VoIP da MEO – Aprenda a configurar um “telefone VoIP” no PC

47 Comentários

No passado fim de semana mostrámos aqui como podem criar e gerir, gratuitamente, números VoIP que são disponibilizados pelo serviço MEO.

Depois de criados os números e de configurada a respectiva password, estes números nómadas passam a estar disponíveis para configurar no nosso router wireless (para associar, por exemplo, a um telefone legacy ou VoIP) ou no vosso PC/smartphone/tablet.

Hoje vamos ensinar como podem configurar um autêntico telefone no vosso PC, usando para isso o Zoiper.

voip


Actualmente são vários os softphones (software que oferece funcionalidades de um telefone) que estão disponíveis. No Pplware já apresentámos alguns deles, como por exemplo o 3CX ou o SFLphone, e hoje a nossa sugestão vai para o Zoiper.

O Zoiper é um software que permite efectuar e receber chamadas via VoIP, através do nosso PBX (central telefónica digital) ou algum serviço SIP.Este softphone está disponível para iPhone, Android, WP8, Windows, OSX e Linux.

Como configurar o VoIP da MEO no Zoiper?

Para este tutorial, vamos usar o Zoiper no Windows. Para configurarem o VoIP da MEO no Zoiper basta que sigam os seguintes passos:

Passo 1 – Obter o Zoiper aqui e proceder à instalação.

Passo 2 – Depois de instalado, basta aceder às configurações e configurar um perfil de acordo com o número VoIP criado no serviço da MEO. Assim devemos preencher os seguintes dados (menu em brasileiro):

  • Domíno: voip.sapo.pt
  • Usuário: +351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
  • Senha: Password que definiram aquando da criação do número VoIP
  • Nome do ID chamador: Um nome a atribuir ao vosso perfil.

Em Outbound options devem indicar a seguinte configuração:

  • Auth.usuário:+351 xxx xxx xxx (O vosso número VoIP)
  • Use proxy de saída
  • Proxy de saída: proxy.voip.sapo.pt:5070

zoiper_00

E está feito! Agora é só esperar uns segundos até recebermos a indicação que estamos registados no serviço.

zoiper_01

Se tudo estiver bem configurado, basta ir à interface incial do Zoiper, e marcar para um número fixo ou móvel. Podem também experimentar ligar de um número fixo/móvel para o vosso softphone.

zoiper_02

Considerações Finais

A utilização de um PC para usufruírmos de um serviço VoIP torna-se uma excelente escolha. Podemos aproveitar o micro e coluna do nosso PC deixando, assim, de ser necessário possuir um telefone ou qualquer outro tipo de equipamento para o efeito.

Esperamos brevemente apresentar outras aplicações para outros equipamentos (ex. iPhone/iPad, smartphones/talets Android, etc) de forma a que possam usar este serviço e assim efectuarem, por exemplo, chamadas para a rede fixa com um tarifário bastante acessível.

Download: Zoiper

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de helroal
    helroal

    Será que se pode usar fora de Portugal?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, claro. Basta terem acesso à Internet e está feito.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Instalei no Tablet mas não me dá som. Ouvem o que eu falo mas eu não oiço nada. O que poderá ser?

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Sim, funciona e muito bem (instalado em Android)

      Já usei varias vezes em Espanha

      E usei com redes wireless publicas (por Ex no MacDonnald de Espanha)

    3. Avatar de YaBa
      YaBa

      Yup.

      Já agora, alguém tem isto a funcionar no FreePBX ou Elastix?!
      Tive durante um ano e picos, mas depois começou com tantas falhas e quebras que desactivei temporariamente e contratei outro serviço.
      Ainda assim, como é gratuito, gostava de configurar novamente mas está-me a escapar alguma config.
      Obg.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        SIm, podes configurar um TRunk para ter isto a funcionar. Se calhar mais para a frente faço tutorial.

        1. Avatar de YaBa
          YaBa

          Em tempos basei-me num comentário aqui:
          https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/networking/elastix-como-colocar-em-funcionamento-uma-central-telefnica/
          Funcionou, mas de um dia para o outro, perdia o registo.
          Com uns tweaks foi ao sítio, mas volto a dar asneira, obviamente, pedir à MEO determinados parametros das configurações é a mesma coisa que pedir a um elefante para saltar.
          Curiosamente, dizem eles que só podem suportar o equipamento deles, até aqui tudo bem. Mas afinal, nem no equipamento deles funcionava 🙂 🙂 🙂

    4. Avatar de YaBa
      YaBa

      Desculpem, no comentário anterior faltou dizer que o FreePBX regista o trunk, mas não faz chamadas.
      Além disso, perde o registo com muita frequência.

