ViGlance – A Super-Barra do Seven no XP

43 Comentários

O ViGlance permite-lhe obter literalmente uma barra de tarefas semelhante à barra de tarefas do novíssimo Windows 7. Visualize as janelas sob a forma de ícones, re-ordene a posição das janelas na barra, coloque atalhos de fácil acesso e obtenha pré-visualizações do conteúdo das janelas, bem ao estilo do Aero Peek.

Se é um utilizador ainda preso à estabilidade do Windows XP, mas que não dispensa um bom eye-candy e funcionalidade semelhantes ao Windows 7, esta aplicação é para si.

viglance_00

Miniaturas dinâmicas das janelas

Como o utilizador tem tendência a associar melhor imagens em detrimento de texto a um determinado conteúdo, esta aplicação proporciona-lhe uma previsão das janelas abertas a partir da barra de tarefas, usando para isso, o screenshot mais recente dessa mesma janela, de forma a usar a menor quantidade de processamento possível.

Coloque as suas aplicações favoritas na barra

Fazer o chamado pin de aplicações para a barra de tarefas é algo tão simples como um simples clique no botão direito do rato. Desta forma poderá simular o mesmo comportamento dos atalhos da barra de tarefas presente no Windows 7.

viglance_02

Botão Iniciar substitído pelo Start Orb

O botão do menu Iniciar do Windows XP já passou de moda, não acha? Muito grande e pouco funcional. O ViGlance substitui este botão pelo botão presente no Windows Vista e Windows 7. Além de pequeno e prático, a reacção à passagem do rato por cima do mesmo é mais do que agradável.

Personalização da posição das aplicações

Finalmente é possível re-ordenar a posição das janelas na barra de tarefas do XP! Para isso basta apenas arrastar o ícone da janela para a posição pretendida. A ordem definida por si será automaticamente lembrada de cada vez que iniciar o ViGlance.

Vídeo demonstrativo das funcionalidades descritas

Instalação e configuração do ViGlance

Quando descarregar este pequeno programa reparará que se trata de um pequeno executável portátil, não requerendo instalação. Por esta mesma razão, aconselho-o a descomprimir o zip descarregado para uma pasta à sua escolha. Abra a pasta resultante e corra o executável. Iniciar-se-á de imediato a aplicação.

Posso afirmar que a aplicação gasta uns míseros 6MB de RAM no meu sistema. É portanto, bastante leve.

Para que esta se inicie sempre que entrar no sistema operativo, terá de aceder às opções da aplicação. Para isso clique com o botão direito do rato sobre o ícone do ViGlance na barra de tarefas e seleccione Options.

viglance_03

Seleccione a opção Start ViGlance with Windows e verifique todas as outras opções. Clique em OK e terá a sua barra de tarefas completamente renovada. Veja como o meu ambiente de trabalho ficou bonito!

viglance_01_small

É importante ainda dizer que tem skins disponíveis se quiser personalizar ainda mais o aspecto visual da sua barra de tarefas. Poderá aceder às mesmas a partir do fórum oficial do programa.

Obrigado Amer e Paulo Izidoro pela sugestão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: ViGlance Build 1172 [230KB]
Homepage: ViGlance

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando Massa
    Fernando Massa

    O primeiro a comentar e a dizer nada de jeito…

    LOOL

  2. Avatar de tagravado.com
    1. Avatar de gotamaluko
      gotamaluko

      é como o teu comentário.

      1. Avatar de Filipedgb
        Filipedgb

        Como o comentário dele, como o teu, e como o meu já agora.

    2. Avatar de Jose Luis
      Jose Luis

      DESCULPEM O OFF TOPIC / BLOG

      posts para fazer publicidade (a um qualquer blog…) além de irritantes são obviamente cansativos…

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    Aquele “bocado” em baixo sem nada é mesmo assim? Fica erhm… estranho…

    Bom post, nevertheless 🙂

    1. Avatar de EacHTimE
      EacHTimE

      Realmente fica estranho e desaproveitado… É pena se não der para remover..

      1. Avatar de Emannxx
        Emannxx

        Não… o espaço nao aparece, pelo menos no meu nao!

