Questão semanal: Qual a melhor linguagem de programação?

163 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente.

Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Programação, onde ficámos a saber “Qual é a melhor linguagem de programação?“.

programação

A questão foi colocada no dia 4 de Março, tendo ficado activa até ao dia 11 de Março pelas 23:59. A recolha foi, posteriormente, feita e cá estão os resultados.

Obtivemos 877 votos válidos.

Então… a “Melhor linguagem de programação, com 200 votos é…

1. Java (200 votos)

java-oracle-juuchini

Java é, sem dúvida, a linguagem de programação preferida, pelo menos dos nossos leitores! Esta linguagem foi desenvolvida em meados dos anos 90 (1995) por James Gosling e pela empresa Sun Microsystems. É uma linguagem orientada para o objecto.

Aqui fica a lista das restantes linguagens mais votadas:

2. PHP (150 votos)

3. C# (131 votos)

4. JavaScript (105 votos) – jQuery foi aqui unificado

5. C (87 votos)

6. C++ (68 votos)

7. Python (53 votos)

8. VisualBasic.NET (17 votos) – VisualBasic foi aqui unificado

9. Ruby (14 votos)

10. Objective-C (12 votos)

11. Assembly (7 votos)

12. Haskell (6 votos)

13. Lua (4 votos)

14. Lisp (3 votos)

15. Prolog (2 votos)

16. OutSystems (2 votos)

17. Scheme (2 votos)

18. Erlang (2 votos)

19. Ada (2 voto)

20. CoffeeScript (2 voto)

21. ActionScript (2 voto)

22. Vala (1 voto)

23. ABAP (1 voto)

24. R (1 voto)

25. Racket (1 voto)

26. LOLCODE (1 voto)

27. COBOL (1 voto)

Concordam com estes resultados? Para vocês, qual a melhor linguagem de programação?

Nota: A questão actual encontra-se no grupo Pplware @ Android. Votem 🙂

Comentários

163

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Quem votou em Java para melhor linguagem de programação não tem um mínimo de conhecimento… Tudo bem que é a linguagem de Android etc etc blabla, mas Java tem muitas falhas.

    1. Avatar de Xplouder
      Xplouder

      Como em qualquer linguagem, há prós e contras. Esse “não tem o mínimo de conhecimento” só te ridiculariza.

    2. Avatar de tuga
      tuga

      Pedro explica porque “Quem votou em Java para melhor linguagem de programação não tem um mínimo de conhecimento”

      Estou curioso

    3. Avatar de Marisa Pinto

      Não concordo minimamente com a tua opinião. Estás a dizer que 200 pessoas (não sendo um senso, pois acredito que a nível global fossem milhares) não têm conhecimento e programação só porque não votaram na que tu achas que é a melhor?

      Podias também indicar qual é a tua melhor 🙂

      1. Avatar de PSL
        PSL

        Ele tem razão.

        Java é a melhor coisa do mundo para quem não conhece linguagens superiores.

        Como Java é popular nas empresas, e consequentemente nas universidades, é o que a maioria sabe.

    4. Avatar de Buy
      Buy

      Estas a falar da linguagem ou da plataforma. É diferente… Estou a ver quem é que não tem o mínimo de noção aqui… Enfim

    5. Avatar de Ricardo B.
      Ricardo B.

      A linguagem em si é muito boa tem features que permitem aos programadores focarem se no fluxo do programa! O único problema a meu ver do Java é o JVM porque limita a velocidade que poderia ter em certos casos mas para programas ligeiros é sem dúvida muito boa.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        +1

        E para server side também..

        De referir que tanto java como C# usam uma vm, com a vantagem do java ser multi-OS e multi-Arch..

        “Code one time, run everywhere..”

        Eu escolho o C, mas o Java é uma linguagem que se percebe muito bem o motivo da escolha…

        1. Avatar de SE
          SE

          C# tb é multi-OS -> Mono.NET ou Xamarin em MAC, Linux, Windows, iOS, Android, WP, etc…

          Compilas em VStudio 201x (Windows) e corres em qualquer ambiente.
          Compilas em MonoDevelop(Windows, *nix, MAC) e corres em qualquer ambiente.

          Quanto a ambos frameworks correrem em VM, aqui fica um bom artigo, embora já com uns bons anos em cima:
          http://blogs.msdn.com/b/brada/archive/2005/01/12/351958.aspx

          1. Avatar de lmx
            lmx

            existe algum support para C# em Mono, mas não confunda mono com C#, mono é uma nova linguagem inspirada no C#…

            Depois mono está muito longe to suporte normal de uma ferramenta que se diga de jeito, além de que legalmente é um producto envenenado!

            Uma linguagem que não é compilada e corrida em diferentes arch’s e diferentes SO’s não é nem Multi OS nem multi arch…

    6. Avatar de pedro
      pedro

      concordo plenamente ela tá em 1ª só porque as ofertas de emprego requerem java e .net. 2ª porque sao as linguagens que se dao mais nas universidades …..

    7. Avatar de YaBa
      YaBa

      Pedro, a própria pergunta em si não faz sentido nenhum.
      Não há tal coisa como “melhor linguagem de programação” a menos que esteja inserida em algum contexto.
      Por exemplo, a melhor ling. de prog. para web? ou para desenvolver drivers? ou para apps móveis.
      Sem contexto, é uma pergunta de treta proprícia a originar comentários rídiculos, flames, trolls e tudo que vem por arrasto.
      Ou querem ver que o Java é bom para criar um driver e o Assembler é excelente para Android apps? LOL…

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Fico feliz por não se o único a não saber responder a esta pergunta.
        É o mesmo que perguntarem “Qual é o melhor taco” e não especificarem o desporto xD
        Sem contexto não é possível responder a isto. Talvez a pergunta do Pplware tenha sido com o intuito de saber qual a linguagem de programação mais utilizada pelos leitores.

        Outro problema desta pergunta é que para saber responder era preciso ter experimentado todas as liguagens de programação existentes. Não me parece que toda gente que votou tenha usado todas as liguagens existentes…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          O contexto é ‘no geral’, é claro que há quem não tenha uma opinião e por isso não saiba responder, mas isso nãp significa que outras pessoas não consigam dar uma resposta, como se verificou.

          Brevemente teremos questões mais específicas neste tema 🙂

          Cumps,

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Eu poderia dar uma opinião. Poderia dizer que a melhor linguagem de programação é Assembly, uma vez que é a linguagem de mais baixo nível, que comunica com a máquina diretamente. Todas as linguagens necessitam de assembly por trás para funcionar. Claro que ninguém programa diretamente em assembly, pois a produtividade baixaria drasticamente. É para isso que existem as outras liguagens de programação, de mais alto nível.

            Esta seria a única resposta possível, uma vez que ninguém conseguiu utilizar todas as linguagens para as poder comparar. Isso de dizer que não presta porque não presta vale o que vale 😉

          2. Avatar de Marisa Pinto

            🙂

            Iremos colocar questões mais específicas brevemente. Desta vez foi para fazer um levantamento generalista daquele que seria a melhor linguagem, no geral.

