Tem um equipamento com Windows RT? Esqueça o Windows 10

46 Comentários

Durante o evento de ontem, a Microsoft mostrou que está muito forte e pretende voltar aos tempos de muito sucesso! Para isso apresentou o novo Windows 10 e todas as funcionalidades que farão desta nova versão um dos melhores sistemas operativos da actualidade.

Mas nem tudo foram boas notícias para os utilizadores Microsoft! Para quem tem um equipamento com Windows RT… esqueça a actualização para o Windows 10.

surface-rt_610x435


Durante o evento de ontem não ficou bem definido se os equipamentos com Windows RT, concebido para sistemas com processadores ARM, teriam actualização para o Windows 10. Hoje a empresa de Redmond veio clarificar tal informação, indicando que os equipamentos com o Windows RT não terão a possibilidade de actualizar para o Windows 10… no entanto haverá uma actualização!

Isto quer dizer que equipamentos como o Nokia Lumia 2520 ou até mesmo o Surface RT não terão suporte para o Windows 10.

lumia

A Microsoft não adiantou informações sobre a data de disponibilização  nem qual a versão da actualização.O Windows 10 vai ser gratuito para os utilizadores que actualizem a partir do Windows 7, 8.1 e Windows Phone 8.1 mas apenas durante o primeiro ano de lançamento.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pires
    Paulo Pires

    Uma vergonha!!! Já vou vender o meu. Alguem quer comprar? lololol

    1. Avatar de Silva
      Silva

      OK, Quanto vendes o teu Android? *.*

      1. Avatar de Paulo Pires
        Paulo Pires

        lol, Surface RT sff!!

  2. Avatar de Maia12
    Maia12

    De facto, não foi referido que o Windows RT evoluiria para o Windows 10. Aqui http://www.engadget.com/2015/01/21/microsoft-windows-10-event-liveblog/#!post=75275 “Question: Will an update for Windows RT be part of the Windows 10 upgrade? Answer is yes.” Portanto, ainda é possível. Ou então, o Windows RT vai ter um update tipo Windows Phone 7.8.

    1. Avatar de Maia12
      Maia12

      Desculpem o double post, mas o RT parece que vai “correr” o 10: “Windows 10 is a free upgrade for all 7 and 8.1 users (update: RT too)”
      http://www.engadget.com/2015/01/21/windows-10-free-upgrade/

  3. Avatar de Manel
    Manel

    E o Windows 8.1 Pro tem update gratuito para sempre? ou é tambem só o 1º ano?

    1. Avatar de MM
      MM

      A história do 1º ano é só para o Windows7!
      Além do mais, quando o Windows 10 sair para o mercado, todas as dúvidas se dissiparão.

      1. Avatar de Manel
        Manel

        MM

        Tens a certeza?

        1. Avatar de MM
          MM

          Certeza não tenho, não trabalho na Microsoft!
          Com base no que li em outros lado, com base no que vi e ouvi no evento da MS, é essa a conclusão que tiro.
          Mas lá está, quando sair o W10 certamente que as dúvidas deixarão de existir. Até lá, muita água ainda vai correr debaixo da ponte! 🙂

      2. Avatar de D!
        D!

        No 1º ano se atualizarem, é gratuito se quiserem atualizar depois de passar um ano já não vai ser gratuito. Não pagam nada se atualizarem cedo nem há subscrições. Isto é um incentivo da MS para atualizarem logo que saia o windows 10 mais nada. Assim que sair o W10 atualizem e ficam com W10 e os updates para sempre.

    2. Avatar de JJ

      Quando se fala em um ano de update gratuito, quer-se dizer o seguinte:

      Quem tem Win7, Win8.1 (todos os Win8 tem de ser actualizados para o 8.1) e WP8.1, instalado nos seus equipamentos. Podem adquirir o Win10 gratuitamente, no prazo de 1 ano, após lançamento.

      Isto quer dizer, que quem tem os Win anteriores, podem mudar para o Win10 gratuitamente durante o 1º ano de existência do Win10.

      Lembram-se como foi o lançamento do Win8? Quem tinha outras versões do Windows, podia fazer o upgrade (adquirir) o Win8, por uns 35€ (se não estou em erro no valor), durante os primeiros 3 meses após ter sido lançado.

      Que não fizer o upgrade do Windows durante o 1º ano, após lançamento, depois se quiser ter o Win10, terá de o comprar.

      Podemos dizer, que durante um ano pode-se “comprar” o Windows 10 a custo ZERO.

      1. Avatar de censo
        censo

        É isso mesmo. Trata-se de uma oferta de lançamento. E o win 8 foi mais barato que os 35€. Se não estou em erro, paguei 27€. Depois do primeiro ano, pagar-se-á para adquirir o win 10. Quanto ao RT, bom, será o fim da plataforma ARM, que sempre se revelou menos versátil que uma x86 ou x64.

