Cabo do iPhone 6 será reversível em ambas as extremidades

57 Comentários

Muito se tem falado sobre a novidade que a Apple está a preparar para o seu smartphone. O iPhone 6, como é por agora conhecido, tem gerado uma onda de rumores e de fugas de informação, que apesar de normais nestes momentos, pouco deixam de novidade para ser apresentada.

A mais recente informação surgiu num tweet de Sonny Dickson e dá conta de mudanças simples mas muito profundas no cabo de ligação do iPhone ao computador. Este cabo USB será reversível em ambas as extremidades.

cabo_iphone

Este é um rumos que ninguém esperava que surgisse, ainda para mais quando todos os anteriores se têm concentrado em várias vertentes do novo iPhone.

Desde o seu novo tamanho, à capacidade da bateria, à memória que vai ter e aos materiais que vão ser usados na sua construção, várias são as informações, mais ou menos fidedignas que vão surgindo.

A novidade que agora apareceu numa imagem publicada por Sonny Dickson dão conta de que o cabo que acompanhará o iPhone 6 terá a capacidade de ser ligado em qualquer posição, em ambas as suas extremidades.

Sonny Dickson ficou conhecido por passado por apresentar informações fidedignas e reais sobre o iPhone 5S, tendo já mostrado este ano que o iPhone 6 terá um ecrã de vidro de safira.

O Tweet que publicou recentemente mostra o novo cabo do iPhone 6 completamente diferente do habitual, e que poderá ser ligado ao computador de qualquer forma, ao contrário do que agora acontece, que obriga a que os utilizadores tenham atenção especial à forma como este é ligado.

O cabo Lightning tem já esta capacidade, mas apenas na ligação ao iPhone ou iPad, podendo o conector de 8 pinos ser ligado de qualquer forma.

A introdução do cabo Lightning foi feita em 2012 com o iPhone 5 e nessa altura a Apple apresentou-o como sendo um cabo que daria várias vantagens aos utilizadores, entre elas a possibilidade de ser ligado de qualquer forma ao iPhone, e posteriormente ao iPad.

A mudança agora a ser implementada pela Apple é feita no extremo oposto do cabo, dando a capacidade de este ser ligado à porta USB em qualquer posição.

Como sempre este é apenas mais um rumor, sustentado por uma imagem bem real, e que a Apple se escusa a confirmar ou sequer a comentar.

Se tudo correr como está a ser anunciado, será já no próximo dia 09 de Setembro que todas as novidades vão ser reveladas e o novo iPhone 6 será conhecido.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Artur
    Artur

    Sinceramente não percebo o grande alarido à volta de portas reversíveis. Podem ser convenientes e é uma evolução natural, mas é assim tão difícil apontar o símbolo do USB para cima?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É dificil subir escadas? Para algumas pessoas é

    2. Avatar de Francisco Pinto
      Francisco Pinto

      Não é difícil. mas eu diria que grande parte das pessoas nem “repara” em que posição está o cabo, simplesmente Tentam..tem 50% de hipóteses de ele estar na posição correta 🙂
      Com este cabo a hipóteses sobe para 100% 🙂

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não, era mais 25%

        “deixa meter desta maneira a ver se é assim” -> “afinal não é, deixa ver da outra meneira” -> “oh, assim é pior, afinal era como ia meter”.

        1. Avatar de Eduardo Royer
          Eduardo Royer

          Haha, realmente é isso que ocorre.

          1. Avatar de Cristiano Alves
            Cristiano Alves

            entao seria 33,3333333…%, e nao 25%

        2. Avatar de Rochita
          Rochita

          Sabiam que os cabos USB tinham 4 formas de encaixar? Aparentemente sim.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Que alarido?

      Simplesmente é melhor. Por quê utilizar cabos piores?

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        Por quê utilizar cabos piores?

        Porque foi a Apple a implementar.. lol

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Pois…

          Se fosse o cabo do próximo Android ou Windows Phone, já era bué da nice, apple is doomed, já não inova lol…

          Descansem, o vosso próximo telemóvel tambem virá com um cabo desses que dá para os dois lados, se não for só numa ponta, é das duas… 😀

          1. Avatar de Rochita
            Rochita

            Isto já está a ser desonvolvido há muito e não é inovação nenhuma por parte da apple logo porque saiu primeiro. Já pareces os fãs do samsung, mas consegues ser bem pior.

