Rocketbook: um caderno reutilizável para se poupar no papel!

29 Comentários

Numa era em que a tecnologia está ultra enraizada, havendo soluções tecnológicas para tudo e mais alguma coisa, ainda continuamos a utilizar, nas tarefas do quotidiano, materiais e ferramentas tradicionais apesar de estas já se encontrarem disponíveis de forma digital através de apps, por exemplo.

Um exemplo é o papel que, a sere usado para fins informais, rascunho, tomada de notas, etc., acaba por se tornar num gasto excessivo, prejudicando o planeta.

Assim, nasceu o projecto Rocketbook, um caderno reutilizável para poupar no papel! Curiosos? Saibam mais!

Rocketbook

Rocketbook é um projecto inovador que pretende diminuir o gasto excessivo de papel. Para isso, claro, recorre à tecnologia como forma de melhor servir o utilizador ao mesmo tempo que cuida do ambiente.

Se já utilizamos as tecnologias para praticamente tudo no nosso dia-a-dia, porque é que ainda continuamos a usar papel desnecessário somente para rascunho, tomada de notas ou outro apontamento informal?

Rocketbook2

A ideia consiste em escrever-se num caderno ‘especial’ com a ajuda da caneta Pilot FriXion, também ela especial e, caso queiramos digitalizar o que escrevemos, recorre-se a uma app dedicada a esse efeito.

Rocketbook7

A parte ainda mais genial de todo o projecto é que basta colocar o caderno durante 30 segundos no microondas para que tudo seja eliminado e as páginas voltem a estar branquinhas para que as possa utilizar novamente!

RocketBook3

Mediante o que pretender, basta assinalar um dos 7 símbolos na parte inferior do caderno, referentes à colocação do seu documento numa pasta à sua escolha, no Dropbox, Evernote, Google Docs, OneNote ou enviar via email. Assim que assinale o que pretende, o Rocketbook envia automaticamente o documento para o local que indicou.

RocketBook4

A ideia foi financiada pela plataforma de crowdfunding indieGoGo e lá pode saber todos os detalhes do projecto bem como adquir os materiais. Tem à disposição a versão standard do Rocketbook e a versão executiva cujas características pode ver na imagem abaixo.

O preço ronda os 25 dólares.

RocketBook6

A aplicação, que se baseia na captura de imagem, tem o pedido de patente pendente e vai possibilitar, com toda a acuidade, converter aquilo que escreve manualmente para imagens digitais que serão alojadas numa cloud à sua escolha. As aplicações deverão estar disponíveis durante o mês de Agosto deste ano.

rocketbook-730x350

Veja aqui em vídeo o Rocketbook em funcionamento:

Esta é mais uma fantástica ideia para que possamos constar que a tecnologia só é verdadeiramente mágica quando nos serve e nos é útil. Neste caso, o Rocketbook parece ser também um ponto de partida para pensarmos mais além de nós mesmos e termos a consciência de que é fundamental cuidarmos do local onde vivemos.

E pode ser usado para diversos fins!

RocketBook1

Saiba mais no site dedicado ao projecto, aqui.

Em Portugal há já um projecto do género, o EcoBook que já apresentámos no EmpresasHoje.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Leandro
    Leandro

    Para enviarmos para a cloud é através de fotos tiradas pelo telemóvel é isso?
    Como posso apagar uma só pagina?
    Não existirá risco para a saúde uma vez que colocamos um livro, com tinta, dentro dum microondas?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A caneta é especial deve ter em conta todas essas consequências eheh

    2. Avatar de ondinhas
      ondinhas

      Só o simples acto de usar um microondas já é prejudicial à saúde!

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Não percebi a parte da app:
    A app só tira fotos ou converte-as em vector ou texto (caso seja texto)?
    Se ficarem em formato JPG não apanhei a vantagem da parte electrónica.
    Já agora, uma nota: não há consumo excessivo de papel nenhum (o consumo até tem vindo a decrescer naturalmente porque cada vez mais os documentos são tratados digitalmente). Aliás, se não fosse a índustria transformadora de papel, provavelmente muitas florestas já nem existiam.

