elementary OS Freya – Uma ameaça gratuita ao Windows e OS X

52 Comentários

Uma das distribuições Linux mais aguardadas nos últimos meses é sem duvida o elementary OS Freya. Depois da última versão Luna e de ter mudado o nome de Ísis para Freya (nome da Deusa nórdica do amor e da beleza) este versão promete impor-se no mundo Linux e quem sabe “derrubar” distribuições como o Ubuntu ou o Mint no campo da popularidade/usabilidade.

O elementary OS Freya, versão beta, foi disponibilizado em Agosto de 2014 e hoje a equipa responsável por este projecto lançou a versão final.

elementary14


O elementary OS é uma distribuição baseada no Ubuntu, e direccionada para desktops. Apesar de pouco popular (apenas três versões até ao momento – Júpiter, Luna e agora Freya), esta distribuição tem um fantástico look and feel , garante um bom desempenho  e é bastante estável.

elementary15

Principais Novidades

Pantheon

Com o elementary OS Freya, através da funcionalidade multitasking view o utilizador pode ter uma visão organizada de todos os ambientes virtuais e das aplicações que estão abertas em cada um desses ambientes.

elementary16

Slingshot

O launcher Slingshot tem agora também suporte para plugins o que permitirá melhores pesquisas e novas funcionalidades e também quicklists.

elementary19

3 novas aplicações

Com a versão final do elementary OS Freya foram integradas também três novas aplicações: Calculator, Camera and Videos (Audience) e Photos.

elementary17

Calendário

A aplicação calendário sofreu também algumas melhorias ao nível da interface e já traz suporte para o Google Calendar & CalDAV

elementary18

Outras novidades

O OS Freya é baseado no Ubuntu 14.04 LTS Enablement Stack e vem com o Linux Kernel 3.16, Xorg server 1.15.1 e Mesa 10.3.2. Esta versão tem também um novo sistema de notificações, suporte para UEFI/SecureBoot e foram corrigidos mais de 1.100 bugs.

Licença: GPL/LGPL
Download: elementaryos-freya-amd64.20150411.iso (852MB,MD5).
Homepage: ElementaryOS

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo

    A distribuição está fantástica! Sistema de notificações perfeito, estável, leve e extremamente bonita!
    Há um erro no artigo, “Apesar de pouco popular (apenas duas versões até ao momento – Júpiter e agora Luna)” Não é Luna, é Freya!

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Sim, mas “agora” é o Freya não o Luna ou estou a interpretar mal?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, Luna foi a versão anterior. Ajustei o texto pois apenas me estava a referir ás duas versões anteriores.

  2. Avatar de Áquila Freitas
    Áquila Freitas

    Já testei e recomendo, livre de bugs até ao momento. Sempre usei os OSs da elementary e tem vindo a crescer muito e com certeza terá um ótimo futuro.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, estou também a testar e até agora…impecável! Fluído, bonito, descomplicado e zero bugs (até ao momento)

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Finalmente saiu, estava em desenvolvimento há anos… Para mim uma das melhores distribuições linux, pena que tenha um desenvolvimento tão lento :/

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não diria melhor! De facto, é uma pena.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        É o problema do mundo “open source”. Se houvesse investimento, era mais rápido certamente.

        1. Avatar de Pedro Pinto
          Pedro Pinto

          Um dos fundadores, Daniel Foré, saiu do emprego há pouco tempo para se dedicar a tempo inteiro ao projeto.

          1. Avatar de kokoloko
            kokoloko

            E como é que ele vai viver a partir de agora? É que o subsídio de desemprego vai acabar um dia… 🙂

  4. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    As melhores coisas fazem-se com tempo, cabeça, tronco e pés.

  5. Avatar de Eduardo Pereira
    Eduardo Pereira

    Estavel brutalissima, corre como manteiga em 1gb de ram!! 😉 super contente, ainda não vi nenhum bug!!

  6. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Interessante e realmente bonito.

  7. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Alguém sabe se correrá bem num antigo portátil Pentium M 1.6 GHz com 768 MB RAM? (versão 32-bit)

    Normalmente funciona a saída hdmi de série?

  8. Avatar de Rogério
    Rogério

    Alguem me explica como instalar isto no meu desktop? Não trabalho com Linux há uns 10 anos e nunca fiz a instalação (só tenho 23 aninhos).
    Se me puderem dar uma ajuda, enviem e-mail para rogerio.machado13@hotmail.com por favor 🙂
    Agradeço desde já.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Como o OS é baseado no ubuntu podes sempre ir à página do ubuntu que de certeza tem lá a explicar ou ainda melhor – youtube 🙂

      Mas sinceramente é tudo muito intuitivo… é só leres as cenas durante a instalação…

      Aconselho é testares antes de fazeres full install.

