Google & iPhone – Sincronize Agendas

33 Comentários

O ideal de serviço é aquele que nos serve na perfeição, mesmo que não seja o mais louvado ou o mais publicitado. Na verdade todos temos formas diferentes de trabalhar e de gerir a informação do nosso dia-a-dia. Não é fácil, contudo existem algumas ferramentas que nos permitem melhorar os índices de qualidade. O Google e a Microsoft têm ferramentas que nos ajudam a gerir a nossa agenda de forma mais simples, inclusive podemos sincroniza-los, conforme pode ver aqui.

Hoje quero ensinar-vos a sincronizar o Calendário do Google com o Calendário do iPhone.


É muito simples sincronizar o iPhone ou o iPod Touch com a agenda e ainda o será mais seguindo estes screens que vos irão guiar nesta tarefa. O resultado é excelente e temos o melhor dos dois mundos ali na ponta do dedo.

1. No iPhone, vamos a DefiniçõesAjustes > Mail, Contatos, Calendários.

2. Agora vamos a Adicionar Conta nova… > Outra > Adicionar conta CalDAV;

3. Na informação da conta do CalDAV, digite os seguintes dados:

  • Servidor: www.google.com
  • Nome de utilizador: o_meu_user@gmail.com
  • Palavra-passe: a_sua_senha
  • Descrição: Coloque por exemplo “Google Calendar”

4. Clique em Seguinte e a informação será verificada.

5. Se algum dado for dado como errado, veja nas Definições Avançada se está activa a opção “Usar SSL”. Veja também a “Porta” se é a 443 que está a ser utilizada. Agora no “URL da Conta” verifique se está a usar o @ no seguinte endereço:

https://www.google.com:443/calendar/dav/nome_do_utilizador@gmail.com/user

Agora terá um sincronismo perfeito entre estas duas ferramentas. ambas podem ajudar na gestão de datas, muitas delas que nos passam pelo esquecimento.

Partilhar:
Tags:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redhawk
    Redhawk

    é só a mim que não aparecem as imagens?
    De resto, excelente dica.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não aparecem as imagens??? Como assim?

      Mais alguém temeste problema?

      É que não vejo razão para tal.

      1. Avatar de Vítor M.

        Afinal era mesmo aqui o je que tinha metido água :D… assunto resolvido.

  2. Avatar de Marcio
    Marcio

    Obrigado pela dica, mas continuo a preferir usar o google sync, posso sincronizar até 5 calendários e ainda sincroniza os contactos com o gmail, mas esta é também uma opção válida 😉

    1. Avatar de Diogo Alves
      Diogo Alves

      Viva
      Estou à espera de um iphone e se há apps que irei usar será a da agenda!

      Tenho de momento um Nokia E51 e já andei uns tempos com o google sync, mas deu asneira! Repetia-me n vezes determinada entrada e mesmo depois de desinstalado continuo a ter entradas repetidas 5 e 6 vezes…

      No iphone funciona bem? Por exemplo no meu calendário do google vejo os dos meus colegas de trabalho. Também funciona??

      Obrigado

      Cumprimentos

      Diogo Cortez Alves

  3. Avatar de Nilton
    Nilton

    Aqui também não aparecem… Adblock será?
    E os custos pessoal? Alguém já viu se são elevados? Isso obviamente quando não temos a ligação wifi ligada… ou não temos uma por perto…

  4. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Então mas estes passos todos não são necessários…

    Basta só “Criar nova conta” .. “Gmail” e seleccionar o Calendar 😉

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Peço desculpa, enganei-me…

      “Criar nova conta” “Microsoft Exchange” e ai sim configurar a conta do Gmail que permite sincronizar os E-mail, Contactos e Calendários…

      Definições:

      Email: o_vosso_email@gmail.com
      Servidor: m.google.com

      Dominio: Opcional
      Nome de utilizador: o_vosso_email@gmail.com
      Palavra-passe: *******

      Usar SSL – Sim

      1. Avatar de 24330
        24330

        Boas, epá já tentei fazer assim várias vezes mas não consigo!! Tem algum truque especial?? é preciso meter os calendarios publicos?? pahh é que faço isso tudo no Microsoft Exchange e não dá…
        Será por já ter o mail do iphone configurado para ir buscar os mails ao gmail? tenho que reiniciar o iphone no final de criar a conta no Microsoft Exchange?
        Agradecia uma resposta, obrigado!!
        Porreiro, porreiro era fazerem um post a dizer como metemos os calendarios no iphone dessa maneira é que dá maneira que é explicada neste post é limitado a 1 calendario, certo?
        Cumprimentos!

