eTree – A árvore que tem Wifi, carrega telemóveis…

26 Comentários

…e até tem água fresca

Chama-se eTree e é um projecto de uma startup israelita que consiste numa árvore com muita tecnologia. Esta árvore “tecnológica” que está actualmente “plantada” em Ramat Hanadiv Garden, em Israel, tem a capacidade de gerar energia eléctrica (através dos painéis solares que fazem a vez das folhas), oferecer acesso à Internet através do wireless e até tem água fresca (para pessoas e animais).

eTree_01

A ideia pertence a uma startup israelita e o objectivo era criar uma árvore auto-sustentável, capaz de gerar energia que permitisse carregar smartphones, portáteis, entre outros equipamentos.

Esta árvore metálica com 7 painéis solares, baptizada de eTree, consegue produzir 1.4 kW por hora o que permite recarregar 35 portáteis em simultâneo.

eTree_00

A eTree foi imaginada pelo desinger Yoav Ben-Dov e, segundo informações, demorou cerca de 18 meses a passar do papel para um projecto real.

Além da sombra e de gerar energia (que pode também ser aproveitada para o sistema de iluminação), a eTree disponibiliza também acesso à Internet, através de uma rede wifi, e tem também um sistema de refrigeração de água.

eTree_02

eTree em vídeo

A empresa Sologic, responsável pelo projecto, referiu que no futuro esperam que haja eTrees em todo o país e em todo o mundo. «A Sologic é uma empresa de cariz social que tem como objetivo promover a consciência ambiental e a sustentabilidade, para criar uma ligação entre o ambiente da comunidade», referiu  Michael Lasry, da Sologic.

A eTree custa  $100,000 (cerca de 79 mil euros) – um valor elevado, especialmente se for pensada para “plantar” em países não desenvolvidos.

Via EmpresasHoje

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bruno
    Bruno

    Que grande imaginação, brutal, estou pasmado!

  2. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Não tenho nada contra a tecnologia e sou consumidor, mas a loucura da dependência que querem incutir nas pessoas, leia-se consumidor viciado, leva a ideias ridículas como esta – árvore auto sustentável!

    Já leram o “Um Lugar Mágico” da Susana Tamaro? Assim parecem certas ideias tecnológicas…

    “Sua Moleza Imunda Almôndega I engendrou um plano diabólico para transportar o planeta num monte de cimento coberto de Super-Mega-Hiper-Mercados, televisões e antenas parabólicas…”.

    Enfim…

  3. Avatar de Woot!
    Woot!

    Hmm lembro-me de ver esta ideia num documentário do Discovery ou NatGeo há uns bons 7-8 anos atrás…parece-me que alguém roubou a ideia inicial 🙂

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    e oxigénio? cria?

    1. Avatar de joão
      joão

      Estava a ver que não apareciam aqui as pessoas com as suas filosofias de vida… moralistas vá..

    2. Avatar de Vítor M.

      Não o consumir, só por si, é uma grande coisa. 😉

  5. Avatar de maria souto
    maria souto

    não sou de etnia cigana nem vivo num ghetto, nem estou aqui para defenfer individuos de um nem de outro, mas tenho observado situações de grandes estragos na sociedade causados por individuos que receberam boa educação em escolas publicas e até privadas e que nao sei explicar porquê têm atitudes de desrespeito por obras públicas e privadas. Lamentavelmente acabam sempre por culpabilizar quem é pobre ou de etnia. Chama-se a isto preconceito. Não é verdade?

    1. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Pretos e ciganos so arranjam problemas, veja se em linha de sintra por ex

      1. Avatar de Marco B.
        Marco B.

        Roubam, grafitam, nao trabalham, pedem rendimentos ao estado, e ainda matam os nossos

        1. Avatar de funesto
          funesto

          Roubam e matam… Como nós fizemos aos indígenas africanos e ameríndios? Que lata inacreditável.

