Microsoft quer controlar Android e por isso financiou a Cyanogen

68 Comentários

São conhecidos os planos que a Cyanogen tem para criar uma versão mais aberta e mais independente do Android. Para isso precisa de tirar do caminho a Google e todo o seu ecossistema. Os planos existem, a parte mais complicada é executa-los.

Mas a Cyanogen pode ter conseguido um aliado muito forte e que traz com ele algo que precisa de forma muito grande, o dinheiro.

Segundo informação agora revelada, a Microsoft estará a investir parte do seu dinheiro na Cyanogen.

ms_cyanogen_1

A informação agora apresentada dá conta do interesse da Microsoft no versão que a Cyanogen está a criar, livre de todas as aplicações Google, retirando assim à gigante das pesquisas o controlo que tem actualmente neste mercado.

O Android, que é na sua essência num projecto Open Source que qualquer fabricante poderia usar, está a ser controlada pela Google que assim impõe a todos estes fabricantes as suas aplicações e o se motor de pesquisa.

O interesse da Microsoft nesta nova versão do Android pode não ser muito lógica, mas pode prender-se com várias razões. A primeira está relacionada com o óbvio interesse e que os desenvolvimentos do Android saia do controlo que a Google exerce.

Em segundo lugar esta poderia ser uma alternativa que a Microsoft poderia ter para fazer crescer a sua presença no mundo dos dispositivos móveis, onde o seu Windows Phone apenas consegue uma escassa presença de 3% face a toda a concorrência.

ms_cyanogen_2

Os valores adiantados pela Microsoft à Cyanogen devem rondar os 75 milhões de dólares, mas esta seria apenas uma participação minoritária numa muito mais vasta recolha de fundos que a Cyanogen está fazer.

As fintes que revelaram este interesse e esta participação da Microsoft adiantaram que existem outros gigantes da industria presentes, mas não foram adiantados quaisquer outros nomes.

A jogada da Microsoft neste campo é de extrema inteligência. Ao mesmo tempo que procura eliminar ou tirar força a um concorrente directo, consegue também estar presente o que poderá ser o futuro do Android e dai obter os seus dividendos, não apenas relacionados com os lucros monetários.

Há já algum tempo que se falava de um possível interesse de vários gigantes na Cyanogen, mas a verdade é que acabaram por aparecer apenas como financiadores, em vez de a terem comprado.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    E com isto, o cliente fica a ganhar.

  2. Avatar de LP
    LP

    Android sem Google? Windows sem Microsoft? iOS/MacOS sem Apple?
    sim, claro…
    A M$ deve andar a ver é se arranja uma fork do Android para substituir o débil WM, “se não os podes vencer, junta-te a eles”. 😀

    1. Avatar de rui
      rui

      WM débil? Ah ah essa é boa.

      1. Avatar de Anónimo
        Anónimo

        Peço desculpa, o “fantástico” WP que custa a descolar. Em 4 anos está ao nível do descontinuado WM, o qual foi assumido pela Microsoft como fracasso.

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Desde quando é que a Microsoft considerou o Windows Mobile como um fracasso? A certa altura o Windows Mobile equipava mais de metade de todos os smartphones vendidos. Nem a Apple conseguiu tal feito.

          1. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Se calhar foi no dia em que Steve Ballmer (na altura CEO da Microsoft), assim o afirmou — juntamente com o despedimento do responsável dessa divisão.

            Mas como o “amigo” sabe mais que os CEOs da Microsoft no que toca às questões da Microsoft não me resta fazer mais nada do que calar-me…

            Afinal de contas, parece que houve um tempo mítico em que nem Symbian nem Palm tocavam no mercado do “fantástico” WM. Os números dizem outra coisa, mas você também lá saberá melhor que os números…

          2. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Por acaso não te estás a referir ao Steven Sinofsky, pois não?

          3. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Claro que não, o que é que o Sinofsky tem a haver para o caso?

