Comissão Europeia: Encerrar sites de pirataria não é suficiente

26 Comentários

A pirataria digital é um dos “crimes” que continua a afectar as mais variadas industrias. Como solução, vários organismos lutam para que os maiores sites que disponibilizam conteúdos ilegais sejam simplesmente desligados (algo do tipo do que aconteceu com o famoso PirateBay que entretanto já está de novo no activo).

Mas, de acordo com um estudo realizado pelo Joint Research Centre, da Comissão Europeia, esse procedimento de desligar sites de pirataria pode ser ineficaz e potencialmente contraprodutivo.

web-piracy-rex


Desligar sites com conteúdos ilegais não é uma solução eficaz para acabar com a pirataria. Quem o confirma é a própria Comissão Europeia que analisou o comportamento dos utilizadores ao nível das actividades associadas à pirataria.

O site Kino.to, um dos mais populares sites à escala europeia para streaming de filmes foi recentemente encerrado. A operação levada a cabo pela policia foi mesmo considerada um sucesso, uma vez que este era um dos maiores serviços ilegais a funcionar na Europa.

Depois do encerramento, a equipa do Join Research avaliou o comportamento dos utilizadores e concluiu que a pirataria teve um quebra na ordem dos 30%, mas por pouco tempo pois passado quarto semanas tudo voltou ao normal. Por outro lado, o serviço de outras plataformas pagas apenas cresceu 2,5% nesse período.

pirataria_02

O estudo conclui também que após o encerramento do “grande” site Kino.to, vários sites de menor dimensão e variantes começaram a ganhar força, angariando rapidamente mais conteúdos e utilizadores. Tal cenário é designado de efeito “Hydra”.

Neste caso em concreto, os sites Movie2k.to e KinoX.to tornaram-se quase de imediato uma alternativa ao Kino.to.

pirataria_03

Com este estudo os analistas reforçam a ideia que além de encerrar os serviços de pirataria na Internet é necessário ter medidas extras.  Os responsáveis pela investigação referem que os  resultados devem ser interpretados cautelosamente até porque não são consideradas as “vendas offline” de material digital ilegal.

Via Online Copyright Enforcement, Consumer Behavior, and Market Structure

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luna Thomas
    Luna Thomas

    Tal como diziam, fecha 1, abrem outros 10. Um excelente desperdício de tempo e dinheiro.
    http://j.mp/Slow-Clap

    1. Avatar de Luna Thomas
      Luna Thomas

      Enquanto que o tempo e dinheiro que gastam nisso podia estar a resolver e a contribuir para a investigação de assuntos bem mais importantes que isto…

      1. Avatar de JoMa
        JoMa

        Estes são daqueles que querem “sol na eira e chuva no naval”. A Internet é muito boa para lhes dar lucro mas, se tiverem que abdicar de parte desse ganho, então aí haverá que encerrar os marotos dos sites. A pirataria pode não lhes permitir lucrar quanto eles querem porém, se não fosse assim, também não tinham a projecção que têm. Isto talvez possa ser considerado “um mal necessário”.

        1. Avatar de AP
          AP

          sol na eira e chuva no “nabal” (de nabo)

          1. Avatar de JoMa
            JoMa

            Tem toda a razão AP. Só mesmo um nabo é que escreve “naval”. Visto ter sido a troca de um “b” por um “v”, presumo que, mesmo com a proximidade das letras, o habitual pretexto do denominado “erro de digitação” não pegue. Já havia uns tempos, nos poucos artigos em que vou intervindo, que não via o corrector ortográfico em acção. Ou será: corretor… ação? É sempre bom ver o empenho de alguns a corrigir outros tantos. Tenho que me penitenciar. Fiquem bem.

  2. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Enquanto as produtoras não perceberem que estão a jogar monopólio sozinhas, isto vai continuar a acontecer. É preciso é criar serviços de streaming legais e baratos, globais, e que funcionem de forma orientada ao consumidor e não de forma a dar-lhes mais lucro.

    Mas é certo que a culpa não é só das produtoras ou distribuidoras. Quem faz downloads ilegais muitas vezes faz porque não consegue esperar mais uma semana para ver o proximo episodio (caso do Game of Thrones que dá na SyFy agora, por exemplo).