    1. Avatar de Fontinhas
      Fontinhas

      As imagens são capturadas e é feito um processamento sobre elas de forma a melhorar a qualidade com que são armazenadas. O objectivo é que com diferentes condições de luz, cameras diferentes, etc, seja possível tentar unificar a qualidade das imagens.
      Além disso, visto que os ícones na parte inferior da imagem, quando preenchidos permitem definir acções diferentes, outro objectivo da aplicação é simplificar a forma de enviar as imagens para diferentes serviços (Dropbox, Evernote, One Note, Email)

  3. Avatar de Carlos Almeida
    Carlos Almeida

    Para isso já temos o EcoBook português.
    É mais barato mas custa mais a limpar (se tiver de limpar o caderno todo).
    Para meter em formato digital basta usar uma app como a CamScanner

    1. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      CamScammer queres tu dizer..
      Fotografas os teus documentos e de seguida é tido alojado num servidor manhoso que ninguém ouviu falar.. na China!?
      No thanks!

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Mas que servidor manhoso? Não leste o post? 🙂

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Estou a referir-me à app CamScanner que o Carlos Almeida referiu Marisa.
          É uma app ao estilo do Office Lens mas sempre que a usas estás a enviar os documentos que fotografas para os servidores da empresa na China.
          Quanto a estes novos conceitos de papel reutilizável, acho-os muito interessantes e agradeço pelo artigo.

          1. Avatar de eu e tal
            eu e tal

            tens razão. um servidor nos estados unidos é algo muito mais seguro. ou no reino unido. não, espera, na alemanha é q é…
            já ouviste falar num tipo chamado Snowden e numas coisas q ele trouxe a publico?

  4. Avatar de zombie
    zombie

    Sera assim tao inovador ? Por ca ja temos algo parecido e em andamento ! E nem precisa de micro ondas, algo estranho e pouco pratico !O EcoBock, o caderno que pode ser reutilizado vezes sem conta foi a ideia de negócio eleita pelo júri do Startup Pitch Day da quarta edição do Programa de Aceleração de Startups do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. O EcoBook permite escrever, apagar com um simples guardanapo, e depois voltar a escrever.
    Podem ver mais pormenores aqui…http://p3.publico.pt/vicios/hightech/14378/ecobook-um-caderno-para-quem-nao-gosta-de-desperdicar-papel.
    Ps: Espero que desta vez, nao seja censurado, so pq encaminha, para um site Portugues ( como ja aconteceu, nomeadamente, com outros sites tecnologicos ).

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não censuramos, mas podias ter ido buscar a fonte do pplware 🙂

      (o empresas hoje é um site noss 🙂 )

      http://empresashoje.pt/id/portugueses-criam-caderno-que-pode-ser-reescrito-varias-vezes/

  5. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    “A parte ainda mais genial de todo o projecto é que basta colocar o caderno durante 30 segundos no microondas para que tudo seja eliminado e as páginas voltem a estar branquinhas para que as possa utilizar novamente!”

    Mas que bruxaria é esta???? 😀

    1. Avatar de zombie
      zombie

      Necromacia e afins a parte, de facto, por estranho que pareça, limpar um caderno completo em 30 segundos…mm que com micro-ondas, ja despertou o interesse, pelo menos… de todos os fabricantes ! Ou me engano muito, ou eles vao rapidamente financiar o projeto e depois…na compra de 1 micro-ondas, oferecem um caderno destes ( o contrario deve ser mais dificil kekeke), por isso é so esperar ! E nao é uma PPP.
      Ja agora. um alerta, amanha dia 13 entra em vigor o novo acordo ortografico, dado ter acabado o prazo intermedio de adaptaçao de 6 anos ! Palavras como micro-ondas ( sim, esta é a nova forma correta de escrever, ver aqui…http://duvidas.dicio.com.br/micro-ondas-ou-microondas/…) e muitas outras, alteraram a ortografia e se ha regras claras, ha outras, com tantas exclusoes, que isto vai dar alguma confusao!
      Curioso que a Patria da lingua é a primeira a “impor” a alteraçao, o Brasil so em Janeiro de 2016, Angola e Moçambique ainda nem o ratificaram…enfim…!!!

      1. Avatar de aaaa
        aaaa

        eu quero que o acordo ortográfico vá para a…. reciclagem.

