Chrome é o browser mais usado em Portugal

41 Comentários

O Internet Explorer é o browser que mais quota tem perdido

Na segmento dos browsers não existem assim tantas opções para os utilizadores. No entanto a concorrência entre eles é forte pois todos querem alcançar o primeiro lugar no ranking dos browsers mais usados.

Em Portugal, de acordo com dados recentes da Marktest, o Chrome é o browser mais usado.

browsers_1


Uma análise dos dados do Netscope mostra que o browser mais utilizado em Portugal é o Chrome, que em Março foi responsável por 47% do tráfego português dos sites auditados pela Marktest.  O Internet Explorer, que  foi o segundo browser mais utilizado para aceder aos sites auditados, com uma quota de 24.3%.

Na terceira posição ficou o Firefox, responsável por 11.0% das visualizações mensais. Outros browsers responderam por 17.6% do tráfego.

browsers_2

Tal como revela o estudo da Markteste, o Chrome é o browser que mais quota tem ganhado, com mais 4.6 pontos percentuais do que em Março de 2014. Pelo contrário, o Internet Explorer é o que mais tem perdido, com menos 5.4 pontos percentuais do que então.

O Firefox também perdeu 1.3 pontos percentuais de quota no mesmo período, enquanto os outros browsers ganharam 2 pontos de quota.

marktest_12

A análise do gráfico anterior permite confirmar que esta tendência se vem desenhando ao longo dos últimos meses e que desde Dezembro de 2013 o conjunto de outros browsers tem mais quota do que o Firefox.

Via Marktest

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mikes
    Mikes

    Eu actualmente uso Opera e o UC Browser, no entanto, nos registos de log aparecem como Chrome… ora, se nesse estudo o controlo for baseado no mesmo tipo de logs, então, esse estudo é muito pouco preciso.

    1. Avatar de knom
      knom

      uc browser, um dos melhores =DD uso no telemovel desde 2009/10 =D muito bom mesmo

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Se ainda não fizeste, experimenta a versão desktop. Muito bom mesmo, com um design muito apelativo e funcional.

        1. Avatar de knom
          knom

          não tem versão linux

    2. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      troquei à uns dias do chrome para o opera, tá farto de ter a ram a 100%, que anormalidade, o chrome tá cada vez pior.. :S
      com o opera consigo ter o dobro ou mais das tabs abertas sem ter sequer de chegar à page (memoria virtual)
      por enquanto só sinto a falta de algumas apps (atençao apps.. nao extensões) que conseguia colocar no start menu do windows para facilitar, mas tudo o resto é igual ou até melhor..

      por enquanto, para mim o opera é o melhor já que com o firefox nao posso instalar grande coisa de webapps e o chrome tem se estragado. Só resta esperar pelo fim do IE e esperar que o project spartan consiga trazer mais concorrência aos browsers..

    3. Avatar de Daniel
      Daniel

      Nós logs vem a dizer Chrome porque eles usam muitos scripts do chrome

  2. Avatar de Paulo S
    Paulo S

    uso quando estou ligado a eletricidade, mas em modo bateria prefiro o IE pois consigo 1h30 a mais de bateria em relacao ao chrome. Já agr alguem que tenha windows 8.1 é normal ter 2.7gb de ram a serem usados apos ligar o pc?

    1. Avatar de knom
      knom

      depende, eu quando tinha 8.1 tinha por volta de 1gb (apagei os programas da treta que vinham com o pc….)

      configurar a memoria virtual tambem ajuda!!!

    2. Avatar de André
      André

      Isso depende muito da memória que tens instalada. Quanto mais memória tens instalada, mais o Windows usa. É normal. Agora se tens 2.7GB logo ao ligar o computador, ou tens muitos programas a arrancar no início de sessão ou então tens muita memória RAM. Quanto tens no total?

      1. Avatar de Paulo Pereira
        Paulo Pereira

        tenho 6gb ram, fiz formatar as tretas da hp mas acho 2.7 muito mesmo assim.

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          É normal, se tens mais de 50% livre e se não estiveres a precisar dela para mais nada, o Windows não a limpa, pois não precisa… Quantas mais coisas estiverem na RAM mais rápido o teu PC funciona, e é normal o Windows carregar os teus programas na Ram sem os tirar de lá, enquanto tiver espaço

  3. Avatar de Paulo S
    Paulo S

    o novo surface 3 tem apenas 2gb de ram, n vejo como possa funcionar se no meu 2.7gb sao usados logo sem fazer nada.

    1. Avatar de knom
      knom

      a versão 64gb… agora diz-me o que fazes com 64 gb?

      1. Avatar de Paulo S
        Paulo S

        o que fazes com 16 num ipad? 64gb chegam para emails, browser, e coisas simples.

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Serve para trabalhar também, usar o Office sem problemas e outros softwares. A expansão da memória serve para guardar os documentos e outros extras (e até instalar software).

        2. Avatar de knom
          knom

          mas tou a falar em termos de multimédia, jogos, programas pesados

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Para isso tens de ter o Surface Pro 3 e não o Surface 3! 😉

  4. Avatar de Pedro Mendes
    Pedro Mendes

    Consegue ser pior que o IE11.

    Só serve para consumir memória do Computador. Eu afasto-me do IE mas se me afasto do IE, fugo a sete pés do Chrome, é o pior Browser entre os 3 principais utilizados em computadores Microsoft.

    Melhor browser é, sem grandes margens para dúvida, o Firefox.

