Chegou o PiPplware 2.2 – A distro para o teu Raspberry PI

71 Comentários

Com mais de 3 mil instalações, o PiPplware é hoje uma das distribuições mais usadas, em Portugal, no Raspberry PI. Ainda não tem um Raspberry PI? Aproveite a nossa campanha – ver aqui.

O PiPplware é a nova distribuição portuguesa para o Raspberry PI que foi criada pelo nosso leitor Diogo Santos e que nas últimas versões contou com a colaboração do nosso leitor brasileiro Luiz Victor Carvalho na parte dos emuladores. Depois do lançamento da versão 2.1, hoje o Pplware disponibiliza a versão 2.2.

pipplware_2_2

Esta distribuição tem como principal objectivo a simplicidade de uso, não sendo necessário grandes conhecimentos técnicos de Linux para se poder usufruir das suas capacidades. Com o Pipplware é possível realizar quase todas as tarefas possíveis com o Raspberry num único sistema operativo e assim tirar todo o potencial desta pequena máquina. Além disso é facilmente escalável e optimizável para diversos tipos de uso.

É nosso objectivo ir ao encontro das necessidades dos leitores, assim como aproveitar todas as sugestões que nos vão chegando.

xbmc_001

Novidades Pipplware 2.2:

Com a boa recepção das versões anteriores por parte dos utilizadores, esta versão centra-se principalmente na correcção dos poucos bugs detectados e da actualização de software e alguns componentes de modo a criar uma maior estabilidade.

As principais novidades são a actualização do XBMC para a última versão, Gotham 13.2 e a inclusão do novo browser Epiphany com suporte a HTML5. É portanto agora possível navegar em páginas como o youtube e vimeo nos dois ambientes de trabalho incluídos.

Foi também adicionado o Minecraft Pi que agora vem incluído no Raspbian.

pipplware_001

Changelog
  • Baseado na ultima versão do Raspbian (2014-09-09) com todos os updates até a data
  • XBMC Gotham 13.2
  • Epiphany Browser com suporte a HTML5, Youtube, Vimeo etc
  • Minecraft Pi
  • PVR Addon TVHeadend + addon XBMC Tools para fazer actualização da librtmp
  • Actualização do kernel, firmware, drivers, librtmp, java 8, addons/serviços do XBMC entre outras coisas
  • Correcção de bugs e optimizações
Como actualizar a partir da versão 2.1

A partir da versão 2.1 as actualizações são feitas através do “Update System” no menu Advanced. Portanto, quem estiver a usar o Pipplware 2.1 basta executar esta opção para actualizar. No fim do update é executado o bootmenu e o Raspeberry será reiniciado, seleccionem a opção que tinham ou a que desejarem.

pipplware_015

Download: Pipplware 2.2

Homepage: Pipplware

Alguma dúvida ou questão não hesitem em perguntar nos comentários deste artigo e também no nosso grupo no Pplware – ver aqui

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    Mudanças ligeiras, mas que constituem o sistema. Quem sabe vocês não atualizarem o emulationstation para a versão mais recente (visual melhorado) ? 🙂

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Já tive a oportunidade de testar a nova versão do Emulation Station e sim, visualmente está bastante melhor.

      Já tive inclusive a trabalhar para incluir no Pipplware, mas para já está em standby porque o ES 2.0 ainda está em fase unstable e contem ainda alguns bugs.

      Mas sim, qnd sair a versão final iremos incluir e adaptar ao Pipplware 🙂

  2. Avatar de nfu
    nfu

    Mas está disponibilizado desde hoje? Já atualizei há vários dias pelo System Update e tinha ficado nessa versão.

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Tanto o Update como a imagem do sistema já estavam disponíveis no domingo mas só hoje foi possível publicar o artigo.

  3. Avatar de Modem
    Modem

    Eu já tinha atualizado no domingo passado

    Já agora, para quem quiser atualizar pela linha de comandos basta correr o script:
    .emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh

    1. Avatar de moedinha
      moedinha

      Obrigado pela dica.

