O novo Android M já começa a tomar forma e a ser visto

55 Comentários

O desenvolvimento de sistemas operativos não segue a mesma regra dos seus lançamentos. Enquanto estes últimos são cirurgicamente lançados, as evoluções e as novidades são incorporadas continuamente.

O Android L está prestes a ser apresentado de forma oficial e final ao mundo e a Google já tem em desenvolvimento a versão seguinte, o Android M.

android_m_1

A Google aposta muito no seu sistema operativo móvel, como forma de manter o seu ecossistema funcional e completamente integrado.

As constantes novidades e novas versões são fruto de um trabalho intenso da sua extensa equipa de programadores e surgem com frequência trocas de ideias e comentários nos seus fóruns.

Foi precisamente aí que surgiu pela primeira referência pública à nova versão do Android, a L. Numa discussão extremamente técnica e de revisão de código surge a primeira referência ao M e a novas funcionalidades que poderá vir a ter.

Esta discussão não é relevante e nem esta novidade será visível para qualquer utilizador, mas vem mostrar que a Google já está a tratar do sucessor do Android L.

Ainda faltará muito tempo para esta nova versão chegar os dispositivos Android. A próxima versão a ser lançada será a L, cujo nome ainda não existe de forma oficial.

android_m_2

As previsões para esta versão M apontam para que surja no final do ano de 2015 ou início de 2016. Provavelmente, e tal como aconteceu com o Android L, deverá ser anunciada na conferência I/O de 2015, a ter lugar no início de 2015.

A versão M do Android deverá ter correspondência à versão 6 a letra mais provável a ser usada é o M. Dos nomes falados poderá ser a versão Milkshake.

Isto claro se a Google não resolver alterar novamente as suas regras e dar-lhe outro nome, tal como se pensa que fará com o Android L.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Full
    Full

    xau xau … nunca mais. Dei duas oportunidades ao android, mas nao da! Para mim nao serve. Mas ha sempre para quem sirva 😉

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Ainda bem que existe plataformas diferentes, escolhas diferentes para pessoas diferentes.

      1. Avatar de hugo miguel
        hugo miguel

        detesto android, eu tb varias oportunidades ao android(Samsung galaxy ace I; LG Nexus 4 e ASUS Nexus 7 LTE.
        O problema é que é tudo mais do mesmo (Windows phone, iOS)

        1. Avatar de Rafael
          Rafael

          “O problema é que é tudo mais do mesmo (Windows phone, iOS)”
          Já experimentaste o “Sinais_de_fumo OS”? 🙂

      2. Avatar de Ru1Sous4
        Ru1Sous4

        exactamente!

    2. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      “comprei três telemoveis de 100euros e queixo-me, agora vou comprar um de 700 e dizer que android é uma porcaria”

      1. Avatar de joao
        joao

        Isso deve ser resposta ao tanso do Hugo Miguel que comprou 3 telefones de bosta e agora compra um iphone e diz que é espectacular… Enfim, o povo é mesmo poucachinho… Darem 800 euros por um telefone que nao vale mais de 200…
        Eu tenho um Galaxy S4 que faz o mesmo que o novo Iphone e chega-me muito bem… E dei 350 euros por ele…
        Android SIM !!!
        Iphone SUC*X

        1. Avatar de Dave
          Dave

          Dizer que o Nexus 4 e’ uma bosta e’ o mesmo que dizer que nao entendes um boi da cena.

          Se compraste o S4 a 350 euros, nao foi novo!
          Para ale’m do mais, nao sei o que o Hugo Miguel fez com os smartphones, mas desde que tive o Nexus4 que nunca tive problemas, exceptuando um break uma vez por outra, com o Stock android!

          Cumps!

        2. Avatar de paulinh0
          paulinh0

          Nao faz nao, nao tem OIS nem a qualidade fotografica do iphone (a noite a samsung tira fotos pretas..), o gps do iphone e de longe mais rapido e preciso, a qualidade de materiais nem se compara, o galaxy tem lag e o iphone e rapidissimo, alem de que o galaxy s4 novo nao custa 350, se comprares um iphone 5s em segunda mao tb n custa 800euros. Deixem de inventar tretas para defender o android porque se ha fabricante que n se interessa pelos consumidores e a samsung e a que tem mais lag!