    Quando eu era criança, não sacava dragonball. Ficava uma semana a falar de dragonball na escola até aparecer o proximo episodio.<

    1. Avatar de Blabla
      Blabla

      O dragon ball não ficavas à espera uma semana de certeza pois dava diariamente, mas sim o que dizes é verdade e mais, eu pessoalmente prefiro pegar numa season a vê-la do início ao fim.

  3. Avatar de ultraLord
    ultraLord

    no dia que em que não for possivel navegar à vontade reduzo o pacote de internet para o básico e deixo de pagar o valor exagerado às operadoras por um serviço mediocre.

    1. Avatar de alguem
      alguem

      O serviço básico? quer dizer a velocidade mais baixa? Se for isso, na minha opinião está a desperdiçar dinheiro. As velocidades mais baixas de hoje em dia ja sao tao rapidas que nao vale a pena pagar mais.

      1. Avatar de Ariano Ângelo
        Ariano Ângelo

        Eu ao contrário pago bem para ter uma velocidade medíocre que nos dias de hoje só vista no nosso país lindo!

  4. Avatar de er
    er

    Qualquer dia a net apenas serve para ir ao email outra vez

  5. Avatar de Johnny
    Johnny

    Só agora acordaram, mas alguma dia ia ser eficiente? Nunca! Fecham um abre dois,três,quatro.. cinco.. seis.. sete por ai fora.. não conseguem e alem de fechar ganham mais má fama.. combater pirataria não é assim.. alem disso não se chama “pirataria” mas sim partilha.. pirataria só pode ser usado caso os vendesse-mos coisa que pelo menos os sites portugueses não o fazem.. “Pirataria” só deve ser usado quando cobrarmos algo para o utilizador ver.. por exemplo vou uma feira com uma copia de X filme eu ao vender isso é pirataria, agora se eu não cobrar nada não é pirataria.. é PARTILHA..

    Pelos vistos, estas empresas só acordam varios meses depois ou anos.. já é sabido que essa luta para fechar sites não é suficiente e não é eficiente de forma alguma.. eu pergunto-me a estas entidades em que planeta terra estão? são vários e vários comentários.. não podem fechar sites porque abrem MAIS de 5 ou 7.. e para alem de X empresa ganhar mais reputação negativa e má fama..

    Partilhar é legal para CONSUMO privado.. ou seja se eu fizer um forum.. esse forum é privado não é publico só la se regista quem quer.. o que estiver dentro desse forum seja filmes,musica é para consumo privado, o que os utilizadores fazem depois de descarregar é problemas deles, não dos donos dos sites…

    E não me digam.. “partilhar é crime” então não partilhes o teu carro, a tua televisão.. a internet nem com vizinhos nem com amigos!

    Essas associações parece que não sabem definir um forum PRIVADO.. se é privado ninguem obriga a ninguem a se registar.. e a maioria AVISA que é para consumo privado..

    Brevemente vai abrir mais alguns sites portugueses de partilha.. just wait..

    1. Avatar de José Manuel Fernandes
      José Manuel Fernandes

      Well said! Compartilho totalmente a tua opinião.

  6. Avatar de lmx
    lmx

    A comissão Europeia tem piada…

    Quer dizer. sabemos que OS SERVIICOS SECRETOS alemães vendem technoloogia aos EUA a NSA espia a. forca toda, isto destroy a Europa…

    Mas a Comissão Europeia anda preocupada com a pirataria que o cidadão comum faz… é não aquela praticada por determinadas entidades e que destroy a Europa… é engraçado tudo isto…

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    Porque o pplware não aceita os meus comentários neste post? lol.. enfim eu nem disse nada de mal, disse realidades..

  8. Avatar de censo
    censo

    A pirataria nao prejudica os autores, esses sim os criadores das obras. Os distribuidores, que exploram o talento alheio é que são penalizados…mas desses nao tenho pena nenhuma.

  9. Avatar de Oscar
    Oscar

    Não entendo algumas políticas de distribuição e comerciais, como é que o FIFA para telemóvel custa poucos euros e para consolas custam 70€?
    Haverá alguma diferença? Ou só se justifica pela ausência de mais concorrência?
    Claro que é tentador haver pirataria ou tentativa de pirataria quando os preços são elevados ou “pouco justos”.

