Preços da App Store da Apple ficam hoje mais caros na Europa

35 Comentários

O início do ano de 2015 vai trazer alguns ajustes nos mercado de aplicações da Apple. Segundo a empresa comunicou aos programadores, os preços das aplicações disponibilizadas em alguns países vão sofrer alterações.

E essas actualizações de preços vão atingir a maioria dos países da europa e entrará já em vigor hoje. A partir de agora as aplicações na Apple Store estão mais caras.

app_store_1

Este processo de actualização foi iniciado no principio desta semana com o envio de um email pela Apple para todos os programadores registados.

Nessa mensagem a Apple alertava para o facto de ir proceder até ao final da semana a alterações na forma como calcularia os preços das aplicações que disponibiliza na sua loja.

As principais razões para esta mudança e para o acerto dos preços na App Store está associada a mudanças na forma como a União Europeia alterou as leis associadas à cobrança de impostos dentro do seu espaço e também às alterações que os câmbios internacionais têm sofrido.

Ao proceder a esta mudança a Apple quer assim cumprir com as novas regras e também ajustar o preço das suas aplicações ao seu real valor, com as novas flutuações cambiais.

Estas mudanças vão afectar todos os países que pertencem à União Europeia, Noruega e Canadá, onde vão ser aumentados. Curiosamente na Islândia os preços vão ser reduzidos.

Na Rússia, onde a Apple já tinha realizado mudanças de preços no hardware, os valores vão ser alterados, não tendo sido indicado que aumentam ou diminuem.

app_store_2

Não existe por parte da Apple qualquer informação sobre os acertos que vão ser feitos aos preços, mas estes não devem ser significativos em termos percentuais.

Cada país deverá passar a ter os seus preços, uma vez que a Apple passará a cobrar valores distintos de IVA, por país e não como um todo na União Europeia. O valor aplicado antes estava nos 22% da Irlanda.

Para além dos novos preços para as aplicações, a Apple anunciou também que vai alterar os documentos referentes às margens de lucro para os programadores para que reflicta esta alteração.

Esta mudança de preço vem no seguimento de outros acertos que tem vindo a realizar noutros países e que têm colocados os seus equipamentos e aplicações mais caros. Um exemplo foi o Brasil, onde os aumentos de preços dos equipamentos Apple foram generalizados e bastante elevados.

Ao efectuar estas mudanças e aumentando as diferenças de preços entre a Europa e os Estados Unidos a Apple arrisca-se a retirar interesse aos programadores em publicar as suas aplicações pagas fora dos EUA, e tudo graças ao menor interesse em comprar aplicações que daqui advirá.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de WPMM
    WPMM

    O status paga-se, e bem.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Acertar o preço para pagar o Iva de acordo com as novas regras é status ??!

      Digam mal se quiserem , mas ao menos façam-no com sentido. Apple não aumentou o preço para ter mais lucro mas sim para se ajustar ás novas regras europeias (já tinha notado também em software de vários fabricantes onde agora sou sempre obrigado a pagar o Iva português.)

      Abc

      1. Avatar de JoMa
        JoMa

        Óbvio. A Apple não aumenta o preço para ter mais lucro; A Apple aumenta o preço para não ter menos lucro que, de certeza, continuará fabuloso.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          não é pela loja que vem o “lucro” da Apple, e não te esqueças que a questão dos preços afecta tb quem faz as aplicações, que seria até quem poderia ficar mais a perder.

          1. Avatar de JoMa
            JoMa

            “Não é pela loja que vem o lucro da Apple” – Não é mas também. 500.000.000 numa semana ainda são uns troquitos, não? Então o que nos diz isto: https://pplware.sitedev.pt/apple/recorde-apple-store-com-500-milhoes-de-receita-numa-semana/ Os programadores só ficariam a perder se a Apple lhes descontasse a eles o valor do aumento do IVA; se a Apple optasse por pagar esse acréscimo de imposto dos seus fabulosos lucros, os programadores jão não perderiam. Muito simples: Ao invés de ganharem 100, ganhavam apenas 90.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            500 milhões são as vendas e desses cerca de 150 milhões ficam para a Apple, e pagam as despesas com a loja em infra-estrutura, pessoal, suporte, comissões de pagamento, serviços, etc. Só uma parte é que é lucro, talvez nem metade disso.
            Para teres um noção no ano passado a Apple distribui 10 mil milhões pelos programadores, o que deu à Apple cerca de 4 mil milhões em rendimentos, o que é pouco quando comparado com os cerca de 190 mil milhões de rendimentos da empresa ou os 40 mil milhões de lucro.

