Windows Phone rouba clientes ao Android no mercado europeu

88 Comentários

Windows Phone já tem 10% do mercado na Europa

Com o objectivo de conquistar o mercado dos dispositivos móveis, a  Microsoft tem vindo a implementar um conjunto de estratégias que têm dado bons resultados.

Sendo o Windows Phone uma plataforma quase irrelevante à escala mundial, tendo em conta os números esmagadores do iOS e Android, os dados empresa Kantar mostram que nos últimos meses o sistema da Microsoft tem crescido na Europa e já tem uma participação no mercado na ordem dos 10,1%.

windows-phone-8x


Num mesmo estudo onde revela que o iOS bate recordes na China e Android perde da Europa, a Kantar dá a conhecer que o Windows Phone está a crescer na Europa tendo ganho 1% de novos utilizadores em 1 ano.

Como podemos ver pela tabela seguinte, nos primeiros meses de 2014 a participação no mercado do Windows Phone era de 9.1% passando para os 10,1% em 2015. Na tabela completa facilmente se pode se pode confirmar que o Windows Phone cresceu na Alemanha, França, Austrália e até nos Estados Unidos.

WindowsPhone_00

Ao contrário do Windows Phone e do iOS, o estudo mostra que o Android está a perder terreno tendo sofrido uma quebra de 2,9%. Este é sem duvida um momento interessante até porque a Microsoft prepara-se para lançar o tão esperado Windows 10 (Já viu o Xiami Mi 4 a correr o Windows 10?) e a ansiedade por parte dos consumidores é muita.

Depois da chegada do Windows 10, será que a Google vai começar a perder terreno no segmento dos dispositivos móveis?

Via Kantar

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Soares
    André Soares

    Fico muito feliz com esta noticia,foi a melhor coisa que fiz, trocar de android para windows phone, acabaram-se os lags e a lentidão.

    1. Avatar de gaspar
      gaspar

      +1
      Desde que troquei para um Nokia luma 625 que tem um hardware semelhante ao android que eu tinha a minha vida mudou… Ja não fico frustrado cada vez que quero escrever uma mensagem

      1. Avatar de João
        João

        O Android actual, só corre bem em telemóveis de 500 euros. Não corre em hardware de 100 euros.. Quando o teu Lumia 625 fizer o mesmo que o Android, fica lagado também.

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Dá um exemplo de algo que seja possível em Android e não em WP.. apenas um..
          Estou curioso.

          1. Avatar de Edgar Ferreira
            Edgar Ferreira

            Então Ricardo é fácil, o Android tem aquelas apps muito boas de anti-virus, limpeza de cache e para matar apps que estão a consumir recursos.
            Não sentes falta disso no WP?

          2. Avatar de gaspar
            gaspar

            O WP simplesmente não precisa de nada disso…

          3. Avatar de Ricardo Raimundo
            Ricardo Raimundo

            Eu estava mesmo curioso..
            Mas gostei da resposta!

          4. Avatar de Mitrovskyeiro
            Mitrovskyeiro

            Então que tal fazer estaa experiência: Procura as APPS da Microsoft para o teu Windows Phone e em seguida compara com as que a Microsoft tem para Android! Vais descobrir que a própria fabricante do Windows Phone aposta mais nas apps para android do que no seu SO.

          5. Avatar de PR
            PR

            Existem umas quantas, mas assim que me lembre rapidamente, sem ter que pensar muito:

            Já existe snapchat oficial (Atenção, oficial e não aquelas porcarias feitas por terceiros que depois bloqueiam as contas das pessoas) para WP?

            E XBMC, existe? dá para ver a bola num WP e ligar por hdmi (ou pelo chromecast ou algo parecido) à TV da sala?

            E personalizar o SO? é possivel? não estou a falar de trocar de ROM (isto já é um nível muito avançado para a maioria) mas sim de alterar toda a interface do SO, imagens, icons, launchers, teclados, etc… Ou ainda são obrigados a trabalhar com aqueles quadrados gigantes, mesmo que não queiram?

            Eu percebo que o pessoal goste de WP, e até acredito que para quem quer um smartphone barato, um lumia dos fraquinhos é capaz de ser a melhor opção. O SO é muito simples e por isso acaba por ser muito estável e eficiente, e tem todas as funções essenciais que um smartphone deve ter.

            Por outro lado, quem quer comprar um smartphone a serio e não se importa de gastar umas largas centenas de euros com isso, na minha opinião não faz sentido comprar um smartphone que não tem TUDO o que os outros têm.