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    “No passado fim de semana mostrámos aqui como podem criar e gerir, gratuitamente, 5 números VoIP que são disponibilizados pelo serviço MEO.”

    Esta frase inicial leva a pensar que os 5 números são gratuítos quando na verdade apenas o 1º número é gratuíto, o 2º pode ser gratuito se cumprir certas condições e os outros 3 custam mais de 5€ por cada número.

    https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Tarifarios/Tarifarios-VoIP-Nomada.pdf

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, tens razão. Alterado

  3. Avatar de Joao
    Joao

    No windows phone há possibilidade de usar est serviço?

    1. Avatar de Abílio
      Abílio

      sim, existe o linphone e Zoiper

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Yups, podes configurar o Zoiper na mesma. No entanto reparei no iOS que o Zoiper não deixa acrescentar a porta do Proxy de saída. Não sei se tem por lá alguma opção “escondida”. Não sei se no windows phone acontece o mesmo.

        1. Avatar de vitormcs

          Olá Pedro, no iOS a porta de saída é igualmente configurada, no entanto há caracteres que ficam escondidos induzindo em erro.

  4. Avatar de João Silva
    João Silva

    E para quem não é cliente Meo? Como ou onde se pode registar o número? Obg.

    1. Avatar de anibal
      anibal

      meo.pt e aderes 🙂

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tens de aderir ou então subscrever outro serviço….tipo: https://www.voipbuster.com/dashboard

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas.

    Gostaria de referir outro software que eu uso e que nunca me deu problemas. Muito fácil de configurar também.
    De seu nome X-Lite!

    Abraços.

  6. Avatar de Sense
    Sense

    E no caso da NOS? Como podemos configurar (se é que dá)?!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou ver se o meu vizinho me deixa fazer uns tutoriais com o serviço dele 🙂 Eu só tenho MEO 🙂

      1. Avatar de Sense
        Sense

        Ok Ok, dava imenso jeito para mim e para o resto dos interessados obviamente 😉

    2. Avatar de joao
      joao

      Também necessitava de saber para a NOS.

  7. Avatar de Fred
    Fred

    o servico voip não funciona com 3G?

    Já tentei com internet movel e não consegui.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Funciona na boa. Se nao te deu é porque tens aí algo mal configurado.

      1. Avatar de Blueparty
        Blueparty

        Qual o preço de telefonar de um telemóvel ou telefone fixo para esse número VOIP?

        1. Avatar de Carlos Alberto Gomes
          Carlos Alberto Gomes

          O preço é dependente do operador mas costuma corresponder ao valor de uma ligação para a numeração geográfica (aquela que começa por 2).

          1. Avatar de Blueparty
            Blueparty

            Portanto quem tem meo ou NOS então não paga as chamadas para estes números voip, correto?

  8. Avatar de CP
    CP

    Então com este serviço as chamadas que fizer para redes fixas são gratuitas? O tarifário é o mesmo então que se utilizar o telefone que me foi disponibilizado pelo serviço da MEO?

    1. Avatar de Mota
      Mota

      Sim. Tens 1000 minutos/mês

      No telefone tens chamadas grátis a partir de certas horas e certos dias para o estrangeiro. Aqui para o estrangeiro pagas sempre, não exatamente igual mas pode ser útil se tiveres num café com wifi por exemplo, e imagina que o teu tarifário acabou.

    2. Avatar de anibal
      anibal

      inclui para numeros começados por 2 e 3, não inclui internacionais. 1000 minutos mês acho eu

    3. Avatar de anibal
      anibal

      salvo erro são 1000 minutos / mes. e so tens para numeros começados por 2 e 3 (nao tens internacionais como nalguns tarifarios fixos)

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Os tarifarios gratis para fixos da meo estão neste momento a contemplar exclusivamente numeros começados por 2, não por 3, que são os nómadas.