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Agora O MAIS importante:

        quem tiver feito o Upgrade gratuito, recebe alguma chave do Windows 10 para o caso de formatar (findo o ano gratuito) o PC e ter que reinstalar? Ou formatando foi-se o que era bom?

        1. Avatar de Censo
          Censo

          Claro que sim. Ainda não perceberam? Isto é oferta de lançamento. É uma compra com a diferença de que não pagas, logo é uma oferta. Recebes tudo a que tens direito. Quem comprou o 8 quando foi lançado a vinte e poucos euros comprou tudo para poder fazer o que quiser depois.

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Não estás a entender a minha pergunta: como “obtens” o Windows 10 para futuras instalações?

            Ou seja, eu tenho um portátil Windows 8.1 com uma chave, como faço para obter o Windows 10 gratuitamente, mas se formatar esse PC, reinstalar o Windows 10 de base?

  4. Avatar de szafsdgdsgh
    szafsdgdsgh

    Vai ser gratuito para sempre se atualizar no 1º ano
    ou
    vai ser gratuito durante o 1º ano (trial version).

    1. Avatar de JJ

      Não é nenhuma subscrição…
      Se adquirires (fazer o upgrade) do Win10, durante os primeiros 12 meses após lançamento, não pagas o Win10. É como comprares o Win10 a custo 0!

      Logicamente isto só deve ser valido para Windows originais.

      1. Avatar de RJCA
        RJCA

        Em formato ISO? Era interessante saber de que forma essa “aquisição gratuita” nos é facultada e em que suporte…

    2. Avatar de edu
      edu

      Gratuito para atualizar no Primeiro ano. Não é uma versão Trial. Após baixado no prazo, o sistema será ativado permanentemente.

  5. Avatar de MM
    MM

    Tenho um Rt e não é nada que me espante ou que seja motivo para ficar chateado com a situação.
    Facilmente se percebe que o Windows RT estava no fim de vida a partir do momento que hoje em dia é possível ter tablets com Windows 8.1 por 200 euros.
    A estratégia e opções dos fabricantes de tablets em apenas usarem o Windows “normal” veio ditar o fim do RT.
    Para quê apostar um sistema limitado se afinal com o mesmo preço consegue-se ter um sistema aberto (ou apenas limitado por componentes de hardware mas não pela arquitectura).
    Portanto, acho que faz todo o sentido acabarem com o RT apesar de isso ter implicações para muitos clientes, mas daqui a 2 ou 3 anos já todos trocaram os seus RTs por tablets normais.

    1. Avatar de Stefan
      Stefan

      Só uma correção… É possível ter tablets com windows 8.1 a 70/80€. Eu tenho um que custou 128€ que tem 32gb expansiveis por microsd, 2gb ram, camaras 5mpx e 2mpx ecrã ips 1920×1200… Na minha opinião o windows RT nunca deveria ter existido e quem agora comprar um surface com windows RT está a mandar dinheiro pela janela.

      1. Avatar de MM
        MM

        Sim, mas eu nem queria ir tão abaixo porque normalmente esses são de 8″ (o RT é de 10.6″).
        O RT na altura fazia sentido porque não se sabia qual a reação do mercado e, em especial, qual a reacção dos fabricantes.
        Na altura, a MS lançou o Surface Pro e o RT. O Pro custava 700 euros, o RT foi lançado como sendo um tablet puro a preço mais acessível (dentro do patamar normal de um tablet).
        Portanto, o RT foi um produto para o segmento dos tablets onde andam os Android e o iPad (equipamentos que dependem unicamente de apps).
        O Surface Pro foi para outro segmento e continua a estar em outro segmento.
        O que mudou nisto tudo foi que os fabricantes começaram a construir tablets com W8.1 ao preço de um tablet Android, daí teres tablets com W8.1 de 8″ a custarem 100 euros e que não são híbridos. POrtanto, o RT deixou de fazer sentido porque o mercado optou por adoptar quase exclusivamente a versão normal do Windows e abandonar a arquitectura ARM.
        Sim, o RT fez sentido. Tenho um RT e não penso em vendê-lo porque dou-lhe bastante uso.

        1. Avatar de MM
          MM

          PS: A MS também mudou a forma de licenciamento do software, e isso também teve influéncia no percurso do RT.

      2. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Instalas programas no cartão micro SD? é possível? ficam rápidas na mesma?

  6. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Isso Sao apenas suposicoes….ja foi confirmado algumas funções estaram presentes (quais ainda n s sabe) mas n foi descartada a hipótese d sair uma versão tipo a do WPhone.
    N desmotivem ja a malta….
    Alem q quem comprou o RT sabia q n era a versão normal do windows

    1. Avatar de Espanhola Bloody Mary
      Espanhola Bloody Mary

      Caro amigo,
      Por favor volte a estudar, que a época de exames não acabou.

      Cumprimentos

      1. Avatar de Bruno Coimbra
        Bruno Coimbra

        Deves querer festa tu….