      2. Avatar de CA
        CA

        WTF…nexus 4 telemóvel de 100€? Um equipamento de 500€ lançado com componentes escolhidos pela google e com android puro é um equipamento fraco? Então o android não vale mesmo a pena…

        1. Avatar de Hugo Miguel
          Hugo Miguel

          Uma coisa é certa: Galaxy Ace é diferente de Nexus 4, é como comparar um Renalt Clio a um BMW Serie 3… sim nota-se bem a diferença, mas o que não gostei do android foi:
          1) Interface utilizador
          2) Estabilidade do Sistema Operativo (O Nexus 4 ”crashou MUITO MENOS vezes que o Galaxy Ace
          3) Sistema de e-mail (para quem vem da Blackberry, nota bem a diferença). Nesta parte o que não gostei foi de ter de ter uma app para cada conta de email (uma para gmail, outra para Hotmail, outra para o mail do trabalho, configurado como conta exange. Seria preferível ter tudo numa única APP
          4) e por ultimo, o que mais detestei foi, quando mais coisas instaladas, quanto mais contas sincronizadas, mais se arrasta o aparelho.

          Tudo isto são falhas apontados por utilizadores há algum tempo, e, com tantos recursos que a Google tem, admiro-me de não ter aperfeiçoado as falhas que tantos criticam

          1. Avatar de CA
            CA

            Eu tb não gostei nada e tenho um lumia 630 que me custou menos de 100€ e na performance bate mts dos topo de gama com android e ios, mesmo com 90% das apps instaladas no cartão de memória….
            Os androids têm o bom exemplo dos Motorolas que são “baratos” (exceto o X) e têm uma performance aceitável…plo menos nos videos que vi e em que os equipamentos não tinham mtas apps instaladas….

  2. Avatar de Kap75
    Kap75

    Android KitKat, Android Lion e agora Android M&M’S!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Ia dizer o mesmo.

      1. Avatar de corvo
        corvo

        ou Mars =) ehehe

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Ou “Maltesers” 🙂 Com “m” não faltam doces!

  3. Avatar de Edgar Alves
    Edgar Alves

    KikKat
    Lion,
    Mars

  4. Avatar de Modem
    Modem

    Será o Android Mars?

    1. Avatar de Rolando
      Rolando

      O Mars não é da Nestlé.

      Deve se chamar Milk

  5. Avatar de António Batista
    António Batista

    Aposto no Android MApple…

    http://simpsons.wikia.com/wiki/Mapple

  6. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Como é que vão fazer quando chegarem à letra Z?

    1. Avatar de João Inácio
      João Inácio

      Passa para AA, e leva dois nomes em vez de um.

  7. Avatar de DoiDoi
    DoiDoi

    A língua portuguesa tem uma boa palavra a começar por M

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Diria Saramago no fim.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        E o coronel (Ninguem escreve ao Coronel)

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Maravilhoso?
      Magnífico?
      Mirífico?
      Mágico?
      Milagroso?

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        UM Android Milagroso era necessário 🙂

        1. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          Claro que é. Assim desta forma os restantes SOs podem tirar ideias para as futuras versões.

    3. Avatar de paulinh0
      paulinh0

      a seguir ao L de lag vem o M de M*rda 😀 A google cada vez mais sincera em relacao ao seu so que e uma valente M…

  8. Avatar de Joao
    Joao

    Android Lion
    Android Mountain Lion

  9. Avatar de mush
    mush

    Enquanto as crianças se vão divertindo nas guerras das marcas, os recursos planetários vão sendo delapidados para servir essa mesma criançada. Refiro-me à criançada que já deveria ter idade para ter juízo e somar dois mais dois, mas a inteligência que têm só vai até onde o google search permite. Adoro tecnologia e uso-a, mas trocar de telemóvel de ano em ano? loool devem estar é loucos. E não me venham cá com a história da liberdade e que em democracia temos direito a fazermos o que entendermos com o nosso dinheiro. O que está em causa é termos ou não um planeta em condições para as gerações futuras também viverem.

