Mozy 1.16.1.3 – Backups seguros online

23 Comentários

Ao longo destes vários anos, temos falado em muitos serviços que de uma forma geral ajudam a melhorar a nossa performance tecnológica. Uma das vertentes a que demos particular atenção foi à segurança dos dados. Falámos em muitos serviços de backup, principalmente backup offline. Hoje queremos deixar-vos de novo este serviço de segurança.

Mozy
Basicamente, o serviço Mozy actua como se fosse um serviço externo à máquina onde estão dados importantes, passiveis de cópia de segurança.

Além do utilizador fazer uma cópia de segurança para um dispositivo externo, ou para uma máquina ao lado, sugerimos que faça uma cópia de segurança para um servidor remoto.

Existem serviços como o TeamDrive ou mesmo o Adrive, que disponibilizam espaço remoto, serviço de backup e dispositivos de encriptação para protecção de dados, mas ambos são complicados e em modo Free oferecem pouco espaço de armazenamento.

Mozy é mais fácil. Registe-se, crie uma conta MozyHome e descarregue a aplicação que fará a ponte entre a sua máquina e os servidores online da Mozy, depois de se autenticar já pode usufruir dos seus 2GB de espaço de backup.

Faça o login e online veja os seus dados, a consistência dos mesmos e o espaço restante. Na sua máquina, junto ao relógio na barra de tarefas, verá o ícone do MozyHome que lhe permite configurar quais as pastas e dados a serem enviados para o serviço remoto, qual o espaço que irá ocupar e que tipo de encriptação o utilizador quer aplicar.

Teste a velocidade e envie os dados. Posteriormente, caso seja necessário, o utilizador pode restaurar para os exactos locais de recolha, os dados salvaguardados no Mozy.

O espaço não é muito, é uma verdade, mas o utilizador poderá fazer o upgrade à conta, comprando planos profissionais.

A ideia é parametrizar na sua máquina rotinas automáticas de cópias de segurança, para que não fique preso às cópias em locais físicos, passiveis de roubo ou dano. Já viu se num incêndio ou mesmo em caso de roubo, perde os seus dados?

Este é um serviço profissional, seguro e de fácil integração. Para uma utilização profissional, o plano necessário será o MozyPro, que custa cerca de 3 euros por mês para um espaço online de 50GB.

Para finalizar, quero apenas referir que este serviço guarda 30 dias as versões enviadas para o servidor online, isto é, se eu enviar uma base de dados com informações até à data de hoje e nos dias seguintes for enviando a mesma base de dados mas com os incrementos de cada dia, durante 30 dias posso ter acesso à mesma base de dados mas com esta data de hoje. Este recurso está activo também nesta versão free.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: MozyHome 1.16.1.3 [9.30MB]
Download [mac]: MozyHome 1.5.2.1 [6.63MB]
Homepage: Mozy

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danilo Belo

    muito bom! vale a pena testar! pelo menos dá pra guardar os meus arquivos “vitais” na opção free!

  2. Avatar de MEGA

    Hm… Para backup de dados, sincronização e partilha de pastas continuo a preferir o SpiderOak (link no meu nome).

  3. Avatar de MEGA

    Hum… Para backup de dados, sincronização e partilha de pastas com terceiros continuo a preferir o SpiderOak (link no meu nome). Dá-te 2GB, e 1Gb por cada pessoa que adira através de vocês. E é cross plataform. 😉

    1. Avatar de d05
      d05

      Tás a ver se ganhas mais gigas lol bem pensado

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Uso o Dropbox e gosto bastante. Quais as principais diferenças? À primeira vista, o Mozy parece ter a vantagem de fazer “watch” às pastas que escolhemos, em vez de termos que por tudo o que queremos que seja feito backup numa pasta pré-definida pelo Dropbox. O Mozy tem a componente social de se poder por exemplo partilhar com alguém uma pasta?

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Neps os ficheiros sao tratados como pessoais, e inclusivo para recuperarlos online tens de fazer um requerimento e eles enviam te um link por email para procederes ao backup, ou podes fazer o bakup pelo programa. Podese dizer que e mais sistema de backup puro e fornece caracteristicas muito interessantes a um preco muito baixo.

      Salvo erro este que nao aceitava drives externas ou e engano meu? Considerei o iDrive (www.idrive.com) muito mais apetecivel em termos de capacidades fornece é menos espaco 😉

  5. Avatar de Kekes
    Kekes

    Sorry mas uma coisa eu ja tive a ver esse servico a 2 semanas atras e segundo me lembro 5$ da para espaco ilimitado, penso eu de que.

