Microsoft perde 10 cêntimos por cada telefone vendido

81 Comentários

Durante o primeiro trimestre de 2015 a Microsoft teve um lucro de 4,98 mil milhões de dólares e as suas vendas renderam 21,7 mil milhões de dólares tal como revelamos aqui. No entanto, numa análise geral, verifica-se que mesmo com o aumento das vendas os lucros da empresa diminuíram.

A Microsoft salientou  o facto de terem existido despesas na integração e reestruturação da Nokia e em toda a nova divisão de smartphones.  Sabe-se agora também que a Microsoft afinal perde dinheiro em cada telefone vendido.

nokia


Apesar de ter alcançado valores de vendas recordes no primeiro trimestre de 2015, o departamento mobile da Microsoft parece ter um problema em mãos.

De acordo com a Comissão de Segurança dos Estados Unidos, a Microsoft perde actualmente US$ 0.12 (cerca de 10 cêntimos) por cada smartphone com Windows Phone que vende. A esta valor acrescem ainda os custos de investigação e desenvolvimento e outros custos associados à comercialização dos equipamentos.  De salientar que as receitas relativas ao primeiro trimestre foram de Mil milhões de dólares, mas os gastos do sector mobile rondaram os 4 milhões de dolares.

With revenue at $1.4 billion for the period, Microsoft said, cost of revenue exceeded sales by $4 million, meaning the company lost about 12 cents — even before marketing, R&D and other expenses were factored in — on each phone sold.

microsoft (1)

De relembrar que a Microsoft comprou a Nokia por 7,2 mil milhões de dólares, cerca de 5,44 mil milhões de euros e desde então já foram vendidos ao todo  8,6 milhões de smartphones Lumia.

Via NeoWin |

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MOta
    MOta

    Não entendi nada desta noticia..

    Afinal perde 10 cents porque?!

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Microsoft nos resultados que apresentou indicou a que a margem bruta da divisão de telemóveis foi negativa, o que quer dizer que os custos de venda foram maiores que as receitas de venda, dando 12 cêntimos por telemóvel.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Qual é a dúvida?

      Tem mais despesas que receitas, logo, em média, perde 12 cêntimos por telemóvel que vende…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        “12 cents — even before marketing, R&D and other expenses were factored”

        Isso é só o custo de fabrico.
        Faltam os custos operacionais que somam 7.974 milhões e que uma parte são dos telemóveis.
        (em milhões de dólares: 2.984 de I&D, 3.709 de vendas e marketing, 1091 de despesas gerais e administrativas e 190 de integração e reestruturação).

        Somando esses custos as perdas vão muito além dos 12 cêntimos por telemóvel.

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Pena não existirem iDummy na microsoft compravam logo aquilo por 1000 euros.

  2. Avatar de Jpoq
    Jpoq

    eu acho este SO bem bonito, com as google apps ou android apps a correr e dava um banho de bola ao android.

  3. Avatar de joao
    joao

    ola vitor para quando uma opniao sobre os novos lumias

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Qual é o telemóvel da imagem?

    1. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      ha-de ser um destes :p
      http://www.microsoft.com/en/mobile/phones/lumia/
      parece me o 535, mas nao sei bem :p

      1. Avatar de asdbvbc
        asdbvbc

        ou 640 LTE como foi dito mais a baixo

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Talvez o Lumia 640 (ou o 535).

    3. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      O 535 não é porque aparece no canto superior esquerdo LTE,no entanto são muito semelhantes.
      Por falar em 535,é um óptimo equipamento no entanto com inúmeros updates os problemas no touch continuam sendo impossível jogar basicamente qualquer jogo ou fazer um simples zoom numa foto ou em browser,por isso é que o que comprei vai voltar para trás.

  5. Avatar de Mateus
    Mateus

    Não tenho pena nenhuma e espero que a Nokia levant-se das suas cinzas com a Alcatel et posso mostrar que à Microsoft que o problema deles é querer tudo sem apresentar nada em troca!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      MS hater spotted

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        MS and Portuguese hater spotted 😉

        1. Avatar de Jose
          Jose

          é mais inculto.. o que é que a alcatel (mobile network) tem a ver com isto.. lol

    2. Avatar de Etnic_bOy
      Etnic_bOy

      Português.