      2. Avatar de Rui C
        Rui C

        Não vou usar este acordo. Portanto eles que façam o que quiserem.

      3. Avatar de eu e tal
        eu e tal

        zombie, não entra em vigor nada. mesmo que entrasse, seria em setembro de 2016. como ainda nem sequer foi ratificado pelos países signatários nem entrou para a lei portuguesa, o acordo vale tanto como papel higiénico usado.

  6. Avatar de mATIAS
    mATIAS

    A partir do momento em que tudo pode ser digital não quer que o seja só por ser modernice…
    E o gasto de energia de um micro-ondas não é pequeno não senhor…

    Modernices da treta. No escritório, em vez de apenas ter uma máquina do café, passa a ser necessário um micro-ondas… ah pausa na reunião, tenho de ir tirar fotos do caderno e depois tenho de usar o micro-ondas para o limpar…
    É o mundo digital nas suas maiores tretas…

    1. Avatar de sei la
      sei la

      sabes que ninguém te obriga, na reunião ou em qualquer outro lado, a usar este caderno, ou o cor-de-rosa com brilhantina nas bermas. A felicidade da evolução, enquanto livre, é precisamente isso, a liberdade de escolha. Agora criticar que vai ser assim e assado porque não é prático, como referi, usas o que mais te convier.

      A evolução tem destas coisas, ramos que poderão, à primeira vista (ou a todas as vistas, depende da opinião e de produto), ser menos convenientes, ser inicialmente mais caros, até absurdos, mas a julgar por pessoas como tu, os passos evolutivos ou são acertados e perfeitos ou não valem a pena existirem. Boa sorte com a tua evolução, certamente tudo que fazes é perfeito na tua constante demanda pela perfeita evolução pessoal. 🙂

  7. Avatar de David Martinho
    David Martinho

    E conta com a participação da empresa portuguesa eyenov, também é um pouco portuguesa! xD

  8. Avatar de Filipe Vinha
    Filipe Vinha

    Se vim bem, a parte inovadora e usar o micro-ondas para apagar, mas tambem, quando tiras uma foa, ele envia so as paginas, separadas, e o resto, mesas, etc que ele apanha, descarta… interessante a ideias…. quero 1..

  9. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Agora esclareçam-me uma dúvida, quanto custa esse caderno? qual a área que permite escrever? qual a precisão com que se consegue escrever? o caderno “avaria”? quanto custa a caneta?

    E, quanto se gasta em euros, para o meter no micro-ondas durante 30s para se apagar o que se escreveu? será que fica mais barato que comprar o papel? tenho dúvidas..

    1. Avatar de Fontinhas
      Fontinhas

      Para Portugal, cerca de 30 dólares, com portes.
      Existirão 2 versões. Uma A4 de 100 páginas e outra A5 de 140 páginas. Cada página tem uma área útil de escrita de cerca de 90%, sendo que o resto serve para as margens, ícones indicadores e informação adicional.
      A precisão é em tudo idêntica à escrever num caderno normal. Aliás, se optar por não usar as canetas Pilot, pode usar qualquer tipo de canetas, sendo que assim não pode apagar o caderno no microondas.
      Avariar, não avaria. Há realmente um limite de vezes que uma página pode ser apagada. Não que depois a tinta não desapareça, mas as páginas acabam por ficar um pouco marcadas pelo bico das canetas.
      As canetas custam €3,79 na Staples.

  10. Avatar de Rennie
    Rennie

    Uma palavra: GENIAL!!!
    Vou ver se consigo um para mim, visto que passo a vida a escrever rascunhos e a enviar papel para o lixo (reciclagem).

    1. Avatar de eu e tal
      eu e tal

      há uma tecnologia nova e fantástica que evita isso, pá. chama-se lápis e borracha.

  11. Avatar de Fontinhas
    Fontinhas

    Pplware e Marisa Pinto, a minha empresa é responsável pelo desenvolvimento do software Rocketbook para iOS e Android, incluindo todo o processo de processamento de imagem e tratamento da mesma. Podem ver mais em http://www.eyenov.com

    Teremos todo o gosto em fornecer-vos um unidade de teste assim que estiver fisicamente disponível.

    Cumprimentos,
    João Fontinhas