          3. Avatar de Bruno Rodrigues
            Bruno Rodrigues

            “Não saiba responder”?, quem está a responder prova que não é programador e não tem noção, a escolha da linguagem dependa da tarefa não da preferência.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Prova?? Isso é um pouco ridículo…então estás a dizer que quem respondeu, só porque o fez, não é programador e não tem noção?

      2. Avatar de Marisa Pinto

        Não tem sentido para ti. Parece-me a mim que as pessoas perceberam o objectivo da questão. É uma pergunta generalista em que mais que umaopção podia ser indicada.

        A melhor é algo subjectivo e, quando há variedade, só pode ser uma pergunta com várias possibilidades de resposta.

        Cumps,

      3. Avatar de Pedro Pinto

        YaBa

        Não sendo este um blog cor de rosa, facilmente percebes que a questão é genérica. Basicamente é perguntar-te qual a melhor linguagem de programação, mesmo sendo tu programador para Desktop, Web, Mobile..há certamente uma linguagem que gostas mais.

        Obviamente existem muitos segmentos mas não é esse actualmente o nosso objecto.

        Para te provar que deves ter uma outra visão, vê este artigo/ranking:
        https://pplware.sitedev.pt/informacao/python-a-linguagem-de-programao-vencedora/

        Tens as linguagens todas misturadas,..ok é com base na popularidade…mas não vai dar ao mesmo?

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Exacto Pedro, indirectamente deste-me a razão 🙂 A questão em si deveria ser: “Que linguagem de programação gostas/usas mais?”

          Popularidade é outra questão diferente 😉
          Cumps.

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Mas devias ter subentendido isso 🙂

            “Para vocês, qual a melhor linguagem de programação?”

            Olha para mim é PHP (independentemente de pensar na plataforma).

      4. Avatar de Santy
        Santy

        +5
        É isso mesmo, não existe uma linguagem melhor que a outra dum modo geral.
        Temos de ter num determinado contexto para a podermos comparar.
        Quem pós a questão desta forma, esse sim é que demonstra que não tem o mínimo de conhecimento de cousa.

        É como colocar a questão “Qual o melhor carro??”

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Se colocares essa questão do carro é completamente válida… e haveriam respostas como é óbvio.

    8. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      +1, é a linguagem mais popular, a mais suportada, e não é má ate…

      Mas em termos de features está atrasada, por exemplo com a C# ou a F#

      Mesmo com linguagens open source como Scala perde.

      Além disso, é injusto comparar managed languages com compiled.

    9. Avatar de redefoca
      redefoca

      As pessoas que votaram não entendem nada de Programação.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Aquela que dá mais dinheiro no final de cada mês.

    1. Avatar de Joanão
      Joanão

      eh, pa! muito boa resposta 🙂

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      COBOL 🙂
      Não há muitos e os que existem são bem pagos.

      1. Avatar de YaBa
        YaBa

        Esqueci-me no comment anterior, JCL, para IBM Mainframes 🙂

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    A pergunta devia ser “Qual e linguagem de programação que mais gostas?” porque a melhor depende do que se que fazer. De certeza que Java não é a melhor linguagem de programação para fazer páginas WEB, rem php é a melhor linguagem para fazer apps nativas para dispositivos móveis.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      A questão está bem feita uma vez que as pessoas podiam dar maisqueuma resposta, logo é uma questão generalista e não específica 🙂

    2. Avatar de RPX
      RPX

      Java até é bastante popular em desenvolvimento web, e não me estou a referir aos obsoletos applets.
      Agora PHP fora da web, até parece ser possível, mas não estou a ver. E, a meu ver, só sobrevive na web por se ter popularizado nos servidores, porque senão tenho dúvidas que tivesse sobrevivido. Se há possibilidade de escrever software não web em PHP e ninguém o faz, recaindo a preferência para o python (em termos de scripting, obviamente), revela muito acerca da qualidade da linguagem, que é horrível na minha opinião.

      1. Avatar de stranka
        stranka

        Nenhuma linguagem é horrível, horríveis são alguns programadores, horrível é perguntar a um programador asp.net como funciona uma ligação tier to tier e dizerem “O que?” e quando lhe dizes o que é, respondem com arrogância “Ah o .net faz sozinho, o PHP não?”. Como se fazer a minima ideia das tecnologias que estas a usar fosse uma coisa má. Programo em PHP há 10 anos, tendo pelo meio participado em vários projectos .net e JAVA (web) e nunca fiz nada em nenhuma delas q n fosse possível fazer em PHP. Ja agora há vários projectos por esse mundo fora que the permitem usar PHP como linguagem de programação desktop, como por exemplo PHP-GTK (apesar de ester parecer um pouco parado).

        So para terminar qualquer linguagem de programação pode ser usada para qualquer coisa tudo depende do programador. Até C++ para fazer websites vê la bem http://www.webtoolkit.eu/wt.

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Foi ganhar a linguagem que eu acho pior 🙂

    1. Avatar de Guido Pereira
      Guido Pereira

      Então e porque?

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para ver o nivel desta votação, onde consideram jQuery como uma LP

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Caro Ricardo!
      Foram os leitores que adicionaram opções e, uma vez que indicaram algumas não linguagens, optámos (como indicado no post…) por unificar respostas.

      Cumps,

    2. Avatar de RPX
      RPX

      Depois os webdevelopers ficam ofendidos quando são considerados programadores de segunda: nem sabem distinguir uma linguagem de uma biblioteca…

      ::facepalm::

    3. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      +1 ahahhahahah xD.

      Já agora deveriam incluir o DevExpress nesse aspecto oO.

  6. Avatar de marcos
    marcos

    python é muito boa e organizada!

    1. Avatar de knom
      knom

      é mesmo isso python4life <3

    2. Avatar de lmx
      lmx

      +1

      O conceito do Python é o java, tal como o C#..
      O Python acrescenta uma simplicidade que nenhum outro tem..
      O único problema é que me parece demasiado simples…

      Parece uma contradição…mas quando estás a ler código em Python não te apercebes realmente do tipo das variáveis, etc…a não ser que esteja muito bem comentado..

      quem está habituado já se abstraiu disso, mas quem não está estranha..

    3. Avatar de Norman Bates
      Norman Bates

      Se há coisa que Python não é, é organizado… Nem o código, nem a biblioteca standard

  7. Avatar de pajocos
    pajocos

    Java é para meninos, c++ é para homens! 😉 mas cada uma é como cada qual. umas melhores para umas coisas, outras melhores para outras. é uma discussão muito complicada. Prefiro o c++ mas se poder fazer algo com java opto sempre pelo java pela maior facilidade com que faço os projetos e devido a uma muito maior documentação e afins.

    1. Avatar de João Machado
      João Machado

      C++ é pra homens que preferem andar a reescrever programas e compila-los de novo sempre que aparece um novo dispositivo.
      Não estou a dizer que não presta, em termos de performance é muito boa, mas nos dias que correm é um bocado mal jogado não apostar numa linguagem que não corra numa VM.
      E podes sempre dizer que C++ também pode correr numa VM se usares .NET, mas aí esbarras naquele pequeno facto da vida, a linguagem .NET mais popular é C#. Se C++ é muito melhor porque será que a maior parte das pessoas que usam .NET usam C#?
      Há pessoas que ainda não se mentalizaram que C é o assembly dos tempos modernos.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        percebo o teu ponto de vista..