    1. Avatar de LP
      LP

      E os recursos energéticos gastos em escrever comentários off-topic e posteriormente ler e comenta-los?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Consumismo => Mais Poluição
        Quem consegue negar?

        Consumismo => Competição
        Competição => Evolução
        Também não se consegue negar.

        Como sempre, o equilíbrio será o mais difícil de alcançar.

        Quanto a mais este Android … é mais um. Para smartphone, já não me excitam. Tirando gerir VMs já faço o que o tamanho do ecrã deixa.
        Gostava de ver o Android evoluir o suficiente para invadir o desktop (seja em PC seja com smartphone + dock).

        E não deixa de ser engraçado que o Android M vai ser M ou não porque o Android L vai ser L … ou não.
        E pode sair no próximo ano … ou no seguinte … porque o L vai sair no próximo … ou não …

        Cumprs

        1. Avatar de paulinh0
          paulinh0

          So consome quem quer, enquanto eu posso comprar um iphone todos os meses a maioria dos portuguese nem come para comprar 1 a cada 3 anos…consumismo? Faz mal mas cabe a cada um saber o que faz com o seu proprio dinheiro.

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Cada vez que compro um telemóvel planto um pessegueiro.

  10. Avatar de Joao
    Joao

    Por essas e por outras o android já cá não mora Em vez disso é o windows phone Ainda vendem aparelhos com o ice cream e esse passam as maiores dificuldades para serem atualizados para o Jelly E agora nem metade dos aparelhos no mercado têem o kit kat ainda não saíu o L e já falam no M ?

    1. Avatar de Ariano
      Ariano

      Queres culpar alguem culpa a samsung, a lg, sony e outras marcas que estao sempre alançar modelos e depois nao têm suporte para os atualizar. Bem faz a motorola, faz 3 modelos e sao todos atualizadinhos! ( o moto g de primeira geraçao vai receber android l enquanto o s3 que e totalmente capaz de correr essas versoes ja nao recebe o android kitkat sequer )

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      Tens de perceber umas coisas antes de falar em actualização, Apple é uma coisa. IOS é outra, bem como o Android – que depois é instalado em vários máquinas de marcas diferentes.

      São as próprias marcas que criam problema ao software!

  11. Avatar de Cesar
    Cesar

    A maioria dos telemóveis não têm Android Kitkat, Android L ainda vai sair em Outubro e nem todos vão suportar essa versão, quanto mais Android M!
    Android só te dão 2 anos de suporte! e com sorte! falo com experiência

    1. Avatar de LP
      LP

      Tenho um Android com o dobro dessa idade ou mais a correr kitkat… O iPhone da época dele não corre o último iOS. É essa a beleza do Android. Quem quiser atualizações “oficiais” nunca deveria comprar Android.

      1. Avatar de Cesar
        Cesar

        iPhone 4 é de 2010 e ainda tem o iOS 7.1.2 (2014) oficial!
        esse teu android foi com ROM, o que não é oficial e não é 100% perfeito, tem bugs

        1. Avatar de LP
          LP

          Não vai correr o iOS 8, que por sinal esta cheio de bugs e apesar de correr iOS 7 não tem todas as funcionalidades. A minha rom é oficial, da cyanogen (não da Samsung) e prevejo que corra futuras versões do Android.

      2. Avatar de paulinh0
        paulinh0

        sim e depois acontece te como a 90% das pessoas que recorrem a custom roms e ficam em bootlops ou random restarts….a beleza do android e querer que algo funcione e raramente funciona…na apple tb ha falhas mas em relacao a suporte 100-0 ao android e ser simpatico.

  12. Avatar de Daniel Igreja
    Daniel Igreja

    Infelizmente o mal disto tudo, é as actualizações estarem dependentes da marca do produto. Penso que foi uma vergonha quando certas companhias deixaram o KitKat fora de certos telemoveis, quando este foi optimizado para dispostivos de 512MB de RAM, tudo por uma questão de marketing e levarem as pessoas a adquirir novos produtos.
    Seria mais sensato da parte da Google sensibilizar as varias marcas a aumentarem o “tempo de vida” dos dispositivos em vez de se preocuparem ja com uma versão que só irá ser lançada em 2015 ou 2016.