      1. Avatar de Rogerio
        Rogerio

        Aconselhas a testa-lo em VM? E que tal em termos de compatibilidade?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Acho que para testá-lo basta correres no CD ou pen de instalação que dá perfeitamente… Desta forma não consegues gravar nada porque funciona como sessão. Por exemplo se ao ao correres na Pen ou CD instalares alguma coisa e reiniciares já não está instalado… mas faço sempre assim para testar os OS de linux…

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Se tiveres o ruim, instala o UNetbootin e coloca a imagem do SO numa pen. Depois para instalar basta saber ler…

  9. Avatar de Amigo
    Amigo

    A luna não é 100% estável. Pelo menos o gestor de ficheiros. A freya é baseada no ubuntu 14.04. Pena pois o ubuntu não roda bem no meu hardware. Provavelmente por causa do MIR.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boas Amigo, provavelmente o Ubuntu é pesado para a tua máquina por usar de padrão interfaces gráficos como Unity ou gnome.. por exemplo… o Xubunto, possui exactamente o mesmo kernel que o ubuntu, no entanto a interface gráfica que este traz por padrão é a XFCE! Ou seja, torna-se mais fluido e rápido em máquinas menos potentes… até faz “peão” 😛

      1. Avatar de Amigo
        Amigo

        Olá,

        Sim eu sei que o ubuntu com a sua interface unity é mais pesado, e como é óbvio o hardware mais antigo tem dificuldade para correr o sistema. Mas o meu caso não é esse, tenho i5 480M, 4gb RAM, SSD, etc. Como podes ver é relativamente recente. O problema está no kernel/gestor de janelas(MIR, wayland) que não funciona com a minha placa gráfica AMD. Tenho um portátil com gráfica híbrida.
        Até para usar o Gnome3 na sua versão estável mais recente tive que instalar o arch, pois posso escolher o que quero instalar e assim evitar o wayland.

        Mas mesmo assim vou experimentar o freya final, pode ser que não tenha o mesmo problema da beta 2.

  10. Avatar de ze
    ze

    Ainda não esta bom, pelo menos no meu pc, no sotware center os icons ficam enormes e em definições do sistema é a mesma coisa. Se abrir muitas janelas deixam de responder.

  11. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Dá para ter o Windows e a elementary Os no mesmo pc?

    1. Avatar de Rui Silva
      Rui Silva

      Claro! Se precisares de ajuda diz algo.

    2. Avatar de Pedro Nunes
      Pedro Nunes

      Sim é possivel.

    3. Avatar de Pedro Reis
      Pedro Reis

      Dá sim senhor, uma das opções ao instalar é se queres continuar com o windows (e outros OSs que possas ter intalados).
      Depois ao iniciares o computador o booter dá te a escolher o OS com que queres iniciar a sessão.

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Pelo que li haverá uma maior compatibilidade com GPUs ATI alguém me consegue confirmar? No meu HP G62 sempre que tento instalar a gráfica aquando do reboot entra em TTY e lá tenho que formatar a máquina mais uma vez, preciso da saída HDMI e para isso tenho que ter sempre uma partição com windows especificamente para fazer apresentações.

    Obrigado desde já.

    1. Avatar de Amigo
      Amigo

      Estás como eu, também tenho um HP(dv6-3315sp) e é a mesma coisa. Experimenta o Linux mint 17.x KDE, ou então o ARCH e escolhes as drivers que queres(open-source ou proprietárias). Não posso garantir que funciona, mas tenta.

      Até no Windows 7 tive que instalar umas drivers de terceiros para poder ter as drivers da AMD mais recentes. Foram uns fiascos estes portáteis. Nunca mais me meto em outra.

  13. Avatar de devpython
    devpython

    Ainda prefiro usar qualquer distro linux com ambiente kde, o nivel de personalização do kde é superior a qualquer ambiente gráfico existente.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tu não sabes o que estas a dizer.

      1. Avatar de Alexandre Martins
        Alexandre Martins

        Talvez apresentar uma alternativa seja melhor resposta.
        Embora o KDE seja bastante personalizável, há quem faça juras de amor ao Openbox. Nada como testar por si, devpython.

  14. Avatar de joao
    joao

    Alguém tem conseguido por a funcionar os ratos touchpad sem teclas nos ubuntu e seus derivados?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Experimenta atualizar para o kernel 4.0.0 e esse problema deve ser resolvido. As novas versões de kernel saem para resolver esse tipo de problemas.

  15. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
    Wagner Albuquerque Braga Filho

    Estou com um problema para deixar o sistema 100% em PTBR. Algumas opções de menu aparecem em ingÊs.

    1. Avatar de Diogo

      Nas definições do sistema, em idioma tem de finalizar a instalação do idioma.

