Esqueçam os SoC Octa-Core! Estão a chegar os 10-core

101 Comentários

Nos últimos anos o segmento dos smartphones evolui em vários sentidos. No que diz respeito à performance, já há muito passou a “moda” dos dual-core e até dos quad-core.

Hoje em dia os dispositivos móveis de topo já vêm com SoC Octa-Core mas a tendência também não ficará por muito tempo pois a empresa taiwanesa MediaTek vai lançar brevemente o MediaTek Helio X20 – um SoC 10-core.

mediatek_chip_soc_app_processor_10


A MediaTek é uma das principais empresas na área dos SoC (System on a chip). Com um bom portefólio de produtos, como por exemplo o MT6752, o MT6732 ou até mesmo o MediaTek Helio X10 , a empresa prepara-se agora para lançar o SoC Helio X20 a 64 bits que se destaca por ser o primeiro com 10 núcleos.

De salientar que o MediaTek Helio X10 tem vindo a ser usado por grandes fabricantes mundiais como é o caso da HTC ou até mesmo da LeTV.

helio-x20

A MediaTek ainda não informou quando estará disponível este SoC nem quais as vantagens efectivas de ter 10 núcleos.

Acham que fará sentido ter um SoC de 10 núcleos? Já agora, o vosso smartphone tem um SoC dual-core, quad-core ou octa-core?

Via gizmochina

Partilhar:

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    A tecnologia é impressionante. As pessoas falam mal da mediatek, mas está sempre a inovar.
    10 núcleos? Até que ponto vai ser importante? Vamos lá ver as vantagens.

    No meu caso, tenho um dual-core 1.6ghz.

    1. Avatar de Iurie Solomon
      Iurie Solomon

      no tlm, mais nucleos é sinonimo de poupança de energia

  2. Avatar de Zé

    E apps para tirarem partido de 10 cores, temos ????

    1. Avatar de Toze
      Toze

      Num mundo de consumistas, toda a gente compra mesmo que não usufrua 😉

      1. Avatar de Pedro Pinto

        pois, também acho que é por aí 🙂

      2. Avatar de larterpt
        larterpt

        Mas uma coisa é certa se os Devs quiserem as Apps podem bem tirar proveito dos 8 núcleos é uma questão de de o mercado forçar… Basta uma grande marca começar a usar vais ver como começam a dar uso para tal 🙂

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          tens noção que processamento paralelo não é algo muito fácil de alcançar e que nem faz sentido na maioria das aplicações!? Aliás quantos mais núcleos mais complicado fica conseguir aproveitar todos

      3. Avatar de zeca Miguel
        zeca Miguel

        É verdade agora compram coisas sem saberem pra que serve

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pois, faz sentido num servidor (tem vários clientes a fazer diferentes pedidos), num smartphone é só estúpido…

      1 core rápido faz o trabalho de 20 cores lentos.

      20 cores lentos não fazem o trabalho de 1 core rápido…

      1. Avatar de zeca Miguel
        zeca Miguel

        falou e disse

      2. Avatar de DASSE
        DASSE

        9 grávidas não têm um bebé num mês

        1. Avatar de J.Alves
          J.Alves

          Esse é um mau exemplo. E podia responder com simplesmente “9 empregadas de limpeza limpam mais rápido uma casa que somente uma”.

    3. Avatar de Exemplo
      Exemplo

      Acho que não podemos referenciar apenas nos core. Acho a arquitectura em si bem mais importante.

      Acho que S.O.(s) actuais conseguem tirar partido muito bem de múltiplos core pelo menos o linux devido à sua evolução. Mas também vai depender da natureza das apps.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        uma coisa é o suporte do sistema, outra coisa é fazer trabalho real com os núcleos, isto é as aplicações usarem muitos núcleos e estarem bem optimizadas para tal!

    4. Avatar de FM
      FM

      Está tudo maluco, 10 núcleos para ? só specs.. depois é o que vemos… Como se diz em PORTUGAL “mais vale pouco e bom do que muito e mau” 😀

    5. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      Não tem de ser necessariamente 10 cores.

      Basta que as apps tenham sido desenvolvidas tendo em conta as boas políticas de programação concorrente, nomeadamente, delegar a gestão de threads para Sistema Operativo (SO). O número de cores a usar será depois definido pelo SO conforme o processamento necessário em cada instante.