            O sucesso do defunto Windows Mobile foi tão grande que já ninguém lembra a lista de pessoas que levaram o pontapé no respectivo por causa dele… nem a lista dos sucessores que continuaram a levar o pontapé no respectivo…

            No caso particular, quando Ballmer fez essas afirmações (2009) julgo ter sido Todd Warren (assim de memória), mas eles foram tantos que até é possível que tenha sido o Robbie Bach ou outro.

            É precisamente por já terem sido tantos que até é difícil encontrar a informação no Google (só mesmo quem acompanhou a história ao vivo e em directo é que se lembra).

        2. Avatar de knom
          knom

          a nivel de vendas ou de features?
          se for a nivel de features nem digo nada ahahaha mesmo nada

          1. Avatar de Anónimo
            Anónimo

            Não tenhamos ilusões, qualquer companhia (se tivesse de escolher) preferia um campeão de vendas a uma “vitória moral” (vitórias desse tipo são sempre questionáveis).

            No final do dia os accionistas querem resultados, sem receitas (vendas) em condições não há produto que sobreviva.

          2. Avatar de Não Não
            Não Não

            Por acaso, a nível de features é ainda pior que vendas…

            Não tem a sofisticação do iOS (continuidade, AirDrop/AirPlay/CarPlay, áudio de baixa latência, as ainda pouco exploradas actions, locations, não tem as funcionalidades comuns aos dois como os teclados, nem tem a liberdade do android…

            Andam a dormir no WP… Funciona, mas é só isso…

          3. Avatar de NewJ
            NewJ

            Ena, e eu que no meu WP8.1 consigo passar conteúdos por airplay, dlna, e tubecast.. E depois ainda vejo todos os jogos de futebol etc e os utilizadores com iphone ficam a olhar.

          4. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Não consegues fazer mirror, como o AirPlay do iOS… ou tens colunas no mercado, que o telemóvel faz stream.

            Sim, tens colunas bluetooth, mas AirPlay permite fugires do alcance bluetooth, porque é Wifi, e porque faz cache do ficheiro original música, e pode até abrir streams da internet…

            Além disso, ele perguntou “vantagens” do WP… o que é que o WP faz que os outros não façam?

            Nada!?

            Tem um autocolante a dizer “Microsoft Blue Screens Inc ©”

      2. Avatar de Helder Coelho
        Helder Coelho

        @rui Não há necessidade de comentar… A gente já sabe como é…

      3. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        A lógica é simples, se o WP estivesse assim tão bem não a MS não estaria tão preocupada com a concorrência…

        1. Avatar de NewJ
          NewJ

          Eh pá, mas o WP só está mau para os utilizadores de outros sistemas que não o usam nem acompanham a evolução deste, é que para os utilizadores WP este está cada vez mais fantástico, e falo por mim que tenho WP8.1 e Android 5.0.2

        2. Avatar de Bruno Coimbra
          Bruno Coimbra

          As únicas empresas que não se preocupam com a concorrência são as empresas que estão falidas e vao fechar…

        3. Avatar de knom
          knom

          concorrencia? lol
          voces nao pescam nada disto… usam um sistema e acham que sabem tudo sobre os outros todos sem mesmo estar por dentro…
          voces só falam mal do wp por causa duma coisa quase inexistente “falta de apps”

          mas nem todos podem ter uma store cheia de 10k de apps que dizem “ola mundo” não é?

          tão preocupada que investe na concorrencia, fantastica a tua logica

    2. Avatar de JRibeiro
      JRibeiro

      Não fazes mesmo ideia do que escreveste, pois não?

    3. Avatar de knom
      knom

      sabias que o android não é da google?
      a m$ faz o que quizer… a maioria dos dispositivos android que existem usam fork lol

      wm um dos melhores so’s mobile

    4. Avatar de LP
      LP

      A última vez que vi tinha um market share inferior a 3%, se isso não é débil, alguém me diga o que é. Não estou a avaliar a qualidade do SO em si, apenas a falar dos números que há ( será que refletem a qualidade?).