        “C++ é pra homens que preferem andar a reescrever programas e compila-los de novo sempre que aparece um novo dispositivo.”

        mas…repara que C# acontece o mesmo, ou pior…
        C# não é multi OS, apesar de poder ser corrido em x86 e arm, onde está o suporte a outras Arch’s??

        Código em C# só corre em Windows, o que é uma limitação…c++ corre em qualquer lado..

        Entre levar a app em C# de um windows para outro(por exemplo de x86 para arm)..

        e poder levar a mesma app de Um windows para outro , ou para Linux ou para Macos, solaris, etc… e poder usa-la em diferentes arch’s, eu prefiro C++ nesse aspecto, de longe..

        O .net não é portável!

        A grande vantagem do java não é a gestão de memória…é mesmo a portabilidade entre SO’s, e entre arch’s…sem estes dois conceitos…o C# pouco ganha ao c++..a não ser a sintaxe que consegue ser melhorzinho que o c++, de resto, c++ muito mais rápido enxuto, e PORTÁVEL, apesar de ter que ser conpilado(mas funciona) 😉

        1. Avatar de junior
          junior

          O .net não é portável por enquanto. Brevemente vai sair o .net core 5 a primeira framwork .net multi-os 🙂

          1. Avatar de lmx
            lmx

            ai já será portavel entre SO’s… 😉

            Mas ainda lhe falta a outra parte…a Portabilidade entre arch’s…que o Java tem 😉

          2. Avatar de Norman Bates
            Norman Bates

            Uma coisa são linguagens, outra coisa são plataformas, tens a certeza que o não há nada para correr .Net noutras plataformas? O MONO?

          3. Avatar de lmx
            lmx

            O MONO apesar de muita gente achar que é uma implementação de .net…não é!

            É uma nova linguagem de programação inspirada no .net, e dizem os criticos que melhor que .net…no entanto devido ao licenciamento o MONO é um producto envenenado…

            Mas sim o Mono permite correr app’s do Ambiente .net não estou por dentro, mas o suporte é limitado, e não pode ser considerado multi os nem multi arch..

          4. Avatar de Luis
            Luis

            Já usei o mono para diversas coisas, e garanto que não suporta completamente o .net. No futuro quem sabe, mas de momento a realidade é essa.

        2. Avatar de SE
          SE

          “C# não é multi OS, apesar de poder ser corrido em x86 e arm, onde está o suporte a outras Arch’s??
          Código em C# só corre em Windows, o que é uma limitação…c++ corre em qualquer lado..”

          prova-me isso!!! 🙂

          eu provo facilmente o contrário!

      2. Avatar de Programmer
        Programmer

        Reescrever programas é subjectivo. A maior parte do código geralmente não requer alterações. Até mesmo o Java precisa de alterações às vezes de OS para OS.

        Quando à parte da compilação tens razão, apesar de o prório Java ou .NET ter que ser recompilado (para binário) pelas máquinas virtuais na primeira execução.

        A mesma coisa poderia ser implementada com C++ (com um compilador interno no dispositivo) apesar disto não ser usado devido aos programadores não querem partilharem o código fonte (excepção feita ao mundo linux).

        Uma alternativa interessante para esse problema que referes vem mesmo da parte da microsoft, compilação na cloud pelo software vendor e o utilizador apenas recebe a versão compilada para o seu dispositivo:
        http://www.zdnet.com/article/microsoft-details-its-strategy-for-compiling-windows-phone-apps-in-the-cloud/

    2. Avatar de lmx
      lmx

      c++, é uma linguagem poderosa e rápida…

      Um “animal em vias de extinção…” mas a syntax do c++ …credo!!

      Nunca vi coisa mais horrorosa…os creadores, devem se ter inspirado em algum filme de terror, mesmo hardcore, e participado em muitas Raves pesadas de psytrance todos “pastilhados”…

      Para terem produzido uma syntax tão horrível…só pode…mas é uma linguagem muito poderosa.

      1. Avatar de Pedro Miranda
  8. Avatar de joao
    joao

    Admira-me o Assembly ter tantos votos, acho que um programador deve ter conhecimentos low -level como assembly agora daí a programar em Assembly isso deve ser só homens de barba rija! 😉

    1. Avatar de RPX
      RPX

      Se quem votou não o fez por “trollice” é porque desenvolve controladores para hardware ou algo similar a mais baixo nível.

      Se aparecer alguém que desenvolve apps empresariais, ou algo de envergadura semelhante, em assembly: Isso sim é barbas rija.

      1. Avatar de lmx
        lmx

        mesmo assim é de barba rija, porque esta malta tem que estar a fazer shifting entre dois conceitos diferentes a toda a hora..

        C Assembler C, e isso é muito cansativo..

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Se conheceres os instruções, e se fizeres um mind set para Assembler…quando deres por ela estas a programamr em Assembler muito confortavelmente como programavas em C 😉

      A diferença, é que se tens que estas constantemente a programar em C e Assembler(e a maioria desta malta precisa mesmo…), isso é que é penoso…

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Quem diz que sabe programar dm assembly so mostra que nao sabe do que fala. Para que processador/controlador? Arquitecturas RISC ou CISC? Podem dizer que sao quase todas iguais. Entao também ppderia dizer que Java e C# sao similares.

      Eu peogramo muito em C, por vezes Assembly para stellaris, pic, avr, 8051, etc

      Tambwm prkgrano muito em C# e VB.net

      VB e algumas das familias de microcontrolares ja nao programo a alguns anos

      A linguagem mais bem feita é o C#

      PHP, e Python so na pos graduação

      1. Avatar de David Ferreira
      2. Avatar de Norman Bates
        Norman Bates

        +1 deve ser mais um daqueles que acha que programar em assembly é hardware, e prontos…

        Nos CPUs RISC, é uma perda de tempo sequer pensar em programar em asembly, porque as instruções não foram feitas para humanos perceberem, como o 8051, mas feitas para os compiladores gerarem e optimizarem código.

      3. Avatar de lmx
        lmx

        “Quem diz que sabe programar dm assembly so mostra que nao sabe do que fala. Para que processador/controlador? Arquitecturas RISC ou CISC? Podem dizer que sao quase todas iguais. Entao também poderia dizer que Java e C# sao similares.”

        De facto são similares 🙂

        Ms á medida que vais estudando os meandros da coisa apercebes-te que são diferentes 😉

        No caso do java corre em todo o lado, o C# corre em windows e em x86, essa é a diferença..

        Em relação ao assembler, para se programar bem em Assembler é preciso conhecer bem o micro, e pensar sempre em “modo assembler” caso contrario é uma desgraça, e mesmo assim é mais lento e cansativo do que usando uma linguagem de alto nível(mas isso já o Sérgio sabe…)..

        Até ao momento apenas programei alguma coisa de jeito em 8051, uns toques em pic18 e outros toques em stm8..