    Anyway tive a fazer uma pesquisa a uns tempos para ver a fiabilidade deste tipo de servicos e fiquei muito desapontado com o feedback que as pessoas foram dando, optei mesmo por excluir os backups usando este metodo, em vez disso ter um proprio VPS que por um pouco mais tem mais funcionalidades, e ao menos sei que posso confiar nele.

    1. Avatar de Paulo Ribeiro

      sim e quem tem servidores escusa de ter estas coisas. enfia tudo num RAR com uma password porreira e enfia numa pasta qualquer. e ha scripts em php que protegem bem a pasta, dps um dia que se precise saca-se o ficheiro. já tive de o fazer diversas vezes por precisar de coisas vitais. a outra tecnica é fazer o mesmo mas mete-lo por exemplo no proprio mail, tipo gmail, em rar, com pass. se precisar dele saco do mail. mas claro, apenas coisas mais pequenas e vitais que caso perca a pen justificam o trabalho. para backups seguros de fotos e afins usem discos externos ou dvd’s de qualidade

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Exatamente, eu uso tambem o Samba, o que é fantastico devido a flexibilidade e compatiblidade com o Windows atravez do protocolo SMB, coisas não sensiveis nem percisam de ser zipadas, e consigo ter acesso a tudo e a qualquer coisa em qualquer lugar, mas isso do Gmail é o que eu usava antes :D, funciona sempre.

        1. Avatar de kekes
          kekes

          PS. isso dos discos externos e o ideal, as vezes a longo prezo compensa mais, eu até tenho dois discos rigidos externos que tem coisas extremamente vitais, e basicamente 1 e uma copia do outro, isto porque nao tenho essas coisas no PC e nunca sei quando vou percisar, claro que existem metodos de backups mais praticos, mas este nao me deixará ficar mal.

  6. Avatar de Danilo Belo

    Parece-me que não é mais gratuito! Está pedindo número de cartão de crédito para registrar-me!

  7. Avatar de Rafael Ramos

    Ja usei esse e até gostei..mas para quem leva a segurança e vitalidade dos dados a serio, eu aconcelho a gastar algo como 3€/mes e ir para http://www.idrive.com

  8. Avatar de Manuel Mimoso
    Manuel Mimoso

    Excelente artigo

    aqui vai mais um produto:

    http://www.idrive.com/

  9. Avatar de monux

    – Utilizo o ADRIVE há tempos
    – 50 GIGAS grátis , isso mesmo !
    – 50 GB gratuitamente ,para usar como queiseres !
    – Cadastro simples e login seguro .
    – Nunca tive problemas,

    http://www.adrive.com

    1. Avatar de d05
      d05

      Trial segundo o site só dá para usar 14 dias.

      1. Avatar de Hugo Cura
        Hugo Cura

        Pelos vistos é mesmo free, sem trial, como o monux disse. Ora repara no pacote basic.

  10. Avatar de monux

    – Negativo,

    – Clica na caixa ao lado direito :

    New to ADrive? Click here to create an account.

    – Vai abrir uma janela com as opções, pagas e a gratuita .

    – Selecione : Basic 50GB Free (Personal Use Only)

    – E é só usufruir , utilizo há muito tempo !

  11. Avatar de monux

    – Confirmando:
    – Acima do endereço de e-mail selecione :
    – Basic-Free
    – Preenche o cadastro,e pronto !
    – Uso de 50GB com tempo ilimitado
    – Os planos pagos Signature e Premium que oferecem uso gratuito por 15 dias .

    1. Avatar de Hugo Cura
      Hugo Cura

      monux, no entanto nos 50GB do pacote basic, refere lá “individual user only”.
      Que quer isso dizer? Que restrições causa?
      Dá na mesma pra sincronizar várias pastas de vários PC’s?

      1. Avatar de monux

        – Plano Basic :
        – É Tudo manualmente !
        – Ganha-se em espaço mas perde-se em serviços.
        – Para sincronização de pastas :
        – Dropbox
        (sincronização simultânea,pouco espaço)
        – Backups periódicos :
        – ADRIVE
        (muito espaço,sincronização manual)
        – A fusão de ambas, deverá ser postada no Pplware,mas não brevemente.
        – Com certeza !

  12. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Parece excelente… Para teste =D

  13. Avatar de Zagalo
    Zagalo

    Uma dica para quem quer um serviço de backups on-line de grande capacidade:
    http://www.backblaze.com

  14. Avatar de PTDennis
    PTDennis

    Dropbox parece-me ser melhor…