            “se a Apple optasse por pagar esse acréscimo de imposto dos seus fabulosos lucros, os programadores jão não perderiam”
            Isso é muito giro de se dizer mas não é assim que funciona! O acordado em quase todas (ou todas) as lojas é a divisão 30:70 do valor antes de imposto sobre o consumo. O que propões não só obrigaria a uma confusão na contabilidade dessas divisões por causa dos diferentes IVAs – nuns países seria 70:30, noutros 75:25, noutros 73:27 – como levaria a Apple a perder nalguns casos mais de 20% do rendimento!
            O facto é que deves ver aumentos idênticos noutras lojas – a própria Microsoft anunciou isso há algum tempo.

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Santinho! (Expressão utilizada quando alguém espirra 🙂 )

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Passa Nivea (Expressão utilizada quando alguém tem dor de cotovelo)

        1. Avatar de Miguel Fernandes
          Miguel Fernandes

          Nivea ou vaselina?

    3. Avatar de MM
      MM

      Podia fazer um acerto à sua margem de lucro e continuava a ter preços iguais para todos!
      Anyway… foi apenas para lançar a confusão! 🙂

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        na verdade a fazer esse acerto afectaria tb os programadores, já que estes recebem 70% do preço sem IVA. Em Portugal por exemplo seria o equivalente a perder cerca de 6,5% do que recebiam antes.

    4. Avatar de Winetree
      Winetree

      Coff, Coff, *TROL*, Coff, Coff…

  2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Por enquanto na União Europeia os preços estão iguais em todos os países. Não sei como vai ser, mas sei como era:

    – Periodicamente eram feitos acertos de câmbio dólar/euro.

    – Por exemplo, se no momento do acerto o câmbio fosse 1 dólar = €0,90, como a comissão da Apple é 30% e o montante a receber pelo developer é de 70% – calculados sobre o valor sem impostos, o developer recebia 0,7 x 1 dólar = 0,7 x 0,90 euros, ou seja, o developer recebia o mesmo pelas apps vendidas nos EUA ou na Europa. Isto vai-se manter, ou seja, ao contrário do que diz o post, o developer receberá o mesmo quer as apps sejam vendidas nos EUA ou na União Europeia.

    – O que podia criar a ilusão de taxas diferentes era os preços das apps (em dólares e em euros) não refletirem as variações da taxa de câmbio que iam ocorrendo – uma vez que a taxa de câmbio utilizada era fixa, até haver novo acerto.

    – A outra questão é do IVA. A taxa de IVA era de 15% do Luxemburgo , onde a Apple tem a sua sede europeia (no post fala-se em 22% da Irlanda que só faria sentido se a Apple tivesse mudado para lá a sede). O valor do IVA era receita do Estado luxemburgês.

    O preço das apps, em qualquer país da União Europeia, comparando com os EUA era:

    Preço da app nos EUA sem impostos x taxa de câmbio “fixa” utilizada = preço na União Europeia sem impostos.

    Preço de venda em qualquer país da UE = Preço sem impostos + 15% de IVA do Luxemburgo.

    Sendo certo que as facturas das apps agora dizem que incluem 23% de IVA (taxa de Portugal) mas os preços se mantêm iguais em todos os países (que têm diferentes taxas de IVA) – não sei ao certo como vai ser feito o acerto do câmbio e das taxas de IVA.

    1. Avatar de Miguel Sousa
      Miguel Sousa

      Essa é a razão para a subida.
      Eles cobram o mesmo valor em todo o mercado Euro. Só que o IVA tem de ser cobrado conforme o país do utilizador. Assim a Apple deixou de poder cobrar os 16% de IVA (os 22% que o artigo fala é o que está a ser falado como sendo a média que a Apple está a aplicar para os novos preços, perdendo nos países com IVA mais altos e lucrando onde é mais baixo)e tem de cobrar os valores de cada país.

      Por outro lado, devido ás alterações das leis europeias e inglesas, a Apple irá ter de pagar mais de 7000 milhões de euros de impostos durante este ano. É que a vantagem de usar o Luxemburgo-Holanda-Irlanda-Ilha de Jersey (caso da Apple) para só pagar 1% de imposto sobre o lucro, deixou de funcionar.
      A maioria das multinacionais tem estado a aumentar os preços mais por causa dessa alteração do que pela lei geral de IVA comunitário.
      A Apple é a que tem tido muito destaque por causa de ter mais de 50% do mercado europeu e mais de 90% do mercado online de música… mas estas alterações já fizeram desaparecer 600 das empresas de venda de cds-dvds-equipamentos informáticos-equipamentos musicais- tecnologias que estava sedeadas nas ilhas britânicas e operavam a partir de Inglaterra. A própria Amazon já aumentou os preços e, eles, já usavam esta lei desde 2008. O Ebay.co.uk também já aumentou as comissões a contar com a alteração que aconteceu com a sua sede.