    3. Avatar de knom
      knom

      lol a alcatel(lucent) que a nokia comprou só fabrica redes mobile não faz mais nada… a nokia para comprar a “divisão” que vende os telemoveis teria que comprar a tcl… o que não me parece que vá acontecer

  6. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Parece-me ser o Microsoft Lumia 640 LTE .

  7. Avatar de Luis Lopes
    Luis Lopes

    Que aumentem o preço do telemóvel de 1 € lol é como no MAC tudo a 1€… Por +1€ mesmo assim quem tiver de comprar compra, não é concorrência diferença de preço de 1€.

    Isso é notícia apenas para serem falados é mais marketing que desgraça financeira.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      As perdas vão além dos 12 cêntimos por telemóvel, dado que não inclui as despesas com o pessoal, etc.

      1. Avatar de knom
        knom

        mas a microsoft só faz telemoveis ou faz?
        offices, windows, etc…. despesa com o pessoal? o dinheiro não vem só da divisão mobile pertencente a nokia….

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          :S
          o que dizes é confuso!
          12 cêntimos é só para as despesas de venda [materiais, fabrico, transporte, licenças]
          Há depois as despesas operacionais, que engloba as despesas com o pessoal da divisão de telemóveis, mais as despesas de investigação e desenvolvimento dos aparelhos, mais as despesas com o marketing dos telemóveis! São custos que se podem imputar a esta área da Microsoft.
          E tudo isto pode andar na casa dos 400-500 milhões de dólares, tendo em conta algumas das estimativas de perdas feitas por analistas noutros trimestres!

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Os utilizadores satisfeitos deviam recompensar a Microsoft com 12 cêntimos!

    1. Avatar de luis rocha
      luis rocha

      Concordo 😉

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Ya, sem problemas

  9. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Isto é que é fanatismo, os produtos dão prejuízo e continuam a insistir. Já se viu que a MS pode ser boa a fazer SOs para computadores, mas para smartphones está bem está…

    1. Avatar de 0ne
      0ne

      A Microsoft tem um SO para smartphones bastante intuitivo e estável, bem melhor que Android.

    2. Avatar de FritoDaCabeça
      FritoDaCabeça

      Android é treta.
      – Spyware da google legalizado
      – 99% das apps são adware deplorável
      – bugs, bugs, bugs. Em cada versão menor lá vêm os buginhos do costume, lá vêm os problemas de bateria. Tanto é que até já está hardcooded no changelog: -fixed battery drain

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Realmente deves estar mesmo frito dessa cabecita…

    3. Avatar de Pedro
      Pedro

      O meu Lumia 920 está para as curvas e digo-te, não o trocava por nenhum iPhone/Android
      E estou um bocado ansioso para que saia a versão final do W10 para telemóveis do que testei está bastante interessante.
      Um SO simples de exelente performance mesmo em dispositivos low end.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Por nenhum android acredito mas iphone? Ai trocavas trocavas 😉 o 6 esta brutal

        1. Avatar de dumitru
          dumitru

          Fanboy spoted, tai brutal que dobra. Se tu gostas de iphone ou outra coisa isso não quer dizer que outros também tem que gostar! Eu também não trocava por iphones… Simplesmente não é do meu gosto e não quero estar preso no itunes para passar musicas/fotos etc…

          1. Avatar de knom
            knom

            lol o iphone 6 esta bom, digo-te já….
            não estas tão preso ao itunes, só esta tem que não sabe as outras maneiras de dar a volta!!! e não falo de jailbreak…
            a nivel de hardware e optimização está 5*, e de construção de apps tambem

        2. Avatar de JJ
          JJ

          Eu não trocava o meu WP por um iPhone.

          Se oferecessem-me um eu nem o tirava da caixa, ia logo para o OLX.

      2. Avatar de NewJ
        NewJ

        Eu tenho dois Lumia WP, se quisessw iphone também poderia ter 2 ou um para cada dia da semana, no entanto nao tenho porque não quero nao gosto.. Só se nao existisse WP ou se me patrcinassem x para andar com um..