      O SO é que, em último caso, terá a limitação da utilização, ou não, do número de cores que as apps podem usar.

      Já existem inúmeras apps, também por imposição das “app stores”, a serem desenvolvidas tendo em conta as boas práticas da programação concorrente.

      A questão que devemos colocar, realmente, é “E os sistemas operativos que tiram partido dos vários cores?”.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Uma app ter threads não significa que costume ocorrer processamento paralelo das threads da app. Isso significa que mesmo havendo várias threads, 1 núcleo pode ser suficiente para a aplicação e até preferível! Vários núcleos só começam a fazer sentido em “trabalhos” que podem ser divididos em tarefas realmente concorrentes, o que não é o caso para a maioria das aplicações!
        Por isso a questão que se coloca é se faz mais sentido andar a aumentar desta maneira o número de núcleos, sem benefício para a maioria das aplicações, ou melhorar os núcleos para que sejam o mais rápido possível!

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Tens consciência que num telemóvel, ao mesmo tempo que está o kernel/sistema base a funcionar/gerir, corre uma App certo? Num Android podes ter uma App a usar 2 core, o Android a fazer gestão de RAM, cache, push noutro, e noutro esta o teu email a actualizar, etc, ao mesmo tempo que o es file explorer está a copiar uns arquivos… isso tudo pode encharcar até um Octa Core

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Nada disso é duma única aplicação, e todos os exemplos que dás para além da app são de processos que facilmente correm em conjunto num único núcleo – nenhum é exigente

            “isso tudo pode encharcar até um Octa Core”
            tem que ser um Octa Core muito fraquinho…

        2. Avatar de Imparcial
          Imparcial

          Tens noção que tudo o que referes, em último caso, quem faz essa gestão é o SO, certo? Se delegares tudo ao SO, tudo acontece da melhor forma possível. O SO é que define que cores é que executam que threads, não o programador, pelo menos, até onde sei, ainda não em ambientes mobile.

          Por mais cores que um CPU tenha, se o SO suportar apenas um core, todas as threads de todas as apps, incluindo as computacionalmente exigentes, serão executadas no único core que o SO suporta. Todos os restantes cores nunca serão usadas. Por outro lado, se o SO suportar a utilização de todos os cores, ou alguns, que um CPU disponibiliza, é o SO que irá definir em que cores é que as threads serão executadas.

          Portanto, o SO é o maior limitador ou permissor do número de cores em que as threads poderão ser executadas.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            O que tu pareces não entender é que uma App ter threads simplesmente não implica que estejam/necessitem/beneficiem de correr ao mesmo tempo – normalmente são estas as threads das boas práticas em que tanto faz se há 2, 3 ou mais cores, o resultado é o mesmo. Para obter benefícios é preciso que haja um processo que possa realmente ser subdivido em “partes mais pequenas” a trabalhar para o mesmo paralelamente, e esses casos não são assim tão comuns, e muitos deles já beneficiam de outras estruturas especializadas para processamento paralelo, quer sejam SIMDs quer sejam GPUs usados em operações computacionais.
            Não é o sistema operativo que vai inventar formas de dividir esse trabalho, apenas gere os recursos disponíveis para as aplicações; é o programador que vai ter que programar/optimizar a sua aplicação para que seja possível usar mais cores, sendo que a aplicação pode nem escalar bem para aproveitar todos – tudo depende do trabalho e da optimização feita pelo programador! Não é o SO que é o maior limitador!

  3. Avatar de Jonas
    Jonas

    O meu tem 8….. E já me chega

  4. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    O problema da Mediatek não era falta de cores, era o desempenho gráfico e temperatura dos equipamentos.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      o processamento gráfico vai ficar resolvido, brevemente 😉

      A Mediatek vai usar graficas AMD 😉

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Deca core? vai ser lindo para as baterias….

  6. Avatar de Jaime
    Jaime

    10 octa-cores num smartphone para quê? Será que realmente precisaremos disso um dia?

    1. Avatar de joao
      joao

      para gastar bateria.. elas ja duram muito….
      nas baterias ninguem se dedica … só aos 10 cores dass, nao sei para quê ….

