Análise: Nokia Lumia 530, o novo Dual-SIM da Microsoft

37 Comentários

A Microsoft quer aproximar-se ainda mais dos jovens e está a oferecer-lhes smartphones cada vez melhores a preços cada vez mais pequenos. Exemplo disso é o novo Nokia Lumia 530, disponível em Portugal desde o início do mês, a preços que rondam os 100 euros.

Mais uma vez, a Microsoft disponibilizou-nos um destes exemplares para análise e hoje mostramos tudo o que precisa saber sobre ele.

lumia_530_1

Felizmente que o mercado está a mudar e a oferta de smartphones de gamas mais baixas, naturalmente mais acessíveis, começa a surgir no mercado com qualidade cada vez maior. Caso disso é por exemplo o Moto E da Motorola e do Nokia Lumia 630 que também já aqui analisámos.

O Lumia 530, disponível em Portugal desde o início deste mês, é o mais acessível dos Lumias e naturalmente é também inferior em termos de especificações, não deixando com isso de ser uma óptima opção para esta gama de preços, além de que, tal como o Lumia 630, está disponível nas versões Single e Dual-SIM.

 
O Lumia 530 traz consigo um processador Qualcomm Snapdragon 200, Quad-core a 1.2 GHz, com 512 MB de memória RAM e 4 GB de memória interna, expansíveis até 128 GB através de cartão microSD. O ecrã de 4 polegadas tem uma resolução de 480 x 854 píxeis, com uma densidade aproximada de 245ppp e vem com a última versão do Windows Phone 8.1.

Infelizmente, este smartphone não vem nem com a protecção Gorilla Glass nem com a tecnologia ClearBlack e a reprodução de cores também não é a melhor, apresentando-as esbatidas, com baixa saturação.

 

Especificações

  • Sistema Operativo: Microsoft Windows Phone 8.1
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 200, Quad-core @ 1.2 GHz Cortex-A7
  • Memória RAM: 512 MB
  • Memória interna: 4 GB
  • Memória externa: cartão microSD até 128GB
  • Ecrã: TFT 4″, resolução 480 x 854 píxeis (245 ppp)
  • Câmara traseira: 5 MP, 2592 х 1936 píxeis, foco automático, vídeo 480p@30fps
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi hotspot, Bluetooth v4.0
  • Sensores: Acelerómetro
  • Bateria: 1430 mAh Li-Po, com autonomia em Stand-by até 528 h e em conversação até 13 h 20 min (2G) e 10 h (3G)
  • Dimensões: 119.7 x 62.3 x 11.7 mm, 129 g
  • Preço:112€ ou 99€ (através da operadora)

 

Design e características gerais

Em termos de dimensões o Lumia 530 tem uma espessura de 11,7 mm, pesa 129 g e o seu design faz deste smartphone um equipamento bastante ergonómico. A construção, apesar de toda ela ser em plástico, desde a capa traseira a toda a estrutura interior, é bastante resistente e durante os testes em que a capa foi retirada e colocada várias vezes, mais do que numa utilização normal, não surgiram quaisquer folgas.

lumia_530_3

Ele é um equipamento desenhado para os mais jovens, tanto pelo seu tamanho que faz com que caiba em qualquer bolso como pelas cores características que ostenta. O laranja e o verde fluorescentes são as cores fortes que o caracterizam, mas existem ainda as versões em branco e cinza-escuro. Graças à oferta de uma segunda capa, mais discreta, neste caso a cinza, pode ser ainda adaptado a diferentes ocasiões e estados de espírito.

lumia_530_4

Tal como o Lumia 630, as laterais são bastante simples e o obturador característico dos Lumia também não vem incluído neste modelo, devido às alterações que surgiram no Windows Phone 8.1. Do lado direito apenas vêm assim incluídos o botão de Power e de Volume, colocados de uma forma bastante prática.

lumia_530_5

Os botões Windows, Retroceder e de Pesquisa estão incluídos no ecrã e quanto a eles não há qualquer alteração face aos Lumia anteriores. O único microfone encontra-se em baixo na parte inferior do ecrã e aí também se encontra a porta microUSB. Em cima, na frente, não vem qualquer sensor já que o Lumia 530 traz o acelerómetro como único sensor. Actualmente, o sensor de proximidade e de luminosidade são características que deveriam ser consideradas como básicas, mas é necessário ter em conta aqui o factor preço.

lumia_530_6_1 lumia_530_6_2

O modelo que tivemos em análise foi o Dual-SIM, assim sendo, o Lumia 530 tem duas entradas para cartões micro-SIM, um deles colocado por baixo da bateria e outro colocado acima dela, do lado esquerdo da câmara. Do lado direito da câmara encontra-se a ranhura para o cartão microSD.

lumia_530_7

Dentro da caixa vêm apenas incluídos o Nokia Lumia 530, um carregador eléctrico, a garantia e a capa extra.