          6. Avatar de Newj
            Newj

            Os quadrados grandes podem ser redimensionados para pequenos ou retangulos, com transparência ou opacos, com fundos à escolhas e muitos deles dinâmicos, nisso o WP está muito à frente do resto. E para ver a bola diz-me algo tão fiavel no Android como o Flashsports do WP, ou então instala essa melhor app de todos os tempos no teu Android a ver se tens..

          7. Avatar de z3ro
            z3ro

            Mitrovskyeiro, isso acontece porque está para sair o W10, e a Microsoft já disse que em vez de perder tempo neste momento com atualizações para uns meses, vai apenas disponibilizar a mesma versão com o W10. E ao contrário do Android, recebem todos os W10.

            PR, não não existe Snapchat oficial, e que tem isso a ver com o WP? Pelos visto o WP está a crescer sem Snapchat, ao contrário do Android.

            xbmc? mas um consumidor normal sabe sequer o que é isso? Ligar a outros periféricos virá com o W10.

            Personalizar? Para mim os live tiles são a melhor personalização que existe. Eu não tenho um ícone do Instagram, tenho um tile a mostrar a feed do mesmo, o mesmo acontece com o Twitter, Tapatalk, Metereologia, Calendário, Facebook, e por aí fora… Muito personalizável 😉
            Teclados de terceiros, não, mas para mim, WP tem o melhor teclado nativo dos 3…

            Quem compra um smartphone a serio, ou gasta umas centenas de euros ou compra WP e tem uma experiência melhor, mais divertida, mais intuitiva e sem se preocupar em antivírus, fechar aplicações, rom disto e daquilo…

          8. Avatar de Edgar Ferreira
            Edgar Ferreira

            @PR
            Discordo quando dizes que o WP é um sistema só para utilização básica e com telemóveis fracos. Por um lado, acho que nenhum Lumia é fraco, porque todos eles têm um desempenho mais que razoável para as respetivas categorias de preços (o que depois muda é a qualidade do ecrã, câmara e outros fatores desse género). Por outro lado, gostava de saber quais são essas coisas super-avançadas que se fazem num smartphone, e que não podem ser feitas no WP (seja nativamente ou por apps).

            O WP permite já um nível de personalização muito para além dos quadrados gigantes. Nota-se que nunca mexeste a sério num…

            Mas concordo que falta o Snapchat, é uma app da moda, mas acredito que afaste muita juventude.
            A mim dava-me jeito que houvesse a app da Rede-Expressos (e outras companhias de transportes nacionais).
            O XBMC/Kodi era bom que também existisse, mas também penso que na grande maioria dos cenários de utilização real existe uma TV com Raspberry (ou outro media center) ou um PC/tablet com isso instalado. Deve acontecer como com o VLC, demorou mas chegou!

          9. Avatar de Neopunk
            Neopunk

            @ PR:

            Snapchat: A App para WP será lançada entre Abril e Maio. Next.

            XBMC: Tens o XMBC Remote que eu uso e funciona 5*. Como Media uso o Plex, VLC.

            Streaming do Telefone para a TV: Compra o Microsoft Wireless Display Adapter. Next.

            Personalizar o OS: Queres mesmo falar disso? Algumas dicas: App #TileArt, procura no youtube e espanta-te, o meu telefone tem um layout formidável. Background image, live tiles, lockscreen com imensas apps integradas, acho que neste campo é tipo 15-0 a qualquer outra plataforma.

            Tudo o que os outros têm: E o que os outros não têm, experiência no Office, Wifi Sense, Storage Sense e Battery Saver, home screen único e live tiles, updates sem battery leaks, falhas de segurança (algumas básicas!), storage cifrada por defeito (bitlocker), melhor assistente digital (aka Cortana), melhor experiência fotografica e video, várias funcionalidades enterprise integradas (workplace join, vpn,email direct-push, ActiveSync-aquela cena que a Google descontinuou no Android…), apps Corner (emprestas o telefone momentaneamente com acesso a uma app especifica e nada mais).

            Não irei abordar tópicos como o W10, o tempo o dirá, mas certamente vais ouvir falar disto: Um único OS, uma única store para todos os form-factors Windows, Universal Apps.

          10. Avatar de PR
            PR

            Depois das respostas do newj, do z3ro, do neopunk e do edgar ferreira, só posso concluir que continua a não existir snapchat, continua a não existir xbmc, continua a ser obrigatório usaria quadrados gigantes e continua a não ser possível alterar o teclado (dizem até que o wp tem o melhor teclado do mundo, onde é que eu já ouvi isto??).