    2. Avatar de Folano
      Folano

      A minha universidade tem por perto um bairro de (qualquer etnia nao civilizada) tem uma avenida sempre vazia onde normalmente o pessoal da universidade poem la o carro quando nao ha mais lugar (eles tem garagens e parques internos género condomínio fechado) vou a sair do carro e fala um de longe num grupo “vais estacionar aí o carro?, depois nao…”. Eles vivem naquele meio e acham normal roubar/estragar propriedade de terceiros, etc etc. Por mim como estamos em crise era tudo daqui para fora, trabalhassem.

  6. Avatar de maria souto
    maria souto

    óptimo projeto! temos que pensar nas energias renováveis e esta ideia está o máximo! quem sabe daqui a alguns anos vamos achar isto indispensável à nossa vida qoutidiana. Quem se lembra dos comentários que foram produzidos a propósito dos telefones sem fios? do telemóvel? da televisão que até se podia pendurar na parede? isso foi há uns anos, não foi? agora todos usamos como algo muito banal. E 79 mil euros é muito dinheiro. Por acaso não há portugueses que compram carros mais caros?
    deixemos as novas ideias avançar e que sejam para bem da humanidade!!

  7. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Se fosse “iTree” toda gente punha uma em casa…

    1. Avatar de Xico
      Xico

      … e pagavam 200,000$ sem pestanejar!!!

      1. Avatar de Zé

        …e compravam a nova versão todos os anos…

  8. Avatar de Joel
    Joel

    Nós podíamos plantar árvores reais, que produzem o oxigénio que respiramos. mas isso da muito trabalho.
    mas se podemos ter uma árvore que carrega 35 portáteis em simultâneo e até tem wi-fi… ok vamos plantar milhões…

  9. Avatar de André
    André

    Não sei se já repararam numa coisa:

    Um árvore para carregar portáteis? E que tal uma ou milhares destas pela cidade, para injetar energia na rede? Ou meia dúzia nos quintais lá de casa? mas porque é que este tipo de tecnologia tem de começar no smartphones ou portáteis? Bolas, era preferível anunciarem: Passe a ferro junto da sua eTree, ao som da natureza… eu para carregar o tom não vou estar 1h ou 1h30 debaixo desta árvore especado…

  10. Avatar de Bonzi
    Bonzi

    Uma excelente ideia, podia-mos ter várias em Portugal, em vez de termos comprado um submarino no valor de mil milhões de euros que só servio para alimentar o ego de alguns almirantes e generais além de ter dados muitas gorjetas de milhões de euros a políticos e banqueiros, podíamos ter nos nossos jardins/parques portugueses cerca de 12658 árvores tecnológicas que nos serviam muito melhor

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Vale mais uma boa arvore que 1 milhão destas porcarias.

  11. Avatar de Diogo Miranda
    Diogo Miranda

    Desde que não a metam a substituir nenhuma árvore real tudo bem, porque estas não limpam o CO2 nem produzem oxigénio.

  12. Avatar de Rui C
    Rui C

    Perfeitamente dispensável esta “árvore”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Dispensável? Então se podes ter um aproveitamento energético, limpo… e é dispensável? Desculpa lá, mas a tecnologia pode ser muito útil em vários aspectos, este é apenas um deles.

  13. Avatar de joão
    joão

    É fixe para os alentejanos que gostam de estar debaixo do chaparro! agora já podem carregar os 3310

    1. Avatar de Vítor M.

      Olha que se fores a cidades alentejanas vais ficar surpreendido com o nível tecnológico face a muitas outras do nosso país. Ai 3310 🙂 fia-te nisso!

  14. Avatar de antonio
    antonio

    balelas, quando pode-se carregar o telemovel em qualquer lado. Desde o carro ao local de trabalho, passando pelo café. Agora ficar no meio da praça à espera que se carregue o telemóvel, por amor deus, e então o preço é uma anedota

    1. Avatar de Vítor M.

      Tecnologia que está a aparecer no mercado. Daqui a uns anos está a 1/10 do preço. É assim em tudo. O aproveitamento, bom aí há muito por onde dar utilidade, muito mesmo.