Ubuntu Mate 15.04 – Primeira versão oficial na família Ubuntu

28 Comentários

O Ubuntu é sem duvida a distribuição Linux mais popular do mundo. No entanto, há quem não goste da interface Unity e instale outros ambientes gráficos ou simplesmente abandona esta distribuição e opta por uma variante.

Hoje, seguindo o lançamento do novo Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet) foi também disponibilizada a primeira versão oficial final do Ubuntu Mate 15.04.

mate_001


A variante Ubuntu Mate já existe há algum tempo mas só recentemente foi “oficial” pela canonical. Esta nova versão traz um conjunto vasto de inovações, incluindo novas aplicações, novos temas e muito mais.

mate_0002

Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Linux Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Uma das principais novidades do Ubuntu Mate 15.04  é o facto de trazer o MATE Tweak instalado por omissão. Esta pequena aplicação permite agora, de uma forma muito simples, mudar entre o Compiz e o Marco sem a necessidade de reiniciar o sistema.

mate_002

Além do MATE Tweak , esta versão vem também com o MATE Menu, Totem (que substitui o VLC), Plank (a doca do elementary OS), Tilda, Folder Color, LightDM GTK+ Greeter Settings (uma ferramenta que permite personalizar o login screen), etc.

mate_0001

Tal como o Ubuntu 15.04, o Ubuntu Mate 15.04 vem com o :

  • Linux Kernel 3.19.0
  • Xorg server 1.17.1
  • PulseAudio 6.0
  • Rhythmbox 3.1
  • systemd 219 (De referir que o systemd vem por omissão nesta distribuição)
  • Entre outras novidades, ver aqui

De referir ainda que esta nova versão traz suporte para o Raspberry Pi 2 e para o PowerPC.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    Ando a usar o Fedora 20 MATE… vou dar uma oportunidade a este!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Estou a testar neste momento e parece-me 5*…em tudo

  2. Avatar de José
    José

    muito bom mesmo

  3. Avatar de :/
    :/

    Alguem sabe como fazer update do ubuntu que eu tenho numa pen usb com várias distro em multiboot?

  4. Avatar de Cacun
    Cacun

    Qual aconselham o de 32 bits ou o de 64 bits? Este último está estável?

    Obrigado

      1. Avatar de xupaki
        xupaki

        só se o cpu for de 64bit!!!

        1. Avatar de ddymoo
          ddymoo

          pode ser a 32bits mas ter mais de 4GB de ram

  5. Avatar de Magic
    Magic

    como baixar a versão para o raspberry ?

  6. Avatar de cypolaris
    cypolaris

    Os anos passam, as versões incrementam, e ainda não há nada que supere o XFCE em termos de relação performance/funcionalidade/estabilidade. Para mim continua a ser o campeão dos desktops “tradicionais”.
    O único que me pode fazer migrar do XFCE é o Plasma 5, mas só depois de a migração da KDE SC estar completa!

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      BTW, Xubuntu 15.04 voa no meu Pentium Dual-Core! Perfeito.

  7. Avatar de carlos
    carlos

    Experimente usar lxde na minha opinião e mais rápido que o xfce, uso lubuntu e é incrível a performance.

  8. Avatar de Francisco Rodrigues
    Francisco Rodrigues

    Na minha “máquina” o boot é bem rápido quando comparado ao do Ubuntu e Elementary OS o que não estava nada á espera. Os menus “oldschool” fazem bem o meu genero, talvez faça a mudança para este MATE.

    Recomendo a instalação. (Tenho triple boot e funciona 5* > Windows8 / Elementary OS / Ubuntu Mate)

    1. Avatar de cypolaris
      cypolaris

      Este Ubuntu MATE é uma versão renascida do Ubuntu 10.10! Para quem usou sabe do que estou a falar.
      Daquilo que pude experimentar, existe uma funcionalidade muito interessante nas opções de sistema que permite alterar o ambiente de trabalho entre modo Windows, modo Mac e modo GNOME 2 com um único clique.