            Já viste alguma noticia sobre o desenvolvimente do usb 4.0? Não penso que seja a apple a mover o projeti, digo eu.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            E quem disse que era inovação?

          3. Avatar de Rochita
            Rochita

            “apple já não inova” com tom irónico, inova sim, com coisas de qualidade e utilidade, tal como o ecrã de retina que realmente está espetacular, agora quanto a isto não têm nada de especial.
            Espero mesmo que o iphone 6 seja mais revolucionário que o 5, a tecnologia precisa disso!

          4. Avatar de Nelson
            Nelson

            Disse “já não inova”, a parafrasear os haters da Apple.

            Aliás, procura na net “can’t innovate anymore, my ass”… XD

      2. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        porque será muito menos robusto.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Tiraste mecânica no MIT e deduziste isso pelas imagens do suposto cabo?

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não é preciso tirar mecânica para perceber que é menos robusto. A “placa” no conector não só é mais fina como necessita de alguma flexibilidade para poder encaixar em qualquer orientação. Isso cria stress mecânico nos materiais, que não acontece num conector normal. Stress mecânico reduz o tempo de vida.
            Resta saber quanto tempo demorará a observar as consequências. Pode ser que se torne negligenciável.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Mas quem te disse que isso não foi feito q pensar já nisso?

            Não deve ser assim tão difícil fazer um contector que dure mais que o suficiente…

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            já foi feito a pensar no quê? Em não ter stress mecânico? O desenho introduz esse problema, não o remove

          4. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Não tenho a certeza de que a placa central tenha que ser flexível. Quem quiser ter a paciência para ir analisar a patente:

            http://www.uswitch.com/mobiles/news/2014/08/iphone_6_exclusive_patent_filings_confirm_reversible_lightning_cable/

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark do iPhone 5
            é uma questão de física, 2 objectos não podem ocupar o mesmo espaço.
            Se observares os conectores normais verás que a “placa” macho ocupa metade da altura, isto é, tens material da placa até à linha central (altura), mas não para além dessa linha.
            Com este conector tens material da placa em ambos os lados da linha central, o que significa que irá sempre bater no conector fêmea. Para poder entrar necessita de se mexer

          6. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Isso era se a placa centrar do “macho” USB standard tipo A estivesse ao meio (e agora continuasse a estar) – mas não está.

            A parte oca tem p’raí 2mm e a parte “burra” (preenchida), 1mm, dá um total de 3mm+espessura da placa.

            Talvez haja alguma folga, de maneira a que com uma placa central e oco dos dois lados, com 1,5mm, chegue. Talvez se possa ganhar alguma coisa fazendo a placa central e exterior mais fina.

            O que (quase) que apostava é que a Apple não usava uma placa central móvel. É contra os princípios da simplificação e durabilidade.

          7. Avatar de Nunes
            Nunes

            Não percebo onde é que queres chegar e não percebo como é que não vês o problema de ocupação de espaço!
            Quer macho quer fêmea actuais têm placa até à linha central, e não além da linha central. Se a placa do novo conector ocupa espaço para ambos lados da linha central não há como não chocar com a placa da porta, não há folga. A única maneira de entrar é se for possível a placa no novo conector mover.
            Conector actual:
            4,5mm de altura, linha central 2,25mm [0,3mm “invólucro” metálico + 1,95mm placa + 1,95mm espaço vazio + 0,3mm “invólucro” metálico]

          8. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Logo se vê. Mas a mim parece-me que se no novo conector a placa de contacto estiver ao centro (no actual não está, a parte oca é mais alta) – e prender só atrás (o que não é o mesmo que ser móvel) – encaixa dos dois lados.

          9. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark do iPhone 5
            A parte oca não é mais alta!
            As medidas que coloquei são as medidas da norma USB para o conector. Procura por isso e perceberás

          10. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Pensa nas actuais macho e fêmea de USB tipo A. Se ambas tivessem a placa ao meio não encaixavam. Por isso, no macho, a parte ouca, onde estão os circuitos que vão entrar em contacto com os da fêmea, é mais alta que a parte tapada.