        E já agora, também funciona no vista, mas ainda com um erro ou outro…

        1. Avatar de KnightOfCydonia
          KnightOfCydonia

          Não aparece, isso depende da skin que usas, neste vídeo está a nativa do xp, (que no meu tb funciona perfeitamente) se usares a do seven fica perfeito

          E NUNCA GASTA A MESMA COISA DO QUE O WIN 7 TODO… ISSO É FALSO

          Este é um print do meu ecran, A transparência existe, e é por causa do ViGlance, o programa é genial, e sim lá no fundo é o icone dos sims XD, Já desde pequeno que adoro este jogo… Tenho as expansões todas XD (19)

          http://i39.tinypic.com/15x2s7a.jpg

          1. Avatar de KnightOfCydonia
            KnightOfCydonia

            É MESMO O WINDOWS XP, e acho que até está parecido xD

  4. Avatar de PiИИto®

    Boa dica. 😉

    Se eu podia viver sem o Pplware? Não, não podia.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      poder podia.. mas não era a mesma coisa 😀

  5. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    E não poderemos ter o wallpaper que está nas imagens??? Isso é que era boa onda 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Essa é um dos wallpapers internos… mas posso ver isso. Tenho uma colecção engraçada de wallpapers Pplware. Não são tantos que dê um post 😀 mas vamos ver se o disponibilizamos em breve.

      1. Avatar de lfspaulo
        lfspaulo

        ok… Vê lá isso, porque já vi em algumas imagens e acho-os bastante interessantes 😉

  6. Avatar de Ricardo Carneiro

    Genial 🙂

    Muito bom software 😀

    Eu que costumo ter imensas janelas abertas, com este programa vou fazer melhor a gestão das minhas janelas 🙂 e é futurista 😉

    Tas la Ana 🙂

  7. Avatar de 3biz
    3biz

    isto é estupido.
    Quanto impacto nao tem uma coisa assim no sistema que nao valha meter o proprio Windows 7?

    1. Avatar de Vítor M.

      A falta de recusros, a falta de licença, a falta de conhecimentos de instalação de um SO… ui descrevia-te aqui um infindável lista de motivos.

      1. Avatar de 3biz
        3biz

        hum…
        nem tinha pensado nessa perspectiva…

        1. Avatar de KnightOfCydonia
          KnightOfCydonia

          A mim gasta-me 10Mb de Memoria, já o utilizo há muito e nunca deu problemas. Claro que nao é a mesma coisa, mas isto comparado ao gasto do Kaspersky, (que ate pode nao ser muito compara com outros antivirus mas deixa um pc com 2Gb de ram como o meu uma autentica locomutora, Já agora recomendo o maravilhoso ESS 4 da Eset, Leveza e eficacia maxima ;D).

  8. Avatar de pedibus
    pedibus

    Boa dica.

    Alguém sabe o nome da música?

    Cumprimentos.

  9. Avatar de Frigo
    Frigo

    quando se fala no seven: “ah, o XP é muito melhor, não mudo”

    fala-se em meter o XP como o seven: “eih, altamente, vou testar”

    e acabam a comer montes de memória. enfim…

  10. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Duas questões:

    É possível tê-lo no Vista ou só mesmo no XP?

    Tem ganhos de produtividade no XP?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Peço desculpa, parece que recentemente foi adicionado suporte ao Vista e até ao Seven (não sei para quê, este último). Mais informações aqui: http://lee-soft.com/forums/index.php?topic=657.0
      Actualizei o artigo.

      Quanto aos ganhos de produtividade, se considerares que a possibilidade de rearranjar a ordem das janelas, visualizá-las por meio de ícones e obter previews sem as abrir são tudo vantagens, então esta aplicação é realmente útil.

  11. Avatar de Afonso
    Afonso

    Instalei, não vejo grande utilidade…

  12. Avatar de Eri
    Eri

    Não vejo utilidade!

    Miniaturas dinâmicas das janelas são muito, mas muito chatas!!!

    1. Avatar de Amer
      Amer

      Como em muitas situações a utilidade das aplicações depende da necesidade que temos delas.

      Na empresa onde trabalho tenho um computador com XP instalado e por força da necessidade aumentava sempre a altura da taskbar.

      As aplicações abertas eram muitas e por vezes saltar de janela em janela tornava-se irritante principalmente quando tinha varias da mesma aplicação.

      Com o agrupamento das janelas por aplicação e o preview das mesmas torna-se mais fácil a navegação pelas aplicações.