  10. Avatar de tekMan
    tekMan

    Não é na na área mobile que a Microsoft faz o seu lucro, e isso não é novo.
    Se estivessem muito preocupados com isso, vendiam os telemóveis um pouco mais caros… Ora na realidade o que se tem passado é o oposto: os Lumias estão cada vez mais competitivos em termos de preço, sem se preocuparem se vai ou não dar lucro a curto prazo.
    Quem ganha é o utilizador, já que paga menos por uma qualidade de construção e experiência de utilização bem acima da média (pelo que vejo por aí).
    Pode-se criticar mas a ideia é ir ganhando quota de mercado, já que partiram em desvantagem para este mercado.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Sem dúvida que é esse o objectivo. Resumindo, a Microsoft ganha tanto dinheiro (nunca deu prejuízo na sua vida), que pode dar-se ao luxo de financiar telemóveis só para aumentar a quota de mercado. Com isso quem ganha é o consumidor. Não vejo nenhum mal nisso, antes pelo contrário!

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        o mal é que está a perder dinheiro e a perder quota de mercado, o que significa que a estratégia não tem dado resultado para a Microsoft.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Chama-se a isso investimento.. Mais tarde vão ver as receitas..

  11. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Ó juventude – a Microsoft não perde só 12 cêntimos em cada smartphone! Isso é sem considerar as despesas de I&D,marketing, e outras despesas operacionais.
    Só o marketing chega ás centenas de milhões de dólares. As perdas com os Lumia são muito mais do que isso:

    P.S. Secrurities and Exchnage Coomission (SEC) não se traduz por Comissão de Segurança dos Estados Unidos. É o corresponde à nossa CMVM (Comissão de Mercado de Valores Mobiliários), ressalvando o facto de a SEC ser a sério. É a entidade reguladora e que gere a bolsa nos EUA.

    1. Avatar de FritoDaCabeça
      FritoDaCabeça

      O típico seguidor da apple. Máscara de pseudo intelectual, sempre atento a erros e gafes irrelevantes mas não obstante, ele está sempre certo. Sempre com uns números, umas estatísticas e uns acrónimos (também irrelevantes) na ponta da língua para calar certos Androides e certos Bills gaites abusadores. Assim é que é. Ah valente!

      1. Avatar de dumitru
        dumitru

        Ele tentou mostrar que sabe mais que os outros mas escreveu secrurities que não falo a minima que palavra é essa.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      E estás preocupado?
      Volta para o canto da maçã e deixa-te lá estar.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        tens noção que se as grandes perdas da Microsoft com os telemóveis se prolongarem durante muito tempo é possível que simplesmente desista!? Já há algum tempo que há analistas a especular se não virá a ser essa a opção do CEO, tendo até em conta a opção em colocar a maioria dos serviços da Microsoft nas plataformas concorrentes!

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Sim, tenho bem essa noção. E então?!
          E tu, estás preocupado?
          Os analistas também previam menos lucros para a MS. Os analistas também diziam que o Surface era um fiasco…
          Esta estratégia da MS em criar uma base consistente de utilizadores é pensada, para isso precisam de entrar com tlm bons a baixos preços (p.ex., o L640 é claramente muito barato para o que vale, o equivalente em Android custa mais 100 euros). Onde se ganha dinheiro é nos topo de gama, a MS só planeia lançar um topo de gama lá para o final do ano.
          Portanto, deixa-os pousar 🙂

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            O Surface continua com vendas pequeníssimas e o Surface [RT] foi um fiasco!
            “Esta estratégia da MS em criar uma base consistente de utilizadores é pensada, para isso precisam de entrar com tlm bons a baixos preços ”
            e onde é que estão as vendas que mostrem estar a ter uma boa estratégia!???? Desde que a Microsoft ficou com os telemóveis que a quota de mercado cai!

        2. Avatar de NewJ
          NewJ

          Isso querias tu porque o WP te faz muito nervosismo.. Secalhar até tens pesadelos, estás em todos os tópicos de WP.. Acho que devias comprar um para te realizares..

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            achas que alguém tem pesadelos com o WP!? Ou será que tens dificuldade em aceitar a realidade dos números?

          2. Avatar de NewJ
            NewJ

            Quem demonstra sempre preocupação com a Microsoft és tu.. Já reparaste que a maior parte dos utilizadores de Lumias ou wp estão mais que satisfeitos e pouco preocupadas com esses assuntos que tanto te preocupam?