    1. Avatar de Kitamura
      Kitamura

      Totalmente de acordo.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Ou não…

  5. Avatar de Paulo S
    Paulo S

    é normal o windows 8.1 usar logo 2.7gb de ram apos ligar o pc?

  6. Avatar de Fernando
    Fernando

    Se calhar pode-se ter em conta que uma grande percentagem dos utilizadores não se preocupa com o browser que usa, usa apenas porque sim ou porque é mais bonito visualmente. Eu cá prefiro o firefox, o chrome arrasta-se mais na minha máquina e de resto também me atrai menos.

  7. Avatar de CC
    CC

    “… o Chrome é o browser que mais quota tem ganhado,…”

  8. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    Não consigo perceber como? É passado, lento, nada funcional, mas como sempre cada um sabe de si.

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      Queria dizer pesado. Só é o mais usado, porque vamos o Google e levamos logo com esse malware. A Google tem uma posição de destaque.

  9. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    “Na segmento dos browsers não existem assim tantas opções para os utilizadores.” Neste momento é muito melhor do que há uns anos.
    Pelo menos existem 3 que podem ser usados em todos os PCs: chrome, firefox e opera. Desde que exista mais de um, há concorrência, logo desenvolvimento.
    O facto de o IE deixar de ser o browser mais importante é um descanso para os programadores. Esperamos que o HTML5 continue o seu desenvolvimento… e que os navegadores o suportem o mais possível.

  10. Avatar de Rui
    Rui

    Quando conseguir encontrar melhor que o Firefox, talvez mude…………

    1. Avatar de okapi
      okapi

      +1
      …mas acaba-se sempre por não mudar.

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        ora nem mais.
        Firefox para mim tem mais segurança e privacidade, apesar de ser dificil nos dias de hoje na internet

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Project Spartan? 😀
      Ainda está em fase beta mas parece estar em bom caminho 😉

  11. Avatar de João Terra
    João Terra

    Eu uso mais o firefox no PC e no smartphone firefox ou opera ou uc browser.
    O Chrome cada vez é mais lento e pesado e no PC gasta muitos. recursos

  12. Avatar de kekes
    kekes

    Este teste tem em consideração todas as plataformas ou apenas as moveis? Se tem todas e normal que o Chrome destaque já que grande parte usam o Chrome. Seria interesante saber isso descriminado.

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    A maioria usa o browser mais simples ou que o seu grupo de pessoas amigas/conhecidas usa ou que ouviu falar o nome nos ultimos tempos e se lhe perguntarmos o que é um browser nem sabe o que é. Por isso o Chrome é o mais usado, porque é o browser das massas neste momento.

    Eu uso o Firefox desde sempre e não vou deixar de usar enquanto surgir um browser melhor e que me permita configurar e personalizar da forma que consigo o Firefox.

    1. Avatar de SouAnónimo
      SouAnónimo

      Nem mais. Colocar uma pequena caixa na página principal deles a dizer “Clique aqui para usar um navegador mais rápido” foi, em restrospetiva, uma medida muito bem sucedida. Conheço muitos que instalam e como o software se “auto-configura” como navegador predefinido passam a usar quase sem se darem conta.

      1. Avatar de ddtc
        ddtc

        mas pior ainda é usar tacticas iguais ao malware para magicamente instalar o chrome nos pc’s dos mais incautos, ou seja, 99% das pessoas.
        enfim, tacticas sujas de gente suja.

  14. Avatar de int3
    int3

    Chrome é o mais usado porque está logo nas vistas quando se vai ao google.com ou pre-instalado no android… Antes de haver chrome o firefox matava tudo mas como firefox é um software livre e open source e a mozilla não gasta fundos em publicidade o abuso de poder do Google fez esmagar o projeto mozilla….

  15. Avatar de jAugusto
    jAugusto

    …não consigo sequer usar o chrome a partir da v40 64 bits foi um inferno com as extensões, o utilizador autorizado e por aí fora…uso o firefox mas de vez em quando tem uns soluços.

  16. Avatar de Fernando Almeida
    Fernando Almeida

    Uma pergunta à malta, se me podem ajudar:

    Uso o Firefox mas de há uns dias para cá que certas imagens não carregam, ficam apenas com um fundo preto ou não carregam de todo, o java nas páginas não funciona. Já tentei de tudo, reinstalar, com ou sem addons, o java está actualizado, já tentei desligar a aceleração de hardware como li online mas está tudo na mesma.

    Se no caso do java não incomoda assim tanto pois não tenho mt contacto com ele, as imagens é deveras frustrante estar a navegar e ter blocos pretos pelas páginas. Recarregar página não funciona pois elas recarregam preto na mesma ou não carregam de todo.

    Devido a esse pormenor, comecei a usar Chrome mas preferia tentar resolver este problema. O Firefox está actualizado sendo que isto acontece pelo menos desde há duas versões atrás.

    A lista dos addons para o caso de ajudar:
    Adblock Plus
    Thumbnail Zoom Plus
    ZenMate VPN

    Obrigado desde já.

  17. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Chrome? Never!
    Actualmente uso Mozilla Firefox (normal e for developers) e cada vez mais Project Spartan no Windows 10. Este ultimo surpreendeu pela simplicidade e velocidade 😀

  18. Avatar de Osvaldo Fernandes
    Osvaldo Fernandes

    Recomendo o Yandex Browser para quem estiver aberto a sugestões alheias 🙂

  19. Avatar de dmtg
    dmtg

    Isso vai acabar em breve. Neste o chrome ja desactivou o Java e brevemente deixara de dar suporte. Resumindo e incluindo vai perder cot.