor, estás a “desconversar” 😉
            Está bem referenciado no título “saturação”. E podes ir ver a outros sites e até podes procurar por prevsiões para o mercado dos smartphones que vão todos dar ao mesmo.
            “But IDC’s data suggesting that a slowdown has already begun could pose questions for the industry.” Se fosse apenas uma fase, não iriam aconselhar isto:
            “The slowdown in China will increase pressure on manufacturers to seek growth in India and Southeast Asia, where striking partnerships with distributors will prove critical, said IDC analyst Xiaohan Tay.”
            O tempo dirá!

          5. Avatar de Vítor M.

            Mas então diz-me, está saturado desde quando?

          6. Avatar de Mário
            Mário

            Mais um que acredita em tudo que lê…

            É simples, a China ainda está agora a comprar smartphones!

            E quando toda a gente tiver um smartphone, a Apple tem um poço enorme ainda: pessoas que tinha um Android barato ou média gama, e que faze o upgrade para um iPhone.

            O que é particularmente interessante nos BRIC, porque muita gente está a ganhar poder de compra suficiente para adquirir coisas melhores.

            Finalmente, a Apple tem, além do iPhone:

            Mac
            iPad
            Beats (auscultadores e serviço)
            iTunes (Apps e Música)
            Apple Pay (que se está a alastrar para o mundo, China é o próximo alvo)
            Apple Watch

            O iPhone pode, hoje, fazer mais receita que esses todos, mas todos têm prospectos de crescimento bem alto.

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          O mercado chinês ainda não atingiu verdadeira saturação, ainda está longe da penetração total da população, e com o aumento do poder de compra dos chineses é de esperar que a penetração continue a aumentar! Mas não deixa de ser verdade que começa a dar sinais de crescimento muito mais moderado.
          De qualquer das formas mesmo com crescimento fraco ou quebra no nº de smartphones totais, a Apple tem tido um grande aumento de vendas na China nos últimos tempos!

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            E achas que toda a população é o verdadeiro mercado? Achas que toda a gente vai ter smartphone?
            Mesmo nos mercados saturados nem todos têm tlm!
            O mercado chinês está a entrar na fase em que a luta é manter a quota.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S
            o mercado é toda a população! Enquanto houver pessoas sem um aparelho há sempre potencial para vender mais, dependendo do poder de compra, que no caso da China continua a aumentar [alargamento da classe média].
            Os mercados com saturação estão muito perto de atingir toda a população.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        Nada disso justifica um aumento desta grandeza!
        O facto é que a metodologia deles parece dar demasiado peso à contribuição da cotação bolsista para fazer o cálculo. Foi isso que no ano passado levou à queda do valor, e quase de certeza que é isso que este ano terá mais peso para este aumento, mesmo que eles só apresentem outras justificações…
        Quanto ao Japão, é uma queda em muito derivada da introdução na NTT-DoCoMo no ano anterior [que criou um pico elevado de procura nesse ano], e à melhor competição das marcas locais.

  3. Avatar de FG
    FG

    Sempre foi, não sei qual é a novidade…

    Essa era a única empresa que dizia que não… Mas passado um ano, já dá a Apple como primeira, e com um adianto de 70 mil milhões…

  4. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Impressiona-me mais o facto da IBM estar no top5 desde sempre…

    1. Avatar de FG
      FG

      Então porquê?

      1. Avatar de chicosoft
        chicosoft

        porque “Nunca nenhum CIO foi despedido por contratar IBM” 🙂

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Isto era a mesma coisa que fazerem um estudo destes em Portugal para o azeite.
    Qual era a probabilidade de um azeite de marca portuguesa estar a frente de um estrangeiro!?

    Em fim… estas avaliações valem o que valem.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      PS: Como marca, APPLE é bastante vendível sem duvidas, logo vale muito. Até lenços de papel se tiverem o logo da APPLE, são capazes de vender-se por um preço bem acima da media.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        A marca APPLE não se fez da noite para o dia…

        Nem com maus produtos e fraca satisfação do cliente…

        1. Avatar de LP
          LP

          Não foi da noite para o dia, mas quase
          http://goo.gl/GjHYiw

    2. Avatar de FG
      FG

      Há dúvidas que se fizerem o mesmo estudo para marcas de carros na França ou na Itália, que as marcas alemãs não saem primeiro?

      Mas também… Que é que interessa isto?

      1. Avatar de J T
        J T

        Obviamente existem esses estudos, e não é que tens razão?
        http://www.best-selling-cars.com/france/2015-q1-france-best-selling-car-manufacturers-brands-and-models/

        PSA e Renault juntas têem mais de 55% do mercado.

  6. Avatar de Maraduxo
    Maraduxo

    Nem toda a gente tem a mesma inteligência…
    Maior parte vai de modas e esta estampado no gráfico.
    Para mim Samsung até podia estar em ultimo que para mim era igual, não deixaria de ser cliente dos seus produtos.
    Agora tudo que sobe também desce, é a lei da física 😛

  7. Avatar de Pisca
    Pisca

    A PT também era a Maior e o Bava até recebeu medalhas e comendas, fora o resto dos comparsas, enfim “mania das grandezas”

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      O mais curioso é que chegou a ganhar o prémio para melhor gestor da Europa!!! LOL

  8. Avatar de Pedro Araújo
    Pedro Araújo

    Vítor M. Quando a Apple deixar de ser novamente a melhor marca do mundo não te esqueças de escrever a noticia.