            Meus caros, a utilidade ou falta dela de algumas apps, ou se essas apps estao aí a chegar ou vão chegar daqui a um par de anos, é totalmente irrelevante. Quando alguém gasta algum dinheiro num smartphone quer que o seu smartphone faça tudo o que os outros smartphones fazem.

            Haver a possibilidade de vermos os nossos colegas e amigos com os seus Androids de 150€ a trocarem mensagens no snapchat, e nós que gastamos uma pipa de massa num lumia 900 e troca o passo, não podermos participar, é no mínimo frustante. Voces até podem dizer quentão querem o snapchat para nada, mas isto não se passa só com o snapchat. Basta ver que só recentemente foi libertada a app da CGD, que já existe para Android ha anos, tal como a possibilidade deligar pens ao wp que ao que parece só vem no wp…

          11. Avatar de Edgar Ferreira
            Edgar Ferreira

            @PR
            Claro, podes focar-te em apps específicas que existem para Android e não para WP. Assim ganhas sempre o debate, easy!
            Mas um smartphone, e os seus utilizadores, não vivem apenas das apps específicas que te fazem falta! Há muito mais, e para além disso, tirando o Snapchat, já te falaram em alternativas para vários dos outros serviços!
            Quando o Android andava nas versões 2. qualquer coisa, havia todas as apss que existiam para iPhone? Isso impediu o sistema de crescer?
            Pois também não me parece que isso vá impedir o WP de crescer, até porque o que tu apelidas de Lumias fraquinhos, são na verdade telemóveis bem construídos, com boa relação qualidade/preço, com óptimo desempenho e com garantia de suporte.
            Essas chinesices tipo Huawei podem dizer o mesmo? Quando esses lançam (se lançarem) updates para os telemóveis, tens a garantia que não ficam com um tijolo lento e cheio de lag nas mãos? Pois…

          12. Avatar de Edgar Ferreira
            Edgar Ferreira

            @PR
            Ah, e quanto aos quadrados gigantes, leste mesmo as nossas respostas?
            Se quiseres, podes dar-te ao trabalho de pesquisar por “start screen WP” e vê se as imagens de exemplo são apenas quadrados gigantes!

        2. Avatar de gaspar
          gaspar

          Eu sei que sim, mas eu, à semelhança da maior parte dos utilizadores, apenas quero um telemóvel que me permita utilizar as redes sociais, mandar umas mensagem no whatsapp e no menssager, ir á net ver uma noticias e não gastar muito dinheiro no equipamento.
          Não quero alterar ROMs nem fazer root nem nada disso…
          E para isso, na minha opinião, não há melhor do que o Windows phone

          1. Avatar de FG
            FG

            Não queres alterar ROMs?

            Não percebes o hip-hop 😉

          2. Avatar de MR
            MR

            Só para deixar uma info, eu no meu 930, consigo ligar à tv por wireless. e jogo na tv e vejo videos e filmes online. o XMBC é bom , mas eu nem no pc uso. É obvio que o android tem mais apps. mas uma coisa é certa o windows phone tem qualidade e está a crescer. Isso é bom para toda a gente, porque quanto mais concorrência existir melhor se tornarão ( = a melhor para nós utilizadores) 🙂

        3. Avatar de Carlos Fonseca
          Carlos Fonseca

          Afirmação completamente falsa! Pelos vistos nunca correu pelas suas mãos um Android de 100 euros… Tive vários, continuo a tê-los um pouco mais caros (150~200 euros) e NUNCA tive problemas com eles (made in China)… Ah! E também tenho um lumia 630 com WP 8.1…

      2. Avatar de João Brito
    2. Avatar de João
      João

      O problema do Android, é o pessoal comprar aparelhos com hardware fraco e esperar que não tenha lag e lentidão. No Windows Phone e no iPhone tens um S.O. desenhado para correr num hardware à medida.

      1. Avatar de Pedro Monteiro
        Pedro Monteiro

        Posso te dizer que tenho 2 windows phones (530 e 735) ambos relativamente baratos (70€,180€) e funcionam na perfeição, já o meu antigo S3 mini não podia dizer o mesmo e que me tinha custado (340€).