        1. Avatar de a Friend®
          a Friend®

          Encontrei esta artigo pode ser que ajude melhor.. 😉

          A partida não é necessário reiniciar o iphone ou ipodtouch, penso é que é necessário permitir o acesso ao Sync na conta do Gmail.. mas não tenho a certeza..

          Aqui vai o link.. boa sorte 😉
          http://www.google.com/support/mobile/bin/answer.py?hl=en&answer=138740

    2. Avatar de numbsock
      numbsock

      Também faço sync dessa forma e dá um jeitaço 🙂

      1. Avatar de 24330
        24330

        pois eu acho que o meu problema está todo em meter a opção enable do sync… alguém me pode ajudar?onde é que faço isso?

        1. Avatar de 24330
          24330

          your administrator will first need to enable Google Sync before you can take advantage of this feature.
          Pahh não sei onde faço o enable google sync… já procurei mas não está facil!!

          1. Avatar de 24330
            24330

            Acho que o problema está mesmo no idioma… Eu comprei o meu iphone através da optimus…

        2. Avatar de A Friend®
          A Friend®

          Acho que isso é mais preguiça de procurar…

          Mais acima tinha dado o link que ensina a activar isso..

          Vou dar outro link mais directo:
          https://www.google.com/dashboard/?hl=en&pli=1

          Isso tem que ser dada a permição mesmo na conta gmail.. não tem nada a ver com a optimus. A solução foi tão simples encontrar.. a suposta mensagem de erro que te aparece, se pusesses directamente no Google ias chegar a pagina onde eu cheguei .. 😉

          1. Avatar de 24330
            24330

            Preguiça não é, acredita.. Mas pronto, já percebi que sou mesmo burro, ou então não sei. Eu já fiz tudo o que está escrito no tutorial da google, no entanto não dá.Quanto á permissão, já fui ao gmail e não vejo lá nada, já fui a dashboard e tb n vejo lá nada do que eles dizem…
            enfim… se houver algum alma carinhosa que já tenha posto isto a funcionar e me possa ajudar… almeida.hugo@gmail.com
            Obrigado

          2. Avatar de 24330
            24330

            Bem, afinal era mm da linguagem, se vos der um erro do tipo.. “dispositivo não suportado”, então mudem a linguagem para english(US) e já funciona!! Obrigado pela ajuda. cumps

          3. Avatar de A Friend®
            A Friend®

            Não era pra levares a mal… disse isso em tom de brincadeira porque as vezes o pessoal tem as dicas todas no Google ou nas proprias paginas, a explicar em caso de erro tal… fazer X.. Y ou Z .. e não procuram bem 🙂

  5. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Grande Vítor.
    E que tal uma alternativa para o Windows Mobile e o seu afamado Outlook.

  6. Avatar de Ricardo Correia

    funciona também para o ipod touch???

    estou a pensar adquirir um e gostava de saber se posso ter também o meu calendário google sincronizado com ele!

    Cumprimentos, Ricardo Correia

  7. Avatar de dc
    dc

    Bom artigo, mas…

    O iPhone não é o centro das atenções…

    Eu há alguns dias requisitei ajuda no Fórum, para ajudar a configurar o Google Sync, neste caso os Contactos e o Calendário, tal como o Gmail, num Nokia 5530, com Symbian OS.

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=3976

    Será que aqui no PPLWARE, alguém poderia dar um jeitinho?

    É que já explorei a Web e não encontrei nada do género, e uma vez que este Natal, vêem ai as promoções das operadoras para estes equipamentos, nomeadamente Nokia 5800, 5530 e N96, seria de bom agrado que um artigo de configuração de sincronização destes equipamentos com os serviços Google iria cair nas mãos dos leitores e futuros leitores, pois tal como eu, muita gente procura em sites nacionais por ajuda neste “tópico” e não encontra.

    Lanço então o desafio ao PPLWARE e aos seus leitores para que alguém faça um artigo para os Nokia S60 v5 para sincronização com serviços Google, eu e muitos outros portugueses e comunidade de língua portuguesa, agradecemos!

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom eu não tenho neste momento nenhum Nokia, mas diz-me sff:

      Se descarregares daqui o Google Sync e seguires aqui as dicas de configuração, não chegas ao que pretendes?