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            ” preocupação com a Microsoft”???
            Não tenho qualquer preocupação com a Microsoft, vai continuar por muito tempo. Mas qualquer análise honesta a situação dos telefones da Microsoft não é de certeza optimista

  12. Avatar de FritoDaCabeça
    FritoDaCabeça

    Sim o android é que é bom. Voltar ao adware e spyware de à 10 anos atrás é sempre bom.
    Notificações com pub de 5 em 5 minutos, lag e lentidão em quadcores com 2GB de RAM, bugs gritantes, problemas com autonomia, enfim, isso sim é que é um bom SO. Vivó droide.
    O windows phone não presta porque ocupa muito espaço e porque não tem apps (vá-se lá saber quais).
    O windows não presta porque tem vírus e ocupa muito espaço. Não sei se sabem mas o windows num ssd de 64gb fica-se com 35% do disco ocupado. Um fator muito importante na escolha dum sistema operativo para o PC é, de facto, o espaço que ocupa porque hoje em dia ter 64gb de disco é um luxo. Windows nunca mais, mudei para linux porque cabe num hdd de 4GB que tinha lá a ganhar pó e ocupa 128mb de memória. Não quero cá os meus 16GB de ram ocupados com lixo inútil da microsofre tipo sincronização do relógio com a net. Bah homem que é homem deixa mazé o relógio no manual e atualiza na consola com ( sudo-apt-xpto-update upgrade-downgrade-kernelCompile-maiNda-linuxéboss) e assim poupa 1mb de ram e 5ms de boot time.

    Nenhum linus trovoada foi harmed in da making of this kumentário.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      O nome diz tudo.

      1. Avatar de FritoDaCabeça
        FritoDaCabeça

        Calma Vitinho, não te ofendas.
        Facto 1: MS>Google
        Facto 2: WP>Android
        Facto 3: o teu mal é sono, pudera, já passou a hora do vitinho, logo… caminha, vá.

    2. Avatar de Armando
      Armando

      Wat????? Respira. BTW lumia 1320 ftw.

    3. Avatar de Francisco
      Francisco

      Usaste óleo Fula?…

  13. Avatar de irlm
    irlm

    faz falta os cartões tipo app store e google play no Windows Phone à venda.

  14. Avatar de LP
    LP

    Ainda bem que vendeu poucos então… se tivesse vendido tantos como a concorrência tinha ido a falência 😀

  15. Avatar de olafresquinho
    olafresquinho

    Aumentem lá 10 centimos a cada letemovel, ou 20? e a Microsoftcrybaby vai para de chorar. A sério, nem consegui dormir e tive que tomar um sedativo, só de pensar que a coitada da microsoftcrybaby sente no meio disto tudo. 🙁

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Teria que aumentar mais do que isso. As perdas operacionais são bem maiores, provavelmente 100 vezes maiores!

  16. Avatar de JN
    JN

    Há muitos negócios que começaram com prejuízos nos primeiros anos e agora dão milhões de lucro a quem teimou e não desistiu.
    Sou utilizador de Windows Phone desde Fevereiro de 2014, estava renitente em deixar o Android. Foi apenas uma questão de experimentar, em poucos dias esqueci o Android.
    Por enquanto não quero outro.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Este caso está um bocadinho longe dessas situações. O negócio é o antigo negócio da Nokia, não está propriamente nos primeiros anos para se justificar este tipo prejuízo e até quebras nas receitas. É antes o resultado de medidas algo desesperadas para aumentar o número de aparelhos vendidos, embora sem grande sucesso! A vender desta maneira vai ficar muito complicado obter um grande lucro no futuro com os aparelhos

      1. Avatar de JN
        JN

        Mas tens um antes e um depois do Windows Phone 8.
        E desde o WP 8 a história mudou radicalmente para melhor do ponto de vista do utilizador.
        E sempre a melhorar e muito, a cada atualização.
        Se as pessoas colocarem o preconceito de lado, coisa que eu fiz há pouco mais de um ano, e experimentarem, uma grande fatia vai querer perlongar a experiência.
        Aí os números poderão passar a ser diferentes.
        Cabe à Microsoft implementar estratégias que levem as pessoas a quebrar o preconceito e a experimentar, depois disso, estou convencido que o sucesso acontecerá naturalmente.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          e? A estratégia de baixar preços não está a resultar em aumento significativo de vendas, até tem ocorrido uma quebra na quota de mercado global.
          E não se pode esperar que a Microsoft queira ficar eternamente a vender aparelhos que dêem prejuízo sem outro benefício!