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Acho que não é “a Microsoft quer controlar o Android” 🙂

    O filme é:

    – Segundo ao seu boss, a Cyanogen quer o Android fora da dependência da Google.
    – Isto significa o Android AOSP, sem o Google Play e sem serviços da Google, como o Google Search, o Google Maps, o G+, etc.
    – O que se diz é que a Microsoft viu aí uma janela de oportunidade – “se o problema é esse, ficarem sem os serviços da Google, ‘tão aqui os nossos, o Bing, os mapas, etc.”
    – E pagou para “ir a jogo”, para ver no que a coisa dá – 75 milhões de dólares nestas coisas não é propriamente uma quantia fabulosa, mas, mesmo assim, ainda é dinheiro

    Eu não diria que a Microsoft quer controlar o Android. O que quer, se a coisa der, é um Android sem Google, ou melhor, substituindo os serviços Google pelos seus.

    1. Avatar de Márcio Sousa
    2. Avatar de Joana
      Joana

      A google que nem lancou apps para o windows phone vai contra-atacar e finalmente lancar os seus servicos para WP. quem ganha? Todos os lumias que sao 1000x melhores tlms que os androids todos (excepcao feita a htc) ficam com google maps ,gmail o que vai ser mto interessante.

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        Para que é que os utilizadores WP querem gmail ou google maps?? Eu tenho WP e tenho o Gmail sincronizado. A única coisa que sinto falta é do google analytics, mas mesmo esse até já poderá haver algum cliente, ha algum tempo que não uso.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        A sério tu outra vez? deixa isso.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      Oraaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Aqui está o único comentário em que estou 100% de acordo cntg, a velha máxima do “Ninguém dá nada a ninguém”. É óbvio que a MS quer lá o seu bing e afins, se a MS já detem patentes no android, desta maneira ganha em 2 frentes.

      1. Avatar de knom
        knom

        a microsoft faz mais dinheiro com o android do que com o sue proprio sistema (patentes)
        e a nokia só não ganhava uns bons trocos porque não é empresa de meter em tribunal para ganhar trocos….

        porque acham que os smartphones android não usam ainda como deve ser, o multi user? patente nokia….

        1. Avatar de Não Não
          Não Não

          Multi-user é uma patente Nokia?

          Mas que lol!

          Issi já esistia antes de existirem sequer telemóveis de qualquer tipo!

    4. Avatar de zeligx
    5. Avatar de JJ
      JJ

      Bem observado.

      Vimos que a Microsoft “acordo” e esta novamente atenta a mercado tecnológico, começando a marca posição sem recorrer a compra de empresas, como tinham sido habito nos últimos anos.

      Estará a Microsoft a tentar mudar as regras do jogo, em vez comprar empresas apenas a financia-las? A mediou prazo isso pode-se tornar mais interessante para as start-up…

      1. Avatar de knom
        knom

        já mudou. desde que o ballmer saiu…. vocês é que acham que ainda é a mesma…
        só não ve quem não quer

    6. Avatar de João Reis
      João Reis

      Boa analise, um perfeito resumo.

      Bom candidato a editor do PPLWARE, pelo menos tem o meu voto. Acho que as noticias deveriam terminar com uma interpretação como esta.

      É uma opinião, mas não deixa de ser uma perspectiva bastante clara das coisas.

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Se um assunto anda na blogosfera, os “lamirés” andam todos por aí, não disse nada de original. São é como um caleidoscópio – gira-se e a perspectiva muda.

        Desde que não se acredite em Santa Google, e diabolize a Apple e a Microsoft tem-se uma boa perspectiva. No caso do post, só o título é que está um bocado “puxado”, mas se não estiver ninguém liga 🙂

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          olha o dos cotovelos.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Tenho-te dado muitas cotoveladas ultimamente?

        2. Avatar de LP
          LP

          Como é que alguém que associa isto com religiões tem uma boa perspectiva? Como é que alguém com o teu nick e o teu avatar tem uma boa perspectiva? É enviesada e não é pouco!
          Se queres associar marcas a religiões, não podes fugir da indiscutivel primeirissima APPLE
          http://www.digitaltrends.com/computing/apple-causes-religious-reaction-in-brains-of-fans-say-neuroscientists/
          http://www.cnet.com/news/scientists-apple-makes-your-brain-go-all-religious/
          http://edition.cnn.com/2011/TECH/gaming.gadgets/05/19/apple.religion/
          http://www.livescience.com/6391-apple-obsession-science-ipad-fanaticism.html

          Nenhuma outra marca reune tanto fanatismo à sua volta.