    2. Avatar de Telmo
      Telmo

      boas! Também quero actualizar por linha de comandos visto não ter teclado ligado ao pi por isso muito obrigado pela dica, logo já actualizo 😀

  4. Avatar de Miguel Rodrigues
    Miguel Rodrigues

    Será que não está a faltar a versão servidor?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Só existe esta versão.

      Já inclui vários tipos de servidores e mais podem ser adicionados (por exemplo web server) seguindo os vários tutoriais disponibilizados aqui no Pplware.

      1. Avatar de Miguel Rodrigues
        Miguel Rodrigues

        Obg pela resposta Rascas mas infelizmente o que me diz não é novidade, que eu posso fazer apt-get install pacote e colocar o que quero isso ja sabia o problema é a lista de apt-get remove’s logo a começar pelo ambiente grafico.

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Como vou buscar o addon xbmc tools? Ja andei a ver nos addons e não vi nada. Uma ajudinha agradece-se 🙂

    1. Avatar de Finas
      Finas

      Boas, abaixo tens o link onde podes sacar o repositório para adicionar no XBMC com o plugin XBMC Tools:

      http://anonymous-repo.googlecode.com/svn/trunk/Downloads/repository.anonymous.zip

      1. Avatar de José
        José

        Obrigado 🙂

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Não sei o que fiz mas agora quando arranca não aparece esse menu, vai logo para o “ambiente de trabalho”. Como posso voltar a ter o menu no arranque? Nota: Tenho a versão 2.1. Obrigado.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Boas,
      Salvo erro fazes por SSH ou consola: sudo bootmenu
      depois escolhes a opção que queres e fazer reboot ao rpi

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Actualizei , mas agora se entrar automaticamente para o XBMC que é a opção que tenho por defeito não reconhece a pen que tenho ligada onde guardo vários ficheiros para visualização.

    Já se entrar por XFCE e entrar pelo XBMC por aí já reconhece. Alguma coisa foi alterada com o update. O que tenho de fazer?

    1. Avatar de Eu
      Eu

      dentro do xbmc, experimenta tirar e ligar novamente a pen. Funcionou? (Só para despiste)

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Se entrar directamente pelo XBMC, ao tirar e voltar a ligar dá a mensagem de saída e inserção mas não aparece no armazenamento. Não consigo executar nada…

        Se entrar pelo XFCE e depois XBMC, tiro e coloco e já aparece.

        Por XFCE funciona tudo bem, entrando directamente pelo XBMC, não.

        Há qualquer coisa…

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Fernando, experimente retirar a pen, inserí-la num pc com windows e corrigir erros (scandisk).
          Depois volte a experimentar.

          Não se esqueça de usar sempre a remoção segura do dispositivo usb, tanto no windows como no XBMC (botão direito do rato, tecla C no teclado ou return no comando da TV).

          1. Avatar de Fernando
            Fernando

            Infelizmente não resolveu os problemas. Continua igual.

            Reconhece quando entro XFCE»XBMC e já no próprio ecrã do XFCE aparece o link com ela.

            Entrando directamente, nada.

            Mas já me habituei, entrando pelo XBMC é mais uns segundos para trás ou para a frente.:-) Mas que é esquisito é, pois funcionava até ao último update.

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Alguma coisa na sua instalação não deve estar a funcionar correctamente.
            Verifique se tem activo o serviço “udisks-glue” no menu Advanced -> Enable / Disable services.

          3. Avatar de Fernando
            Fernando

            Isso está activo. Mas já percebi em parte o problema.

            Lê a pen, mas só a partição sda1.

            Eu tb utilizo esta pen que faz de boot com um outro cartão de 1 GB.

            Mas neste actualmente, utilizo um cartão de 8gb sem arrancar pela pen.

            Até agora nunca tive nenhum problema, aliás nem tenho quando entro pelo XFCE.

            Efectivamente quando entro directamente pelo XBMC só lê a partição a sda1, faltando a sda2.

            Quando entro XFCE»XBMC já aparecem as duas e aí consigo ler os ficheiros que estão no sda2.