        1. Avatar de Fox
          Fox

          Tenta arranjar uma roms em condiçoes para o S3,vais notar uma obvia diferença eu tenho num velhinho galaxy s1 i9000 cyanogen, e ate se porta bem.
          A culpa nao é do android mas sim de algumas marcas como a samsung que nao sabem o que sao actualizaçoes

          1. Avatar de Carlos Fonseca
            Carlos Fonseca

            O meu S2 tem o KK 4.4.4 Cyanogenmod desde que foi disponibilizado. Actualizações são 3 ou mais por semana. Só é pena ainda não terem disponibilizado, para o S2, a Lolli.

          2. Avatar de filipe
            filipe

            Roms??!? No WP nao s precisa nada disso. Acha que um utilizador sabe sequer o que é isso?!?

      2. Avatar de FG
        FG

        Pegas num iPhone 5, hardware de 2012, a idade não perdoa, e vês como se porta de maneira excelente.

        O mesmo para Windows Phone… Com telemóveis a menos de 100€

      3. Avatar de ricardo
        ricardo

        Acho que é mais do tipo qualquer telemovel meterem android e não afinarem aquilo bem. E nao vamos falar na Samsung que “caga” telemoveis todas as semanas.
        Com esta noticia so espero que o mercado wp melhore.

      4. Avatar de lmx
        lmx

        não é só esse o problema..

        A questão é que o Android dá-te escolha, e para isso tens que ter uma shell a interpretar muita coisa…O windows por sua vez, faz o que faz e mais nada, e como tal não precisa de tanda coisa na shell…isto é um exemplo…existirão outros..

        Mas claro que só este pois permite-se lançar app,s mais rapidamente, mas o custo é a limitação para alterar, etc.

        Outro grande defeito do windows phone, é que não é um projecto global, como o Android, não é um projecto open source muito pelo contrario, e n
        ~ao é património da humanidade, como o Android…

        Este ponto para mim, é o mais importante, de resto, parece ser um bom SO, apesar de sufrer dos mesmos males que o meu BB10..app,s fechado, mesmo assim a BB tem lá uma kornshell, para a malta curtir…mas “não é a mesma coisa”!

  2. Avatar de Cris
    Cris

    Não me admira. Talvez vá comprar um no futuro.
    Gosto de Android, mas sou o 1º a admitir que tem de ser reformulado (refactored).

    Gosto muito do Sailfish OS, mas os ports demoram demasiado tempo a aparecer.
    https://wiki.merproject.org/wiki/Adaptations/libhybris

  3. Avatar de mzzr
    mzzr

    até criaram um tópico para o windows phone se já foi falado noutro lado. xd. a melhor coisa que fiz foi mudar de windows phone para android

  4. Avatar de André
    André

    Há um ano tinha Android. Troquei por um Windows Phone e hoje tenho também um iPhone. Admito que nem um sistema nem outro permitem tanta liberdade como no Android, em que é possível fazer praticamente tudo. Mas a estabilidade e o desempenho do Windows Phone impressionam-me, principalmente pelo telemóvel custar 100€. Fico contente por algumas pessoas trocarem o Android por Windows Phone.

  5. Avatar de João Terra
    João Terra

    Tem crescido no mercado Europeu à custa de quem? Agora é fácil copiar as ideias.

    A MS nunca inovou em nada e nada o fez para isso. Vê-se isso claramente no Windows 8.0 que foi feito ás “3 pancadas” e foram lançados os Surfaces para fazer face ao Android.

    Uma das coisas que não gostei foi a MS estar acusar a Google pelas suas patentes e pelas suas licenças, quando o tema se trata de “OpenSource” Só ai bastou para ver o que a MS quer e deseja.

    O Android pode ter bug´s e leg, mas a Google anda a fazer um esforço para que o sistema seja o melhor possível. A google já anda neste projecto do Android desde 2005, enquanto a MS só apostou no windows phone em 2010.

    Mas isso é uma guerra entre Google e MS, mas na minha opinião ao ler informações sobre a MS atacar Deus e todo o mundo apetece fugir e ir para a concorrência que ao menos trabalha e inova.

    Claro que os meus comentários não agradam a muita gente, já dizia Martin Luther King, Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa. Esta frases aplica-se a mim, porque digo o que penso e logo atrás tenho alguns de vocês a declarar-me guerra verbal

    1. Avatar de Pedro Monteiro
      Pedro Monteiro

      Quem é que inventou o 1 tablet?
      Antes de existir android e ios, qual era o sistema operativo utilizado em muitos pda’s?
      Se és um anti Microsoft, porque que usas produtos deles no teu dia a dia?