      1. Avatar de Tripax
        Tripax

        Não vás por ai sobre gastar mais as baterias por ter mais cores, eu vou dar o exemplo do meu, tem 8 Cores (Exynos 5 Octa 5430) e pelos review que tenho lido, este processador é mais eficiente em 25% na poupança da bateria, do que muitos Quad Core que andam por ai.

        Ainda vou dar mais um exemplo meu, tenho um Galaxy S4 com Cpu Snapdragon 600 (4 Cores), com bateria de 2600 mAh, e um Galaxy Alpha com Cpu Exynos 5 Octa 5430 (8 Cores), com bateria de 1860 mAh, e com os mesmo S0 Android KITKAT, e garanto, e mais do que testado deste lado, que os dois tem o mesmo tempo de duração de bateria, e com uns bons ajustes, o Alpha com menos bateria em mAh consegue ainda ter mais umas horitas que o meu outro galaxy S4, so para teres ideia do gasto do Snapdragon 600 (4 Cores) em relação ao Exynos 5 Octa 5430 (8 Cores), quando carrego a 100% os dois a noite como já aconteceu varias vezes, no dia seguinte de manha sem mexer em nada o S4 tem de bateria 96% a 95% de bateria, já o Alpha tem 98% a 97% de bateria, só isto diz tudo.

        Quanto ao post sem duvida isto cada vez esta mais potente já vamos em 10 cores Jesus, bom trabalho para a mediatek, quem sabe os próximos Samsung modelos Premium já venham com um processador destes, pelos vistos a Samsung ande de abraço com a mediatek, vejamos.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Não podes fazer a comparação por aí! Não só estás a comparar o consumo total de aparelhos [não dos SoC], como são SoC de gerações e processos de fabrico diferentes!
          A ideia é comparar a eficiência de processadores contemporâneos para realizar o mesmo trabalho, e qual o uso dado aos núcleos – pode até ter 8 mas isso não quer dizer que sejam todos usados frequentemente!

          1. Avatar de Tripax
            Tripax

            @Nunes
            Eu não estou a comparar soc, apenas dei a minha opinião em relação ao que se falou em ser 10 cores 8 cores ou 4 cores uso diario normal, não quis ir ao pequeno detalhe, apenas resumidamente quis dizer que por ser 10 cores não quer dizer que gaste mais que um 4 cores, quando me referi ao que disse em relação aos tempos de duração da bateria, eu estava me a referir que os usos que foram dados tanto num smartphone como no outro foram escarmente iguais, os mesmo programas e tipo de ficheiros e as mesmas idas a internet via wireless etc… , Eu quando fiz a migração do S4 para o Alpha, umas das coisas que estava curioso era para ver a duração da bateria, e ficou provado que aquilo durava o mesmo que o S4 e as vezes até mais, isto nas minhas mãos, porque nas mãos da minha esposa com o S4 só para chamadas e sms, ate dura 4 a 5 dias, não durando tanto quando ela entra em sessão fotográfica como é normal looool.

            Com isto até vim a dar a conhecer que com um uso normal do dia a dia com um smartphone que tanto foi criticado por ter uma bateria fraquinha, para a maquina que é, até se porta muito bem e não drena a bateria assim tão fácil como isso, até porque tem mais eficiência a nível de processador e tem um ecrã mais pequeno que o S4.

            Agora se fizermos o teste em meter os CPU a 100% durante uns bons minutos não tenho duvidas que o 8 cores vai gastar mais que um 4 cores, mas isso não e preciso ser muito inteligente, eu estou a falar no uso do dia a dia, ai sim com mais processadores no andoid não tenho duvidas que o 10 ou 8 cores gasta menos que 4 cores, mesmo tento as mesmas polegadas em ecrã.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            desculpa!? se não queres olhar para o consumo do SoC, então qualquer coisa é possível e qualquer discussão torna-se quase impossível com tantas variáveis! Mas não é isso que se assume quando alguém faz uma comparação destas, assume-se que o resto é idêntico que o único factor a influenciar é o SoC… que o número de núcleos é uma aposta numa determinada forma de fazer as coisas!

        2. Avatar de Paulo
          Paulo

          Estás a comparar aparelhos de gerações diferentes.