    1. Avatar de paulinh0
      paulinh0

      basta ver o que aconteceu ao galaxy nexus que nem levou com a kitkat quando esta era optimizada para tlms mais fracos…e era um nexus. Ja tive um xperia neo que so teve um update do 2.3 para o 4.0.4 e era tao buggy que a propria sony recomendava nao actualizar…

  13. Avatar de Joao Azevedo
    Joao Azevedo

    Bem dito, Daniel Igreja.
    A Google tentou essa sensibilização com o projecto Silver, mas as varias marcas fizeram o favor de reprovar o mesmo por questões de marketing, obviamente.

    Relativamente às guerras entre Android e iOS, só tenho a dizer uma coisa, aos utilizadores de um iPhone, experimentem um Nexus 4 ou 5 ou um motorola Fabricado pela Google. Metade do preço, melhores características… É preciso ser mesmo aficcionado pela Apple, para comprar um iPhone.
    Quanto ao software, acho o 4.4 bastante estável. Venha a próxima versão!
    O facto de o Adroid estar em constante desenvolvimento não é suposto ser novidade nenhuma, os utilizares esperam evolução.

    Cumps.

    1. Avatar de paulinh0
      paulinh0

      eu comprava um tlm nexus SE pusessem uma bateria decente e nao aquela trampa do nexus 5 que dura 2horas…ou aquela maquina fotografica que nem focus conseguia fazer. se a google fizer um nexus premium e nao apenas para ser barato compro. (um galaxy note 4 google edition ou lg g3 google edition por ex seriam sem duvida compra garantida)

  14. Avatar de Ric
    Ric

    E assim se ganha dinheiro! Um SO já se torna obsoleto à nascença. E depois compram-se tlms novos que por consequência também se tornam obsoletos!

    1. Avatar de paulinh0
      paulinh0

      por isso mais vale apostares em lumias que mesmo o 530 quadcore a 89euros tem updates durante 3anos…se queres algo premium tens iphone. Android so nos tablets para os miudos brincarem pois sao mais baratos que o ipad..

  15. Avatar de rui jorge silva
    rui jorge silva

    O L esta para o chocolate Lion assim como o M esta para o chocolate Mars!

    So pode ser.

  16. Avatar de Rafael João
    Rafael João

    Não perdem oportunidade para virem criticar o sistema Android em relação ao updates, e fazerem comparações com os vossos iPhones.

    Entendam uma coisa, os iPhones estão para a Apple como os Nexus estão para a Google, logo porque é que vêm dizer que os “Androids” demoram séculos a receber atualizações? Como é óbvio, o Android está presente em centenas de marcas, e se a marca não dá suporte é normal que o dispositivo não atualize, ou que demore alguns meses, se querem falar de updates falem dos Nexus e dos Google Play Edition, esses sim estão no mesmo patamar dos iPhones.

    Em relação aos updates, visto que a Apple faz hardware e sotfware, era ridículo se fosse de outra maneira.

    Agora comparem lá os vossos iPhones com os Nexus… Specs vs Preço, acho que nem vale a pena entrar por aí…

  17. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Não entro nas guerras dos androides nem dos wines, nem dos ios’s, nem sequer nos iCasaDaFruta e/ou outras marcas. Cada um compra o que quer e o que mais serve aos seus desígnios, necessidades, interesses, vaidades e poder de compra. Ponto final. Sendo o meu primeiro smart o S2 (vinha com o G) foi graças à Cyanogenmod que saí desse galinheiro e passei pelo H, pelo I, pelo J e depois pelo K, senão ainda deveria andar pelas calendas. Samsung? Nunca mais! Mas em ordem a este artigo, não percebo porque é que a Google ainda não tendo lançado oficialmente o L, já está a trabalhar no M… E sim, além do S2 com o K 4.4.4, tenho um Lumia com o WP 8.1 e dois chinocas (Doogee) com J e o K. Tantos? Apenas dois andam comigo, os outros dois estão em casa para “serviço interno”…