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        certamente que não foi a Microsoft!!
        Antes de haver tablets Windows já tinha havido outros e antes da Microsoft ter um sistema para PDAs já havia outros, entre eles a Apple que foi quem apareceu com a designação PDA

        1. Avatar de okapi
          okapi

          Eu julgo que essa tua afirmação está incorreta, tenho a impressão que até foi a PSION , se calhar é marca que nem conheces.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Incorrecta!?
            Foi o CEO da Apple o primeiro a fazer uso público do termo PDA numa apresentação do Newton no início dos anos 90 – era esse o sentido claro da minha afirmação!
            Qual é que foi o primeiro aparelho que pudesse ser incluído nessa classificação é algo aberto a debate, pois o sistema da PSION na altura não tinha a mesma versatilidade do NewtonOS! E sim conheço a PSION, uma empresa britânica cujo sistema acabaria por mais tarde dar origem ao Symbian

          2. Avatar de lmx
            lmx

            foi a HP a inventar o primeiro acho eu..foi é um fiasco..

          3. Avatar de okapi
            okapi

            Tens razão referias-te ao termo “PDA” e sim foi o CEO da Apple que lhe atribuiu o nome . Mas não foi o primeiro do genero no mercado.

    2. Avatar de Ricardo Raimundo
      Ricardo Raimundo

      Sem guerra!
      So para informar que ninguém cria nada do zero.
      Se calhar o Windows Phone não agradou no início por ser diferente do que as pessoas estavam habituadas?

    3. Avatar de Sérgio
      Sérgio

      Percebo o teu ponto de vista.. mas a meu ver começas com um erro e os factos falam por si. A Microsoft inova e muito, mas não cria algo que outras marcas têm feito bem melhor 😉

    4. Avatar de Paulo Sobral
      Paulo Sobral

      João desce um pouco à Terra, ainda Android não existia , já existião “smartphone” que se chamavam Pocket PC ou mesmo Windows Mobile, pesquisa um pouco e verás quem é quem copia quem.

      Cada macaco no seu galho.

      1. Avatar de Carlos Fonseca
        Carlos Fonseca

        Tive um Pocket PC da Acer com Windows Mobile. Ainda nem existiam smartphones…

    5. Avatar de Edgar Ferreira
      Edgar Ferreira

      Que pérola! Vamos lá tentar entrar no teu raciocínio:
      1 – A MS não inovou no Windows 8. Era igualzinho ao 7 não era? Por isso é que teve tanta aceitação das pessoas avessas à mudança! Ima coisa é não inovar, outra é a inovação não ter aceitação.
      2 – A MS (e todos os outros) têm patentes, e com isso protegem-se e recebem royalties. É assim que funciona o mundo! Queres abolir o sistema de patentes a nível global?
      3 – A Google está a esforçar-se para melhorar o Android. Então e a MS não está a melhorar o Windows Phone? A questão é que com menos anos no mercado e muito menos quota, o Windows Phone já evoluiu mais do que o Android no mesmo tempo de vida (um mid/low end Android de há 3 anos ou mais é puro lixo)
      4 – MS ataca todo o mundo? A MS está a disponibilizar todas as apps e soluções em todas as plataformas. A Google não tem apps para Windows Phone e está gradualmente a deixar de suportar standards necessários para as 3rd party apps.

      Os teus comentários não só me agradam, como me divertem imenso! Ui, a MS é o diabo, e a Google é Deus!

    6. Avatar de Pois
      Pois

      Já ouviste falar em Windows Mobile?

      Imagino que não…

      Existe há muito mais tempo que o Android !

      Aproveita e procura no teu amigo Google 😉

      Fica bem!

    7. Avatar de Midepa
      Midepa

      “A MS nunca inovou em nada…”
      A sério?
      Tens futuro na comédia.

    8. Avatar de Neopunk
      Neopunk

      No campo dos telefones: Já ouviste falar do Windows CE? E do PocketPC? E do Windows Mobile 2003?

      No campo dos tablets: Windows for Pen Computing (Win 3.x)? Windows for Pen Computing 2.0 (Win95)? Windows XP Tablet PC Edition?

      Hummm… afinal a Google ainda nem existia e já havia quem andasse nisto.

      No passado mais recente quem foi realmente disruptivo foi a Apple quando lançou o 1º iPhone e sucessivamente o iPad, democratizou o Touch na industria e com isso o mundo dos tablets e Smartphones, repara que disse disruptivo e não inovador, soube sim dar melhor uso a diversos conceitos que já vingavam no mercado.