            O que estás a dizer é que na fêmea (onde não se vai mexer) a placa está ao meio e iria “chocar” com a do novo macho, que passava a estar ao meio. A “olho” não me parece que esteja – se não estiver e havendo alguma folga, a placa do novo macho, com circuitos dos dois lados, podia estar ao meio (e a da fêmea não). A história de a placa do novo macho passar a ser móvel, para evitar choques com a da fêmea quando se vira ao contrário, não me agrada. Pode ser, mas não me parece uma coisa à Apple.

          11. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark do iPhone 5
            Não percebo porque é que continuas com essa!
            As medidas são as que dei, procura!
            E tem em conta uma coisa, a “esquina” da placa não é em ângulo recto, é biselada, por isso o teu olho pode estar a enganar-te

          12. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            O 9 de Setembro já está perto, senão ainda mandava vir um cabo reversível destes para ver se a placa, ao meio, é fixa ou é móvel 🙂

            http://www.tripplite.com/shared/product-pages/EN/UR020003.pdf

          13. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ Benchmark do iPhone 5
            Acho que podemos ficar por aqui
            http://www.macrumors.com/2014/08/21/reversible-flexible-usb-cable/

          14. Avatar de Benchmark do iPhone 5
            Benchmark do iPhone 5

            Resumindo – o Flipper (“competing products”, por baixo da imagem) é rígido e o da Apple é flexível. Mas a tua questão não era mesmo que não podia ser rígido? Afinal pode – o Flipper é.

            Com um flexível a coisa ajusta-se melhor, não vou fora disso.

            Agora, tem mais uns “quinhentos”. Estas coisas têm que estar homologadas pela entidade que trata das normas do USB. E sabe-se que não homologou qualquer cabo reversível A/lightning. Apostava qualquer coisa que isto é um rumor, originado pela patente, e que não há qualquer cabo reversível a 9 de Setembro.

  2. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Eu tenho sérias dúvidas acerca deste cabo. Se o cabo é para aqueles que não tem cuidado a colocarem na ficha, duvido que este cabo venha a ser resistente.

    Obviamente a foto é só conceptual, mas a solução terá de passar por uma pequena placa a meio que permita ligar das duas maneiras. Estou mesmo a ver aquela placa a estragar-se ao fim de algum tempo.

    A alimentação é facilmente reversivel por hardware. uma simples ponte de diodos resolve esse problema.

    deverá ser compativel para o 5, 5S e 5C, pois será uma simples reversão o que já aconteceria se colocassem o cabo ao contrario.

  3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
    Benchmark do iPhone 5

    Antes que comece o habitual: “Mas p’ra q’é q’é isso?! Mais uma parvoíce da Apple, basta olhar para o símbolo no conector e virá-lo para cima ..,”

    Um – nunca teve que encaixar cabos e pens em portas de difícil acesso, como “desktops” encostados à parede que mal se pode mexer porque têm fios de ligação por todo o lado.

    Dois – o novo formato para os conectores USB 3.1 Tipo C é reversível (… Por alguma coisa é).
    http://www.theverge.com/2014/4/2/5573680/first-images-of-the-reversible-usb-cable

    Três – e não, não foi a Apple que inventou os conectores reversíveis para portas USB standard Tipo A. Mas será, espero, a primeira a fornecer cabos totalmente reversíveis com equipamentos

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Mas isso é na fêmea, pelo que vi… Este é no macho…

        Os Chineses também têm cabos destes há bastante tempo… Agora se aquilo funciona com fiabilidade e não estraga nenhuma das partes com o uso… 😀

        1. Avatar de Benchmark do iPhone 5
          Benchmark do iPhone 5

          Olha aqui os machos 🙂

  4. Avatar de Francisco Pinto
    Francisco Pinto

    Que o cabo já existe parece não haver grandes duvidas, até já há vídeos com o cabo em acção. se vai vir com o iphone..veremos.
    http://www.macrumors.com/2014/08/19/video-new-lightning-cable-in-action/

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, mas é oficial ou é uma chinocagem, como o iHub?

