Chegou o Spartan, o novo concorrente do Google Chrome

57 Comentários

Tal como estava previsto, a Microsoft apresentou hoje o seu novo browser, o Spartan. Baseado no motor de rendering Trident da Microsoft, que também está no Internet Explorer, o Spartan é lançado com o objectivo de ser mais flexível, mais funcional que o seu antecessor e terá obviamente integração com a assistente Cortana.

spartan


O Spartan vem para fazer esquecer o enfraquecido Internet Explorer e para isso irá oferecer ao utilizador as mais diversas funcionalidades. Com o Spartan vai ser possível efectuar anotações directamente no browser sem a necessidade de recursos próprios para tal. Para isso, basta clicar numa zona da página e…fazer a respectiva anotação.

SONY DSC

Além desta funcionalidade, o Spartan traz ainda um modo de leitura que adapta a página a qualquer dispositivo, para uma melhor leitura em offline.

SONY DSC

Tal como referido, a assistente Cortana irá também estar integrada integrada no browser para aprender os hábitos dos utilizadores e ajudar nas mais diversas tarefas.

SONY DSC

O Windows 10 estará disponível já na próxima semana, através do programa Windows Insider. Em Fevereiro estará já disponível uma versão para dispositivos móveis. Não há informações se o Spartan já estará disponível nestas versões.

Saiba tudo aqui

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Gomes
    André Gomes

    O que interessa saber é se vai haver plugin do wareztuga para ele.

    1. Avatar de Telmoy
      Telmoy

      Há dias o ppl colocou um artigo a dizer que iria suportar as extensões existentes no chrome

  2. Avatar de metro
    metro

    Não é possivel já o Download para utilizadores do windows 7?

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        ainda está em desenvolvimento, e já agora, é “project Spartan” por enquanto..

  3. Avatar de Tywin Lannister
    Tywin Lannister

    É mesmo isso…

    Parece-me que muita gente vai mudar, já que o Chrome está cada vez pior é não apresenta novidades que os outros browsers não tenham já…

    1. Avatar de joao
      joao

      Alem de ser um bixo papão de RAM..
      Esperemos que seja uma boa app vinda da m$

      1. Avatar de Tiago Costa
        Tiago Costa

        faz 5 anos que mudei para apple, microsoft nunca mais! Com mac nem formato o pc e esta sempre rapido e limpo. Sem barulho de ventoinha, sempre pronto..iphone 5 ja o tenho ha 3anos e continua rapido como um android octa core nc sera.

        1. Avatar de JJ
          JJ

          “Sem barulho de ventoinha, sempre pronto”

          O que é que isso tem haver como o Windows?
          Tirando o Surface, a Microsoft não tem PCs próprios!

          Se a ventoinha faz barulho num PC é porque esta avariada! É algo logico.

          Depois o formatar um PC, não tem de ser necessariamente porque ele esta com algum problema. Isso é uma ideia errada!

          1. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            No meu Mac, no OS X, no dia-a-dia, nunca precisa de ligar a ventoinha, mesmo em tarefas mais complicadas…

            No Windows, basta abrir uma página mais pesada, que começa-se logo a ouvir as ventoinhas a acelerar…

          2. Avatar de WPMM
            WPMM

            O meu imac até queima, literalmente queima e dá para fritar ovos. Considero um problema de concepção a “carapaça” aquecer tanto.

          3. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            PS: é o mesmo computador. Windows em dual-boot.

          4. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Eu tenho uma MacBook Air Retina e o que disseste de nunca ligar uma ventoinha é uma verdadeira mentira.

          5. Avatar de Pedro
            Pedro

            No meu macbook Pro Air também nunca liga ventoinha

          6. Avatar de la_marca
            la_marca

            Macbook Air Retina? Hás-de me dizer onde compraste essa pérola! Visto que os display retina ainda não equipam o Air.

          7. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            “Eu tenho uma MacBook Air Retina”

            LOL…

            Como é que é? Mais depressa se apanha um…

          8. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            @la_marca
            Queria dizer Pro e não Air. Mea culpa.