          É suposto a cada geração gastar menos, não gastar o mesmo.

    2. Avatar de Joel
      Joel

      10 cores*

      Octa-cores= 8 cores

    3. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      A quantidade (e qualidade) de dados a processar aumenta todos os dias a cada segundo. Há 15 anos ninguém dava importância aos dual cores ou aos CPUs de 64 bits porque não se justificava. Hoje a história é outra.

      Portanto, o número de cores vai aumentar cada vez mais e, portanto, vamos precisar disso cada vez ainda mais.

      Importa ainda acrescentar que apps que realmente tirem partido disso só serão desenvolvidos havendo condições (hardware) no mercado. Se nunca houver, as apps exigentes nunca vão ser desenvolvidas, logo, ficamos presos no tempo.

      Quando foi lançado o primeiro verdadeiro smartphone (iPhone 1) muito se questionou sobre a necessidade de algo tão poderoso. Hoje temos dispositivos bem melhor.

      Não esquecer que não são só smartphones e tablets que usam esses SoCs. Dispositivos como Raspberry Pi, GPS, Smart TV, Set Top Boxes, etc, também “consomem” esses SoCs.

      Em suma, precisamos sempre de algo melhor para melhorar a experiência de utilização do que se tem actualmente.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Há limites ao que é possível com tantos núcleos! Pega em aplicações profissionais nos PCs, como o Photoshop, que até foram pensadas para aproveitar processamento paralelo e vais ver que muitas vezes é preferível um processador com menos núcleos [4] mais rápidos do que ter imensos núcleos mais lentos [8]!

        1. Avatar de Imparcial
          Imparcial

          Estás a limitar-te ao que existe hoje. É ali que o teu raciocínio está a falhar. É preciso acompanhar as tendências do mercado e prever as exigências médio ou longo prazo, dependendo do contexto.

          A título de exemplo, quando os smartphones, ou melhor dizendo, os pocket PCs não tinham o poder de processamento que se tem hoje, naturalmente, nenhuma empresa perdeu tempo e dinheiro a desenvolver jogos que hoje podemos facilmente usar nos nossos smartphones. Passou a ser possível a partir do momento em que os hardware passou a ser mais poderoso.

          Daqui há uns meses serão publicadas aplicações que tirão partido desses cores todos tão simplesmente porque já hoje temos CPUs com esses cores todos.

          É importante não esquecer que existe limite máximo de velocidade que, fisicamente, um core pode ter. Foi assim surgiu a multiplicação dos dos cores nos CPUs. Pesquisa.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            “e prever as exigências médio ou longo prazo, dependendo do contexto.”
            tens noção que a maioria destes dispositivos não vai durar médio ou longo prazo e que há anos que se demonstra aquilo que disse! Múltiplos núcleos não é uma coisa recente e a problemática com este nível de programação contínua.

            “É importante não esquecer que existe limite máximo de velocidade que, fisicamente, um core pode ter. Foi assim surgiu a multiplicação dos dos cores nos CPUs. Pesquisa.”
            lol, haver um limite não quer dizer que se esteja lá perto! E é um limite bem diferente, pois basta o núcleo ser mais rápido para qualquer aplicação beneficiar! O mesmo já não se diz de aumentar o número de núcleos, pois muitas aplicações nunca terão forma de beneficiar deles pela sua própria natureza!
            Isto sem falar no ridículo em que se cai por estes SoC móveis não aguentarem por muito tempo tantos núcleos ligados à velocidade máxima, necessitando de fazer throttling ou mesmo desligar para não sobreaquecer!

  7. Avatar de Victor Martins
    Victor Martins

    Por um lado é óptimo, quanto + cores melhor, assim a teoria. Na pratica só daqui uns anos é que começam ser necessários mesmo (daqui uns 5 anos e falando de 20% de telemóveis).
    Faz mais sentido ter tantos núcleos em cpu’s desktop e mesmo assim possuirá pouca percentagem de necessidade.

  8. Avatar de Bernardo Leitão
    Bernardo Leitão

    MediaTek? Nao obrigado….

    1. Avatar de BTN
      BTN

      Tenho o Meizu M1 Note com o MT6752 e é excelente e venho de um SGN 3.