      A Google merece os créditos da dissiminação da tecnologia em low-cost, obviamente à custa da qualidade, mas por outro lado forçou uma mudança no custo base dos sistemas operativos, a MS já oferece o Windows em form-factors abaixo de 9″ e upgrades à borla para a próxima versão do Windows, nisso sim, é preciso dar o devido crédito à Google.

      Sobre as patentes, é preciso não ser naife, fica aqui uma ideia da ordem de grandeza dos investimentos em R&D da Microsoft: http://www.microsoft.com/investor/reports/ar12/financial-review/business-description/research-development/index.html

      Sobre guerras verbais, será sempre tranquilo, desde que a troca de ideias seja dentro dos níveis de respeito que se exigem em comunidade.

      Abraço

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Das vezes que mexi num smartphone com WP8 detestei. Não vi lag, sim é verdade, mas também não vejo lag num equipamento Android com 2GB e sem tralha instalada (porcarias dos fabricantes).
    O lag que não tem, é igual em aplicações, a loja da MS é um deserto. E finalmente, tal como no iOS, estamos amarrados, o equipamento não é nosso, não fazemos o que queremos.
    Eu com Android, altero o SO, posso abrir uma consola, posso inclusivamente por ADB controlar o equipamento.

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      A Windows Store tem neste momento 580 mil apps, das quais 400 mil são para Windows Phone. Quadriplicou em pouco mais de 2 anos.
      Não me lembro de ter lido um comentário teu a afirmar que a Google Play era um deserto quando tinha 400 mil apps. Onde está esse comentário?

      1. Avatar de Mitrovskyeiro
        Mitrovskyeiro

        a maior parte das aplicações feitas por desenrascados habilidosos, alguns deles para ganhar os telemóveis que a nokia dava a quem construísse 4 aplicações… basta ler o nome do programador/empresa que desenvolveu a aplicação para perceber as limitações na sofisticação das mesmas!

        1. Avatar de Neopunk
          Neopunk

          Não vale a pena entrarmos por comparativos de número de Apps entre as várias plataformas, o WP está longe de chegar aos 2 principais concorrentes, não há nada que se possa contestar.

          Contudo há que reconhecer que hoje o universo de apps em plataforma Windows Phone já não consiste um problema e a existência de apps de má qualidade é um problema de qualquer plataforma móvel, a própria MS tem vindo a fazer uma limpeza recorrente na casa dos milhares de Apps.

          Calculo que o W10 vai ser um ponto de viragem significativo.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      “mas também não vejo lag num equipamento Android com 2GB e sem tralha instalada (porcarias dos fabricantes).”

      eu n vejo lag num wp com 512 de ram ou num iqualquercoisa com 1gb de ram.

      se a store é um deserto? se o é n dou por ela tem td o que preciso.

      qt ao controlares o hardware, certamente q 95% do mercado está-se a borrifar para isso.
      se para ti o android encaixa q nem uma luva, fixe, agora n julgues q o mercado quer o mesmo q tu, nem q o android é melhor so pq tu gostas.

      é o dispositivo + so que tem de se adaptar ao utilizador e n o contrario, logo nem todos nos encaixamos com o android.

      1. Avatar de Neopunk
        Neopunk

        +1.

        Eu por exemplo posso-me considerar um gajo Geek e veja-se o meu caso.

        O único Android que uso regularmente é o meu MediaCenter, honestamente desejava nunca ter sido forçado a modificar o Firmware e a perder imenso tempo a perceber que Tweeks tinha que fazer para deixar o Device a funcionar minimamente em condições.

        Tudo aquilo que queria era um MediaCenter em que não tivesse que perder 1 segundo nisto.

    3. Avatar de JN
      JN

      Dá para perceber que, das duas vezes que mexesse num Windows Phone, nem o chegaste a tirar da embalagem.
      Quanto à loja, o bazar chinês aqui da minhas terra, também é a loja mais recheada, por vezes nem se consegue passar nos corredores…

    4. Avatar de z3ro
      z3ro

      Tenho um WP de 2013 com mais de 100 apps instaladas, e muitas com permissões de correr em background, nunca alterei a ROM, as únicas vezes que desligo o meu telemóvel é para alterar a região do mesmo (tipo 1 vez por mês), e não tem lag…

  7. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Eu fui um dos que troquei o android para windows phone… Tive inclussive o OPO “boa máquina sem duvidas” mas dou prioridade á fiabilidade e segurança ao invés de personalização. Como tenho 99% das apps que tinha em android, nem foi muito dificil a adaptação. Agora quando mexo num android “no smartphone da minha mulher” já acho aquilo confuso e complexo. Pessoalmente super satisfeito com Lumia 1020