          1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Pelos vistos doem-te.

          2. Avatar de Não Não
            Não Não

            No entanto a reação religiosa foi tua…

            Enfim…

          3. Avatar de LP
            LP

            Sim sim :” Santa Google, e diabolize”.

          4. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Olha que o que esses artigos dizem da Apple, pode-se aplicar a 100% dos fanáticos da Google/Android…

            E o que não faltam são Diabos e Demónios: Apple, Microsoft, etc…

          5. Avatar de LP
            LP

            “o que esses artigos dizem da Apple, pode-se aplicar a 100% dos fanáticos da Google/Android…”
            Dizes tu (és neurocientista?), mas se leres vês que não se trata dos fanáticos, a questão está na marca, esta é que os gera (intencionalmente).

    7. Avatar de knom
      knom

      o androido puro é sem google…. voces já comeram tanta play store e google maps que acham que o android pertence a google

      AOSP é que é android, o resto são FORKS

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acho q com esta jogada é o seguinte:
    A M$ extinguiu a NOKIA
    A M$ quer agora extinguir a CYanogen
    Para de futuro so podermos escolher entre os Windows Mobile e os Windows Mobile.

    A Cyanogen que se ponha mas é à tabela

    Porque Android sem Google e iOS/MacOS sem Apple, é como um jardim sem flores e os lucros vão somente para a M$ e querem acabar com a concorrencia

    1. Avatar de knom
      knom

      extinguiu? ai foi? ela esta mais viva do que vocês pensam… e a ganhar muito com o seu n1, e as suas redes!! e em 2016 preparem-se para algo vindo da nokia..

      ai quer extinguir a cyanogen? quer investir chamas a isso querer extinguir? hater… voces é acham que a google é que e amiga….
      e o android não pertence a google… android que é android é AOSP

  5. Avatar de NewJ
    NewJ

    Ataque à google por todos os lados.

  6. Avatar de Alexandre Cunha
    Alexandre Cunha

    O velho recurso do cavalo de troia que a M$ sempre usou

  7. Avatar de Tavares
    Tavares

    Acho uma boa “jogada” da Microsoft e,no fundo,não é a primeira vez que faz algo do género.Basta lembrar que a quando do inicio do facebook(em 2007) a Microsoft comprou 1,6% da rede social por US$ 240 milhões…hoje essa participação vale US$ 1,36 bilhão. E que se conseguir com um investimento na Cyanogen trazer o Bing, o Office, o Xbox Music, ou qualquer outro serviço para o Android…o valor do investimento é recuperado em muito pouco tempo.Depois é só lucro…ao mesmo tempo que dá uma “machadada” na Google!

    1. Avatar de knom
      knom

      o facebook não teve inicio em 2007

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estes tipos da cyanogen sao uns vendidos!

  9. Avatar de pedro
    pedro

    A verdade é que com isto a Cyonogen so vai fazer com que o Android passe de um projecto Open-source e passe a ser como o iOs e o WP, ou seja, codigo fechado.
    Nao estou a ver a Google de boa vontade a continuar a dar o apoio que da ao Android open-source, logo quando se diz que o cliente esta servido nao sera bem assim… A Cyonogen com a ganancia de querer ganahr um nicho a custa do trabalho dos outros (sim, visto que é a Google que faz grande parte dos desenvolvimentos do Android AOSP)

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Temos então a parte do Andoid open source – o Android AOSP, e a parte proprietária da Google – o Android GMS que inclui o Google Play e os serviços da Google.

      O que estás a dizer é que a Google deixará de apoiar o desenvolvimento do Android AOSP, que depende essencialmente da Google, sem dúvida nenhuma. Ou seja, passará a transferir cada vez mais recursos/funcionalidades da parte AOSP para a GMS, deixando quem se queira separar, utilizando só o Android AOSP com poucos recursos. Mas isso já está a acontecer – a Google transferiu para a parte GMS recursos que antes estavam na AOSP e acrescentou outros.