  10. Avatar de Midepa
    Midepa

    Ok… O que é demais já cheira mal. Até quando vamos continuar a ser bombardeados com estes tipo de notícias?
    Primeiro, os alegados sites de partilha, não são sites de download ilegais. São como as listas telefónicas. Apenas contêm endereços. Se assim fosse o Google, Bing e etc. tinham que ser encerrados por esse pseudo Tribunal da Propriedade Intelectual.
    Segundo, qual a diferença entre emprestar um livro, um disco ou um filme? Nenhuma, à luz de alguns é pirataria. E dar um jornal a um desconhecido? Pena de prisão, porque é menos um jornal e os jornalistas deixam de ter trabalho. Fechar sites, colocar programas em discos anti-cópia não é solução, até porque há vários programas que anulam a anti-cópia. Isto é tudo uma insanidade total. Querem acabar com a “pirataria”? Baixem os preços. Filmes a serem vendidos a 30 € na lojas e online a 9,99 €. estão à espera de quê? Acabem com a venda e o aluguer! “És doido!” E os milhões que isto dá. E os indivíduos das Associações de Calinas, como ganhavam o seu ganha pão? Isto é igual às marcas brancas dos Supermercados. Fazem omesmo serviço e são mais baratas, portanto o povo compra.

  11. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Netflix e acaba-se a pirataria. Não há serviços de streaming em Portugal logo só há uma solução: o sacanso.

  12. Avatar de fr
    fr

    pirataria é como a corrupção (mas menos prejudicial). vai sempre existir. é manter um controlo de bom senso

  13. Avatar de YaBa
    YaBa

    Até o vinil se copiava. Em tantas décadas ainda não aprenderam nada?
    Em vez de tentar acabar com ela, que tal arranjar alternativas para que a pirataria não compense?
    Não sei, se calhar o burro sou eu.

  14. Avatar de redefoca
    redefoca

    O ser humano gosta de estar conetado e atualizado. Quando não há dinheiro procura-se alternativas. O que estes senhores querem é limitar o povo ainda mais. Já basta a austoridade que está a destruir a europa agora querem tentar limitar a cultura, o conhecimento e o entretenimento na mão de poucos.

    O Hitler também tentou acabar com a cultura em nome do seu estado NAZI. Esta europa quer limitar o acesso em nome do capitalismo. Não venham com essa conversa dos direitos de autor… Direito de autor quando limita um povo deixa de fazer sentido. Se querem direitos de autor deem opções para as pessoas comuns terem condições para adquirir cultura… europa da austoridade só para o povo porque vós viveis bem. Por isso chamam à partilha pirataria. Eu chamo-lhe partilha. E é graças a essa partilha que muitas pessoas crescem a nível profissional que de outra forma não era possível.

  15. Avatar de AP
    AP

    querem lá ver que ainda fazem passar uma lei que obrigue os cidadãos a forrar a casa toda com isolamento acústico para que o vizinho do lado não possa ouvir a música que eu paguei…?

  16. Avatar de silvio g
    silvio g

    é engraçado eles tentarem sempre encerrar o piratebay, mas depois existem sites famosos (com milhões de visitantes) que eles nunca implicaram, por exemplo o kickasstorrents, tem continuado sempre online 🙂
    Por vezes mudam de domínio web, mas redirecciona.

    Quanto às mega produtoras de cinemas e editoras de músicas, eles costumam choramingar a dizer que têm prejuízos mas isso é tudo TRETA.

    Observem com atenção os telejornais, quando eles falam de um novo filme que vai estrear nos cinemas, dizem sempre que o filme rendeu X MILHÕES de euros em bilheteiras, no mundo inteiro.

    e os cantores famosos (Madonna, Rihana, Lady Gaga, Jenifer Lopez) e essa canalha toda, continuam a ganhar milhões (não os vejo na pobreza).
    Portanto choramingam que a pirataria dá prejuízo, mas na verdade isso não se reflecte na realidade.
    Editoras continuam a lucrar milhões.
    Actrizes, actores, cantores(as) continuam milionários.

  17. Avatar de silvio g
    silvio g

    Eu ainda sou do tempo que as pessoas podiam ouvir rádio e gravar as músicas da rádio numa cassete magnética.
    E não era considerado “pirataria”. 🙂
    lol

    Hoje em dia se fizermos download de um mp3 ja é pirataria?
    O que mudou afinal?

    apenas mudou o formato, agora é formato digital.

    Nós quando compramos cds virgens ,numa loja, já pagamos um imposto para direitos autorais.