  8. Avatar de Mitrovskyeiro
    Mitrovskyeiro

    Já tive um Windows Phone, julgo que o 620 e, apesar da rapidez, servia de pouco, era pouco prático, as aplicações mais utilizadas não eram actualizadas pelos fabricantes, poucas tinham o idioma em português e, apesar de ter gps no seu hardware, não tinha aplicações para o usar (excepto a nokia que tinha um gps inútil e sem as funcionalidades mínimas) era muito mau e serviu de lição para nunca mais me meter num SO pouco adoptado pelo mercado… Podem ser muito bonitos e ter os modos básicos a funcionar de forma espectacular, mas o “ecossistema” de aplicações vai ser a principal e grande falha!
    Desde aí já tive vários Huawei’s que não recomendo a ninguém, mas os últimos, Alcatel POP e Vodafone Smart 4 Max têm-se comportado sem falhas!

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      Adoro estes comentários, de malta que começa por afirmar que teve isto e aquilo (normalmente marcas boas), onde supostamente encontraram mil defeitos (uso o GPS da Nokia regularmente, e faz o que é suposto). E depois terminam a reconhecer que o que têm no bolso é Alcatel ou Smart, o que deixa estes utilizadores muito exigentes plenamente satisfeitos.
      Com que então Vodafone Smart… o smartphone da minha irmã, que nunca viu uma atualização e tem de ser reiniciado com frequência. Boa sorte com isso.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Tenho um L620 há mais de dois anos e nunca encontrei esses problemas que falas.
      GPS inútil?! O GPS é mais rápido que a maioria dos androids – já comparei com vários e o meu consegue ser mais rápido na detecção e estabilidade do sinal.
      As apps HERE (Drive, Maps, etc.) estão ao nível de qualquer boa app de navegação da concorrência.
      Se não gostas, tudo bem, eu também não gosto de Android (já tive e tenho equipamentos Android. Nem todos gostamos das mesmas coisas.

  9. Avatar de Gabriel Ferreira
    Gabriel Ferreira

    Nao será “será” em vez de “dera” Ah e já agr melhorar este app do windows Phone sff

  10. Avatar de XPTO
    XPTO

    Ainda bem que existem varias opções no mercado para agradar a toda a gente.
    Pelos comentários que vejo, isto mais parece politica.
    Nenhum sistema agrada a todos, e nem todos temos os mesmos gostos.

    Uns gostam de Android, outros de IOS e outros de Windows phone.

    Normalmente as criticas para o Android em relação à concorrência, dizem respeito a terminais low cost que dão mà imagem ao sistema.

    Eu pessoalmente prefiro comprar terminais com Andoid Puro do que de marcas conhecidas que vem com personalizações da treta.
    Posso dizer que tenho um terminal de 100€ com sistema Android Puro dual sim, (versão 4.2), Redes sociais, GPS, Mapas e-mail,viber, whatsapp etc funciona na perfeição sem lags.

    Se quiser algo potente para jogos, compro uma PSP 😉

    Cumps.

    1. Avatar de filipe
      filipe

      4.2?!?! entao mas o android ja nao vai no 5?!?!?
      No WP todos a partir do 8 tem atualizaçoes… no android boa sorte

  11. Avatar de Newj
    Newj

    +1 utilizador WP e Android, e atualmente não consigo mexer no Android, é não consigo mesmo, dispenso coisas que me enervam quando não ganho nada com isso.. e estou a falar de um 5.0.2 atualizado oficialmente via ota

  12. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Comigo passou-se/passa-se exatamente a mesma situação.
    Com muito menos investimento obtenho, sem dúvida, melhores resultados/proveitos.

  13. Avatar de Kripper
    Kripper

    Já tenho o meu Samsung Ativ S á cerca de 2 anos e meio mais ou menos, inicialmente fiquei um pouco desiludido com o WP8 mas com o tempo comecei a ver grandes melhorias, umas atrás das outras principalmente com a chegada do WP8.1. Sempre fui um super fan do Android muito antes de sequer de comprar o meu mas agora não penso em trocar de equipamento principalmente depois dos anuncios do Windows 10 até já pensei em comprar um dos novos equipamentos sinceramente muito baratos e com boas specs para o SO.