 

Interface

Uma das características dos smartphones com Windows Phone é o facto de haver uma uniformização da interface independentemente do equipamento ou da gama de preços onde se insere.

E não é só uma questão de interface, é também uma questão de funcionalidades e aplicações, quer estejamos no Nokia Lumia 930, quer estejamos no Lumia 530. Há obviamente um limite e não se pode esperar de um smartphone de 100 euros o mesmo desempenho que um de 500 euros, mas a essência do Windows Phone está reflectida em qualquer dispositivo.

lumia_530_8

Assim sendo, tal como no Lumia 930, o utilizador do Lumia 530 pode fazer do seu smartphone um centro de partilha de rede, pode utilizar os mapas offline para navegação, as várias aplicações de fotografia, tem toda a interacção com o Windows 8.1, com a OneDrive e com o Office, e muito mais, tendo sempre em conta as suas limitações de espaço.

Uma vez que estamos perante um smartphone que oferece a possibilidade de incluir dois cartões SIM, existem duas aplicações distintas para a gestão de mensagens e chamadas de cada um dos cartões, definidos como 1 e 2 (as ranhuras dos cartões estão devidamente identificadas), sendo mais difícil haver enganos na troca da rede a utilizar.

Ainda assim, através da aplicação Pessoas, o utilizador pode aceder a todos os contactos, ver a qual operador pertencem e definir a rede com que pretende contactar cada um deles.






anterior próxima

Em termos de desempenho, há que ter em conta que estamos perante um smartphone de entrada de gama e nota-se que as aplicações são um pouco lentas a abrir e há um certo arrastar da imagem quando, por exemplo, se está a percorrer a lista das aplicações com o dedo assente no ecrã. Contudo, podemos dizer que é um equipamento fluido capaz de desempenhar qualquer função.

 

Fotografia e Vídeo

A única câmara do Nokia Lumia 530 tem 5 megapíxeis e não inclui flash, captura imagens com uma resolução máxima de 2592 х 1936 píxeis e grava vídeos de 480p a 30 fps. Já o Nokia Lumia 630 não vinha com câmara frontal o que não deixa de ser um ponto negativo a apontar a ambos os equipamentos. E, assim sendo, a câmara traseira poderia vir com melhor qualidade, já que a deste consegue ser ainda inferior à do 630.

lumia_530_10

Existem aplicações Microsoft exclusivas para a captura e edição de imagem, que incluem algumas definições de edição avançadas e que dispensam aplicações de terceiros para o mesmo objectivo.

A Câmara, a aplicação nativa do Windows Phone 8.1, e a Nokia Camera são bastante idênticas em termos de qualidade na captura automática das fotografias, mas neste caso com a aplicação Câmera conseguem-se resultados ligeiramente melhores.

A aplicação Lumia Selfie vem colmatar a falta da câmara frontal para a captura das selfies. Esta é das melhores aplicações para o efeito numa câmara traseira. Ao detectar uma cara, ela emite um sinal sonoro a indicar essa acção, foca automaticamente e em seguida passa um filtro para correcção de imperfeições. Depois ainda é possível aplicar por cima outros filtros animados à fotografia.