        Já la vão uns anos, mas quando programava para 8051, dava por mim a escrever código mais ou menos confortavelmente..o problema era quando tinha que passar de C para assembler ou vice versa, porque tinha que pensar de outra forma…ou muitas vezes ter cuidado com a paginação dos 256bytes salvo erro, de cada pagina no caso 8051…ou os sfr’s…bons tempos 🙂

  9. Avatar de Alex
    Alex

    Java qual quê! Pascal, isso é à homem 😀

    1. Avatar de EyeLook
      EyeLook

      Concordo hihihihi

      1. Avatar de Ruy
        Ruy

        Também concordo

  10. Avatar de Panhonhas
    Panhonhas

    O go tambem está muito porreiro!

  11. Avatar de jorge
    jorge

    Como developer à mais de 20 anos só tenho uma coisa a dizer sobre o nº1 ser Java … e é … “LOL” !

    1. Avatar de Guido Pereira
      Guido Pereira

      Então e que tal dares as tuas Razões em vez de simplesmente dizeres “lol”. Secalhar ficavas mais bem visto…

      1. Avatar de jorge
        jorge

        Quem precisa de Razões é pq não é informático ou só conhece Java 😉

        1. Avatar de knom
          knom

          sou apenas aspirante e sei do que falas..

        2. Avatar de Carlos
          Carlos

          Ofendeu-se senhor sabedoria?

  12. Avatar de lmx
    lmx

    Vala tem um voto 😉

    O Concorrente open Source ao Objective C da Apple…nice.

  13. Avatar de Programmer
    Programmer

    Aqui acho que o mix C++ e Python é o mais equilibrado.

    Concordo que o sintaxe do C++ não é tão boa como o java ou C# isto porque herdou muito do C.

    No entanto acho que não há nenhuma linguagem tão poderosa como C++. Em termos de performance é avassalador. As optimizações e liberdade de controlo não têm rival. Se for necessário ainda mais performance pode-se fazer assembly inline.

    A sintaxe também melhorou MUITO com o C++11 e C++14.

    Pessoalmente uso C++ quando a performance e controlo baixo nível importa e Python para o resto. Python é fantástico para construir scripts e software rápido para além de ser cross platform e ter uma das melhores sintaxes de sempre.

    Para desktop também prefiro C++ mas com QT. Fantástico a nível de interfaces, biblioteca e cross platform.

    1. Avatar de ZiLOG
      ZiLOG

      Ora cá está… C++ mas com QT.

    2. Avatar de lmx
      lmx

      excelente ferramenta 😉

  14. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    Ahah so gostava de saber quantos são programadores. Aposto que nem 10% das pessoas que votaram sabe o que é programar xD.

    Mas pronto concordo com o primeiro lugar e discordo com o segundo lugar…. really php? Ok e a linguagem mais usada na web. Mas porque é free não é por gosto oO

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      David, “porque é free” ?????
      Explica s.f.f.
      Num universo de centenas, indica-me apenas uma ou duas linguagens que tenhas de pagar para arranjar um compilador.
      É com cada uma…

    2. Avatar de knom
      knom

      eu tbm nao sou muito fã de php e linguagens “web”

  15. Avatar de Rogério Moreira
    Rogério Moreira

    A sondagem não faz o mínimo de sentido. Não se pode dizer qual ou quais as melhores linguagens de programação, tudo depende da pessoa e do objetivo. Ainda para mais misturando linguagens funcionais, com imperativas e de scripting. Todas elas têm propósitos diferentes.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Claro que faz sentido, sendo uma questão generalista e não específica. Sim, tudo depende da pessoa, daí ser uma questão feita às pessoas e também do objectivo mas, no geral, qual é amelhor? De notar que os leitores podem indicar mais que uma.

      Brevemente teremos questões mais específicas 🙂

      Cumps,

      1. Avatar de pedro magalhaes
        pedro magalhaes

        Afinal não sou o único a estranhar:-)

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Pois não, é natural que nem todos percebam a intençâo. Mas obtivemos quase 900 respostas, portanto fico feliz que a maioria tenha percebido eheh 🙂

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Nao se trata de qual é a linguagem melhot linguagem, mas sim qual é a linguagem favorita, qual a mais popular

      Se perguntares se das 900 pessoas quantas são programadorea, com certeza qid a coisa muda de figura. Quase que aposto que uma boa parte doa que reaponderam java o fizeram por causa do android ou dos jovuinhoswem java os que reaponderam php por causa das paginas web, etc…

      No fundo, muitos responderam pela popularidade da linguagem e nao pprque realmente usaram. Obviamente isto é apenas a minha suspeita e vale o que vale ..

  16. Avatar de pedro magalhaes
    pedro magalhaes

    Mas desde quando é que uma linguagem de programação é melhor do que outra?

    -Cada linguagem seu propósito,umas são baixo nível que é o caso do C e Assembly que têm um objectivo concreto: programar microprocessadores e etc.

    -Java e c++ e afins linguagens de alto nível têm o seu propósito.

    /***********************************************/

    É a mesma coisa que ir comparar um jipe com um carro de fórmula 1…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Desde que as pessoas assim o acham 🙂

  17. Avatar de Fábio Linhares
    Fábio Linhares

    Server side php, no doubt!
    Client side javascript!

  18. Avatar de Rui Miguel Costa
    Rui Miguel Costa

    Enquanto ficam por aqui a discutir, quem a tem maior…eu vou continuar a programar pode ser?

  19. Avatar de Sera
    Sera

    Falta objectividade à pergunta.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      É subjectiva 🙂

      Tudo o que seja ‘o melhor, o mais simpatico, o mais normal, o mais belo, o pior’ etc, são questões subjectivas, daí ser pedida a opinião às pessoas 🙂

      1. Avatar de Gonkali
        Gonkali

        Marisa…Quando coloca a questão qual é a melhor linguagem de programação não pode ser um questão subjectiva…Se perguntasse qual é para “TI” a melhor linguagem de programação ai sim.

  20. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    respondendo à pergunta “Qual é a melhor linguagem de programação?”:
    a pergunta é muito lata visto que o conceito de melhor é subjectivo. Para mim a rapidez de execução do código gerado pelo compilador define a qualidade da linguagem. Como é obvio quanto mais proximo da máquina mais rapida ela é com todos os contras que isso tem, visto ser dependende do hardware. Maquinas diferentes é preciso de ter código diferente..bla bla bla..isto não invalidade dizer que o código final é muito mais rápido que para o utilizador é muito melhor…nao precisa de uma maquina tao potente..vai ter uma melhor fluidez e melhor experiencia. se fazemos o código para os outros, penso que estes pontos sejam importantes.
    C é a melhor linguagem de programação que já trabalhei.
    Java provavelmente a pior. É lenta demais para a considerar linguagem de programação. Não é a toa que os aparelhos Android exijam hardware muito superior, para terem um comportamento “aceitavel” enquando que no IOS, com menos hardware consegue-se ter uma boa fluidez.
    Se a melhor é a mais user friendly para o programador, então a resposta obvia seria o Basic ou derivadas da mesma.
    Java nasceu duma “necessidade” de programar para diferentes plataformas com o mesmo código. Não a faz melhor por esse motivo..só a faz mais prática.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Em sintonia

      Mas temos de admitir que o java é uma linguagem bem estruturada. Podes dizer que isso nao é um aaoecto importante e que o importante é o desempenho. Sim totalmente de acordo. Mas em gramdea projectos a estruturação é super importante.