    1. Avatar de Kripper
      Kripper

      …mas agora não penso em trocar de *SO principalmente depois…

  14. Avatar de mg
    mg

    Troquei o android pelo WP e nao tou nada arrependido, bem pelo contrario

  15. Avatar de José Fernandes
    José Fernandes

    Troquei o meu moto g 2014 por um lumia 735 à uma semana e só me arrependo de não o ter feito mais cedo.

  16. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Nos 5 maiores países europeus, em quota de mercado:

    – o Android perdeu 2,9 p.p. (pontos percentuais
    – o iOS gatinhou 2,9 p.p.
    – o WP ganhou 0,9 p.p
    – outros perderam 0,9 p.p.

    Na verdade o iOS que ganhou 3/4 da quota de mercado que o Android perdeu e o WP 1/4.

    1. Avatar de Newj
      Newj

      Ninguem disse o contrário.

  17. Avatar de Caetano
    Caetano

    Tinha android barato e migrei para WP lumia 535.
    O que senti falta foi do Meo Drive mas, tenho o Here Drive!
    Curtido é a falar com a “Sheila” e ordenar por exemplo: “Abrir Iscaipi. – “Iniciando o Skype…”

    Estou satisfeito pela troca.

  18. Avatar de Nuno
    Nuno

    Neste momento a grande desvantagem do android é a grande fragmentaçao.
    Existe uma boa oferta a preços baixos entre os 100 e 150€, mas em termos de updates é uma nulidade, o equipamento fica eternamente com a versão de android que vem de fabrica venha com bugs ou nao.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    Eu tenho um WP em casa mas desisti porque as aplicações em comparação com Android são poucas e muito fracas! O WP tem mais fluidez no OS também por causa disso! Espero que a nivel de aplicações venha a melhorar porque é muito fraco actualmente!

  20. Avatar de Mota
    Mota

    Eu acho uma piada a ver aqui a mesma pessoa sempre a mudar o nick para criticar android e falar bem do WP. Os erros ortográficos estão lá todinhos 😀

    Fico contente por haver mais por onde escolher, eu pessoalmente prefiro android porém cada pessoa é que tem de decidir o que é melhor para si. Eu nunca tive lag em nenhum android que usei (e não não foi de 500€ LOL)

  21. Avatar de Hugo
    Hugo

    Troquei e não estou nada arrependido. WP8.1 tem me supreendido muito.

  22. Avatar de duarte
    duarte

    Recentemente troquei de Android para Windows Phone 8.1 tambem, e posso dizer que estou muito contente, o SO é muito mais fluido que o Android. Para alem de que os equipamentos da nokia/microsoft têm uma excelente relação qualidade / preço

  23. Avatar de bugbud
    bugbud

    Trocei iOS por Windows e estou muito satisfeito. Muuuuito melhor.

  24. Avatar de irlm
    irlm

    Sobretudo suporte para mais 2/3 anos, principalmente atualização para o Windows 10.

  25. Avatar de Christophe S.
    Christophe S.

    Boas pessoal, o que acham do meixu mx4 ubuntu ?

    Abraço!

    1. Avatar de Christophe S.
      Christophe S.

      Meizu*

    2. Avatar de Newj
      Newj

      Pelo que se consta, Ubuntu em telefones para já é para esquecer, SO super lento, aquilo arrasta-se a fazer qualquer coisa, e obviamente mais atrasado no geral.

  26. Avatar de Paulo Pires

    Acho que a palavra rouba poderia estar “rouba” porque não há roubo nenhum. Há é ganho de mais clientes que era utilizadores do sistema operativo Android.

  27. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu serei o próximo. já estou à espera do 730. depois de 5 anos com um htc sensation vou aventurar-me no wp.

  28. Avatar de Mikes
    Mikes

    Alguém sabe a quota em Portugal?

  29. Avatar de Chris
    Chris

    Boas,

    Adquiri um Lumia 625 mas como era de outra pessoa, não consigo eliminar a conta microsoft dessa mesma.

    Visto que o telemóvel foi desbloqueado, a minha dúvida é, ao efetuar o “factory reset”, ele continua desbloqueado, ou volta a bloquear à operadora?

    Cumps

    1. Avatar de Newj
      Newj

      Desbloqueado e com acesso a nova conta master

  30. Avatar de Miguel Pestana Nóbrega
    Miguel Pestana Nóbrega

    A Google está a perder terreno, porque está a consumir demasiados dados dos clientes.. e força sempre os Google services, que ninguém percebe nem sabe bem que dados nossos utiliza nem quando..

    Vão perder-me a mim e muitos mais, porque não concordo com isto e IPhone pela experiência que tenho com o IPad Air não é opção para mim.