  9. Avatar de Theruller
    Theruller

    O mais engracado e ver dual core da apple bater estes 10 cores android

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      os adultos não querem saber se o dual core da Apple dá para jogar melhor e se mexe os ícones estáticos com mais fluidez. Os adultos querem um telemóvel que permita fazer a produtividade como necessitam, e ter múltiplas formas de conectividade.

      O sistema “Apple” é muito dependente duma base Apple, e se falta wifi/rede, ou se falta espaço e há que abrir um documento noutra App (que obriga a uma copia do ficheiro para a outra), la se vai o espectáculo Apple. Ou quando con frequência acaba a RAM e o Safari está constantemente a ler as páginas. De que adianta alta performance?

      Podes ter um Ferrari, mas se tem pneus de bicicleta, não vai ganhar a um BMW bem equipado.

      1. Avatar de T.L.
        T.L.

        este rmcrys é memo fanboy, mas da pior espécie.

        O iOS, desde o 8 (mais de 75%), que permite abrir ficheiros de outras aplicações (exemplo, directamente da dropbox, iCloud Drive, FTP, etc…)…

        No Android, só a partir do KitKat, mas como a maioria não tem KitKat, os programadores desligam essa funcionalidade para a app poder ser instalada na maioria dos telemóveis, e, pior ainda, dos tablets.

        Além disso, tem uma coisa que falta no Android: actions.

        Mas é claro, a inveja é tramada, queria um iPhone e não tinha €€€ para ele, há que se vingar na internet.

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Loooooool, €€€€€ para um telemóvel rapaz, aposto que tu és daqueles que têm um Iphone com um contrato de 24 meses e claros, vais pagar o dobro ao fim do ano, em comprei um Z2 a pp e se quisesse tinha o Iphone, mas claro, prefiro gastar 350 € por um telemóvel que mete o Iphone no bolso, mas gostos e cores não se discutem, a maioria tem o Iphone só porque é moda, nem que por isso tenham que comer sopa todos os dias

          1. Avatar de Matias
            Matias

            Eu por acaso tenho droids em casa e im ipad antigote.
            Mas terei de defender esse rapazola.
            Uma tecnologia quando sai ao mercado já está ultrapassada.
            Não se trata de sopa. Apenas quem é cheio de tretas é que paga um telemóvel de 300 euros a pronto. Não se compara fluxos financeiros iguais mesmo que sejam de períodos diferentes.
            Um esperto compra um equipamento a prestações. É fácil e no fim vai ficar desactualizado na mesma, portanto quanto mais tempo o dinheiro estiver na minha posse melhor. Por isso é que o meu droid é ainda um galaxy mini. Serve perfeitamente.

          2. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            ” um esperto compra um equipamento a prestações “, desculpa mas isso é ser burro, sem duvida que fica desactualizado, mas ao fim do ano de prestação, já tu pagaste o dobro e eu com esse dinheiro, volto à carga com um mais actualizado, felizmente posso e pago tudo a pronto, tenho um S3 que “durou” 1 ano e meio, ainda funciona mas a bateria é fraquissima, resumindo, no final dos 24 meses, pagamos o mesmo mas com a diferença que ao fim desse tempo tu tens um tijolo e eu tenho uma coisa mais actualizada.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Como já foi dito… só propaganda dos Androidanos… depois ficam com azia, quando as pessoas compram Apple.

      3. Avatar de iflowers
        iflowers

        rmcys , não percebes nada de apple.

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Não é 10 cores Android meu idiota

    3. Avatar de BTN
      BTN

      Tanta parvoiçe…ainda gostava de ver um dual-core a bater um só core do A72….