  7. Avatar de JJ

    Isto é a mesma coisa de quem comprou um tablet Android 3.9 e só receber o update até ao 4.1. Acho que os consumidores, tem de estar a espera deste tipo de situações.

    O software e hardware evoluem, chega a um ponto que determinado hardware não suporta determinado software e vice-versa.

  8. Avatar de Tiago Batista
    Tiago Batista

    Mas não saiu uma notícia em que era suposto o w10 correr em ARM?
    Fica mal ser já abandonado…

  9. Avatar de João Braga
    João Braga

    Bastava-me a loja mas acredito seja a última coisa a entrar em modo de compatibilidade. Tenho notado que algumas aplicações como o MEO GO desapareceram da Loja para WIndows RT. O fim há muito estava à vista mas as notícias anteriores deixaram-me com novas esperanças que agora se esfumam.

  10. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    ahahahah, desculpem lá

    1. Avatar de MM
      MM

      Ao menos ainda teve updates ao longo da sua vida, existem muitos tablets android que nunca tiveram um update e já vinham desactualizados de origem.
      Portanto… se aqui a questão é dizer que só a MSFT faz coisas destas, é melhor ficares calado.
      Podemos ir para a Apple, que máquinas com 6 anos não puderam levar upgrade para o Yosemite (e que custaram novos mais de 2000 euros e não 250 euros), portanto.. todos têm telhados de vidro nesta coisa de deixar malta pendurada. 😉

      1. Avatar de MM n pesca nada disto
        MM n pesca nada disto

        a apple faz pcs durarem 6anos, os outros nem 2anos duram..6anos de updates ja e mto bom…eu ainda uso o 7 que ja tem 7anos, e n vejo desvantagem…

        1. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          Acho q o amigo aqui de cima é q n pesca mt do assunto nem sabe bem do que fala e usa a sua experiencia como valida para todo o universo.

          No meu caso tenho equipamentos com mais de 4 anos todos actualizados nas ultimas versões dos respectivos softwares e funcionam ás mil maravilhas…portanto deveria estar calado.

          E mais lhe digo, voçe referiu e mt bem ”a apple FAZ pc’s” a MS n faz pc’s faz software para pc’s…existe uma grande diferença

          A apple é tipo um comboio..so segue os carris tudo é feito para n desviar daquele caminho…já a MS tem de fazer aquilo correr em tudo o que é componentes e combinações do mesmo….é um patamar um bocado superior se pensar nisso!

        2. Avatar de WPMM
          WPMM

          A vantagem dos outros é que podemos fazer upgrades ao hardware e prolongar a vida com actualizações.
          Portanto, tu é que pareces que estás fora dela.

        3. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          PCs? A Microsoft desde o XP que dá no mínimo de 10 anos de suporte.

  11. Avatar de minie
    minie

    sem updates

    sem updates

    sem updates

    sem updates

    sem updates

  12. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    O que teve influência no percurso do RT foi estar a mais. Não fazia sentido um SO para smartphones (WP) e outro para tablets ARM (Windows RT).

    E a confusão, propositada, que a Microsoft criou entre Windows RT e Windows (Pro) foi mais do que muita – querendo fazer passar a ideia de que era tudo a mesma coisa.

    Com o Windows 10 nem fala da arquitetura ARM. Seria um erro abandonar os tablets ARM.

    1. Avatar de MM
      MM

      Não me lembro da MS ter passado a ideia que era tudo a mesma coisa! 🙂
      Eu comprei um RT e sabia bem o que estava a comprar.
      A confusão foi criada pelas pessoas e pela comunicação social.
      A existência de ARM fazem menos sentido agora uma vez que com 100 euros compras um tablet com Windows normal – não é a mesma coisa que um Surface Pro mas é mais versátil que um RT e que qualquer tablet da concorrência.

  13. Avatar de honey

    O windows funcionara em todos os dispositivos inclusive no raspberry pi?

  14. Avatar de int3
    int3

    “ai e tal é robusto”. é tão robusto que até se esqueçeram de fazer para ARMv7 lol. “robusto”.

  15. Avatar de irlm
    irlm

    Saiu mais uma versão Windows 10 9926 ainda tem alguns bugs.

  16. Avatar de Redm
    Redm

    A Microsoft é perita em fazer equipamentos para os descontinuar a seguir. Quem comprou Windows mobile 6 não pode actualizar para Windows phone 7. Quem comprou Windows phone 7 não pode actualizar para o 8. Agora o RT. Boa Microsoft sempre em grande. O que é preciso é gastar dinheiro.

  17. Avatar de Manuel Luis Goucha
    Manuel Luis Goucha

    Se o windows 8 ja é um lixo… quanto mais o RT… mesmo a microsoft. loll

  18. Avatar de Humberto Martins
    Humberto Martins

    comprei um tablet 2520 da nokia com windows rt mas esta dando para ativar o windows e a tecla nao funciona? como resolver