      Como programador gosto do java. Como utilizador acho abominável os programas desenvolvidos em java. Apesar doa lags que vemos em equipamentos que menos performance, os melhores resultados ainda são os desenvolvidos para a plataforma Android.

      1. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        nao sei bem se usaste o termo correcto em “java é uma linguagem bem estruturada”…
        java é uma linguagem por objectos – OOP.
        C por exemplo é estruturada. mas penso que querias dizer no sentido da organizacao do codigo, seja mais facil alterar alguma coisa devido a forma como as OOP funcionam. mas por outro lado…qualquer linguagem boa estruturada da para usar a “mesma” estrutura de uma OOP, já o contrario nao e’ verdade.
        “grandes” projectos sao feitos com “pequenos” modulos…dai “qualquer” linguagem da para fazer grandes projectos.

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      +1
      Não pregamos pregos com um alicate e não apertamos parafusos com martelos.
      Cada ferramenta para seu serviço.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Não signifca que que não dê, right? Tudo depende da técnica 🙂

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Sim Marisa, mas no dia-a-dia da informática, a diferença entre manter o cliente contente ou ele mudar de prestador de serviços é mesmo essa.
          Ou lhe fazemos o serviço com as ferramentas correctas e o serviço fica bem feito, ou andamos a trabalhar “em cima do joelho” e depois dá asneira.
          Já estive nas duas situações e sei bem a diferença. Remendos em IT podem resolver na hora, mas a longo prazo VAI dar m**da.
          😉 😉
          Mas claro, cada um trabalha como quer…

  21. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    o windows foi considerado um sistema operativo “pior” durante muitos anos, exactamente por ser mais lento que a concorrencia. é ironico agora ver linguagens de programacao mais “lentas” serem consideradas as melhores…..

    1. Avatar de lmx
      lmx

      A historia da Lentidão do Java prende-se com o facto de além de ser Multi SO, ainda é Multi arch!

      E para atingir isso não podes optimizar em demasia o código a compilar, para determinada arch/SO, porque depois pioras para outras…tem que ser um compromisso.

      Isto claro sem falar no botleneck da interpretação em tempo real do código previamente compilado…

      Mas o Java não é o Único a sofrer deste problema!
      O C# também “mama a bucha”…

      Alias comparando os motivos…o Java até tem desculpa, já o C# não tem nenhuma…

      é Multi SO?Não
      é Multi arch?Não

      Então para que raio usa o mesmo modelo do Java???
      Se o aplicativo vai ser instalado em x86, e no Windows…para que raio o C# usa uma linguagem intermédia??

      A Linguagem intermédia so faz sentido para diferentes arch’s, e para diferentes SO’s…se o hardware for o mesmo não faz falta…tendo em conta que o SO é o mesmo, neste caso windows.

      Não não tem nada a ver com ter que ser compilado!
      Para o mesmo SO, e para a mesma arch, código binário é portável!

      1. Avatar de Programmer
        Programmer

        Uma das razões que .NET usa uma linguagem intermédia é para suportar diversas linguagens de programação sobre a mesma framework (C#, F#, VB.net por exemplo).

        1. Avatar de lmx
          lmx

          ok,

          mas o que quero dizer é que a MS por a carroça a frente do burro…

          Primeiro deveria ter criado VM’s para todas as archs e SO’s de relevo pelo menos, e só depois existia a necessidade de precisar de código IL.

          A não ser que possas fazes reverse engineering do IL para qualquer uma das mencionadas…ai já vejo utilidade…
          Pois isso permitia portar uma app de vb.net para c# sem sequer perder tempo..

          Bastava compilar e a seguir traduzir para uma das linguagens á escolha..

  22. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Quem é que votou na Common Obsolete Business Oriented Language? 😀

    Discutir qual a melhor linguagem de programação é como discutir religião.

    Para mim é aquela linguagem em que existe uma pequena curva de aprendizagem sem perder a simplicidade dos comandos. Por isso, para mim, todas as lp’s que tenham sintaxe base C são as melhores. A partir daí é tudo uma questão de gosto.

  23. Avatar de Mr.Antunes
    Mr.Antunes

    Deu para perceber o propósito deste tema, aligeirado como foi…
    Portanto aplica-se a bela frase, “isto vale o que vale!” 😉

  24. Avatar de Joaninha
    Joaninha

    PHP Melhor que C# ??? Isso diz muito acerca de quem responde estes inquéritos …

      1. Avatar de Joaninha
        Joaninha

        Acabaste de responder …

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Ai foi? Sendo assim, alguém tinha que o fazer, certo? 🙂

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Marisa, sinceramente não sei como ainda tens paciência para este tipo de “respostas”! A melhor linguagem começa em primeiro lugar em perceber a finalidade da aplicação que se quer desenvolver! A partir do momento que vejo pessoas a compararem C# com PHP… está tudo dito! Marisa, queria só deixar uma sugestão e/ou pedir-te uma opinião! Seria possível alguém colocar aqui tutoriais de JAVA (J2EE)? Desde que estudo JAVA na faculdade que me tenho vindo a apaixonar cada vez mais por JAVA… já é a 3ª cadeira que tenho de JAVA… não tenho mais nenhuma e sinto falta de abordar certas matérias! Eventualmente, poderias-me aconselhar um centro de formação onde possa estudar esta versão de JAVA? Preciso de aprofundar os meus conhecimentos nesta área, com TOMCAT e MAVEN!
            JÁ AGORA: EM VEZ DE ESTAREM PREOCUPADOS EM DAREM BOCAS COMPLETAMENTE SEM SENTIDO, DEVERIAM ESTAR PREOCUPADOS EM SABER PROGRAMAR E DESENVOLVER RACIOCÍNIO LÓGICO! SE UMA PESSOA SABE EFECTIVAMENTE PROGRAMAR, ENTÃO É UMA QUESTÃO DE SINTAXE!

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Todos os leitiores são estimados, por isso todos devem ter direito a resposta, sobretudo quando sabem argumentar. 🙂

            Quanto à tua questão, penso que temos algum material nos nossos posts 🙂

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É complicado mandar o bitaite da melhor linguagem fora de contexto, mas LOLCODE devia estar lá em cima independentemente disso ahah KTHXBYE

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Brainfuck 🙂 é do best 🙂

  26. Avatar de André Castro
    André Castro

    A melhor linguagem de programação? É o C/C++. A maior parte das linguagens como o Java, .NET que não é mais nada que uma framework. Linguagens como o flex e o caso do .net são todas orientadas a objectos e essas são todas baseadas em linguagem C. Para trabalhar directamente em hardware é o assembly mas isso não é para qualquer um. A linguagem mais perto de assembly é o C.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Desculpa mas estou um bocado confuso ou então não sei de que flex é que estás a falar. Flex para mim é um analisador lexical.

      1. Avatar de André Castro
        André Castro

        O Flex é uma ferramenta da Adobe. Antes era Macromedia e conhecido como o flash que tem um problema é este usar uma linha de tempo. O Flex não tem esse problema e é baseado na linguagem C++ por ser orientado a objectos. Todas as linguagens de programação são descendentes directos do C. Por causa de certos pormenores de implementação é que se ajustou comandos de nível alto para a simplificação. A nível do compilador são praticamente iguais. Agora é só gente chique lol. Esquecem-se é que fora da web e aplicativos para o mesmo quem manda é rei C.