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        “parvoiçe” sim… porque não existe nada no mercado com A72…

  10. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A vantagem de ter muitos cores é superior à que se fala: O software está cada vez mais optimizado para multi core; com mais core é mais fácil desligar o que não é necessário, em vez de apenas baixar a velocidade em Hz mas ter que manter corrente nos circuitos não usados.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “é mais fácil desligar o que não é necessário”
      estás a colocar isso numa perspectiva muito equivocada, já que usar tantos cores gasta muito mais do que em condições normais e de forma menos eficiente – a performance está longe de escalar bem com o aumento do número de núcleos! Torna-se muito problemático usar tantos cores por muito tempo, de modo que o benefício dura muito pouco nas poucas aplicações capazes de usar.
      “O software está cada vez mais optimizado para multi core”
      Não há assim tantas aplicações a fazer processamento paralelo nos núcleos e mais raras são aquelas com optimizações para tantos núcleos. Na maioria das situações as pessoas terão mais benefícios com núcleos mais rápidos e eficientes do que ter imensos núcleos!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Quando falo mais núcleos não falo mais do mesmo tamanho, refiro-me em mais unidades mais pequenas. Quando estás a processar coisas ligeiras mas constantes, não podes fazer “burst”(estilo o da Apple),e daí que podes desligar quase todos os núcleos (pequenos) e ficar 1 ou 2 pequenos a baixa velocidade.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Os processadores da Apple não só usam velocidades de relógio mais baixas que os núcleos “concorrentes” como são os que menos oscilam na sua velocidade de relógio ao longo do tempo, o que demonstra eficiência no consumo! Eles são maiores e mais potentes porque realizam mais instruções por ciclo, têm mais memória em processador, etc, etc! Isso significa que mais rapidamente termina os “pequenos” processos e o núcleo passa ao estado de menor consumo – não é só baixando a velocidade de relógio ou núcleos mais pequenos que se consome menos!
          E por último parece uma anedota defender o uso de tantos núcleos invocando o consumo quando só necessita de usar 1 núcleo!

  11. Avatar de censo
    censo

    Nokia Lumia 820 dual core. Chega e sobra para o win 8.1.

  12. Avatar de luis
    luis

    No telemóvel um quad core
    No tablet um dual core que vale por 2 quadcores (k1)

    1. Avatar de Luis Maria
      Luis Maria

      o nexus 9? leva uma abada do ipad air 2, e n tem os defeitos de fabrico e bleedings lags do nexus.

      1. Avatar de luis
        luis

        Lags no nexus 9? Só se for nos outros, pois o meu não tem…

        Leva uma abada? É relativo, já tive um air, e tão depressa o comprei como o vendi…
        Um tablet que não me permite fazer um simples download através do browser, que não liga por Bluetooth a outros aparelhos, que me obriga a usar o iTunes etc, não me cativa…
        Se tens um e gosta, óptimo para ti, agora para o que quero de um tablet, o iPad é muito limitado

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Ai é?

          O teu “Air” deve ser diferente do meu iPad Air…

          1. Avatar de luis
            luis

            Pois, se calhar ate era..
            Se o teu super ipad te deixa fazer download via browser…

            Mas OK, fica com o teu tablet da moda, que eu fico com o meu adorado NEXUS 9…Ficamos os 2 felizes, eu com os lags e tu a fazer downloads via browser

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          O Safari pode não fazer downloads, mas tens uma loja recheada de aplicações que o fazem!
          “o iPad é muito limitado”
          limitado é quem não consegue ver o que a loja oferece em aplicações que aproveitam o formato e tamanho do tablet!

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Então o safari não faz downloads! Ora esta!

          2. Avatar de luis
            luis

            Download de filmes através do browser ?
            Ou mesmo através de torrent?

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            Sim, se abrires um filme através do Safari, ele mostra-te o filme.

            Torrent, é claro, já não abre, é um browser! Ficas com o ficheiro .torrent

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            há aplicações que fazem download de videos e torrents

  13. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eles que se preocupem mais em lançar drivers e kernel opensource para os seus SoC. Ainda há SoC sem drivers para Android 4.4. E resolver o problema do GPS também está quieto. A Mediatek podia aproveitar o mau momento da Qualcomm com o falhado Snapdragon 810, e apanhar mercado se souber fazer as coisas.

  14. Avatar de Andrew
    Andrew

    Mediatek? Ainda nem um single-core de jeito conseguiram fazer, já não para os dez.

    1. Avatar de BTN
      BTN

      quando não se sabe diz-se asneiras…

  15. Avatar de carlosM
    carlosM

    Aqui por estes lados ainda uso single core (i9000) com lollipops ahah
    Abraços e continuação de bom trabalho

  16. Avatar de Ricardo Pontes
    Ricardo Pontes

    Se eles se preocupassem em publicar o source do kernel e dos drivers é que faziam bem.
    Para além disso, deviam era apostar na qualidade e não na quantidade.
    O A7, A8 da apple e o K1 da nvidia são dual core e MUITO, mas mesmo MUITO melhores que um octa-core da mediatek.

