Novo Raspberry PI 2 é compatível com o Windows 10

64 Comentários

Nos finais de 2013, a fundação Raspberry Pi anunciou a venda de 2 milhões de unidades em todo o mundo. Este número não deixa qualquer dúvida para considerar o RPI um dos dispositivos de mais sucesso nos últimos anos.

Uma das novidades de hoje veio da fundação Raspberry que anunciou o novo Raspberry PI 2. Este novo modelo segue o formato do seu antecessor mas é mais poderoso e até tem suporte para o Windows 10!

73590_Raspberry-Pi-2-Model-B_1


Anunciado esta manhã, o novo Raspberry PI 2 traz várias novidades das quais se destacam:

  • CPU ARM Cortex-A7 CPU quad-core a 900MHz
  • 1GB LPDDR2 SDRAM
  • Completamente compatível com os acessórios de versões anteriores

rpi_10

Uma vez que esta nova versão traz um CPU ARMv7, isto significa que pode correr as mais variadas distribuições Linux, entre eles a distro portuguesa Pipplware, mas também, por exemplo, o Windows 10.

Segundo as informações, nos últimos seis meses a fundação raspberry PI trabalhou arduamente com a Microsoft com o objectivo de dar suporte ao novo Windows nesta nova versão do RPI – saber mais aqui e aqui.

Via RaspberryPI

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JohnMOura
    JohnMOura

    Onde adquirir?

  2. Avatar de Teixeira
    Teixeira

    estou de boca aberta w10 no Raspberry PI 2? free
    um teste de desempenho no pplware é que era

    um QC e 1g de ram finalmente 😉

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Em breve iremos fazer uma review com uns testes e comparações.

  3. Avatar de Ze
    Ze

    Aquilo na MS mudou mesmo o.O

    1. Avatar de mimesis
      mimesis

      é preciso evoluir para acompanhar o mercado. quem fica com mente fechada e regras muito restritas, fica para trás – o melhor exemplo é APPLE, coisas que o fundador nunca quis implementar ou mudar, tem de acontecer, se nao mais mercado perdiam.

  4. Avatar de Xis
    Xis

    E 4K, será que reproduz??

  5. Avatar de José Fernandes

    Será que quem tem o raspeberry original com o pipplware basta trocar o sd card de um para o outro e funciona tudo?

    1. Avatar de int3
      int3

      o original é ARMv6 este é ARMv7 por isso não.

      1. Avatar de José Fernandes

        mas no artigo diz
        Uma vez que esta nova versão traz um CPU ARMv7, isto significa que pode correr as mais variadas distribuições Linux, entre eles a distro portuguesa Pipplware, mas também, por exemplo, o Windows 10.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Este novo SoC é ARMv7 mas é compativel com binários compilados para ARMv6.

          Brevemente irá ser feito um update ao Pipplware para suportar o RPi 2. Bastará fazerem o update e depois podem trocar os cartões que irá funcionar.

  6. Avatar de Ru1Sous4
    Ru1Sous4

    Falta saber performance e preço. Se for para correr o W10 a arrastar-se não interessa.

    1. Avatar de Ace
      Ace

      É óbvio que nunca seria uma versão completa de Windows 10…

    2. Avatar de R
      R

      O preco esta no site do raspberry pi -> 35 dolares

  7. Avatar de int3
    int3

    Windows 10 RT pirata. como sempre.
    Nem sei porque se dão ao trabalho. 900Mhz? isso é igual aos primeiros smartphones da samsung de 2010 com um clock de 800Mhz ARMv7. Até quero ver a performance.

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Acredita que vai rular bem… O Windows esta cada vez mais leve….

      1. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        Não esperes que o nivel de optimização do windows em ARM seja o mesmo que em x86.
        Depois ainda há o problema do suporte de software. Por exemplo o Java ainda não suporta Windows em ARM (segundo uma pesquisa rápida).
        É esperar para ver, até pode ser que lhes corra bem a coisa…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          O facto do Java não correr no Windows for ARM não é problema para a Microsoft, quando muito será para a Oracle.

          Além disso, coisa que o artigo não diz, o Windows for ARM vai correr aplicações universais e dependendo do hardware até vai suportar o novo Directx 12.

          Para quem não percebeu, isso quer dizer que vai correr as mesmas aplicações, literalmente com o mesmo código-fonte, que correm nos telemóveis, nos tablets, nos PCs de todos os tamanhos e feitios e até mesmo na Xbox One.

          Queres mais suporte de software que isso?

          1. Avatar de Cláudio
            Cláudio

            Não, não é problema da Oracle, apenas uma escolha que podem ou não optar por fazer. Se as aplicações não tiverem como ser recompiladas para Windows em ARM, É PROBLEMA DA MICROSOFT, ainda que a culpa não seja deles. Quem diz java diz outras tantas duzias de interpretadores.