            O update deve ter apagado alguma coisa e terei de configurar alguma coisa para que lesse as duas partições ao entrar diretamente pelo XBMC, pois se o faz pelo XFCE é porque funciona…

            Aqui está uma imagem de quando entro por XFCE»XBMC a funcionar correctamente: http://i.imgur.com/fuVqmEZ.png

          4. Avatar de Rascas
            Rascas

            Fernando sim houve uma alteração. No entanto a alteração devia ter sido testada melhor mas não temos esse recuros. No entanto já vimos o problema. Tem a ver com discos formatados em ext que deve ser o seu caso. Vou tentar puxar um fix o mais breve possível.
            Obrigado pelo seu relato, contribuiu pelo menos para o melhoramento do sistema, obrigado 🙂

          5. Avatar de Fernando
            Fernando

            OK. Fico a aguardar. Obrigado.

          6. Avatar de Rascas
            Rascas

            Execute o Update System e reinicie o Raspberry sff.

          7. Avatar de Fernando
            Fernando

            Agora sim, tudo normal. Obrigado.

          8. Avatar de Rodrigo Pedro
            Rodrigo Pedro

            Boa tarde, eu continuou com o mesmo problema. Já fiz o update sem o disco externo inserido não dá erro, reinicio, mas o problema mantém-se. Com o disco ligado ao raspberry dá o seguinte erro no update.

            E: Some index files failed to download. They have been ignored, or old ones used instead.

            Só consigo montar o disco pelo desktop como o Fernando reportou.
            Podem me ajudar?

          9. Avatar de Rascas
            Rascas

            O problema já foi corrigido, só afectava partições ext4 e o Fernando confirmou que já funciona.

            Pelo erro que lhe está a dar julgo que estará com problemas de ligação à internet visto que está a falhar o download de alguns ficheiros. Verifique a sua ligação à internet e tente actualizar de novo.

            Para confirmar que tem a ultima actualização verifique o ficheiro /home/pi/.Pipplware/Versions
            Deverá dizer 2.2.200

          10. Avatar de Rascas
            Rascas

            Lá está vc tem a versão 2.2.000 e não a 2.2.200 que é a ultima. Tem fazer o “Update System” no menu “Advanced” á esquerda do menu inicial.

            O update com o apt actualiza o sistema mas não aplica alguns patches específicos ao Pipplware daí existir a opção “Update System”

            Se tiver o arranque definido para uma interface que não o ES pode tb fazer o update através de um terminal (por exemplo ssh) executando:
            sh /home/pi/.emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh

            (é só uma linha comando, tenha atenção aos espaços e as barras)

          11. Avatar de Rodrigo Pedro
            Rodrigo Pedro

            Boa tarde,

            Peço desculpa não ter respondido mais cedo.
            Fiz através do putty, “sh /home/pi/.emulationstation/advanced/6\ Update\ System.sh” no fim disse
            “/home/pi/.emulationstation/advanced/6 Update System.sh: 5: /home/pi/.emulationstation/advanced/6 Update System.sh: /home/pi/.Pipplware/./update.sh: Permission denied”

            Tentei também com “sudo” e dá o mesmo erro. :/

        2. Avatar de Rodrigo Pedro
          Rodrigo Pedro

          Fiz de novo o apt-get update e já não deu erro. Também fiz o upgrade. Reiniciei em ambas as vezes. Mas o problema mantém-se.
          Confirmei a versão é a 2.2.000

          Existe mais alguma coisa que possa fazer?

  8. Avatar de Ro301
    Ro301

    Grande iniciativa do Pplware.

    Uma sugestão, em todos estes artigos convém colocar no fim dele quem desenvolveu o software para que serve e como começou assim como referir onde comprar o hardware.

    Eu por exemplo só soube disto por acaso. Quando lia os vossos assuntos sobre estes produtos não entendia nada.

    Também convem explicar como usar o XBMC ou simplesmente colocar um link para o artigo em questão.

    Parabéns.

  9. Avatar de Manuel Coelho

    Como é que eu acedo ao menu “Advanced”? O meu Pi quando liga vai para este screen: https://pplware.sitedev.pt/wp-content/uploads/2014/09/xbmc_001_thumb.jpg Onde é que que clicko para chegar ao menu “advanced” e fazer o Update?

    1. Avatar de Pedro Costa
      Pedro Costa

      Quando aparaecer esse screen com as setas para a esquerda e direita tem os menus…

      1. Avatar de Manuel Coelho

        Obrigado pela resposta. Quando chegar a casa vou experimentar.