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    binário é a melhor

    1. Avatar de André Castro
      André Castro

      Em hardware gosto muito..

  28. Avatar de redefoca
    redefoca

    A pergunta devia ser, qual linguagem conheces. No fundo é isso que as pessoas responderam.

    1. Avatar de nitrofurano
      nitrofurano

      é verdade… e é triste ver o c# em segundo lugar, tão acima de python e lua… parece que o mundo está perdido… :S

  29. Avatar de Cláudio
    Cláudio

    Outsystems não é uma linguagem de programação.

  30. Avatar de Pedro Moreira
    Pedro Moreira

    Esta votação não faz qualquer sentido.
    Não faz sentido perguntar qual a melhor liguagem de programação sem se perguntar também qual é o objetivo. Java é a melhor para programas cross platform mas com performance e escalabilidade não críticas. Para performance e cross platform, C. C++ quando se necessita um pouco mais de complexidade. C# é muito balançada e por isso é, em combinação com .NET, a mais utilizada em todo o mundo a nível empresarial. Para web, php está cada vez mais potente com o composer e Laravel, mantendo-se a líder em performance. O Java para web é muito bom também, mas não escala tão bem. Server-side JavaScript é o melhor para certos tipos de soluções específicas, mas não para tudo porque utiliza um conceito completamente diferente programação. jQuery é uma framework para front-end, não é uma linguagem de programação. As outras são boas para situações específicas e prototipagem rápida.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      “C# é muito balançada e por isso é, em combinação com .NET, a mais utilizada em todo o mundo a nível empresarial.”

      Não é isso que dizem os índices das linguagens mais usadas no mundo…

      Depois, se C# é a mais balançada…então explica aqui a malta como é que a malta faz para correr a tua aplicação em C# em Linux Por exemplo(ou outro SO sei la Solaris, etc) num power8 da IBM…para a malta ficar a saber 😉

      Não sei se reparas-te mas no conceito das linguagens Cross Plataform não ha nenhuma que se chegue sequer perto do Java…motivo pela qual é o mais usado no mundo…

      É que o Java ao contrario do C# é Multi OS e Multi arch….o .net nem uma coisa nem outra…

      esse balanço que falas…ficou desbalançado 🙂

      1. Avatar de Pedro Moreira
        Pedro Moreira

        “A malta” a que me refiro, como podes ler no meu comentário, trata-se da grande maioria das empresas a nível mundial. Apenas uma pequena parte das empresas desse conjunto não utiliza Windows. Tens aqui um rebuçado: http://www.businessinsider.com/heres-why-microsoft-can-laugh-at-apples-10-billion-in-enterprise-sales-2012-1
        Java não escala nada bem para grandes aplicações.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          Pedro,

          tu é que referiste que o C# era balançado…e eu perguntei-te para explicares a malta e deite apenas um exemplo…de uma possível explicação…há qual tu não respondes-te!

          Só deste mais ênfase a minha resposta!

          Tudo o que seja processamento a sério, ou servidores de grande porte, ou aplicações para mercados críticos, etc…C# nem sequer pode correr lá!

          O java corre em todo o lado meu caro…até no leitor de DVD da sala de estar…percebes-te porque é que o Java é a linguagem mais usada no mundo??

          Java é Multi OS e Multi arch…maior balanço que este é impossível!

          1. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Estás a insistir com exemplos de software para consumidores. Pela terceira vez, estou a falar de software a nível empresarial.
            Nas empresas não se utiliza Linux, utiliza-se Windows e não existe uma framework tão preparada para software empresarial como o .NET.
            O C# é balançado porque tens performance bastante perto do C++, que é um dos pontos mais fracos do Java, tens documentação aos pontapés e uma vasta coleção de packages que podes utilizar, é das melhores em termos de escalabilidade (é um dos principais pontos de focagem da linguagem), o que também é um dos pontos mais fracos do Java.

            “Tudo o que seja processamento a sério, ou servidores de grande porte, ou aplicações para mercados críticos, etc…C# nem sequer pode correr lá!”
            Não percebi este argumento. Estás a dizer que em servidores de grande porte é utilizado Java? Porquê? Em que situação? Na minha experiência profissional, ninguém sequer considera implementar o que quer que seja em Java em contexto empresarial, a não ser pequenos utilitários que vão correr numa pequena VM Linux.
            Ninguém quer saber se tens torradeiras e máquinas de café a correr Java, estou a falar de software a sério, como integração com ERPs e gestão de linhas de produção, executando tarefas de uma responsabilidade tal que nunca poderia ser confiada a uma linguagem como o Java.

            Eu particularmente gosto de Java, mas tenho a perfeita noção que as vantagens da linguagem são quase inexistentes, a não ser para software orientado a consumidores finais.

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Pedro,

            “Estás a insistir com exemplos de software para consumidores. Pela terceira vez, estou a falar de software a nível empresarial.”

            Tu é que estás a insistir em software para consumidores …que é isso que a a MS Oferece 🙂

            Eu estou a falar de sistemas a sério, mainfraimes, powers da ibm, SPARC da sun oracle, etc.

            A MS não tem software nem competência nestes campos…

            Estamos a falar de coisas diferentes!

            tu estas focado quase no Desktop, e em servidores pequenos, e eu estou focado em coisas grandes.

            Referis-te que o linux não entra??

            tens nocção que a maioria da internet por exemplo assenta em Linux, solaris, bsd?????

            Tudo o que é servidor para performance??

            Onde pões o teu C# balançado ai??

            Não ha balanço!
            Porque nem sequer é suportado!

            O Java?
            meu caro é a linguagem mais usada no mundo depois do C claro!

            http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html?date=jan2013

            Se reparares o teu C# aparece em 5º com APENAS 4.92% da utilização!!

            As ferramentas MS são destinadas quase ao cliente final, e servidores quase domésticos!

            É diferente o caso do java, que suporta quase tudo!

            Percebes-te agora a diferença??
            O mercado Português é um mercado quase doméstico!

            Os productos de alta performance são meia dúzia espalhados pelo paìs, e nesses não tens MS, até porque simplesmente nem é suportado!

            Como são raros os casos num País tão pobre como o nosso, acabas com uma visão distorcida da realidade…

            Por isso deves reduzir , isso sim, os Productos da MS a Clientes domésticos ou Finais…e não o contrario…

            Mas se era balanço o tema que proposes-te, então o C# de balançado não tem nada pelos motivos que já falei e podes mesmo tu analisar…

            ao contrario do Java, que corre em todo o lado e por isso, nem sequer é preferido, é mesmo aceite, pois é a unica hipotse de desenvolvimento rápido baseado neste conceito do “code onde, run everywhere”, que a MS não tem, apesar de imitar o java de nada serve porque não tem sequer suporte!

          3. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Estás a misturar alhos com bugalhos. Sim tenho a perfeita noção de tudo o que disseste. Eu estou a falar de software desktop a nível empresarial, não de software de sistema e nessa área a Microsoft lidera com todas as suas soluções. Tu estás a falar de software de sistema para servidores e aí sim, Linux, Solaris e BSD lideram porque estamos a falar de software dedicado exclusivamente a pergormance e segurança. Mas depois falas no Java, que é o oposto de performance e segurança. Estes sistemas são implementados através de C e C++, quando não recorrem mesmo a assembly em partes específicas. Tu falas nos dois extremos como se estivessem ligados. O Java é muito utilizado sim, em tudo quanto é lado, excepto em sistemas com alguma ou muita seriedade. Existem estes três patamares que falei, eu estou a defender o C# como sendo o líder do patamar intermédio, onde lidera a Microsoft.