      Vejo um pouco como as bibliotecas do Windows 7, de inicio não vemos utilidade mas depois de nos habituarmos não as dispensamos.

  13. Avatar de DoContra
    DoContra

    Instalei, testei e… desinstalei! 🙂

    Giro, engraçado, colorido mas… perfeitamente inútil. E, pior ainda, “comedor” de preciosos recursos (só tenho uns miseráveis 512Kb de RAM e cada Mb vale ouro).

    Mas fica registada a boa vontade da Ana em dar (um ar de) Win7 aos pobres! Se tivesse uma máquina decente não haveria skin que escapasse… 🙂

    1. Avatar de DoContra
      DoContra

      Obviamente que tenho 512Mb não Kb. Senão ainda ficava pior que o tio Bill, que achava que 640Kb chegavam e sobravam… 😉

    2. Avatar de Ana Narciso

      É sempre um prazer dar alternativas aos “pobres”. 😉

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        ‘Brigadinho… 😛

        Bomecês bão bêre quando eu fôre rico e cumprar um… apple? 😀

  14. Avatar de Iv@n
    Iv@n

    Off- Para quem gostou do Paint do Seven, mais moderno e que usa a idéia da barra do MOffice 2007, pode usar o PaintRibbon 0,1. Ainda meio comedido mas o autor promete mais nas próximas versões. Sei que existem até melhores mas achei interessante. O Paint do Seven ainda não é instalável no Vista ou Xp.

    http://download.cnet.com/PaintRibbon/3000-2191_4-10958115.html?part=dl-6314117&subj=dl&tag=button

    Interessante o ViGlance, para quem se enquadra num dos muitos motivos da lista do VitorM e até mesmo para se conhecer qdo não se tem ainda o Seven instalado, vem mesmo no jeito. Se consome recursos, bem não dá mesmo 200cv em motor 1000cc, tem que ter a máquina adequada.

    Abraço

    Iv@n

  15. Avatar de Joel
    Joel

    Utilidade não tem muita…

    é bonito e tal…
    E não ficará mais lento o computador com isto??
    http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

    1. Avatar de Ana Narciso

      Tal como enunciado no texto o consumo de RAM é mínimo (6MB em 2GB) e o processamento também, pois é apenas gasto tempo de CPU quando o SO tira uma espécie de “screenshot” à janela activa. Cerca de uns 2% de um Atom 1,66Ghz.

  16. Avatar de Rip_heart
    Rip_heart

    nao vejo grande utilidade. ja tive uma orb tipo vista num dakeles pakc de transformaçao do xp em vista e apenas serve para gastar recursos. fica mais bonito? claro, mas pessoalmente nao costumo ficar muito tempo a olhar para o ecra parado. se estou no pc é pk estou com alguma janela maximizada ou em ecra inteiro, a trabalhar ou a jogar :). gasta pouco recursos, mas 2% aqui, mais 3% ali e no fim das contas está a maquina a ficar lenta. nao sei se é da idade, mas neste momento o unico extra que tenho é uma imagem de fundo (tirada de um 6ªfeira do pplware :))

    1. Avatar de Amer
      Amer

      Já instalei em tempos uma aplicação do genero e desinstalei logo a seguir porque era demasiado “pesada” e nao trazia mais valia nenhuma a nao ser o aspecto visual.

      A superbar da Viglance não é nenhum pack, é apenas um ficheiro executável que corres. Nem Setup tem.

  17. Avatar de Leandro
    Leandro

    Foi somente comigo ou esse programa ao reiniciar o computador com a opção de “Inicializar com o S.O” da um monte de erro???

  18. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Notei muitos bugs de integração desta aplicação e degradação de performance.

    Pode ser que melhore no futuro mas até lá acho que a deixo de parte

  19. Avatar de Jaime
    Jaime

    So para lembrar ao pessoal

    Sempre que se usa utilitários destes para embelezar o Xispe este arrasta-se…

    Querem coisas bonitas? Metam o Seven

  20. Avatar de marcos
    marcos

    Alguém me ajude! Esse programa nao funciona no meu PC. Eu tenho o XP mas eu inicio o ViGlance e os botões da barra somem e nenhuma nova função é modificada.

    Por favor. Me ajudem!

  21. Avatar de Diego
    Diego

    No meu nao deu certo, so escureceu a barra de baixo e sumiu as coisas. ‘-‘