Tendo em consideração da experiência da Nokia relativamente às câmaras fotográficas em telemóveis, seria de esperar que a câmara deste equipamento fosse um pouco mais surpreendente, tanto em termos de características como de qualidade de imagem final. Confira a qualidade com alguns exemplos de imagens capturadas em diferentes ambientes.

lumia_530_11_1 lumia_530_11_2

lumia_530_11_3 lumia_530_11_4

 

Veredicto

Este é o smartphone indicado para os mais jovens, é barato, tem tudo o que procuram num smartphone, consegue boas selfies e está disponível em cores bastante atractivas. A aplicação de música MixRadio é muito boa e pode ser aliada a uma série de acessórios divertidos vendidos sob a marca Nokia, como pequenas colunas sem fios, como a MD-12 da imagem, ou os diferentes tipos de headphones.

lumia_530_13

A autonomia do Lumia 530 é bastante razoável tendo capacidade para uma utilização intensiva de um dia e meio, ou seja, com várias chamadas e SMSs, sincronização automática, gestão de e-mail, consulta de redes sociais, navegação no browser, captura de imagens, jogos, com o Wi-Fi sempre ligado e aplicações a correr em segundo plano. Ainda assim, se o utilizador for mais moderado na utilização poderá durar até 3 dias.

O desempenho é bastante positivo, sem problemas de bloqueios, muito fluido para o tipo de equipamento que é. As aplicações e definições em geral são um pouco mais lentas a abrir do que no Lumia 630, mas este não é considerado um ponto negativo, já que estamos perante um smartphone de entrada de gama.

A qualidade do revestimento do ecrã não é muito boa ao toque já que prende um pouco os movimentos; a resolução é aceitável, contudo a exibição de cores é fraca, tem pouco brilho e as cores são bastante esbatidas. Na imagem abaixo é possível ver a qualidade da exibição de cores do Lumia 530 ao lado do Lumia 930. Obviamente que este “lado a lado” não pretende de todo ser uma comparação, serve apenas para que se tenha uma noção do que é referido relativamente às cores.

lumia_530_14

O suporte que a Microsoft se compromete a dar a todos os seus dispositivos conferem-lhe uma vantagem face a alguns dispositivos Android da mesma gama disponíveis no mercado, que nem quando são lançados incluem as versões mais recentes do sistema operativo.

Aspectos positivos
  • Desempenho
  • Maior produtividade com o Windows Phone 8.1
  • Disponibilidade do equipamento nas versões Single e Dual-SIM
  • Preço
Aspectos negativos
  • Câmara fotográfica em ambiente de pouca luz
  • Fraca reprodução de cores
  • Revestimento do ecrã de baixa qualidade (sem tecnologias Gorilla Glass e ClearBlack Display)

O Pplware agradece à Microsoft a cedência do Nokia Lumia 530.

Nokia Lumia 530
 

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ze
    ze

    para o preço e dus sim é excelente

    1. Avatar de Jokam
      Jokam

      Já agora, que tal a comparação com o lumia 520? Este sai a ganhar?

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    o ecr é muito mau????

    1. Avatar de Pedro
    2. Avatar de Rod
      Rod

      Tenho uma pessoa na família com o mais antigo Lumia 520 e depois de colocar a luminosidade do écran no valor alto, ficou com bom contraste. Não é equiparável aos Lumia superiores, com écrans Amoled, mas é perfeitamente legível.
      Por ex., no carro consegue-se ver bem o GPS.
      De realçar que com o WP 8.1, a possibilidade de armazenar as apps e mapas no cartão SD é ótimo para estes modelos com menos memória interna, portanto os 4GB não são problema.

  3. Avatar de Pedro Nunes
    Pedro Nunes

    Pelo que tenho lido noutros sites o ecrã é de facto mauzito.

    A respeito do sensor de proximidade, como é que fazemos chamadas sem tocar nas teclas sem o sensor de proximidade ao certo?

    1. Avatar de Maria Inês Coelho

      Pedro, neste smartphone a única hipótese que tem para desligar o ecrã durante a chamada é mesmo clicar no botão do Power. O Lumia 630 também não tem esse sensor, mas ao tocar numa área do ecrã durante a chamada ele desliga-se, mas neste caso não há essa possibilidade.

      1. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Como? O ecrã não desliga quando estamos a atender uma chamada? Quem disse? Eu tenho um 530 (só de um SIM) e quando se atende uma chamada, assim que se chega o telemovel à orelha, o ecrã desliga-se automaticamente e assim que se afasta o aparelho da orelha, ele liga-se! Não deu conta disso?

        1. Avatar de Maria Inês Coelho

          Lamento Joaquim, o Lumia 530 que testei não o faz. Não foi uma questão de dar conta ou não, foi uma questão de testar e de não funcionar.

