Alerta: Switchs e Routers da HP estão vulneráveis

6 Comentários

A segurança informática tem sido um dos temas mais abordado no mundo da Internet.

Num comunicado feito oficialmente pela HP, na sua página de suporte, a empresa informa que há vários equipamentos de rede que podem estar vulneráveis, caso tenham o protocolo NTP activo.

HP_South_LIT_Lab_6_1_1260x945_Ctcm2451102651_Ttcm245108560332_F


O NTP (Network Time Protocol) é um protocolo de sincronização, que permite automaticamente acertar os relógios das máquinas. Este protocolo usa a porta 123 e o protocolo UDP e foi concebido para ser robusto e fiável, garantindo que o relógio interno de um servidor seja mantido na hora exacta, a partir da informação de sincronização por outros servidores NTP no mundo.

No entanto, o NTP tem vindo a ser explorado e usado por grupos de hackers que têm efectuado ataques à escala mundial.  Recentemente a gigante HP alertou para o facto de alguns dos seus equipamentos de switching e routing, que tenham a correr o NTP, estarem vulneráveis a ataques  denial of service (DoS) e havendo também a possibilidade de executar código remotamente.

hp_networking_2920_switch

A lista de equipamentos que poderão ser afectados encontra-se aqui. A HP aconselha que o protocolo NTP seja desactivado até que haja resolução para a vulnerabilidade.

Via EmpresasHoje

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    NTP dá sempre problemas.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sem duvidas, o NTP tem servido para fazer muita coisa…os populares ataques “da multiplicação”

  2. Avatar de Az8teiro
    Az8teiro

    Tal como usar protocolos com 20 anos que não têm nenhuma segurança para fazer seja o que for… como o UDP ..

    1. Avatar de João Machado
      João Machado

      Essa afirmação é de quem não percebe muito bem o objectivo dos protocolos UDP e do TCP.
      Dizer isso é como dizer que uma SMS é mais insegura do que fazer uma chamada.
      Há montes de protocolos de nível de aplicação que são implementados em cima do UDP.
      A recomendação que deixo é que faças uma pesquisa sobre a pilha protocolar TCP/IP. Nessa pilha protocolar, os protocolos TCP e UDP apenas têm como objectivo fazer entrega de pacotes de um programa numa máquina de origem noutro programa a correr numa máquina de destino. Não há qualquer preocupação de segurança em qualquer um deles. Isso fica a cargo de protocolos de nível de aplicação.
      Praticamente tudo o que usas na internet recorre a um desses dois protocolos.
      Por ex UDP normalmente é usado para streaming para fugir ao controlo de fluxo do TCP.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    Um Switch, dois Switches.

  4. Avatar de Jean
    Jean

    Como eu faço para desativar o ntp dos switch?