      O que provoca estes aumentos é 99% o encerramento dos offshores e o final da conhecida “sandwich”, o restante então é a nova lei de iva comunitário e a inflação.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        acho que estás aí a fazer um grande salto de raciocínio!
        Tanto quanto eu sei as empresas pan-europeias da Apple estão sediadas na Irlanda e Luxemburgo, e não parece que venham a ter qualquer mudança nos impostos sobre os lucros este ano – na Irlanda faltam alguns anos para que a Apple veja mudanças nos impostos. Aqui o principal motivo é a mudança na legislação europeia sobre o IVA [que deve aumentar em média cerca de 5% os preços], a que se soma a desvalorização do Euro face ao Dólar [cerca de 10% nos últimos meses]

    2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Acho que já está relativamente claro como foi a alteração dos preços na Europa.

      Não consigo perceber como foram os cálculos, porque os preços continuam a ser iguais em todos os países da União Europeia, apesar de terem diferentes taxas de IVA.

      É isto (nos casos que confirmei coincidiam totalmente)

      – custava => passa a custar (em euros)
      – 0,89 => 0,99 – aumento de 0,10
      – 1,79 => 1,99 – aumento de 0,20
      – 2,69 => 2,99 – aumento de 0,30
      – 3,59 => 3,99 – aumento de 0,40 (confirmei pelo Monument Valley, a 3,59, a factura indicava 15% de IVA. Agora está a 3,99 )
      – 4,49 => 4,99 – aumento de 0,50) (comprei o meu MoneyWiz 2 a 4,99, também com a factura de 15% e confirmei o novo preço)

      Acima dos 4,99 a minha “fonte” não tinha informação 🙂

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        … comprei o MoneyWiz 2, no dia 4/1/2014, a 4,49, com taxa de IVA de 15% (e não a 4,99 que é o preço actual, em que as facturas indicam IVA a 23%)

      2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        Com estes números percebe-se facilmente que o aumento é à volta de 11,2%.

  3. Avatar de schwrink3r
    schwrink3r

    Eu ontem tentava comprar o MoneyWiz 2, que estava a 5.79€, mas era informado que a app estava em “actualização/manutenção” e não concluía a operação. Hoje comprei, e o preço havia sido alterado para 4.99€ que foi o que eu paguei. Os preços, ainda, não sofreram aumento 🙂 pelo menos para mim até voltou ao que era antes!!

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    É agora que mudo para Androi, ou faço Jailbreak ao iphone.

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Isso. Muda para Android…

      1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
        Benchmark do iPhone 6

        … onde as apps são quase todas pirata …

        1. Avatar de miguel
          miguel

          As App piratas não pagam imposto XD

          antes piratas que andar a sustentar a vida luxuosa de certas pessoas que só sabem é desviar dinheiro(ganhar rios de dinheiro/ legalmente ou ilegalmente)

          1. Avatar de miguel
            miguel

            haa e a parte do legalmente é ter ordenados d 200 mil euros anuais sem fazer nada

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      sim porque o IVA não sobe nas outras lojas

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    E pronto… Está explicado aquele valor absurdo das receitas que fizeram. (Para as virgens ofendidas, este ‘absurdo’ digo em modo de ser enorme. É melhor deixar as coisas bem explicadas senão ainda me fazem como ao outro.)

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Santinho! (Expressão utilizada quando alguém espirra 🙂 )

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Passa Nivea (Expressão utilizada quando alguém tem dor de cotovelo)

  6. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    A mim felizmente não me afecta,sou forreta e já não pago barcos do pessoal da Apple

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Santinho! (Expressão utilizada quando alguém espirra 🙂 )

      A comissão da Google nas apps é também de 30% 😉

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Passa Nivea (Expressão utilizada quando alguém tem dor de cotovelo)

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
          Benchmark do iPhone 6

          Por a comissão da Google ser mais baixa ? Ou por as versões das apps serem melhores 😉

          Coça o cocuruto (Expressão usada quando alguém não tem ideias 🙂 )

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            Appleboy tem calma, devem dar-te iphones e macs, a apple nao é tua mae para teres que estar sempre em cima dos comentarios a ver se alguem diz mal dela.

          2. Avatar de Benchmark do iPhone 6
            Benchmark do iPhone 6

            Saúde! (Expressão usada quando alguém arrota 🙂 )

  7. Avatar de Pedro Alexandre
    Pedro Alexandre

    Não se esqueçam que o dolar tem vindo a subir face ao euro devido ao crescimento da economia americana, e isso explica o aumento dos preços, nao é necessariamente o iva ate porque o iva muita vezes até tem o efeito oposto.