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        O que é que o negócio da Nokia pré-MS tem a ver com o actual?! NADA!! Nem a nível estratégico nem a nível de produto.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Continua a ser a mesma linha de produtos e durante algum tempo teve as mesmas marcas, continua a ter muito do pessoal! É o continuar da divisão da Nokia com nova gerência, como tal é mais do que natural analisar o efeito da nova gerência nas vendas e no crescimento. É aliás algo que muitos analistas têm feito!

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      So acho o file manager fraquinho e o multitasking limitado mas o w10 ja corrige estes 2 pelo que testei

      1. Avatar de dumitru
        dumitru

        Tenta briefcase como fule manager e depois do o que esta fraquinho

  17. Avatar de DASSE
    DASSE

    Interessante era saber quanto ganha a Apple em cada iPhone…

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Há estimativas que apontam para mais de 250 euros em cada – os isheeps gostam de ser enganados.

      1. Avatar de DASSE
        DASSE

        Este só se for o valor final com o markting incluido e impostos pagos em Portugal. 🙂

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Em média o lucro líquido [já com todos os custos e impostos retirados] dum iPhone ronda 190 dólares – 170 euros.
          A margem bruta deve rondar os 325 dólares – 295 euros

          1. Avatar de Joao
            Joao

            Então as pessoas que compram iphones estão a contribuir para a riqueza dos outros por esses ganhos acho que é abuso por parte da apple…. ha percebi, que me importa a mim que a ms ganhe ou perca uns cêntimos o que interessa e que eu com o meu lumia 620 tenho um telemovel sem lag sem bugs com acesso a net rápido e simples e ainda da para jogar asphalt 8 por uns trocos….

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ joao
            as pessoas pagam porque vêem valor.
            Quanto à Microsoft as perdas não são cêntimos mas vários dólares, algo que não é sustentável qualquer que seja a empresa. É do teu interesse que a Microsoft não acumule prejuízos com os telemóveis, se não mais dia menos dia simplesmente não encontrará razão para vender telemóveis!

    2. Avatar de João Rodrigiues
      João Rodrigiues

      Cerca de 40%. É público. (40% é a margem de negócio, inclui as várias linhas de produtos mas não deve andar muito longe disso no caso do iphone)

      Offtopic: Para alguém com formação em economia é muito engraçado ler alguns comentários que se escrevem por aqui… lol

      1. Avatar de DASSE
        DASSE

        Isso devia ser os valores para os primeiros iPhones, os de agora têm um material muito mais fraco. Pela actual oferta de smartphones e valores de venda, duvido muito que o 6 custem 468€ a fabricar, mais caro que o pvpv de smartphones com qualidade e material muito superior.

  18. Avatar de CheCosta
    CheCosta

    Trata-se de um investimento.. e bem aqui pode nem ter lucro.. mas lucra por exemplo por cada Android vendido e nem uma palha mexe 😉

  19. Avatar de neok
    neok

    sem problemas para a MS, o lucro que eles têm com as patentes no android deve anular o prejuízo e ainda deve dar algum.

  20. Avatar de Penso Higiénico
    Penso Higiénico

    A malta aqui no forum é demais!
    E eu acho que vou é comprar um Lumia 640 Dual Sim Lte para substituiro meu velhinho Nokia e o me Iphone 4S! Se não me adaptar com facilidade, há sempre o Olx! Eh! eh! Eh!

    1. Avatar de JN
      JN

      Boa postura! Isso é que é ter espirito aberto.
      Estou certo que se fizeres isso o OLX vai ter de esperar que tu queiras comprar um Lumia superior ao 640.

  21. Avatar de sakura
    sakura

    “”Microsoft (perde) 10 cêntimos por cada telefone vendido””
    faz um investimento de 10c em cada WP.
    pq 3 apps pagas e já esta a facturar…….

    tanto hardeware como software (ja é), podem ser free, a pub ou SaaS suportao isso com faz a google. por isso……………..