            @Zero Zero Sete
            Não, não estou a mentir, pelos vistos nunca cometeste uma gralha na tua vida. Muito provavelmente ainda usavas fraldas e já eu utilizava produtos Apple.

        2. Avatar de Filipe
          Filipe

          E isso veio a propósito de…?

          1. Avatar de Mig
            Mig

            Lo tal e qual… Sem nexo nenhum o comentário! E como dizer que estamos no verão

        3. Avatar de Daniel M.
          Daniel M.

          Caro, estive eu a desenvolver um jogo em openGL com um colega meu, para a faculdade. O meu colega tem um mac. Não me venha tentar enganar com a ventoinha nem trabalha, e que nem se esforça. Não me venha dizer que os mac não têm problemas e que o mac os está a léguas, porque não está. Santa ignorância. Estes fan boys…

          1. Avatar de Censo
            Censo

            O Tiago Silva que explique como é que tem um iPhone 5 há 3 anos…

          2. Avatar de Censo
            Censo

            Queria dizer Tiago Costa.

          3. Avatar de Pedro Oliveia
            Pedro Oliveia

            Adorei como a conversa mudou do novo browser Spartan para “Microsoft vs Apple: Os fan-boys contra-atacam!”

  4. Avatar de JJ
    JJ

    Acho que o ponto principal, seja mesmo a capacidade de fazer anotações… isso vai dar mesmo muito jeito.

    Boa aposta da Microsoft.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Vamos ver mas é quanto a personalização. O IE tinha um interface péssima e de impossivel personalização.

  5. Avatar de Dumitru
    Dumitru

    Gostei! Mas uma pergunta ‘e, vai haver opcao de sincronizar os favoritos do ie para o Spartan?! pois os favoritos no win8 estao sincronizados na nuvem!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Provavelmente que sim…um browser “tão inovador” tem de ter isso..é requisito mínimo 🙂

      1. Avatar de Dumitru
        Dumitru

        lolz “tao inovador” xDD, mas temos que dar os creditos a MS desta vez, pelo menos tentou criar algo diferente do IE, visto a primeira vista! Vamos ver, Obrigado btw!

        1. Avatar de Fabio Pisco
          Fabio Pisco

          Eu acho que tem uma interface bonita, e, como é simples torna-se mais leve. O IE não era assim tão mau na ultimas versões que as limitação em addons e a interface estragavam tudo (meu ponto de vista claro)
          Logo que esteja disponível para testes aí vou eu xD

  6. Avatar de Serginho M
    Serginho M

    De salientar que o modo de leitura já existia no IE do Windows Phone! São essas pequenas funções que destacam o Windows Phone dos outros sistemas. 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      E no IE no W 8.1

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Essa pequena função que já vem no Safari desde iOS 5, portanto em Outubro de 2011 ? Que bem se destaca o Windows Phone 😉

      1. Avatar de Balearic Soul
        Balearic Soul

        A sério? Como funciona esse modo de leitura no iPhone? É que estou com iPhones todos os dias e nunca devo ter reparado nisso!

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Basta clicar num ícone com 4 linhas pretas ao lado do link na barra de endereços.

    3. Avatar de Mota
      Mota

      isso e nada mais. 😀

      1. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        Não é “nada demais”, mas dá mesmo muito jeito, porque permite usar o ecrã dos telemóveis a 100%, e é muito mais confortável para ler num PC um artigo grande.

        Uso desde sempre no iOS e OS X.

  7. Avatar de jonny
    jonny

    Pergunta: será que dará para instalar em mac’s ou linux? Será que termina a era IE = Windows? 🙂 Espero que sim. 🙂

    1. Avatar de int3
      int3

      felizmente não, pelo menos até agora, a não ser que seja emulado.

    2. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      Isso era uma boa medida para a Microsoft… já que muitos web developers usam Mac, e alguns Linux, e por isso testar no Internet Explorer? Fica para outro dia… 😉

  8. Avatar de int3
    int3

    é engreçado. continuam a user os mesmo engines: Trident e Chakra. Usados no IE.
    Ou seja, continua na mesma.

    1. Avatar de hatterspotted
      hatterspotted

      E porque haveria de mudar o motor de renderização???