            A não ser que estejamos a falar de bytecode ou de linguagens interpretadas, não existe tal definição de de “universal”.
            Se é binario, tem uma arquitectura, ponto e fim. Neste caso um binario de x86 nunca vai correr em ARM sem ser emulado, e emulado significa ordens de magnitude mais lento.

            DirectX 12? O windows for ARM pode suportar, não o chip do rasp for sure.

            Arranja lá a fonte desses teus argumentos que estou curioso.

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Hombre, eu não disse que o Raspberry Pi 2 vai suportar DirectX 12, lê lá com atenção o que escrevi, mas é provável que sim, nem que seja por emulação por software das funções que o hardware não suporta.

            E dispositivos que usem por exemplo o SoC Tegra K1 da NVIDIA vão suportar o DirectX 12 de certeza.

            E se não sabes o que são “aplicações universais” na definição da Microsoft, o problema é teu, mas tens muito por onde te informar.

            E o facto de não saberes o que são não altera o facto de que vão correr em todos os dipositivos com o Windows 10, desde os mais pequenos como o Raspberry Pi 2 à Xbox One. A Microsoft já disse isso publicamente várias vezes.

            A única dúvida que há no momento é se o Windows 10 para o Raspberry Pi 2 vai correr mais aplicações para além dessas, porque isso é que ainda nem sequer foi falado, muito menos confirmado.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    humm mais uma vinda da MS que aparentemente não faz sentido, retiram o apoio ao Surface RT, e a seguir apoiam o Raspeberry.

    Querem apoiar os makers e com isso ganhar comunidade, mas ao mesmo tempo desprezam quem acreditou neles e comprou o RT.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Cheira-me que isso não é bem assim.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Coloco-te aqui o link para a noticia do pplware, podes pesquisar nas internets se duvidares do pplware.

        https://pplware.sitedev.pt/windows/tem-um-equipamento-com-windows-rt-esqueca-o-windows-10/

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          E se fores a sites como o do Sr. Paul Thurrott ou da Sra. Mary Jo Foley, que juntos sabem mais sobre a Microsoft que por vezes até parece que a própria Microsoft e verás que isso não ficou assim tão claro.

    2. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Tal como o projecto ganhou fama, muita gente experimentou OS’s alternativos ao Windows.
      Milhões de pessoas a dizerem que conseguiram fazer aplicações super-leves em placas baratissimas que não correm Windows e isso não é a melhor publicidade que a MS poderia ter.
      Relembro que os sistemas Linux e BSD dependem da comunidade para passar a palavra visto que não tem nenhuma empresa que gaste biliões em publicidade em todas as superficies para o utilizador doméstico.
      O objectivo da MS é obvio, impedir o crescimento de comunidades alternativas á deles que passem a palavra.

  9. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    O artigo refere: “Completamente compatível com os acessórios de versões anteriores”
    A minha questão é: tenho o modelo B. A caixa é compatível?

    1. Avatar de alguem
      alguem

      Viva Eduardo,

      Infelizmente não é. Só com os modelos RPi model B+

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      só pelo nº de portas usb dúvido que seja compatível..

  10. Avatar de JJ
    JJ

    Muito interessante esta novidade. Boa aposta da Microsoft no apoio a este projecto.

  11. Avatar de Joaquim Guedes
    Joaquim Guedes

    deve ser bonito correr o win10 com essas specs da treta…

    1. Avatar de Andre Andrade
      Andre Andrade

      Specs de treta???

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Um Quad Core ARM A7 é brutalmente mais rápido que o original velho ARM11, e sendo um chip novo dá para mais overclocking (min 1.2/1.3 GHz).

        Será bem mais atraente que o original, e com Windows 10 RT pelo menos para substituir um desktop a um bom preço. Agora não esperes um nível de Atom Z37xx ou algo similar.

    2. Avatar de outro gajo
      outro gajo

      O Windows 10 ARM é esperar que saia para se ver e testar. Pelo menos linux deve correr sem problema. Não me digas que és daqueles que estava á espera de correr Photoshop e o GTA V num mini computador que custa menos de 40 euros…

      1. Avatar de Andre Andrade
        Andre Andrade

        Exato ” outo gajo “…. Se calhar querem correr o Windows 10 e crysis em full hd no raspberri py 2 de 35 € lol!!!!

      2. Avatar de Cláudio
        Cláudio

        Nem isso nem nada. Conhecem muitas aplicações de Windows compiladas para ARM?
        O objectivo é o pessoal aprender a fazer aplicações, não utilizar aplicações existentes, porque poucas estão disponiveis.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Na Loja Microsoft tens umas 500 mil, entre jogos e coisas para todos os gostos. Boa parte delas até já são “aplicações universais” e já estão prontas a correr no Raspberry Pi 2.