  9. Avatar de sakura
    sakura

    no windows 10 10061 …..
    but ….. quem testa linux ….. no defrage no reboot, no lisence MIT GPL..etc.
    yes open S.

    ty windows 10061 + 4H para repor uma merda de boot Whay no open ……
    i love more archlinux, suse……… more and more

    o google já me tartava com burra agora um boot do windows …… “$(%(/”#(“?=#)$?)”?)$

    1. Avatar de Miguel Lopes
      Miguel Lopes

      Tem de começar a fumar tabaco e deixar o resto para quem sabe …

    2. Avatar de asdbvbc
      asdbvbc

      quando se consome metanfetaminas, o caso fica bicudo 😀

    3. Avatar de wuutt?
      wuutt?

      WTF?? :O não metas mais tabaco nisso, não…

  10. Avatar de João teixeira
    João teixeira

    Tenho um Processador AMD.
    Qual é a vantagem no Linux de instalar a versão de x64 para a x86?
    Possui a forma de instalar, através do wubi?

    1. Avatar de Gonçalo Vale
      Gonçalo Vale

      Actualmente só se instala um sistema operativo 32bits em duas situações:
      1 – Uma máquina antiga cujo processador é x86, portanto não compatível com tecnologia 64bits;
      2 – Uma máquina recente com processador compatível com 64bits, mas que no entanto possui menos de 4GB de ram. Aqui pode instalar um sistema operativo 32bits sem problema, e é até recomendável, pois na generalidade um sistema 64 bits consome mais memória ram.

      Por último, se o processador é x64 e tem mais de 4GB de ram, tem que instalar um sistema operativo 64 bits, pois os sistemas 32 bits só reconhecem até 4GB de ram (em números redondos).

  11. Avatar de PC
    PC

    Boa tarde, desculpem a pergunta mas instalei este Mate e queria testa-lo num ambiente de rede windows com domínio. Como é que posso adicionar um pc com este Ubuntu Mate a um domínio?

    obg

  12. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Não conhecia esta versão (Costumo utilizar o Ubuntu normal (com o Unity), e concordo que não aprecio muito a interface, apesar de ser avançada), também utilizo o Ubuntu Studio (para usar como “passatempo” e poupar tempo na instalação desse software) e, finalmente, tenho instalado o Lubuntu (para “máquinas de jogos” que estou a “construir”) …… MAS …… vou instalar o MATE, pois parece-me que é tal como eu quero, aliás… Penso que 90% dos utilizadores gostariam que o Ubuntu “base” fosse esse… (É o que penso e é apenas a minha opinião, claro). 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Eu estou contigo 😉

      O MATE para desktop é o melhor parece-me, o cinnamon não é nada mau também..

      Mas o ubuntu avança no unity muito provavelmente porque quer criar algum standard entre o Smartphone e o pc..acho eu..

  13. Avatar de João teixeira
    João teixeira

    Boas
    Queria fazer dua-boot.
    Tenho o Windows 7 x86 numa partição, e gostava de instalar, o ubuntu através do wubi, noutra partição, e até instala, só que quando reinicio a máquina, para seguir para a instalação do mesmo, ele da erro de partições.
    Alguma solução?

  14. Avatar de Miguel Cruz
    Miguel Cruz

    Para quem tem placas gráficas ATI mais antigas do género a HD 3470 preparem-se para desesperar para arranjar drivers.

  15. Avatar de Bento Paulo
    Bento Paulo

    Bem pessoal eu sempre usei linux (Kurumin) com a interface kde nunca fui muito com o gnome, meio feio,mas o mate ficou muito bom D+ agora é a distro que uso. Uso o ubuntu normal,mas prefiro o ubuntu mate, Tb estou a testar o mint. Se bem que sempre fui fâ da filosofia do debian,mas tb nunca gostei muito do sistema. Mas no final todas ou a maioria das distros são ótimas. Mas cada um de nós se adapta a uma ou algumas. Mas o ambiente do ubuntu como o mate ficou show.