      Para ser mais um a tornar-se um Chrome wannabe??? Para se juntar ao clube Webkit, o qual a sra. Google já fez questão de criar um fork para proveito próprio (Blink)? Nesse caso é que continuaria tudo na mesma! Para isso já temos Chrome, Opera e Safari.

      Se a Microsoft assim o entender, tem recursos mais do que suficientes para fazer do Trident tão bom ou melhor que as alternativas existentes, ou ainda também vives com estigma do Internet Explorer ser lento e cheio de vulnerabilidades?

      Não deixa de ser algo irónico ver um comentário a desdenhar a Microsoft, vindo de um fã do Linux, uma vez que no passado uma das maiores críticas contra a Microsoft foi a forma como monopolizou a web com a monocultura do Internet Explorer, que levou à decadência do Netscape navigator, uma era que só terminou com a chegada do Firefox. Pelos vistos estão com saudades desses tempos e querem uma nova monocultura na web, desta vez liderada pela Google em vez da Microsoft.

      Competição gera inovação. Gecko, Webkit(Blink) e Trident, todos têm potencialidades e limitações. Não são os fãs do Linux que apregoam sempre que escolha nunca é demais? Hum??? Então o porquê deste comentário?

      1. Avatar de Alucard
        Alucard

        Também concordo que é óptimo haver variedade no que toca ao rendering dos browsers. Monocultura nunca! Se a Microsoft se convertesse ao WebKit, apenas nos restava um navegador alternativo a esse clube, o Firefox. Todos devem aplicar os mesmos standards, mas isso não quer dizer que tenham que ser todos iguais.

        Assim, manteremos 3 motores de rendering na Web, o Gecko do Firefox (o melhor na minha humilde opinião), o WebKit do Chrome/Safari,Opera e outros, e o Trident do IE/Spartan.

        Este browser vai ser multiplataforma ou vai continuar restrito ao Windows?

      2. Avatar de Zero Zero Sete
        Zero Zero Sete

        É mesmo isso!

        A Microsoft faz o que uma empresa grande e com poderio tecnológico deve fazer: competir!

        Não é como a Google que anda sempre a lançar ataques à Microsoft, e depois utiliza o motor que a Apple disponibilizou em OpenSource.

      3. Avatar de ptpedropt
        ptpedropt

        ui.. ficou arrumado..

        tem toda a razão, o chrome precisa de concorrência o mais rapido possivel

        já cheguei a ter mais de 30gb de memoria só para o chrome e a ram 8gb está sempre a 97% ou mais..

  9. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    Quando deitar as mãos ao browser, vou-lhe passar os testes ACID para ver como é que ele suporta os padrões web… Se continuar a renderizar as páginas como o IE, acredito que a Microsoft não tem futuro no mundo dos browsers e que devia retirar-se para o bem de todo um ecossistema.

    1. Avatar de haterspotted
      haterspotted

      Concordo, espero que seja compatível com os standards web ABERTOS, realço, ABERTOS existentes (o que é diferente de ter de cumprir com padrões impostos pela Google).

  10. Avatar de ajs
    ajs

    Será que pode ser instalado independentemente no windows 7?

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Portanto, a Microsoft disponibiliza o Windows 10 de forma gratuita para quem tem pelo menos Windows 7 e tu fazes essa pergunta.

      1. Avatar de Rui Rio
        Rui Rio

        e kem é k disse k ele ker usar o win10??

  11. Avatar de Anonymous

    TPB está a usar o Browser do tor 🙂

    Já existem novidades no site 🙂

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Uau, nem me acredito que vai voltar, é que não há outro como ele!

      Mas confesso que esperava uma remodelação na UI, mas pelos vistos vai continuar o mesmo :):

      Já agora, usando o PirateBrowser dá para aceder, ou para já nem com um nem com outro dá?

  12. Avatar de Joe
    Joe

    Assim de Repente, não será a mesma coisa com outro nome?
    Confesso que não perdi muito tempo a ler sobre este projecto, mas se o motor vai ser o mesmo, logo por aí pode ter carapaça diferente mas a engrenagem será a mesma.

  13. Avatar de Microsoft Helper
    Microsoft Helper

    Não éra o Microsoft Edge?