O Edge será um browser muito mais seguro que o Internet Explorer

27 Comentários

A mudança que a Microsoft fez no campo dos seus browser parece ser uma aposta ganha. Ainda sem estar totalmente terminado e disponível apenas a um número limitado de utilizadores, o Edge prepara-se para trazer de volta a Microsoft ao patamar que sempre quis, no que toca à navegação na Internet.

Claro que para isso a Microsoft precisa de tornar o Edge uma ferramenta exemplar e capaz de dar aos utilizadores a melhor experiência de utilização, ao mesmo tempo que o mantém seguro e fiável. De acordo com a Microsoft, o Edge será ainda mais seguro que o Internet Explorer.

edge_1

Os desenvolvimentos do Edge, o antigo Project Spartan, não versaram apenas sobre as funcionalidades e as característica que o querem tornar único.

Foram também criadas as ferramentas e as protecções necessárias para cumprir os mais elevados e exigentes padrões de segurança, para assim manterem os utilizadores livres dos muitos perigos que existem na Internet.

A primeira medida, das muitas anunciadas pela Microsoft para o Edge, torna este browser ainda mais integrado com o próprio Windows, mas ao mesmo tempo que o coloca noutra posição face ao sistema.

O Edge será uma aplicação do sistema, igual a tantas outras, e por isso terá de respeitar as regras que o próprio Windows implementa para as aplicações que corre, ao mesmo tempo que o sujeita às medidas de segurança que tem, como as sandboxes e camadas de autorização.

Outra medida importante está no facto do Edge correr sempre como uma aplicação de 64bits e não apenas quando o utilizador assim o definir.

edge_2

O pormenor do Edge correr nativamente em 64bits, e sempre que possível, pode parecer apenas um preciosismo para optimizar recursos, mas na verdade é uma medida de segurança muito importante.

A Microsoft criou mecanismos para impedir o acesso a segmentos de memória e com a utilização do Windows ASLR (Address Space Layout Randomization) este passo está mais seguro em ambientes de 64bits, onde o espaço de memória é muito maior.

Há muitas mais medidas de segurança que a Microsoft está a colocar no Edge, tal como o fim do suporte para ActiveX e o foco no HTML, que vão conseguir dar excelente capacidades ao browser, ao mesmo tempo que o tornam mais seguro e com uma performance ainda mais elevada.

Esta é uma mudança que vem aliada ao Windows 10, mas que por si só representa uma melhoria grande no universo Windows. A imagem e a qualidade que o Internet Explorer dava aos utilizadores estava ultrapassada e este é o novo browser que o novo Windows merece.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Vou esperar para ver, talvez seja desta que abandone de vez o Firefox…

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      o firefox é uma nulidade comparado ao chrome, o chrome é pesado mas as extensoes sao bem melhores que no firefox…nem o java corria para entregar o IRS, tive de recorrer ao chrome…flash, silverlight, funcionam mal no firefox…enfim

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Uso a versão Nightly 64bit (duas coisas que só por si complicam e de que maneira!) e não tenho problemas com plugins ou extensões.
        Tenho também o Chrome instalado e as extensões são as mesmas nos dois browsers.
        Evito usar o Chrome porque consome memória que nunca mais acaba!

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não percebo o que se passa aí. Uso FF há anos. Coloquei este ano o IRS e sem stress. Em termos e extensões não sei como é no chrome mas no FF o que há funcionam muito bem e existem extensões para quase tudo.

      3. Avatar de Anónimo01
        Anónimo01

        Cada um com a sua opinião e experiência. Contudo o cometário que comentou refere passagem do Firefox para o Edge. Ou seja o Chrome nem foi chamado ao assunto. Mas quando o clubismo é grande…

      4. Avatar de Mota
        Mota

        Oh Peixinho, ganha juizo. Eu tenho dito que tu de tecnologia é 0.

        Primeiro smartphones agora isso? O meu firefox corre tudo perfeitamente bem. O chrome deixei de usar pq cada dia está mais pesado e lento.

        Mais uma vez aconselho te a ires ao site http://www.google.pt e procurares a solução para os teus problemas antes de dizeres barbaridades. 😀

      5. Avatar de Cris
        Cris

        Estás completamente equivocado. Browsers Chrom* são ligeiramente mais rápidos e, apesar de consumirem mais recursos, têm uma melhor gestão de memória (mesmo apesar de gastar mais). Em termos de API de extensões, deixa muito a desejar.

