Portáteis OLED no final de 2010!

21 Comentários

A Samsung anunciou esta semana o seu primeiro anúncio publicitário relativo aos portáteis  com ecrã OLED (díodo orgânico emissor de luz), previstos para daqui a um ano.

oled_1

Kyu Uhm, chefe do Marketing e Vendas Mundiais do Departamento de Computação da Samsung, afirmou que a empresa procurará lançar o produto lá para o final do ano que vem, 2010.

“A Samsung é maior fabricante de ecrãs OLED”, afirmou Uhm. “Adoptaremos esses ecrãs para os portáteis mal estejam disponível para comercialização… provavelmente no 3º trimestre do ano que vem”.

O gestor de produto da empresa, Patrick Povel, disse que a empresa de pesquisa Gartner acredita que os portáteis adoptarão os ecrãs OLED como um novo standard durante os próximos 5 anos.

Os ecrãs feitos de OLEDs (Organig Light-Emitting Diode) transmitem bem mais brilho e contraste que os típicos ecrãs LCD retro-iluminados e a sua reprodução de cor e rácio de refrescamento do ecrã são também melhores, com AMOLEDs (Active-Matrix OLEDs), reproduzindo quatro vezes mais cores que um ecrã típico LCD. Além disso são mais energeticamente eficientes.

Vejam aqui a diferença entre estas duas tecnologias num simples ecrã de telemóvel:

oled_2_small

ZDNet

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    Quero um destes 🙁

    realmente ja tinha visto portateis com ecras LED, mas o q sabia sobre eles era apenas q nao havia pixeis mortos..

  2. Avatar de A friend
    A friend

    Finalmente vamo-nos ver livres do backlight que faz o preto parecer cinza…

  3. Avatar de Asdrubal
  4. Avatar de Armando Matos
    Armando Matos

    Tudo muito bonito , mas quando se está na luz do dia mesmo à sombra é aquela miséria que se sabe , ou esta técnica vem anular esse efeito?

    1. Avatar de Nuno José
      Nuno José

      Sim 🙂

    2. Avatar de João Antunes
      João Antunes

      Infelizmente não vem anular o efeito, já tive vários dispositivos OLED (Telemoveis), inclusive o telemóvel que aparece na foto (Nokia N85, um excelente telemóvel) e com pouca luz de facto é um espectáculo, mas com o sol a incidir, não vê nada 🙁

  5. Avatar de Aptenodytes Tuxus
    Aptenodytes Tuxus

    Não sei como fabricam os OLED’s mais recentes, mas há um tempo atrás o tempo de vida do material orgânico utilizado era um pouco limitado. Mas suponho que isso seja coisa do passado, ficarei pacientemente à espera da massificação do OLED 🙂

  6. Avatar de Miguel Vieira
    Miguel Vieira

    Estes novos monitores parecem ser bons, mas os custos também vão ser grandes ainda por cima se acontecer um acidente como me aconteceu a mim, que danifiquei o monitor do meu portátil (LCD) e na Toshiba pediram-me 600€ para substituí-lo! E porque o meu pc é recente, porque se fosse mais antigo ficava muito mais caro segundo o que me disseram no apoio ao cliente!

    Cumprimentos

    1. Avatar de J.C
      J.C

      se nao tinhas garantia devias ter recorrido a uma empresa de reparacao de portateis. ficaria muito mais barato.

      1. Avatar de Miguel Vieira
        Miguel Vieira

        Foi o que eu fiz, achas que ia pagar os 600€?
        Ficou-me por 240€ numa loja de reparação, só me estava a querer referir a aquilo que as marcas ganham com estas “pequenas” coisas!

    2. Avatar de infectedm
      infectedm

      foste bem roubado… eu onde trabalho costumo ver muitos ecras partidos e o orçamento para a troca não costuma ultrapassar muito os 300€, e o serviço é feito na marca na mesma! e mesmo 300€já é um roubo pq o material e mão de obra não passa dos 150€, o resto é tudo lucro! 😉

      Cpts

      1. Avatar de Jaime
        Jaime

        monitor e mão de obra (mesmo os mais recentes) não passa dos 200€ contando com um monitor de 15.4” os maiores claro serão bem mais caros

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Não sei se uma coisa terá a ver com outra… mas isto de ecran’s OLED vai beneficiar a construção de ecrans tacteies ou nem por isso?

  8. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    Já não me lembro bem, mas os OLED não tinham um tempo de vida de 10 anos?

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Pois também tenho essa ideia…e não me agrada nada!!! imagina-se que daqui a 10 anos quero abrir o meu antigo portatil para recordar os meus belos tempo!!! e pumba! nao há nenhum ecrã! medo…. :S

  9. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    nos OLED o preto é verdadeiramente preto, pois significa que aquele pixel em paricular não está a emitir luz. Nos LCD convencionais há sempre a luz do backlight.
    Futuramente (não já) um ecran OLED será estupidamente mais barato que um LCD. Neste momento ainda não se dominam as tecnicas de fabrico. Mas em teoria seria quase como num serigrafia.
    Nos OLED o contraste e o tempo de refrescamento serão estupidamentes absurdos. Se calhar deixarão de ser mesmo um parametro de comparação.
    Existem várias tecnologias OLED. Umas que permitem ecrans flexiveis, outras ecrans transparentes e outras para ecran ditos convencionais.
    Os ecrans OLED serão estupidamente finos, que farão com que a electronica da TV tenha de estar em separado.
    Em suma, daqui a alguns anos os ecras levarão uma revolução muito maior que a dos Plasmas e LCD.
    Neste momento a tecnonoligia não está completamente dominada, mas o potencial está todo lá…

  10. Avatar de Gota
    Gota

    São só vantagens! Comprei o meu primeiro leitor mp3 há uns 5 anos e trazia já um grande ecrã OLED e sempre me fascinou o facto do ver nitidamente as imagens e as letras das músicas de uma forma nítida de qualquer ângulo do ecrã.

    Essa característica, mais a poupança energética, mais a qualidade de imagem, mais a fluidez que a caracteriza e o facto do preto ser preto só dão vontade de comprar um!

    1. Avatar de A friend
      A friend

      Serio? Pensava que só estavam a introduzir o OLED ou AMOLED a coisa de 1 ano para cá no maximo, como nos touch da Samsung e Microsoft ZuneHD…

      Outra coisa que achei interessante foi ter um iPhone 3G ao lado de um iPod Touch 2G e o iPhone não tem backlight como o iPod Touch, mas também não tem OLED…mas que tinha um contraste bem superior isso tinha.

      Ps.
      Atenção que uma das desvantagens do OLED é que dura cerca de 5 anos se usado num periodo diario de 8 horas dias. Pelo menos foi a ultima info que li a cerca disso.

      1. Avatar de Sérgio
        Sérgio

        As questões de durabilidade só se poe devido ao periodo de maturidade da tecnologia. Deêm-lhe tempo

      2. Avatar de PJviana
        PJviana

        No inicio quando apareceram os plasmas e LCD´s também toda a gente falava que estes não duravam muito tempo com a mesma qualidade de imagem, mas hoje já ninguém fala nisso!! Daqui a 1 ou 2 anos vai acontecer o mesmo com a tecnologia OLED!

  11. Avatar de XSAMANSX
    XSAMANSX

    A tech OLED do vem aumentar akilo ki tdos sabemos e sonhamos…, a TECNOLOGIA é a unica coisa ki temos a certeza ki nunca morerá nem permanecerá no time. Sera sempre uma ascensao…!