    1. Avatar de Rui Romano
      Rui Romano

      MTK é que a vergonha das vergonhas.
      Este é o um caso de muitos processadores lançados e que em quase nada se aproveitam
      têm melhorado mas drivers dos antigos apoio para desenvolvimento por terceiros filtros de carga deles (IC’s) etc… you tudo presta 0 ou pouco mais.
      Comi comparações possíveis experimentem Samsung Qualcomm Nvidia e geram a diferença nos processadores na comunidade de apoio nas ferramentas de desenvolvimento disponibilizadas pelas marcas etc….
      Isso sim são processadores.
      Na minha opinião pessoal prefiro equipamentos que possibilitem ter comunidades paralelas a desenvolver sobre eles e nesse campo a Mediatek (MTK) tem muito caminho pela frente
      outro caso é excepto a Microsoft e seus Mediatek poucos são os restantes que possibilitem uma quase completa recuperação por Jtag poucas são as marcas que os usam e continuam a atualizar seus equipamentos e a culpa que por vezes é incutada à marca parte inicialmente do seu fornecedor de Doc’s pois nesse campo a Mediatek é uma vergonha de ser quase não cria ou liberta drivers dos mesmos para os novos sistemas operativos razão pela qual grande parte dos equipamentos que os têm de marcas como Storex BQ Letv entre outras nos equipamentos que lançaram no ano passado atualizações foram até ao Android 4.4 pois não usaram os mais recentes Soc’s deles.
      A exceção está nos equipamentos que foram colocados nos mercados com a mais recente gama de soc’s.
      Já a Qualcomm Nvidias Samsung e afins a história é outra por essa razão temos equipamentos antigos já abrangidos com lollipop em várias custom Rom’s

    2. Avatar de Cris
      Cris

      O kernel é GPL’d. Se alguém quiser, pode fácilmente processá-los com a ajuda da equipa legal do GNU.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Tá bem, vais agora à China processar uma empresa desse tamanho…

        E não, não têm obrigação de lançar drivers GPL.

        1. Avatar de Cris
          Cris

          O kernel tem licença GPL v2.

          “The GPLv2 allows others to copy, distribute and modify the software _as long as they state what has been changed_ when, and ensure that any modifications are also licensed under the GPL.”

        2. Avatar de BTN
          BTN

          Há China??!!?? a empresa é de Taiwan…

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Taiwan é China.

    3. Avatar de BTN
      BTN

      E um A72?! então imagina 10…

  17. Avatar de Luis Maria
    Luis Maria

    socs da mediatek esquecam, 10core que nem o gps funciona sem updates da google e com lags que nenhum iphone tem.

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      O meu Note 4 deve fazer milagres, é um Octa Core 64-bit, e faz tudo com uma velocidade que até assusta. 0 mais incrível é que a abrir é passar folhas de pdf grandes com tabelas e imagens é mais rápido que muitos portáteis Windows e Apple MBA

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Tens umas piadas muita foleiras…

        Android? Com PDF? LOL!

        Ainda por cima a comparar com Apple, que é, de longe, o mais rápido a trabalhar com PDF…

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          Se quiseres traz um MBA a renderizar no ecrã SD (estilo leitura) e eu com um Note 4 a renderizar em QHD. Metemos um par de pdf pesados ao teu gosto, e vês quem tem melhor experiência.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            tens noção que o sistema gráfico do OS X tem partes baseadas no formato PDF!??? Que o disco dum MacBook Air é mais rápido que a memória Flash nos smartphones!?? Que tem mais memória RAM!?
            etc

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Não tens mesmo noção, queria ver isso frente a frente…

            Não há qualquer hipótese para equipamentos Apple em PDF… é como peixe na água…

            Especialmente com PDF pesados, que Quad-Cores no Windows se engasgam todos, passam como manteiga em iOS e Mac…

      2. Avatar de Cris
        Cris

        Já te ocorreu o facto de o teu note 4 ter um SoC com um desepenho single core muito elevado? E já agora, o SoC do teu note 4 tem dois quad cores. Educa-te.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          A falta de educação tua abisma: são 8 cores (4x Cortex-A53, 4x Cortex-A57), não 2 cpu em um.