  10. Avatar de TheMind76
    TheMind76

    Boas. Só na segunda feira instalei pela primeira vez o Pipplware, penso que a versão 2.2? Será que já estava disponível? até agora usava o Raspbmc. Uso principalmente para ver o desporto na tv portuguesa e até agora verifico que com o Pipplware sou capaz de ver um jogo inteiro sem falhas ou breaks, ou buffering. Quais serão as maiores diferenças entre estes dois SO?

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Pode verificar a versão que tem instalada no menu inicial, conto inferior direito ou no ficheiro /home/pi/.Pipplware/Versions (ficheiro oculto)

      Quanto as diferenças entre o XBMC do Pipplware e o do Raspbmc não lhe sei dizer muito bem porque não estou a par do desenvolvimento do Raspbmc.

      1. Avatar de TheMind76
        TheMind76

        Obrigado Rascas. A mim parece-me mais rápido até porque o tempo de carregamento dos fanarts, dos posters e vídeos é mais célere. Talvez os recursos necessários para correr o xbmc no Raspbmc sejam maiores do que no Pipplware. Parabéns à equipa que criou o Pipplware, até agora estou muito satisfeito com a alteração.

  11. Avatar de Fernando
    Fernando

    Parabéns aos criadores deste projecto e à pplware.
    Muito Bom

  12. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Esta nova versão do Pipplware atualiza o LIBRTMP para a ultima de 28 de Agosto certo?
    Obrigado

  13. Avatar de Rascas
    Rascas

    Sim tem a ultima versão de 22 de Setembro. Posteriormente use o addon XBMC Tools para actualizar a librtmp..

    1. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Obrigado Rascas.
      Já agora como faço para instalar esse addon?

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Também gostava de saber como é que instalo esse addon?

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        No XBMC ir a Sistema -> Add-ons -> Instalar a partir de ficheiro zip -> Aminhacasadigital -> 1 Essenciais PT -> repository.anonimous.zip

        Depois ir novamente a Add-ons -> Obter addons -> Repository Anonimous

        1. Avatar de Eduardo
          Eduardo

          Obrigado,
          Já instalei e funciona coretamente!

  14. Avatar de paulo veiga
    paulo veiga

    boas
    apos instalar de raiz a vrs 2.2 os addons mush up ,icefilmes por exemplo ficaram com a mensagem de incompativeis,mais alguem tem este problema?
    como posso resolver?
    agradeço ajuda

  15. Avatar de Daniel
    Daniel

    Olá
    Óptimo trabalho!
    Tenho um issue: coloquei boot directo para xbmc para n usar teclado, mas quando faço desligar no xbmc ele vai p o terminal. Como faço para ele se desligar directamente do xbmc?
    Obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Se colocou a arrancar directo para o XBMC faça “Desligar” que ele desliga. Se seleccionar “Sair” vai para o terminal.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Boa tarde
        Quando faço desligar ele sai parada o terminal e pede-me login.

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          Julgo que ao colocar o boot para o XBMC tenha feito pelo bootmenu (Change Boot no Emulation Station), esta é a maneira suportada.

          Se fez, ao fazer desligar no XBMC, o Raspberry Pi desliga-se, tem de esperar um bocado claro.

          Se não se desliga é porque tem algum problema na sua instalação.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Sim, foi dessa forma que coloquei o boot, e ao fazer desligar no xbmc ele não desliga o raspberry, simplesmente fecha o xbmc e fica no terminal a pedir o login.
            Agora experimentei fazer login, voltar a correr o xbmc e clicar em “desligar” e assim ele desligou mesmo. Não será um problema de o xbmc n estar a fazer login no pi (n percebo nada disto, n sei se terá alguma coisa a ver)?
            Ps: comprei o raspi com cartão pre-instalado com pplware.
            Obrigado pela atenção e peço desculpa pela insistência mas isto está mesmo a atrofiar-me o sistema.

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Daniel é como lhe disse, alguma coisa está mal no seu sistema. Sem logs é difícil lhe dizer ao certo o que será.