      A conversa de o Android ser software “livre” é para enganar criancinhas. A Google quer controlar o Android no seu interesse. Quem tiver os seus próprios interesses procura outras soluções. Quem tiver interesse em cravar um espinho no elefante, leia-se, a Microsoft que tem sido bastante espezinhada pela Google, aproveita – quem sabe se não obriga a Google a tratá-la melhor?

      1. Avatar de knom
        knom

        quantas mais vezes vou ter que dizer que o android que vem nos galaxys xperias e etc… são um fork?

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Convinha era saberes o que é um fork quando se fala em open source.

          A Samsung, a Sony, etc acrescentam, nos seus equipamentos, o seu código proprietário ao código proprietário Android GMS da Google? Qual foi o fork na parte do código open source?

      2. Avatar de LP
        LP

        Não me lembro da Google se ter tornado numa instituição de solidariedade/caridade… mas entende que a queiras “diabolizar”.
        Quem me dera que alguém me espezinhasse como a Google faz com a Microsoft, tendo em conta o lucro que lhe dá; nã sabes o que é a lei da concorrência? Não… é porque é “diabólica” Ave Apple!

      3. Avatar de Stako
        Stako

        E da mesma forma agora a MS quer controlar lol

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Deixa de fazer filmes que o AOSP está protegido pelo licenciamento que impede este de ser transformado num projecto closed source. Mesmo a Google está impedida de transformar o AOSP em closed source porque utiliza módulos de terceiros protegidos por GPL.

      A Google também usou do trabalho dos outros para criar o Android, como o kernel e muitos outros módulos utilizados neste.

    3. Avatar de knom
      knom

      o android já é assim… com o monopolio da google sobre o mesmo
      ahaahaha e os outros? as bases, drivers, e etc… onde estão?
      chamas a playstore grande parte? eu não.

  10. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    Que titulos tão sensacionalista… isto antes não era assim…
    Então a Microsoft quer controlar e no artigo afinal já só vai adquirir uma participação minoritária?
    Então se eu adquirir 2% da EDP já a controlo?
    Enfim…
    isto são negócios, não tem nada a ver com controlar, a Microsoft tb possui ações da Apple e provavelmente numa percentagem mais alta do que vai ter da Cyanogen, também a quer controlar?

    1. Avatar de knom
      knom

      é por isso que eu adoro este site.. apagam os meus comentarios quando os ajudo a corrigir e etc… e depois estes titulos..
      já disse eu perco a vontade de vir cá.. quando conheci este site a uns 5anos não era nada assim

  11. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Querem ver que estes gajos (Cyanogen) querem criar o seu próprio Android sem ter por base o AOSP?! Força nisso…

    Outra coisa, a Google não impõem nada, a versão AOSP vem sem Googles Services… Curiosamente a própria Cyanogen quando fornece um link para download logo a baixo fornece o link para o download do apk com os Google Services…

    1. Avatar de knom
      knom

      mas eles usam o AOSP mas os utilizadores do fork deles é livre para usarem as gaps, acho isso bom..

      mas eles nao vão fazer isso, eles querem um android sem monopolio da google

    2. Avatar de Não Não
      Não Não

      Onde é que a cyanogen põe o link para as gapps?

      Tas a confundir com fóruns…

  12. Avatar de Marco
    Marco

    duas coisas sobre o artigo:
    1- titulo sensacionalista como vem sendo cada vez mais normal
    2- os editores deveriam reler o artigo, tanta gralha.

    no meo disto tudo o Benchmark do iPhone 6 é que acertou em cheio na análise que fez.

  13. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Mais valia a Microsoft investir no Firefox OS -.- …

  14. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Um android sem Play Store é que vão ser esquisito… Aonde é que a cyanogen vai arranjar uma app Store ao nível da Play Store??

  15. Avatar de Daniel Lima
    Daniel Lima

    Opa se a microsoft controla o android tá tudo estragado, volto logo para o 3310 haha meu querido android da google melhor que isso só CM12.
    O android para mim morre no momento em que comece a ver bing e outras coisas pré-instaldas fonix :'(