          1. Avatar de Cris
            Cris

            Não disse que eram 2 processadores em 1, mas sim 2 quad cores num CPU, e tu concordaste. Para não falar do facto de, independentemente disso, se comportar como um CPU quadcore.

  18. Avatar de Go
    Go

    …o meu octa core
    DooGee DG550 … muito bom. 109 euros.

    1. Avatar de iflowers
      iflowers

      Detesto gente pobre que compra porcaria e depois aos olhos deles são muito melhores que o iphone .
      At the end of the day , the iphone is the best phone on the planet!!!.

      A industria automovel e a relojoeira que se cuidem também .

      1. Avatar de Pedro O.
        Pedro O.

        “A industria automovel e a relojoeira que se cuidem também .”

        Haha, como me ri disto!

  19. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Qualquer dia os servidores são os nossos telefones… Grandes Racks para k? Colocam-se os telefones a fornecer conteúdos web via torrent e as grandes corporações passam a pagar-nos X para nós cedermos X cores e Y espaço em disco…

  20. Avatar de BTN
    BTN

    Não se esqueçam de que serão 10 cores A72, o core mais poderoso criado pela ARM.

  21. Avatar de ADMS
    ADMS

    Isto é só Bill Gates e os seus 64k.

  22. Avatar de Zefra
    Zefra

    Qual a razao de usar um quad-core?!! Ha dias troquei um Tablet com um processador Dual core por outro quad-core. A velocidade do primeiro era 2.0 GHZ a do segundo 1.86 GHZ (ambos 2GB Ram). Estava um pouco convencido que com aplicações mais pesadas o multi-core fosse ajudar a ter uma performance decente. Bom… Verdade, verdadinha, enganei-me. O Tablet em Dual core funcionava melhor, menos bugs e raramente se viam aplicações a “crasharem”… Se mais cores fosse sinonimo de melhor multi-tarefas eu aconselharia a mudarem todos para este processador. Isto levou-me a concluir que o multi-core para os aparelhos moveis não passam de marketing. Pode ser que na realidade sejam úteis. Mas isso ainda não se verifica.

  23. Avatar de Joaquim Ramos
    Joaquim Ramos

    Porque é que todos as discussões que li acabam sempre numa luta entre andriod e iphone? jà não chega?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Porque uma parte de quem compra Apple (parte, não todos) tem a mania que o que a marca produz é que é bom.

      Zefra: isso não é comparável, um i5 dual core arrasa com um Atom Quad core, porque não são equiparáveis. No entanto um i5 Quad core da mesma geração que um dual core arrasa -o, e não é por aí que há instabilidade ou falta de uso por parte das Apps. Claro que se comparas um bom dual core de renome com um Quad core MediaTek…

  24. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Faz sentido para os vendedores poderem pedir mais valor pelo dispositivo, para servir melhor como sinal de status, por questão de marketing, porque gasta mais bateria e vai fazer-vos andar sempre com o carregador atrás, pagarem mais pela conta de eletrecidade, trocarem de baterias, ou até mesmo te dispositivo móvel porque a bateria vicia mais depressa devido ao uso intensivo…

    Como podem ver existem muitas boas razões para o uso de equipamentos sobre-desenhados (mal desenhados) mas para o produtor/vendedor que passa a ganhar mais, para o consumidor é apenas mais uma forma de estoirar dinheiro sem se lembrar onde.

  25. Avatar de Raspberry Pi e IoT.
    Raspberry Pi e IoT.

    À parte desta discussão orgásmica entre fabricantes que nada nos dão (e sim, sempre viciam), e também à parte de qualquer tentativa de ostentar conhecimentos de wikipedia entre outras fontes de revistas, termino por dizer: São apenas dispositivos eletrónicos. Há mais vida para alem disso (eletronica de consumo). Pensem em como essa “novidade” pode fazer algo mais do que velocidades estonteantes de processamento de porcaria das apps que infestam as stores 🙂

  26. Avatar de DASSE
    DASSE

    É só iluminados armados em Bill Gates e os seus 64k