  5. Avatar de lel
    lel

    Mas então não tinha saído regras/obrigações para este tipo de conceitos? Segundo sei, todos os fabricantes teriam que seguir a norma de colocar portas Micro-USB de forma a reduzir o lixo eletrónico dos carregadores de telemóveis…

    1. Avatar de Tvzune
      Tvzune

      Menos a apple …

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Correcto! A apple terá que vender no espaço UE com adaptador micro-usb, para poder cumprir a lei da UE.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Lá para 2017 será Obrigatório todos terem micro-usb

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          em lado algum está isso escrito! Aquilo que foi aprovado na União Europeia não diz que o aparelho móvel é obrigado a ter uma porta micro-USB.
          O que foi aprovado foi compatibilidade com um carregador universal, e a União Europeia ainda não definiu as características desse carregador – cabe à Comissão Europeia definir!

    3. Avatar de Benchmark do iPhone 5
      Benchmark do iPhone 5

      A Apple não tem “carregador de telemóvel”, com transformador e cabo agarrado. Tem um transformador com uma porta USB standard de tipo A, a que se liga um cabo USB para ligar ao equipamento.

      O conceito que referes implica ter um telemóvel com um carregador e poder a seguir comprar outro sem carregador (ou ter um carregador para toda a família).

      Podes fazer isso com o do iPhone, basta ter um cabo USB, com um conector standard tipo A dum lado e micro-USB do outro (cuidado que micro-USB é uma designação para vários formatos). O carregador de 5W do iPhone serve para qualquer telemóvel.

      “Ah, e o cabo?” Isso é o cabo dos trabalhos 😉 Por acaso uso um único carregador para iPhone, com cabo lightning, e para iPad, com cabo de 32 pinos,

      “Ah mas um cabo lightning não dá para ligar a uma porta micro-USB, por isso não cumpre as normas”. A Apple vende, e agradece que comprem, um adaptador lightning/micro USB 🙂

  6. Avatar de Tiago Silva
    Tiago Silva

    Se tornassem o iphone 6 compatível com USB3.0 isso sim era evolução!

    1. Avatar de Fernando Gonçalves
      Fernando Gonçalves

      Totalmente de acordo. O resto é poeira para os olhos dos incautos.

  7. Avatar de antonio batista
    antonio batista

    Só por causa deste cabo o iphone vai passar a custar mais 100€…

    1. Avatar de Winetree
      Winetree

      Não, vão passar a chamá-lo “cabo USB GTI 8.8, octocore de 20 Mpx e 900 dpi” para tu comprares…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lag edition

  8. Avatar de Marco j.
    Marco j.

    Faz lembrar o cabo do oneplus one xD

  9. Avatar de Fernando Gonçalves
    Fernando Gonçalves

    Que sena fixe!… Uauuuuuuuu…..

  10. Avatar de Fernando Gonçalves
    Fernando Gonçalves

    Perdão…
    Que cena fixe!…. Uau……….
    Quem não se engana, verdade?

  11. Avatar de Joao
    Joao

    Tanta coisa por um Telefone que vai custar alguns 1000 euros ???
    Meu rico dinheirinho, muito em breve os chinocas vão entrar no mercado com Octacores a preços muito mas muito mais acessiveis e máquinas claramente superiores aos apple… Android Rullez !!!
    Iphone SUCKZZZ

  12. Avatar de Joao
    Joao

    Os parolos que os comprem… Gastem a nota que a Apple gosta é desses… STATUS !!!!
    Eu prefiro Máquinas mesmo…
    Portador de um Galaxy S4 que mete o Iphone 5S a um cantinho…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      LOL…

      Devias ter comprado antes os chineses com octacore!

  13. Avatar de Marco
    Marco

    Tanta coisa por causa de um cabo que nem foi inventado pela Apple.
    https://www.youtube.com/watch?v=jQr7_R-3SHM
    http://www.tripplite.com/product/reversible-usb-cables/1048/

    Sim existe uma pedido de patente por parte da Apple….
    Mas haters serão sempre haters.

  14. Avatar de Nuno Vieira
    Nuno Vieira

    Isto parece que vai tornar o cabo muito frágil.