            Não me entendas mal, a Microsoft em termos de soluções para consumidores é horrível quando comparada com a Apple e o Java domina no Android, embora demonstre bastante os problemas de performance.
            Apenas indiquei, com tudo isto, a área em que o C# brilha mais que todas as outras linguagens.

          4. Avatar de YaBa
            YaBa

            Desculpem intrometer na discussão, mas, Pedro o lmx continua a ter razão, estás a limitar muito o campo de visão ao falares apenas de software de PME’s e afins.
            Grandes industrias, maquinaria pesada, sistemas distribuidos, achas que C# tem hipótese lá?
            E digo isto, tendo já feito umas coisitas em C# a título de curiosidade. É interessante, mas continua a ser apenas para desktop…
            Confiavas a tua vida a uma máquina de hospital que tivesse software desenvolvido em C# ou em sistemas Windows? … eu não 😐

          5. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Então escolhe bem os hospitais em que entras, pois existem hospitais a trabalhar com grandes sistemas desenvolvidos em e para ambiente Windows. Aliás, uma das empresas do meu grupo desenvolve para hospitais, em grande parte dos casos reutilizando parte do que está feito que é normalmente Windows. Tu confiavas a tua vida ao Java? Porque é com o Java que estou a ser contra-argumentado. Eu pessoalmente não gosto de Microsoft, mas confiava mais rapidamente num software desenvolvido em C# do que em Java.

          6. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Já agora, não podendo revelar nada em concreto, posso dizer que alguns dos nossos clientes cujo tamanho ultrapassa qualquer coisa como 5-10 vezes a MEO, se baseiam integralmente em ambiente Windows e software desenvolvido em C#. A minha visão não está restringida a nada, apenas estou a referir a área em que a Microsoft lidera, não percebo a dificuldade em perceber isto. Eu não estou a dizer que nas áreas de networking e data center se utilizam tecnologias Microsoft, ou estou?

          7. Avatar de YaBa
            YaBa

            Pedro, lá está você a limitar demasiado as vistas.
            Eu referia-me a outro tipo de máquinas. Nem sequer estava a falar de computadores.
            O software de gestão, que seja em C#, não aquece nem arrefece.

            O firmware de um desfibrilhador já me preocupa um pouco… Entende onde queria chegar?
            Cumps.

          8. Avatar de Pedro Moreira
            Pedro Moreira

            Faça-me um favor e leia novamente os meus últimos dois comentários. Eu não estou a limitar absolutamente nada, nunca disse que o C# é utilizado para esse tipo de coisas, apenas referi a área onde o C# domina. Mas não me vou estar aqui a repetir constantemente, eu já expliquei os meus comentários em português atual e correto, portanto só não percebe quem não quer perceber.

  31. Avatar de sakura
    sakura

    basico:
    (asm (8086) ,C para saber que o que é o IP instruction pointer. debug.)
    OOP
    O java esta melhor mas ….
    C++ e complicado, “” those don’t run nuclear warships, linux does”” linux é C, poem C++, e………
    é so para quem sabe muito de oop.
    O C# tem muito do C++, i java.

    https://msdn.microsoft.com/en-us/magazine/dn913184.aspx

  32. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    A questão é: “Como é que há 6 pessoas que escolheram Haskell?”
    Haskell? 😮

    1. Avatar de Joe Fagundes
      Joe Fagundes

      Como é que apenas 6 escolheram Haskell? As pessoas votam no que conhecem, e poucas conhecem o que é bom.

  33. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os resultados são interessantes mas o problema está na pergunta… A resposta tem sempre que ser depende…

  34. Avatar de TG
    TG

    Bom dia,
    Raramente efectuo um comentário mas hoje tenho de o fazer.
    1º a pergunta não me parece correcta. Uma linguagem de programação VS outra não é linear dizer qual é a MELHOR. Uma é melhor para umas coisas outra é melhor para outras.
    2º como linguagem apenas (e analisando apenas as features da linguagem), existem linguagens muito mas muito mais interessantes que o Java.
    O java por todo o passado que tem (20 anos desde o seu aparecimento) é uma linguagem que tem tido grandes problemas de evolução (basta pensar por comparação em Lambda expressions os anos que eles demoraram a lançar algo – closures – com um terço da funcionalidade do já existente em outras linguagens há muitos anos).

    Atenção que eu gosto muito de programar em Java e dá-me uma pica brutal mas comparar a evolução em termos apenas de linguagem de um C# com um Java é ridículo.
    E comparar a elegância de um Javascript com um Java ou mesmo C#, mais ridículo é. É quase ofensivo. 🙂

    Atenção que nem vou falar do PHP que ficou em 2º lugar.

    As pessoas votam na que gostam mais de programar (o típico programador defende a sua dama, pq é aí que está a sua zona de conforto, é aí que se sente à vontade), e não na que é mais elegante, que apresenta mais funcionalidades, mais adaptável, que é menos “manta de retalhos”.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Lá está, por termos opiniões diferentes é que existe diversidade. Mas não considero correcto indicares rídiculo/ofensivo o resultado fruto da opinião dos oytros. Apenas as pessoas não têm a mesma opinião que nós, devemos saber aceitar que existem opiniões diversas/diferentes podendo, no ehntanto, discutí-las, mas de forma madura 🙂

      1. Avatar de TG
        TG

        Eu discuto todas as opiniões de forma madura e quando vejo votarem em Java até consigo compreender porque realmente é uma linguagem (associada à VM em que corre) fantástica.
        Agora esteticamente e pensando apenas na linguagem em si e nas dificuldades que tem tido em evoluir naturalmente que não lhe consigo dar o primeiro lugar.

        Agora quando vejo PHP em segundo lugar. Aí não consigo dar crédito às pessoas que votaram. Sou programador profissionalmente há 15 anos, já programei em N linguagens (inclusivé PHP), e não conheci até hoje um programador que tenha programado em 3 ou mais linguagens que fosse capaz de eleger o PHP como a “melhor”. E já trabalhei com centenas de programadores.
        Tem uma comunidade grande é verdade, o próprio PPLWARE está assente em cima de WordPress. Mas como linguagem é extremamente limitada e primária.

        PS. Retirem o JQuery do Javascript, pq Javascript é uma linguagem de programação. JQuery é uma framework como há dezenas delas.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Olá TG, sim, sabemos que o jq não é linhguagem, no entanto unificámos ao Javascript uma vez que considerámos ser o mais correcto em vez de descartar essas votações, devido, sim, a algum desconhecimento por parte desses votantes.

