Mistério desvendado! A culpa era do micro-ondas

17 Comentários

Num ambiente de comunicação por ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, são muitas as fontes de interferência a que o sinal radio está sujeito… no entanto há situações caricatas.

Foram, nada mais nada menos, 17 anos que os astrónomos australianos levaram a descobrir que o sinal rádio captado pelo telescópio do Observatório de Parkes, na Austrália, tinha como origem um “simples” micro-ondas. A descoberta até resultou num artigo científico.

telescopio_00


Tudo começou em 1998 quando uma misteriosa interferência começou a ser detectada pelo telescópio do Observatório de Parkes. Os sinais, registados na frequência dos 1,4 Ghz, duravam apenas alguns segundos e apenas se registavam uma ou duas vezes por ano.

Durante estes anos, muitas foram as teorias da origem deste sinal, chegando mesmo a acreditar-se que o mesmo vinha de outro planeta. Por outro lado alguns cientistas sempre referiram que o sinal era terrestre e que vinha de uma fonte próxima, sendo que certamente não estaria a mais de cinco quilómetros do telescópio.

Parkes_Shuttle-ISS_20110720sarkissian_900(1)

Para desvendar tal mistério,  no passado dia 1 de Janeiro, foi instalado um novo equipamento que permitia estudar melhor as interferências.

Depois de algumas análises, descobriu-se que afinal a interferência era proveniente do micro-ondas das instalações do observatório onde os funcionários aqueciam a comida.

microondas

De acordo com as informações, a interferência só se fazia sentir quando telescópio estava apontado na direcção do micro-ondas e no momento em que este estava aberto.

“Se se programa [o microondas] para aquecer e se abre a porta para ver, gera interferência”, explica ao jornal Simon Johnston, responsável Organização de Investigação Científica e Industrial da Commonwealth (CSIRO). A descoberta foi de tal ordem que os cientistas aproveitaram para produzir um artigo científico sobre a descoberta. O artigo pode ser descarregado aqui.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    O micro-ondas está a trabalhar. Abre-se a porta para ver – e aí é que surge a interferência.

    Pensava que se tinha que desligar primeiro e a seguir abrir a porta. Graças a Santa Maria nem o micro-ondas sei usar lá muito bem 🙂

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Durante “uns segundos”, ainda há interferência.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      O microondas quando esta com o programa iniciado e é aberto por alguns segundos continua a libertar ondas radio.

    3. Avatar de Nunes
      Nunes

      Em muitos microondas pode se abrir a porta ao mesmo tempo que desliga! Não é inconcebível que nesse momento o magnetrão do microondas produza radiação residual por carga ainda no circuito.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        O mais provável até é que seja uma consequência do desfasamento entre a abertura de porta e o desligar do aparelho. É o suficiente para que no espaço de alguns micro-segundos haja radiação a passar por deixar de haver isolamento completo da radiação no interior.

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Nã, nã. “The decisive test occurred on 17 March, 2015 when the tests were repeated with the same microwave setup but instead of waiting for the microwave cycle to finish the microwave was stopped by opening the door. This test produced 3 bright perytons .”

    Se não se abrir a porta do micro-ondas com ele a trabalhar não há perytons para ninguém.

  3. Avatar de JJ
    JJ

    Temos de dar os parabéns aos cientistas por dois motivos:
    – Conseguirem descobrir o motivo das interferências.
    – E serem bastante cuidadosos, por usarem o mesmo microondas durante 17 anos, isto é que é cuidar bem de um electrodoméstico.

  4. Avatar de int3
    int3

    pensei que 1.4GHz fosse o inicio do SHF e nem micro-ondas eram.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      e …….concluir que perderam tantoooosssss anos com isto à espera de algo “melhor”. Enfim, perda de tempo para estes cientistas, até tenho pena!

      1. Avatar de Ze
        Ze

        Com tanto cientista de renome a comentar no pplware, nem sei para que precisamos dos australianos.

      2. Avatar de Nunes
        Nunes

        isto é Ciência! Está constantemente a construir e a destruir teorias, por isso não é uma perda de tempo mas algo bastante comum

  5. Avatar de tuga
  6. Avatar de Luís Lemos
    Luís Lemos

    Fantástico… E o microondas durou 17 anos, ou qualquer um fazia a mesma interferência?

  7. Avatar de Dude
    Dude

    Estou mais impressionado com o micro-ondas ter durado tanto tempo.

    1. Avatar de Megabyte
      Megabyte

      Tenho um de 89 e outro do final dos anos 90 sem reparações a não ser a substituição da lâmpada, portanto não sei qual o drama. Acerca do fato de o microondas ser ou não o mesmo, penso que não tinha de ser o mesmo aparelho durante este tempo. Bastava que todos os que passaram por lá tivessem o mesmo tipo de funcionamento, isto é, que permitisse a abertura da porta sem ter de carregar antes no stop ou rodar o temporizador até zero. Muitos destes aparelhos mais baratos sem mostrador digital ou funções mais avançadas permitem isto.

  8. Avatar de NT
    NT

    Caso fosse perto de alguns ‘departamentos’ da função pública, descobriam mais cedo. Porque têm o pequeno almoço, a refeição a meio da manhã, a pausa antes do almoço, o almoço, pausa para o café depois de almoço, lanche e pausa para o cafezinho antes de sair. A probabilidade de utilização do micro ondas seria muito grande.

    1. Avatar de Tax payer
      Tax payer

      Alguns ? Todos !