          Não existe qualquer sensor que desligue o ecrã. O que existe é uma área do ecrã durante a chamada, aquela logo acima dos botões de controlo da chamada, que ao ser tocada, com o rosto, por exemplo, faz com que o ecrã se desligue. Foi isso que encontrei no Lumia 630 e não encontrei no Lumia 530 em análise.

          1. Avatar de Joaquim
            Joaquim

            Curioso. Na versão do 530 que disponho(de unico SIM), durante uma chamada, o ecrã desliga-se quanto é tocado pelo rosto, orelha ou dedo, contudo, é suficientemente inteligente, para me deixar usar, opções, como por exemplo, o teclado de numeração…

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Acho que prefiro o meu 520. Só fica a pecar mesmo no processador, de resto é melhor que este em todas as caracteristicas. Melhor ecra, melhor camera, botao de fotos, mais memoria, bluetooth LE que este acho que nao tem, grava a HD e mais barato neste momento.

    Para quem tem um 520 não vale a pena trocar acho eu, a única diferença que eu iria notar era talvez os jogos abrirem mais rápido, porque em termos de velocidade o 520 já é muito rápido e fluido

  5. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    Na minha opinião, mais vale investir uns euros extra no Lumia 630 e ter um ecrã mais confortável. No site da Vodafone está a 119€.

  6. Avatar de guilherrme santos
    guilherrme santos

    Off topic:

    Amigos,

    Entre:

    * Nokia Lumia 1320 4G
    * Sony Xperia M2 4G
    * LG G2 Mini 4G

    qual a escolha acertada?
    Agradeço antecipadamente as v/ sugestões!

    1. Avatar de Karga
      Karga

      Para mim prefiro o Sony mas é questão pessoal.

    2. Avatar de Rod
      Rod

      Não conheço o Sony e o LG, portanto falo só do que conheço.
      Se escolheres um Windows Phone, seja qual for, tens como ponto forte um OS fluído, estável, e com atualizações de 6 em 6 meses.
      Como ponto menos forte tens uma loja de apps com “apenas” 300 mil apps, q triplicou em ano e meio. Estão lá todas as importantes e mais algumas, mas há pessoas que acham isso pouco, e para essas é melhor Android ou iOS.
      Se queres personalizar totalmente o OS, instalar ROMs etc, o melhor para ti é Android.
      O Windows Phone é o tipo de OS que simplesmente funciona. É mais personalizável do que iOS, uma vez que podes configurar totalmente o écran inicial, cores e fundos do OS.
      O WP está integrado com o ecossistema Microsoft (Office, OneDrive, Outlook, Skype), e com contas Google, iCloud, Facebook, LinkedIn, etc, ou seja, o livro de endereços e o calendário é o resultado de todas.
      Quanto ao equipamento, tenho um Lumia, e só posso elogiar a qualidade de fabrico (sobreviveu a várias quedas feias…), a máquina fotográfica/vídeo são do melhor, mapas e GPS de topo, e o écran é legível mesmo ao sol.
      A duração da bateria não é nada por aí além, entre 24-36h em utilização normal.

  7. Avatar de fran
    fran

    parece que os smartphones deixaram de evoluir tenho um samsung gio tem processador 1.2 512mb ram camera 5 megapixeis, na altura custou 100€ tenho o quase À 3 anos, os portáteis é a mesma coisa

    1. Avatar de velf
      velf

      salvo erro o gio tem apenas cpu a 800mhz e ram de 256…

    2. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Lol, o Gio tem um processador single core de 800MHz e 278Mb de RAM, e a única utilidade deste é servir de pisa papeis. Não tem comparação com o 530.

  8. Avatar de guilherme santos
    guilherme santos

    “Off-topic”:

    Por razões que desconheço, o meu mail há pouco tempo enviado acabou por não aparecer aqui.
    Nele perguntava o seguinte:

    Entre o

    * LG G2 Mini 4G
    * Nokia Lumia 1320 4G
    * Sony Xperia M2 4G

    qual dos aparelhos me aconselham?

    Agradeço antecipadamente a vossa colaboração.

    1. Avatar de CM
      CM

      Eu ia para o Lumia.

    2. Avatar de Dumitru
      Dumitru

      Nao te esqueças que o 1320 está grande, portanto se gostas de telemovies grandes então vais ficar muito bem servido com ele. Estou com um lumia 925 e estou muito muito bem servido! Já tive ideias de ir para trás para o android, mas a versão 8.1 esta mesmo boa e já não sinto falta do android.