        1. Avatar de Artur
          Artur

          O meu tablet hibrido ja e de ha uns tres anos e portanto e fraco de processador… O que eu reparo e que no ie abre logo a internet e o chrome so abre passado 5 min…

          1. Avatar de Rui C
            Rui C

            tens esse híbrido carregado de joguinhos e trampa.

          2. Avatar de Artur
            Artur

            Nop ja tive mas agora não so tenho umas 5 apps (sem jogos) tentei ver se melhorava… Ate ficou mais rápido mas pronto

      6. Avatar de Luis Lopes
        Luis Lopes

        Tenho FF Dev Edition instalado e meu caro nunca tive problemas com ele. Não sei sinceramente onde é que o FF funciona mal mas ok.

  2. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Qualquer browser existente no mercado é mais seguro que o IE! Venha o Edge 🙂

    1. Avatar de censo
      censo

      Esse comentário é baseado em quê?

      1. Avatar de Jeremias da Silva
        Jeremias da Silva

        Na observação da realidade

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Uma realidade falsa transmitida por amadores.

          O IE11 é o browser mais seguro do mercado, e o Chrome o que falam ser mais seguro, é o mais inseguro.

          E isto não são observações da realidade, são o que os testes reais falam, e não o que o amadores falam de boca para boca.

          1. Avatar de Bomba
            Bomba

            The champ is here!

    2. Avatar de Alvaro Costa
      Alvaro Costa

      E o Chrome é mais seguro?….

      1. Avatar de Yuri da Silva
        Yuri da Silva

        O navegador da web mais seguro é o Lynx.

  3. Avatar de Realista
  4. Avatar de Ace
    Ace

    Não percebo a escolha do Icon…
    Uma das razoes pra abandonarem o nome IE foi devido à má fama…. e depois criam um browser novo e metem um icon muito semelhante…

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      que comentario tao geek lol, as pessoas normais n ligam aos icons (99.99% onde tu n te inseres)

      1. Avatar de Alvaro Costa
        Alvaro Costa

        Se assim fosse a maça roída não vendia nada!
        LOL

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          Isso não é um icon, é um logo. No entanto, concordo com a afirmação xD

          1. Avatar de Alvaro Costa
            Alvaro Costa

            A Apple é um ÍCONE DA TECNOLOGIA, quer se goste ou não, e usei isso num tom irónico.
            AVISO à navegação: não sou fanboy. Por questões de trabalho uso Windows, Linux e MacOS quase indiscriminadamente, por isso não venham com historietas!

      2. Avatar de Ace
        Ace

        Claramente não sabes o que tás a falar!
        Sabes quantos rios de dinheiro são gastas para um Icon/logotipo/slogan seja reconhecido ao primeiro olhar?! Markting!
        Quanto milhoes são gastos para o logo de 3 rasgos seja olhado por alguem e pensa logo “Monster!” ?!

  5. Avatar de jedi
    jedi

    até pode estar ou será mais seguro, que é importante. mas volta a reforçar, vamos ver quanto ao suporte ás tecnologias / API contidas html5 e funcionalidades do css3. Porque por exemplo IE11 não suporta muito dos novos atributos que foram adicionada a algumas tags. já que vai ser esta novo browser fora da familia IE, acho que MS devia pensar bem nisso e nao deixar de acontecer certas coisas que acontecem na familia IE.

  6. Avatar de Fernando Afonso
    Fernando Afonso

    Quando dizem que o IE é inseguro é falso!
    Falo não do que os outros dizem, mas da minha experiência no Mundo da informática que há tem alguns anos.
    Lanço o repto, para que testem, usem o IE durante uma semana, e o Chrome. Depois verifiquem o que tem mais Cookies perigosos.
    Desde que uso assiduamente o IE, posso dizer, que raramente tenho cookies perigosos.
    É de salientar, que o Chrome já lançou muitas versões, a seguir ao IE 11. Estranho é eu não ver a segurança que tanto dizem e falam.
    Quanto à rapidez, que é o pronto que acho vos importa mais, em vez da segurança, também da minha experiência no Windows 8.1 posso dizer que é mais rápido que o Chrome. Porém aqui a rapidez é sugestiva, poderá depender da máquina de cada um, por isso, esta verificação está sujeita a críticas.
    A camada de protecção do IE, em nada se equipara à concorrência.
    É complicado, desfazer o mito, porque desde que o Chrome saiu, a maioria das pessoas nunca mais voltou a usar o IE, por isso acho estranho criticarem.