            É normal quando faz desligar no XBMC que lhe apareça o prompt a pedir o login, mas logo a seguir começa o processo de encerramento do sistema.

            Aqui numa instalação limpa do Pipplware 2.2 funciona normalmente assim como já funcionava nas versões anteriores.

            Recomendo reinstalar o sistema. Use a opção de Backup de depois Restore do ES se necessitar/desejar.

  16. Avatar de Daniel
    Daniel

    Bom dia, ontem quando ia testar uma última vez antes de reinstalar ele mudou de comportamento. Agora quando faço desligar ele reinicia o xbmc (não o raspberry) e depois de reiniciar faço desligar novamente e aí ele desliga. Sempre assim, a primeira reinicia e a segunda desliga.
    Alguma ideia? Ou é mm reinstalar?
    Obrigado

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Bom dia, atualizei o sistema, e ao entrar no browser Epiphany, realmente já consigo abrir os videos do youtube e até me parecem fluidos, no entanto os mesmos não dão som! será que existe uma solução para este problema

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Verifiquei agora que o som não dá quando entro directamente para o XFCE.
    Quando se carrega na tecla “seta inferior” para escolha no meno entre XBMC, XFCE OPENBOX… deveria fazer um som, que não dá quando inicio o raspberry, só fica a funcionar após fazer o seguinte:
    Quando entro no XFCE e por lá entro no XBMC, se sair e voltar ao XFCE já dá som.
    Ou se entrar num jogo pelo emulador quando volto ao ambiente XFCE já funciona o som.
    Dá para verificar essa situação do som?!

  19. Avatar de jorge
    jorge

    boa tarde

    quando no xbmc tools solicito para fazer o update ele solicita uma password: ja coloquei “pi” e “raspberry” e nao deu obrigado

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Não tem password, é so fazer seguinte.

  20. Avatar de Paulo F
    Paulo F

    Primeiro de tudo: Parabéns pelo projecto! 🙂
    Tenho uma problema: No xbmc instalei o addon Transmission mas quando quero por a funcionar ele diz que está desligado e só me dá acesso às suas definições. No uTorrent passa-se o mesmo, ele não inicia…

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boa tarde!
    Tenho um raspberry com wifi por TPlink TL-WN725N 150mbps e após funcionar cerca de 10 a 15s o tp link deixa de responder (e piscar). Sabem, por favor, qual será o problema?
    Já experimentei com um raspberry diferente e também não funciona.
    Cumprimentos

    1. Avatar de Rascas
      Rascas

      Já experimentou desactivar o modo de poupança de energia do adaptador ? Terá que editar o ficheiro /etc/network/interfaces e adicionar uma linha com:
      wireless-power off

      Existem alguns tópicos no forum da raspberrypi.org a falar sobre isso. Se tiver alguma duvida passe pelo grupo Raspberry Pi do Facebook, é mais fácil para ver isso.
      Cumprimentos

  22. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Como aceder ao menu advanced para actualizar o pi?

  23. Avatar de a8js
    a8js

    Como altero o DNS para o DNS Google ?

  24. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Olá viva, sabem dizer-me se após fazer “Desligar” no XBMC, se é possível que ele volte a ligar via comando ou teclado? Ou tenho mesmo de remover o cabo de energia e voltar a ligar?

  25. Avatar de Fernando
    Fernando

    Ainda há packs para venda?

  26. Avatar de Tiago
    Tiago

    Olá pplware.
    Como posso fazer para que o pipplware não arranque automaticamente no XBMC, visto que não estou a usá-lo e gasta-me recursos.
    Obrigado

    1. Avatar de Eu
      Eu

      linha de comandos e fazes: sudo bootmenu
      aparece-te para escolheres a opção que te interessa.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Muito Obrigado 🙂

  27. Avatar de Ivan
    Ivan

    o Sistema Operativo pipplware_v2.2 funciona no Banana PI?

  28. Avatar de Danny
    Danny

    Como é que eu ligo o wi-fi no raspberry (tenho XBMC na versão 2.2 e tenho um wifi adapter dongle)?

  29. Avatar de Miguel Castro
    Miguel Castro

    Boas.
    O link para download está em baixo.
    Alguém sabe duma alternativa?