  9. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Alguem com Windows phone que já tenha registado um numero no zoiper.
    tentei usar os dados que aqui o pplware disponibilizou mas deu erro.

    espero que venha ai um tut sobre isto mas no smartphone

    1. Avatar de Bruno Coimbra
      Bruno Coimbra

      esqueçam, done it
      já funfa =D

  10. Avatar de Alopes
    Alopes

    Boas
    Sou um utilizador de números voip da meo, por ser cliente à algum tempo, e devo dizer que dá imenso jeito qundo temos uma rede wi.fi, com dados moveis também funciona em 3g, pelo menos já tenho utilizado sem problemas (desde que tenhamos boa cobertura e plafond de dados). Só acrescento a seguinte informação em falta, podemos ,,ter até dois números gratuitos, contudo limitados a um numero fixo de minutos por mês (1000 minutos por numero) após esses minutos utilizados aplica-se um tarifário. Penso e sugiro que quando se lança um artigo destes e sendo conhecedores (?) poderiam ser mais elucidativos na informação e também informar as pessoas que isto obriga a uma gestão criteriosa das chamadas, pois o utilizador não tem forma de controlar os minutos gastos o que na minha opinião é uma falha grave e que tecnicamente não seria impossível.
    Bem ajam contudo pela informação.

  11. Avatar de Tiago Procópio
    Tiago Procópio

    Ótimo. Irei configurar em meu smartphone.
    Aproveitando, como é a qualidade das ligações? São boas?!

  12. Avatar de Marco
    Marco

    Eu uso o Mobile Voip com o tarifário da Free Voip Deal. custo zero para a rede fixa da maior parte dos países e chamada moveis para a rede portuguesa a 0.01€/m.
    e o carregamento é por MB.
    nota: Funciona bem em 3G.

  13. Avatar de Carlos Alberto Gomes
    Carlos Alberto Gomes

    Para além de existirem alternativas em provedores internacionais com preços de chamadas mais baixos do que a PT/MEO e com numeração portuguesa na gama nômada (30xxxxxxx), nunca “verdadeiramente” entendi por que a PT/MEO usa uma configuração sui generis, onde só se pode registrar no «SIP server» (porta UDP 5060) através do seu «outbound proxy» (porta UDP 5070). Tal configuração é incompatível com algumas soluções existentes no mercado e é a única que conheço, em todo o mercado internacional, a usar esse tipo de configuração. Tenho experiência considerável na configuração destes serviços em provedores internacionais e em todos eles o «outbound proxy» é opcional (mesmo quando sugerido) e possui o mesmo endereço do que o «SIP server». E nem sequer se pode falar que a estranheza destas configurações se devem a razões de segurança, pois ninguém as usa e não se deixa de prestar um serviço de excelente qualidade, com disponibilidade em 99,99999999% do tempo. Assim, eu pessoalmente não aconselho a ninguém o uso do serviço da PT/MEO que, aliás, é idêntico ao já ofertado pela PT/SAPO há vários anos.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Que provider jnternacional tem a gama 30xxxx? E como e o preco?

  14. Avatar de Eu
    Eu

    Bom dia..
    É possível usar esta aplicação para ligar para vários números ao mesmo tempo? Se não, sugerem alguma?

    1. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      O CsipSimple mais recente no meu Android tem uma opção para isso. Recomendo o CsipSimple por ser o de + fácil configuração, basta procurar pelo perfil sapo.

  15. Avatar de FMG
    FMG

    Boa tarde.

    Consegui configurar e utilizar o Zoiper no telemóvel (Android). No entanto, não consigo pô-lo a funcionar no meu MAC.

    Podem dar-me uma ajuda?

    Obrigado

  16. Avatar de pal
    pal

    Olá gostaria de saber as configurações nos telefone para usar na app nativa do android e outras:
    Nome de utilizador:?
    Palavra pass é: xxxxxx
    Servidor:?
    agradecido.

    1. Avatar de ftg002
      ftg002

      Também gostaria de saber.

  17. Avatar de Jorge Santos
    Jorge Santos

    Funciona lindamente em ubuntu14
    Foi só descompactar para uma pasta qualquer e entrar nela e fazer:
    sudo ./Zoiper_3.3_Linux_Free_64Bit.run

  18. Avatar de Roberta
    Roberta

    Olá tudo bem, tenho uma duvida, eu uso o Zoipe na minha empresa, porem não consigo chegar em uma configuração para parar o retorno da Voz no redset, já usei varios red mais nenhum funciona corretamente, todos dão retorno de voz ao realizar uma ligação esterna!!! Consegue me ajudar?