    3. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      O Lumia 1320 é um phablet, ao contrário do LG G2 Mini e Xperia M2. De momento o SO que mais gosto de trabalhar é o WP, mas acho o 1320 muito grande. Se calhar mais vale aguardar pelo Lumia 735 que o preço não deve ser muito diferente do 1320.

  9. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Já agora, comprei um 530 (de um só SIM) à 15 dias e o que posso dizer é que a relação Preço / Qualidade / Potencialidades, é fantástica. Este 530 mete qualquer outro aparelho num “chinelo”. Aliás, até é possivel ativar a assistente Cortana neste telemovel. Basta mudar a linguagem do aparelho para Inglês – USA!!!!

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      E ainda acrescento, com as APPs própias, a sua ligação/integração ao computador com Win8.1 ou XBox, ou até mesmo, impressora (se existir APP para tal), é simplesmente, espetacular!!!

  10. Avatar de boda
    boda

    Grande telemóvel! Viva a Microsoft.

  11. Avatar de Daniel soares
    Daniel soares

    Este 530 com o ecra do lumia 925 e que era

  12. Avatar de Alberto
    Alberto

    Tenho um a 7 dias, o review feito pelo pplware esta óptimo.

  13. Avatar de António Sousa
    António Sousa

    Alguém sabe como colocar um toque diferente em cada cartão?

  14. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    O meu só tem um SIM. Talvez estas instruções ajudem.

    Na tela inicial, deslize de cima para baixo na tela e toque em TODAS AS CONFIGURAÇÕES > toques+‎sons.
    Selecione o tipo de toque ou alerta que deseja alterar e selecione o som.

    Dica: Deseja definir um toque específico para um contato para você saber imediatamente quando ele está ligando? Edite as informações de contato no hub Pessoas.

  15. Avatar de António Sousa
    António Sousa

    Eu sei como mudar o toque… Gostava era de definir um touque para o sim1 e outro para o sim2

    1. Avatar de Jose Mota
      Jose Mota

      Eu tenho o mesmo problema e a mesma dúvida para a qual parece que não ha resposta. No 530 Dual Sim não é possível definir um toque para o Sim 1 e outro para o Sim 2. Curioso que a opção existe em Definições mas não funciona. Já fui à loja onde o comprei, fizemos o teste com outro aparelho e também não funcionou, sinal que é defeito de fabrico. Como para mim é um pormenor ao qual atribuo alguma importância, a solução é devolver e optar por outra marca, porque pelos vistos ainda falta afinar algumas situações.

  16. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    In the initial screen of Settings -> Ringtones&Sounds, i have to set a tone and in the Manage app Sounds -> Phone, i could find two phones(SIM) and set individual tones.

    Usando estas instruções, não fica a funcionar com toques diferentes?

    1. Avatar de António Sousa
      António Sousa

      Ja fui a esse menu, mas os toques que aparecem apenas são alertas breves (sons de recepção de sms, email etc) não tendo os toques disponíveis!

  17. Avatar de Luis Bernardo
    Luis Bernardo

    Olá a todos…. sou utilizador de um dual sim à longo tempo, modelo dotado ainda de pouca inteligência.
    Agora que está a dar as ultimas e procuro um substituto, verifico que os modelos smart actuais têm todos o que considero um defeito, a saber, se receber uma chamada ou mensagem pelo sim B o tlmv não responde automaticamente pelo mesmo sim e sempre pelo predefinido, ou seja o sim A. Se os 2 sims estiverem activos o utilizador tem sempre que escolher o sim de resposta. Ora isto não é nada smart e dependendo do assunto e dos(as) destinatários(as) pode causar enormes dissabores.
    A pergunta é se alguém conhece ou sabe de um dual sim real smart.
    Obrigado

  18. Avatar de dadinha
    dadinha

    Ola pois o meu nokia lumia 530 passado 7 meses de uso começou a aquecer foi para reparação veio na mesma,ainda não veio fiz reclamalçaao a operadora e também a deco ainda não obtive resposta já informei a operadora que já não quero outro penso que a Microsoft não apostou bem neste equipamentos

  19. Avatar de Carolina
    Carolina

    Como instalar o Firefox no celular Nokia Lumia 530 Dual SIM?