  35. Avatar de Gonkali
    Gonkali

    Considerando que por melhor querem dizer eficiente, não deixo de ficar desapontado por ver este tipo de questão num artigo do Pplware, sendo que como saberão existem linguagem mais eficientes que outras em determinados tipos de projectos.
    Podiam ter optado por uma questão diferente como qual a linguagem de programação preferida ou com maior crescimento e talvez ai se adapta-se .
    Não consideraria PHP uma “linguagem de programação” e não deixo de ficar espantado como C# está a frente de Java e C++ está abaixo…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Como foi explicado nouytros comentários, a questão seviu para fazer um lebantamento das escolhas da melhor linguagem dos leitores.

      Não considerarias PHP mas essa é a tua opinião, nãon foi a da maioria, assim como C# e as restantes. Por isso é que estas questões desenvolvem sempre discussão, exactamente por serem subjectivas. E, como devido aos nossos gostos/objectivos, temos opiniões diferentes, é naturam que não haja um consenso/unanimidade 🙂

      1. Avatar de Gonkali
        Gonkali

        Bom Dia Marisa,

        Antes de mais obrigado pela resposta, continuo a achar que a pergunta não se adequa ao contexto sendo que acaba por depender do projecto que se pretenda criar, e existem linguagens e não apenas uma linguagem que se adaptam melhor ou pior em efeitos de portabilidade,processamento e memória.Mas lá está é a minha opinião e apenas realcei a maneira como foi feita a questão, tendo em atenção que já deveriam prever que poderia causar uma “flamewars”, apenas esperava um pouco mais de neutralidade, independentemente disso aprecio bastante os vossos artigos e considero que a maior parte deles são extremamente úteis, deixei apenas a minha opinião. Quanto ao PHP podíamos estar a debater este assunto durante bastante tempo, na minha opinião eu não considero a inserção de scripts em documentos uma linguagem de programação, mas lá está cada um defende a tese que quer 😉

        Mais uma vez Marisa obrigado pela resposta e continuem o bom trabalho 😉

  36. Avatar de Pedro
    Pedro

    A melhor resposta é: “It Depends!”

  37. Avatar de Tiago
    Tiago

    estou maluco como o ABAP aparece ai… uma linguagem não conhecida por muitos (provavelmente pela maioria), e mesmo assim consegue aparecer ai (mesmo que seja só com um voto)… bravo!

    1. Avatar de Pedro Moreira
      Pedro Moreira

      ABAP é bom porque dá dinheiro! 😀

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        pois… que melhor motivo para ser uma das melhores senão porque dá dinheiro? 😀

  38. Avatar de Nitrox

    Bom dia
    Isto é só uma mera votação, eu tenho experiência em .net(C# vb.net), mas aceito que seja o JAVA o vencedor, pois é uma linguagem com muitas possibilidades.
    Isto tudo depende qual o objectivo final. Por exemplo:
    No secundário frequentei o curso de informática em programação a primeira linguagem que tive contacto foi PASCAL (para começar), depois foi C, por ultimo visual basic, até aqui não tive dificuldades de maior.
    depois do secundário fui tirar Multimédia e na parte de programação para a WEB fomos PHP(4.3) e digo-vos, foi-me difícil encarrilhar com aquilo.
    Já no trabalho descobri .net(v2.0)e nunca mais a larguei.
    Isto tudo depende de muito factores.

  39. Avatar de José Pereira
    José Pereira

    Temos um bom exemplo de uma aplicação portuguesa desenvolvida em JAVA: http://www.projectocolibri.com

  40. Avatar de zeze
    zeze

    Concordo com o resultado destas votações.
    Todas as linguagens tem os seus pontos fortes.
    Estas votações para mim só tem um significado, que é as linguagens que os leitores do ppware mais usam, que se sentem mais a vontade para programar ou que tem mais conhecimentos.
    Por estas votações, (posso estar enganado), da para perceber que as exigências do mercado de trabalho hoje em dia a nível de programação, não andam muito longe destes resultados, ficando a faltar o SQL no quadro.

  41. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    As respostas estão todas certas…e erradas ao mesmo tempo. Isto porque a pergunta está mal feita como já foi referido NNNN vezes.
    Dar um exemplo que todos percebam:
    Pergunto, qual é o melhor carro? Uns vãos dizer é o Formula 1 do Piloto X, outros vão dizer, nada disso, é o Carro de Rally do piloto Y que o F1 na estrada partia-se todo, outros vão dizer, nada disso é o Venom GT da Hennessey que é o mais rápido. outros..é o Tesla S Sedan, para alem de ser eléctrico é o mais seguro. Estão a ver o ridículo da pergunta? quando não se colocam premissas qualquer resposta é válida.
    Voltando às linguagens. Existem linguagens declarativas, procedimentais ou imperativas, por Objectos e funcionais. Comparar Prolog por exemplo, que é declarativa (usada para inteligência artificial) com C que é procedimental é ridículo. Cada uma é boa no seu meio. Todas elas nasceram por alguma necessidade, dai serem válidas no seu contexto.
    A pergunta para todas essas respostas…cheira-me que é mais do género: Qual é a linguagem que gostam mais de trabalhar?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sabes o que significa subjectivo?

      Na net encontras a definição 🙂

      Cumps,

      1. Avatar de ZiLOG
        ZiLOG

        Eu conheço uma pessoa assim…

      2. Avatar de Joao Peixoto
        Joao Peixoto

        qual é o valor duma estatística que a pergunta é 100% subjectiva e que a conclusão não serve para nada? 0.

  42. Avatar de Jsantos
    Jsantos

    Não sei com o java teve tantos votos eu trabalho com linguagem de pogramaçao diariamante e uso o php que para mim e o melhor como para todos os meus colegas estas pessoas devem andar a dormir java? o tempo em que usei java so tinha erros quando começei a trabalar com o php nunca tive tais problemas como tinha no java

  43. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nem comento esta sondagem, prova que os leitores estão muito mal informados ou não sabem sequer programar.

  44. Avatar de Mario S.
    Mario S.

    Com certeza, o conjunto de linguagem mais poderoso e mais profissional ai da lista é C e C++, com este conjunto, nós podemos programar em alto, médio e baixo nível e roda em qualquer SO, sem precisar de VM e nem interpretador, alem disso, as outras linguagens não existiriam (exceção de Assembly) se não fosse este conjunto, nós podemos fazer qualquer coisa com este conjunto, coisa que as outras linguagens não podem. Portanto repensem no que vocês falam e apoiam, não se esqueçam que o mercado é modismo. Sou C/CPP Developer em Chicago, e já programo desde 1985 e conheço a maior parte das linguagens da lista. É o único conjunto que possibilita robustez, leveza, rapidez. Java por exemplo é uma API com muitas bibliotecas é bem mantida, mas parece um tanque de guerra sem munição (muito peso e tamanho para pouca coisa)!!! Pelo menos é o que via quando desenvolvia nela (saudades do VB6). É lógico que para ser um bom desenvolvedor C/C++ tem de estudar muito, pois o conjunto é muito dinâmico, padronizado e C++ está cada vez mais poderoso. Se vocês se parecem com aquelas montadoras de carro (robozinhos), que pegam as peças já prontas e encaixam no devido lugar para montar o carro, tentem criar a peça, é o que este pais onde moro, faz para o mundo inteiro, e na programação, as peças de software é feita com o conjunto (C/CPP)! Ademan que vou em frente, tenho de fazer uma peça que vai compor um projeto grande projeto aqui na empresa.