Visual Studio Code: O novo editor da Microsoft para Linux e Mac

29 Comentários

O dia hoje foi dedicado à Microsoft e a todas as novidades que foram apresentadas na Build. São muitas e todas dedicadas a fazer o Windows e as suas aplicações um ecossistema mais integrado e mais uniforme.

Mas há algumas novidades que foram apresentadas e que escaparam às luzes da ribalta, não por serem menores, mas por serem dedicadas a outros sistemas operativos.

Não sendo algo completamente anormal, a Microsoft lançou uma aplicação para sistemas que não o seu Windows. O Visual Studio Code é um editor de código completo e para Linux, Mac e, como seria esperado, para Windows.

VisualStudioCode_0

Esta nova ferramenta quer trazer para plataformas onde o Windows não te uma presença forma uma das suas mais emblemáticas ferramentas.

O Visual Studio, que muitos conhecem e usam para programar e criar as suas aplicações, está agora disponível para Linux e Mac, bem como para a sua plataforma de génese, o Windows.

É um passo de gigante da Microsoft, que consegue assim criar uma verdadeira ferramenta multi-plataforma, que consegue ser um excelente complemento para a versão .Net, também ela hoje apresentada para estes dois sistemas.

Sendo uma plataforma aberta, o Visual Studio Code pode ser usado para sere criadas ferramentas adicionais e que o vão complementar.

VisualStudioCode_1

Numa primeira abordagem o Visual Studio Code é um editor igual a alguns que já podemos encontrar e que servem exactamente o mesmo propósito, mas a Microsoft fez questão de o rechear com algumas ferramentas adicionais.

Tem disponível as esperadas ferramentas de identificação de código e até com esquemas de cores, para uma mais simples identificação, mas é nos pormenores que se destaca.

Suporta as principais linguagens de programação, com algumas a terem incluídas sintaxes e até a terem os próprios elementos da programação com preenchimento automático.

Incluído no Visual Studio Code estão incluídas ferramenta que permitem já fazer algum debug e até gestão de versões, com uma integração com o GitHub.

VisualStudioCode_3

Este novo editor da Microsoft é muito mais que uma simples ferramenta de texto. É o principio do que poderá ser a versão completa do Visual Studio que encontramos no Windows, mas dedicada ao Linux e ao OSX.

O Visual Studio Code está já disponível para todos e pode ser descarregado já hoje, para que possam começar a testar o que a Microsoft criou.

É um editor extremamente leve e capaz de dar aos utilizadores uma forma excelente de trabalhar, quer como ferramenta de programação, mas também como um simples editor de texto. Ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, uma Preview, mas o que podemos ver mostra a maturidade necessária e também uma excelente base de trabalho.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    e um debugger capaz para embebidos?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Microsoft não está nos embebidos

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Eu sei que nao está. Mas ja que esrao a utilizar o IDE para multiplataforma, tambem o podiam fazer, como aconteceu no eclipse.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Como não está?
        Aos anos que existe o Windows CE que literalmente quer dizer Compact Embedded.
        E ainda ontem, junto com a build 10074 do Windows 10 foi disponibilizada a versão Windows 10 Core para o Raspberry Pi 2.

  2. Avatar de David
    David

    À primeira vista até gosto. Estranhamente parecido com o Atom?

    1. Avatar de Mário César
      Mário César

      E com laivos de Brackets. Também desenvolvido em Node-Webkit.

  3. Avatar de roliveira
    roliveira

    “If Microsoft ever does applications for Linux it means I’ve won.

    —Linus Torvalds”

    :D:D:D

  4. Avatar de Marco
    Marco

    olha o atom.io com nova cara e cheio de asteroides.

  5. Avatar de Cris
    Cris

    Literalmente Atom, com branding. Não estou a brincar.

  6. Avatar de João
    João

    “If Microsoft ever does applications for Linux it means I’ve won.

    -Linus Torvalds”

  7. Avatar de João
    João

    Isto dá para criar e executar código em .c como na Shell do Linux?

    1. Avatar de lmx
      lmx

      qualquer editor dá, por isso este também deve dar.. 😉

  8. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    “… um editor extremamente leve …” ???
    Fico com meu Sublime Text 3 … 6 Mb … contra 61 deste.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Estas preocupado com o espaço que ocupa em disco?

    2. Avatar de Drakonian
      Drakonian

      Emacs! o resto é treta!

      1. Avatar de cinnamon250
        cinnamon250

        Vim! o resto +e treta!

  9. Avatar de Sergey
    Sergey

    Sublime Text tem um auto-complete dummy, ou seja sugere o que já foi escrito para as variáveis e métodos.
    O Visual Studio Code ,tal como o Visual Studio, usa o Intellisense, e isso faz toda a diferença.
    Se declaras uma var dum tipo específico o editor apresenta os métodos que esse tipo possui,detecta erros de sintaxe,etc.
    Sempre tive o Visual Studio como o melhor editor de código e sentir a sua falta quando tiver de usar outras linguagens já não é mais um problema felizmente.
    Microsoft está a reinventar-se e gosto do resultado 😉

  10. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Estive a ler a licença e confesso que não percebi qual era… freeware (?) até lançarem a versão oficial e provavelmente paga? Se fosse opensource isto teria mais pernas para andar… algumas partes do código o são.

  11. Avatar de Ze
    Ze

    chamar visual studio a isto devia dar pena de prisão.

    1. Avatar de int3
      int3

      Isto não é o visual studio… é um editor simples apenas

        1. Avatar de Gonkali
          Gonkali

          O Visual Studio Code é um editor de texto, o Visual Studio 2015 é uma IDE, são duas coisas diferentes. 😉

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Eu duvido que Visual Studio Code não seja um IDE. Se assim não fosse, qual era a mais valia da proposta da Microsoft?

  12. Avatar de Luís Lemos
    Luís Lemos

    Se bem percebi isto é apenas um editor de texto, certo? Não tem compilador incluido.

    Estou cada vez mais perto de poder deixar o Windows e poder instalar o linux sem sentir falta de alguma coisa…

  13. Avatar de Drakonian
    Drakonian

    Vi$ual $tudio? no linux? ridículo!

  14. Avatar de caipora
    caipora

    O melhor fluxo de trabalho que vi até agora: Tmux + vim ou emacs + mosh (ssh otimizado). A curva de aprendizado é alta, mas produtividade compensa.