          1. Avatar de Cláudio
            Cláudio

            Lá estás tu com as tuas “aplicações universais”…
            Dessas 500 mil(assumindo que nenhuma é fake, clone ou aplicações ao estilo blackberry market), 450mil devem de ser compiladas, logo ai acabou a diversão para essas.
            As restantes dependem dos interpretadores para funcionarem, e se não houverem interpretadores não há diversão.

            Alem disso julgava já ter sido óbvio que não vai ser uma versão full do windows, nem tão pouco sabes se traz loja…

          2. Avatar de Carlos
            Carlos

            Lá está, se tu não sabes que esta versão do Windows vai ter a Loja Microsoft, coisa que a Microsoft já disse publicamente várias vezes, então não sei o que te diga…

    3. Avatar de Ace
      Ace

      Isto de não pescar de informática e vir mandar bitaites para um site da especialidade, só dá pra rir.

      Antes de mais diz me que specs estavas à espera de ter num PC de 35$? O propósito do projeto é ser barato! Queres um PC pequeno com um i5? Abre as cordas ao bolso e compra um NUC.

      Depois, achas mesmo que seria a mesma versão do Windows 10 que ias meter no teu desktop? X64? Num processador ARM?! Oh plz!

  12. Avatar de José
    José

    Encomenda feita! 30,58 € + 5€ portes, vamos ver como se porta com o Windows 10

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Onde encomendas-te?

      1. Avatar de José
        José

        pt.rs-online.com

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mais um a caminho.
      Parece-me que, comparado com o B+ que tenho aqui, este vai voar!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Ja fiz a encomenda mas nao aparece no site a encomenda 🙁

        Deve ser da grande quantidade de encomendas que estão a ter.

        Li qualquer coisa sobre ter que pagar o iva a parte a RS, isso é verdade?

  13. Avatar de Paulo Ferreira
    Paulo Ferreira

    Pode-se instalar por exemplo o winzip (x86) ? ou quaisquer outras aplicações que agora se podem instalar em pc´s de 32 bits?

    1. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Não, é uma arquitectura ARM estilo Windows 8 RT

    2. Avatar de int3

      CPU é ARM por isso não consegue executar instruções que não sejam ARM. x86 ( SSE http://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_SIMD_Extensions ) tem outro enconding diferente.
      Por miudos o ARM só lê francês e o x86 lê latin e o x86_64 lê ingles. porém x86_64 suporta x86. assim como ARMv7 suporta ARMv6.

  14. Avatar de Manuel
    Manuel

    Alguém sabe se será possível rodar outras distribuições do linux como por exemplo o elementaryOS?

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Se os binarios forem recompilados para a arquitectura do cpu, sim.
      É perciso é de quem o faça, ou quem quiser que o faça. Its all opensource!

  15. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Suporte Windows 10 x86 nem pensar.

    O máximo (se chegar a existir) Windows 10 RT, daí que muito limitado.

    1. Avatar de ed
      ed

      Talvez seja um Windows igual ao dos smartphone

  16. Avatar de André Alves
    André Alves

    Alguém pode me explicar isso do raspberry pi como se eu tivesse 5 anos?

    1. Avatar de Nelson R.
      Nelson R.

      Boas,

      já conheces o site google.pt?
      Procura por lá que vais ter respostas.
      Se preferires, vai ao youtube.com (já conheces este site?) e vais encontrar gente fantástica que até carregam videos a explicar o que é.
      Bem vindo à internet…

  17. Avatar de emanuel
    emanuel

    mais um a caminho, mas foi no click puls.
    agora para quando o win 10? já vou poder correr o meo go 🙂

    1. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Deve de aparecer nos proximos meses, a não ser que eles soltem uma preview antes.
      Meo go? A não ser que utilize flash, silverlight, ou qualquer outro plugin… Eu nunca utilizei meo go, mas acho que não terás grande sorte a não ser que funcione por HTML5 ou por algum plugin não compilado no Kodi.

    2. Avatar de Cláudio
      Cláudio

      Com kodi isso é… se o kodi chegar a ser compilado para o Windows ARM/RT/Whatever. Porque senão nem isso. Mas é provavel que seja, a comunidade é grande qb.

  18. Avatar de Filipe Moreira
    Filipe Moreira

    Ele ja tem o windows 10 instalado ou podemos instala-lo?

  19. Avatar de Antonio Leite
    Antonio Leite

    Olá boa noite, alguem me pode ajudar onde comprar um Raspberry PI 2 completo, pois ando curioso por testar um pela primeira vez.

  20. Avatar de irlm
    irlm

    compativel com Ubuntu Snappy Core e Pinora/Fedora