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro, é aborrecido ser sempre a melhor do mundo, depois ficam à sombra da bananeira, ficam ali sem criar nada de especial… convém que não sejam sempre, convém que outros sejam, o melhor que há é a concorrência, sair da área de conforto, isso é o que dá pica 😉 coisas novas, escrever sobre novidades que obrigam os outros a criar a inovar… a obrigar mesmo o ser humano a ter necessidades que nem mesmo eles sabiam que iriam ter. Agora o resto… 😉

    2. Avatar de LP
      LP

      Não é a melhor, é a mais valiosa 😉

  9. Avatar de ruca
    ruca

    nunca mais quero nada disso para apanhares net serve numca vou entender para atulizar e perciso cartao de credito nunca mais compra nada disso

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Este acordou agora e escreveu no primeiro local que apanhou… e num teclado sem acentos, nem pontuação e sem dicionário!

  10. Avatar de Osvander
    Osvander

    Para não falar: A mais cara do mundo!!

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    A “marca mais valiosa” também considera outros factores, mas podem-se comparara dados objetivos vendas, lucros, ativos e valor de mercado.

    Em Maio os valores respetivos da Apple em milhares de milhões de dólares (Billions) eram: $199.4 B, $44.5 B, $261.9 B, $741.8 B

    O que, combinando esses indicadores, a colocava no 12.º lugar da lista da Forbes das maiores empresas mundiais. A partir de Abril, pela primeira vez está à frente das tecnológicas em todos os indicadores. A seguinte é a Samsung Electronics que, além dos telemóveis, fabrica muitas coisas mais (computadores, componentes pa computadores e afins, televisores, etc – mas não outros electrodomésticos).

    E isto tudo graças ao iPhone (os outros produtos e serviços pesam relativamente pouco).

    http://www.forbes.com/global2000/list/#tab:overall

  12. Avatar de Etnic_bOy
    Etnic_bOy

    A Microsoft a subir, para o ano, com o Windows 10 e Windows 10 Mobile já preparadinho e nos PCs e smartphones, quero ver se chega pelo menos ao segundo lugar.
    Fico contente pela Apple.

  13. Avatar de LP
    LP

    Uma marca valiosa, cara… há que pagar por/para ela… avante camaradas (iFans)!

    1. Avatar de ByeLagdroid
      ByeLagdroid

      Pagar pela marca, literalmente. Porque de resto se formos a ver, arranja-se muito melhor por 1/5 do preço.

    2. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Ora mais nada !! Quem tiver que o gaste !! 🙂 🙂

  14. Avatar de Stako
    Stako

    Com as margens que praticam claro que estão em primeiro lugar… Só fico parvo por ver a Google nesta posição quando o que faz se formos a comparar com a Apple é quase metade… Não vende milhões de telemóveis não vende milhões de relógios a preços exorbitantes não vende milhões de mackbook e etc etc

    1. Avatar de flavio
      flavio

      tu so deves estar a gozar. so falta dizeres que a cocacola tambem nao vende milhoes de telemoveis…

      1. Avatar de Stako
        Stako

        dafuq? percebeste o que eu quis dizer sequer?

        Quis dizer que é completamente diferente o que a google faz e mesmo assim estar no top 1 o ano passado e este ano em 2 lugar é espantoso para mim

        1. Avatar de J T
          J T

          O negócio da Google é bem mais lucrativo, vender informações pessoais para empresas de publicidade e marketing é do mais valioso que existe no mundo dos negócios. Só não vale tanto como a Apple porque as projecções dos accionistas são sempre mais favoráveis para a marca da maçã (por vários motivos).

  15. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu ainda não percebi o fascínio que certas pessoas tem pela Apple, eu tenho fascínio por toda a tecnologia, seja ela Apple, Samsung, LG, todas, sou fã de todas.
    Há gente que tem quase um orgasmo de ver os lucros da marca, a mim não me interessa para nada, se ao mesmo fosse Portuguesa isso é que era.
    Se os produtos custassem 100€, ninguém os queria, mas como custam alguma dezenas de euros.
    Eu também sou cliente Apple, mas sem qualquer tipo de fanatismo doentio.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tecnologia, qualquer que seja, é fascinante. O importante é haver concorrência entre marcas, novos horizontes de acção, novas fronteiras para alcançar, isso é que desafia a curiosidade. Depois, em cada um de nós, há as preferências, faz parte da identidade de cada indivíduo, do caracter de cada um se assumir perante a vida, perante os cenários, não ser uma “maria vai com as outras”, saber o que gosta e, acima de tudo, o que não gotas. Uma medida nunca serviu a todos e por esse prisma, cada um de nós, tem de escolher o que quer consumir. Essa é, para nós, a melhor escolha, a que nos serve.

      O clubismo, faz parte das sociedades, as marcas, as cores, os fás, os grupos, as religiões, partidos, tudo isso faz parte da vida humana que, quando em modo equilibrado, é salutar. Quando há exagero… é como tudo, o que é demais é como o de menos!!! Mas, acima de tudo… tecnologia!