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Alias nem tem anda para descarregar se já tiveres o cliente para o exchange, LOL, é so configurar, eu tenho o meu N80 a funcionar usando esses passos… Só tive problemas com o google sync no meu WM, deixo aqui o testemunho para quem tiver com problemas, fazer tudo como eles dizem no ActiveSync, depois pode dar um erro ao sycronizar, vao novamente as configuraçoes e no fim deselecionem tudo (contactos, mail, calendar e task), voltem a tras e tentem sycronizar, nao vai fazer nada, voltem as configurações e selecionem calendar, tasks, e contacts, prontos e do nada começa a trabalhar LOL não sei mas acho que o problema e das Tasks só que depois se nao fizermos isto não há volta a dar.

    2. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      É facil…

      Opções | Conectividade | Sincronização
      depois seleccionar “opções” e criar novo perfil..

      E as configurações são estas…

      Nome do Perfil: GMAIL
      Versão do Servidor 1.2
      ID do Servidor: Google ( atenção “G” maiusculo…)
      Portadora de dados: Internet
      Ligação à rede: Predefinida
      Endereço do Host: https://m.google.com/syncml ( Atenção é HTTPS…ha pessoal que se engana e esquece-se do S )

      Porta: 443
      Nome do Utilizador: (Endereço Gmail completo)
      Senha: (senha do endereço)

      Permitir pedidos de sinc: Perguntar primeiro
      Nome utilizador de rede: Nenhum
      Senha da rede: (como está vario..)
      Tipo de sincronização: Bidireccional
      Defs Sincronização Contactos: contacts

      E já está… 😉

      1. Avatar de dc
        dc

        Por aqui não funciona…
        Já usei essas configurações que encontrei no Google, mas acaba sempre por dar “Erro de Ligação” e pumba!

        Estou a ver que vou ter que passar manualmente mais de 500 contactos para o OVI! Porque esse ao menos sincroniza como deve de ser.

  8. Avatar de Jorge Barreto
    Jorge Barreto

    Muito bom! Ja pus a funcionar. 5(*)

    1. Avatar de Vítor M.

      óptimo… um usou já valeu a pena 😀 ter escrito.

  9. Avatar de Fernando Batista
    Fernando Batista

    A questão do sincronismo do calendário de dispositivo móvel com o Google Calendar é apenas o sincronismo (nos dois sentidos) dos vários calendários disponíveis numa conta de Google.
    Estes métodos aqui descritos permitem fazer este trabalho com o Iphone com fiabilidade?

    Com o OS Android isto é um processo nativo do sistema.

    1. Avatar de A Friend®
      A Friend®

      Qualquer um dos metodos faz o sincronismo na perfeição, tanto entre servidor e iphone, assim como o inverso. Cheguei a fazer varios testes a trocar datas no Google Calendar e, no meu caso iPod Touch, era quase em tempo real…

      Funciona precisamente como no Android, o metodo é igual, apenas o Android por razões obvias já vem com as configurações feitas e é só inserir o e-mail 😉

      1. Avatar de Fernando Batista
        Fernando Batista

        Não sei se percebeu a minha questão.
        Você visualiza no Iphone os vários calendários presentes no Google Calendar?
        Se sim, de que foma são apresentados, as cores?
        Tem a possibilidade de, no Iphone, criar um evento para um calendario especifico?

        Obrigado pela resposta breve.

        1. Avatar de A Friend®
          A Friend®

          Tinha percebido apenas a nivel de sincronismo.

          Nunca experimentei por acaso, mas é provavel ser possivel, no Google deve encontrar facilmente essa informação. Mesmo que o Calendar do iPhone não permita essa função, penso que existirá sempre aplicações alternativas que suportem.

          Já agora deixo este link pode ser que ajude 😉

          http://blog.fosketts.net/2008/07/22/colored-iphone-exchange-calendars/

  10. Avatar de Jarbas Losano
    Jarbas Losano

    Colegas,

    Uma dica para aqueles que tem múltiplas agendas no Google Calendar é entrar no link https://www.google.com/calendar/iphoneselect e escolher aquelas agendas que deseja que sejam sicronizadas.

    Tenho configurado meu Gmail como Mail+Calendários totalmente sincronizado assim no iOS 4.2 , sem precisar de Google Sync ou CalDav; pelo menos não precisei configurar conta deles a parte.

    Uso a opção Gmail do iPhone, e não Exchange.
    Desta forma tenho todas minhas agendas no iPhone usando o aplicativo Calendários dele.

    Grande abraço a todos, parabéns pelo post ao Vítor M. e Boas Festas!!