  16. Avatar de zezito
    zezito

    Ameaça Gratuita ao windows e Mac OsX, pois pois…, já há mais de 20 anos que ouço a mesma coisa e até agora o Linux continua uma… promessa…

  17. Avatar de Miguel Ramos
    Miguel Ramos

    Enquanto nao der para jogar (fluentemente eu sei que ha uma aplicaçao que podes correr jogos windows mas tem muitos bugs e nao da para todos os jogos) como no windows e mac, nao vai estar nem de perto a ameaçar estes! (falo dos jogos mais modernos e mais populares)

  18. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uso o linux para programar e o windows para jogar… Nunca usei Mac mas pelo o que vejo é um linux privatizado 🙂

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Tás enganado.

      O Linux é um Unix-poser. O OS X é descendente direto do Unix.

      Ou melhor ainda, o OS X é o Unix que funciona no “desktop” (estou aqui a incluir os laptops), coisa que o Linux nunca foi.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Sim, exacto… mas em termos de utilização final quem utiliza um linux facilmente utiliza OSX e vice-versa… foi este o sentido do post anterior… 😉

  19. Avatar de Cocó
    Cocó

    A ultima versão não se dava bem com a ATI do meu VAIO. Tenho de experimentar esta, pode ser que tenha mais sorte.

  20. Avatar de Daniel Barros
    Daniel Barros

    Essa distro parece ser boa mas por ser parecida com o OS da Apple lixão n vou usar. Parece q o utilizadoor queria o mac osx e n teve dinheiro pra comprar então teve q recorrer a esse eos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Pois, mas deixa-me informar-te que o osx da apple é que parece que anda a copiar o pantheon do elementary, quem já usou o Luna, não me deixa mentir, há 2 anos o elementary já permitia colorir pastas, qual é que foi uma das grandes novidades do novo osx? já para não falar do novo look das janelas do osx é copiado à descarada do gnome. Gnome esse que influenciou diretamente o pantheon, pois o pantheon não passa de um gnome disfarçado.

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ameaça ao Windows em que sentido?

    Eu posso chegar a casa, instalar isto e depois instalar o Origin e depois o Dragon Age: Inquisition?

    E sinceramente não vejo como é que a solução para a estranheza que as pessoas sentem ao passar do Windows 7 (ou anterior) para o 8 se resolve com um sistema operativo ainda mais diferente. E que ainda por cima nem corre as mesmas aplicações.

    Quando a ser ameaça ao OS X, dessa até o Steve Jobs se ri e o homem já morreu há uma data de tempo. 🙂

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Amigo, tu de poda deves perceber muito, mas de informática, lamento fazer-te cair na realidade, mas percebes 0. Se o computador para ti é só para jogos, felicito-te pois tens uma vida santa. Ah, eu também jogo aqui no eOS, tenho aqui o 7 Days to Die instalado, porque atualmente nem jogo mais nada. Tenho na steam 18 jogos que posso jogar aqui no linux, e estou a falar de jogos a sério tipo CS GO, FM, Portal, Amnesia, não é o pimbal nem o snake. Ah, e o pc demora 5 segundos a iniciar , estando logo pronto para utilizar (sem essa treta do fast-boot), para desligar são sempre 2 segundos, a minha vida ainda não me permite esperar 1 hora para que o computador desligue, porque tem atualizações de segurança para fazer.

  22. Avatar de zédosalhos
    zédosalhos

    oi, galerinha.. como instalar num pc com windows vista ? mas queria ficar também com o vista.. algo do género Magalhães, em que se podia escolher
    se souberem de algum tutorial agradecia bues..
    😉

  23. Avatar de TheBestOrNothing
    TheBestOrNothing

    Boa tarde a todos.
    Fica aqui para quem tiver interesse neste SO, o magnet link funcional para download versão x86_x64:

    magnet:?xt=urn:btih:fc85dc999730a42de3924444aadbcfa183b5f388&dn=elementaryos-freya-amd64.20150411.iso&tr=https%3A%2F%2Fashrise.com%3A443%2Fphoenix%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Fopen.demonii.com%3A1337%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.ccc.de%3A80%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.openbittorrent.com%3A80%2Fannounce&tr=udp%3A%2F%2Ftracker.publicbt.com%3A80%2Fannounce&ws=http%3A%2F%2Fsuberb-sea2.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso&ws=http%3A%2F%2Fignum.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso&ws=http%3A%2F%2Fheanet.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso&ws=http%3A%2F%2Fcitylan.dl.sourceforge.net%2Fproject%2Felementaryos%2Fstable%2Felementaryos-freya-amd64.20150411.iso

    Cumprimentos,

  24. Avatar de erick
    erick

    coloca o nome do desenvolve-dor no site

  25. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Tem como instalar Pacote Office e editores de video tipo Adobe nesse sistema?