Monitor Energy Saver 0.4

12 Comentários

A humanidade enfrenta um dos maiores desafios de sempre: poupar energia!
Temos urgentemente de diminuir a devastação ecológica. Os ganhos são mais que evidentes, como todos sabemos! Naturalmente que não nos pode ser pedido que regressemos ao século 15 e que reduzamos ao mínimo o nosso consumo de energia. Mas… existem milhões de receitas, truques e pequenas dicas que podemos aproveitar. É simples poupar, podemos até começar pelo consumo do nosso computador, veja como.

Fazem ideia do que consome o nosso PC ao estar ali parado a mostrar o vosso screensaver?
Vamos começar por este ponto fundamental e.. para si banal. Temos aqui uma forma de poupar energia ao desligar o monitor!

Monitor Energy Saver
O problema é que na maior parte da vezes nem nos lembramos disso, é certo e sabido dada a velocidade da nossa vida. Para essas situações passamos a contar com o Monitor Energy Saver.

Este software é muito simples e muito prático na sua utilização. Fica ali quase imperceptível na barra de tarefas até ser chamado!

monitor_energy_saver_2

Quando este é chamado faz o que melhor sabe, coloca o PC a poupar energia!

Explicando melhor: ao bloquearmos o nosso PC, porque vamos estar longe dele, o monitor é automaticamente desligado. Simpático, não?

Ideal para quem, como eu, deixa o PC ligado no trabalho durante a noite e durante as horas de almoço. Mas o Monitor Energy Saver faz ainda mais!

É possível definir algumas acções adicionais e que são as seguintes:

  • Em alternativa ao desligar do monitor é possível activar o screen-saver
  • Pausa as aplicações de media que estivermos a usar (Winamp, Media Player, etc)
  • Colocar o status do nosso IM para Ausente

É ainda possível activar o desligar do monitor a qualquer momento através do atalho CTRL + F2.

Depois de descobrir este software passei a tê-lo presente nas minhas 3 máquinas e posso dizer que (muito lentamente e de forma reduzida) estou a contribuir para um planeta melhor! Falta agora tomar a decisão de fazer coisas maiores e de maior impacto! É apenas um primeiro passo.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2000/XP/Vista/Win7 [32 e 64 bits]
Download: Monitor Energy Saver 0.4 [84.6KB]
Homepage: Monitor Energy Saver

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de avlis rotiv
    avlis rotiv

    2 lapsos.. 😀

    …”Winapm” , Media Player, etc…
    …para si banal. “Ttemos” aqui uma…

    1. Avatar de Pedro Simões

      alvis,

      Corrigido.

      Obrigado

  2. Avatar de António Cunha

    Pequeno passo?
    já imaginas-te 100 milhoes de máquinas a utilizar esta aplicaçao? a quantidade de energia poupada? isso sim é um grande passo. e alem disso se com este artigo 1000 pessoas utilizarem o software já sao 1003 (3 maquinas tuas) maquinas a poupar!
    no final poupamos energia e o teu pequeno gesto transformou-se num grande passo para a Mae-Natureza.

    Gostei 😉

  3. Avatar de Bruno Braz
    Bruno Braz

    Espetacular… andava mesmo atrás de uma coisa como estas 🙂

    Esta aplicação é bastante útil, não só numa vertente de poupança, mas também para quem (como eu) usa um iMac com Boot Camp e pretende desligar apenas o ecra mantendo o Mac ligado 😉

    1. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Isto é uma coisa que o OSX já trás de raiz… Explora a secção dos “Hot Corners”, podes definir um deles como Sleep Display, que efectivamente desliga apenas o ecrã… Pelo menos funciona bem no meu MacBookPro

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Já instalei !
    Obrigado pela sugestão 😉

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Há uns tempos ouvi na rádio que se a página do Google fosse em preto em vez de branco se poupava uma quantidade gigantesca de energia, são as “pequenas” coisas que fazem toda a diferença

  6. Avatar de XarouZ
    XarouZ

    Eu utilizo o local cooling que faz praticamente a mesma coisa e já poupei muita energia.

  7. Avatar de Tono
    Tono

    Certamente estou errado mas… o Windows não faz precisamente isso? Não desliga o monitor após determinado período de tempo marcado por nós?, Se faz, para que precisamos de encher o nosso PC com mais tralha? Se este faz mais umas “coisinhas” a pergunta é: Valerá a pena encher o nosso PC com mais tralha, só por causa de mais umas “coisinhas” que, possivelmente nem as vamos activar? Eu, acho que não!

    1. Avatar de rsl
      rsl

      Concordo plenamente! Mais de 2/3 (eu inclusive) não deve conhecer as ferramentas do seu SO.
      O pplware podia fazer uma compilação das ferramentas existentes no sistema operativo, talvez para windows e mac visto linux ter uma grande variedade. Podia ser uma coisa muito simples tipo: paint – editor de imagem, snipping tool – captura de ecrã.
      Fica a ideia…
      Abraço

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Eu uso o Windows 7 e no Painel de Controlo\Hardware e Som\Opções de Energia é possível personalizar os perfis energia.

      Ainda assim resolvi experimentar esta ferramenta que ocupa 664K dos meus 6GB de RAM.

  8. Avatar de Roscas
    Roscas

    Boas

    Concordo plenamente com Tono … Qual é a novidade???? O gestor de energia do Windows faz precisamente isso … desliga o Monitor bem como os HDs se o desejarmos assim sendo sou mesmo green sempre tive isso configurado nas minhas maquinas